segunda-feira, 9 de abril de 2018

O agradecimento de Mandela à solidariedade do mundo


“O prefeito de Londres, Ken Livingstone, defendeu que a escultura, feita por Ian Walters, fosse colocada em Trafalgar Square, onde houve vigília constante para que Mandela fosse libertado nos tempos do regime racista, mas o Conselho de Westminster, com poder de decisão sobre o tema, decidiu que a Praça do Parlamento seria mais apropriada.”


Mandela (esq.) observa o premiê Gordon Brown inaugurando a estátua em londres (Foto: AFP)




Nelson Mandela Speech in Trafalgar Square

On February 3, 2005, Nelson Mandela addressed over 20,000 people in London's Trafalgar Square to tell word leaders to end extreme global poverty. Mandela says, "Overcoming poverty is not a gesture of charity. It is an act of justice. It is the protection of a fundamental human right, the right to dignity and a decent life. While poverty persists, there is no true freedom."




Nelson Mandela - First Address to the U.S. Congress

AmericanRhetoric.com
Publicado em 4 de fev de 2017

Nelson Mandela delivers his first address to a Joint Meeting of the U.S. Congress on 26 June 1990. Complete transcript and enhanced audio at: http://americanrhetoric.com/speeches/...



Estátua de Nelson Mandela é inaugurada em Londres
Por Agência Estado
29/08/2007
18:54
Foi inaugurada nesta quarta-feira (29) em Londres, na Inglaterra, uma estátua em homenagem ao líder negro Nelson Mandela, responsável pelo fim do regime Apartheid na África do Sul. Mandela, que participou do ato na Praça do Parlamento, considerou o monumento um tributo a todos que resistem à opressão, principalmente em seu país. A estátua de bronze de 2,75 metros de altura foi instalada próxima às de Abraham Lincoln e Winston Churchill.
A campanha para que houvesse uma estátua de Mandela em Londres foi lançada há sete anos pelo jornalista sul-africano Donald Woods, enviado ao exílio por sua oposição ao Apartheid. O prefeito de Londres, Ken Livingstone, defendeu que a escultura, feita por Ian Walters, fosse colocada em Trafalgar Square, onde houve vigília constante para que Mandela fosse libertado nos tempos do regime racista, mas o Conselho de Westminster, com poder de decisão sobre o tema, decidiu que a Praça do Parlamento seria mais apropriada.
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, disse considerar adequado que a estátua de Mandela, a quem chamou de "o grande libertador", ficasse ao lado da do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln, "o grande emancipador", e da de Winston Churchill, primeiro-ministro britânico na época da Segunda Guerra Mundial.
"A história da luta na África do Sul é rica em heróis e heroínas alguns deles líderes, outros seguidores. Todos merecem ser lembrados", afirmou o ex-presidente sul-africano. Apesar da saúde fragilizada, Mandela falou claramente e convidou os presentes para celebrar seu aniversário de 90 anos, em 2008, em evento em apoio aos esforços de combate à aids no Hyde Park, em Londres.
Mandela personificou a luta da maioria negra da África do Sul pelo fim do regime de segregação racial no país. Ele passou 27 anos na cadeia, até 1990. Posteriormente, negociou a transição da África do Sul para a democracia e foi presidente até 1999.



29/08/07 - 11h41 - Atualizado em 29/08/07 - 11h41
Nelson Mandela é homenageado com estátua em Londres
O sul-africano já ganhou o Prêmio Nobel da Paz.
Ele passou 27 anos na prisão por lutar contra a segregação racial.
AFP


Mandela (esq.) observa o premiê Gordon Brown inaugurando a estátua em londres (Foto: AFP)

Uma estátua com a efígie de Nelson Mandela foi inaugurada nesta quarta-feira (29) em frente ao Parlamento de Londres, em uma cerimônia acompanhada pelo próprio ex-presidente sul-africano e pelo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

Elaborada pelo escultor Ian Walters, com 2,7 metros de altura, a estátua com a efígie do Prêmio Nobel da Paz, de 89 anos, está localizada à frente do Parlamento. Fica junto às estátuas dos ex-primeiros-ministros britânicos Winston Churchill e Benjamin Disraeli e à do ex-presidente americano Abraham Lincoln.

Na terça-feira, Brown recebeu Mandela em sua residência oficial de número 10 de Downing Street e o definiu como "o maior e mais valente dos líderes de nossa geração". 


Naomi Campbell (esq.) e o reverendo Jesse Jackson participaram da inauguração da estátua (Foto: AFP)

A luta contra o regime do apartheid (regime de segregação racial) fez com que Nelson Mandela passasse 27 anos na prisão.

Libertado em 1990, foi proclamado o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, após o final do apartheid.

A modelo Naomi Campbell e o reverendo Jesse Jackson foram prestigiar o homenageado.



Referências

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,11425446,00.jpg
https://youtu.be/1NennMCLG7A
https://www.youtube.com/watch?v=1NennMCLG7A
https://youtu.be/b0xtQ9Cw25U
https://www.youtube.com/watch?v=b0xtQ9Cw25U
http://americanrhetoric.com/speeches/nelsonmandelauscongress.htm
http://www.tribunapr.com.br/noticias/mundo/estatua-de-nelson-mandela-e-inaugurada-em-londres/
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,11425448,00.jpg 
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL95518-5602,00-NELSON+MANDELA+E+HOMENAGEADO+COM+ESTATUA+EM+LONDRES.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário