quinta-feira, 13 de julho de 2017

Política, Ideologia e Ética a Jato

O gato e a barata

A baratinha velha subiu pelo pé do copo quase cheio de vinho, que tinha sido largado a um canto da cozinha, desceu pela parte de dentro e começou a lambiscar o vinho. Dada a pequena distância, que nas baratas vai da boca ao cérebro, o álcool lhe subiu logo a este. Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo. Debateu-se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu-se mais, bebeu mais, tonteou mais e já quase morria quando deparou com o carão do gato doméstico que sorria de sua aflição, no alto do copo.

- Gatinho, meu gatinho – pediu ela –, me salva, me salva. Me salva que assim que eu sair eu deixo você me engolir inteirinha, como você gosta. Me salva. - Você deixa mesmo eu engolir você? – disse o gato. - Me saaalva! – implorou a baratinha. – Eu prometo.

O gato virou o copo com uma patada, o líquido escorreu e com ele a baratinha que, assim que se viu no chão, saiu correndo para o buraco mais perto, onde caiu na gargalhada. - Que é isso? – perguntou o gato. – Você não vai sair daí e cumprir sua promessa? Você disse que deixava eu comer você inteira.

- Ah, ah, ah! – ria então a barata, sem poder se conter. – E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?

Moral: Às vezes a auto depreciação nos livra do pelotão.

Millor Fernandes Fábulas Fabulosas

Farias na Lava Jato

“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.” Aristóteles

POLÍTICA

“A política aristotélica é essencialmente unida à moral, porque o fim último do estado é a virtude, isto é, a formação moral dos cidadãos e o conjunto dos meios necessários para isso. O estado é um organismo moral, condição e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa. A política, contudo, é distinta da moral, porquanto esta tem como objetivo o indivíduo, aquela a coletividade. A ética é a doutrina moral individual, a política é a doutrina moral social. Desta ciência trata Aristóteles precisamente na Política, de que acima se falou.”



Ideologia

O Conceito de Ideologia em Karl Marx




“1. O conceito de ideologia em Marx
Para entender o pensamento de Karl Marx, propomos que antes tracemos o significado de uma palavra a ele fortemente associada: ideologia. Ideologia é uma palavra de múltiplos significados, contudo, nos limitaremos a tratá-la enquanto um “Conjunto de idéias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade. Esse é o conceito utilizado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895)[1]”.  É nesse significado que iremos aprofundar nossa análise.”



Ética

Sergio Lessa
LUKÁCS: ÉTICA E POLÍTICA
Observações acerca dos fundamentos ontológicos da ética e da política

2ª edição
Instituto Lukács
São Paulo, 2015

PREFÁCIO
“Quando, no início da década de 1960, Georg Lukács tomou
a decisão de abandonar a redação das últimas partes da sua
Estética em favor de uma investigação sobre a ética, lançou-se em
uma trajetória teórica que o conduziria à redação dos volumosos
manuscritos que compõem sua Ontologia, deixando-nos, sobre a
 ética propriamente dita, nada mais do que algumas anotações
 dispersas e algumas passagens bastante ricas, mas pouco
 numerosas.”




Cazuza - Ideologia (Clip original)


O que é ética Mario Cortella

CARAS PINTADAS

“Denominação dada aos jovens e estudantes que se reuniram em manifestações públicas durante o processo de impeachment do presidente Fernando Collor em agosto e setembro de 1992. A principal característica desse movimento, que lhe deu o nome, foi o uso das cores preto, verde e amarelo pintadas nos rostos de todos que foram para as ruas pedir o impeachment do presidente e a prisão do empresário Paulo César Farias — tesoureiro da campanha eleitoral e principal articulador do esquema de corrupção montado no governo.”



“EX-CARA PINTADA E ATUAL CARA-DE-PAU, LINDBERGH É HUMILHADO POR PROCURADOR DO TCU
Senador do PT do Rio de Janeiro foi tentar ensinar o padre a rezar a missa. Saiu humilhado. O fim do petismo é patético.



“Lindbergh Farias tem uma história de vida sui generis. Despontou para a política como líder dos caras-pintadas que foram às ruas derrubar o ex-Presidente Fernando Collor. Ato contínuo, aderiu a UJS, União da Juventude Socialista, a juventude stalinista do PCdoB. No meio de seu primeiro mandato de deputado federal, descobriu que não era stalinista, mas sim trotskysta. Saiu do PCdoB e migrou para o PSTU. Em 1998, mesmo com 76 mil votos, não se reelegeu por seu novo micro-partido não atingir o coeficiente eleitoral.

Em 2000, nova decepção. Mesmo sendo o quarto vereador mais votado do Rio de Janeiro, mais uma vez seu amado PSTU não atingiu o coeficiente eleitoral necessário. O que levou Lindbergh a tomar uma decisão dolorosa: voltar ao PT para conseguir um mandato novamente. Afinal, esta coisa de fazer política só por ideologia, sem cargos eletivos, não é das mais fáceis. O Congresso em que saiu do PSTU é lembrado até hoje por dirigentes mais antigos: Lindbergh chorou, fez profissão de fé trotskysta e implorou para que o PSTU lhe desse uma espécie de salvo-conduto. Ele iria ao PT, se elegeria e voltaria. O PSTU negou. Lindbergh foi do mesmo jeito. E nunca mais voltou.

Se alguém com seu histórico deveria militar na chamada esquerda petista, o hoje senador carioca tratou logo de demonstrar sua capacidade camaleônica e alinhou-se ao chamado grupo de direita dentro do PT, sob rígida liderança de José Dirceu. Tornou-se um soldado leal do dirceu-lulismo e até hoje mantém conversas quase diárias com o ex-Presidente para saber o que pensar, como agir, o que comer e até o ritmo em que deve respirar.

Hoje, Lindbergh foi tentar enquadrar o auditor do Tribunal de Contas da União que explicava a gravidade das pedaladas fiscais e o porquê de elas justificarem o impeachment. Afirmou que ninguém que conhecesse o assunto confundiria pedaladas fiscais com decretos orçamentários suplementares. A resposta que ouviu foi devastadora e humilhante.

"O senhor tem razão, Senador. Ninguém que entenda do tema confunde pedaladas fiscais com decretos de crédito suplementar. Quem está confundindo é Vossa Excelência".

Este Sul Connection tem rido muito com o patetismo a que o petismo tem se exposto em seus momentos finais.

Lindbergh é a cara de uma geração que falhou miseravelmente, ainda que tenha se apossado do país como propriedade particular nos últimos 13 anos.”




Magno Malta deixa Lindberg Farias em silêncio

Referências

http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/politica.html
http://praxishistoria.no.comunidades.net/o-conceito-de-ideologia-em-karl-marx2
http://sergiolessa.com.br/uploads/7/1/3/3/71338853/eticapolitica.pdf
https://youtu.be/UioudOtAsCQ
https://youtu.be/XNpfJwuh0Es
http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/caras-pintadas
http://www.sulconnection.com.br/public/noticias/3227/3085.jpg
http://www.sulconnection.com.br/noticias/3227/ex-cara-pintada-e-atual-cara-de-pau-lindbergh--humilhado-por-procurador-do-tcu
https://youtu.be/Q4gSjMz9Fho
http://www2.uol.com.br/millor/fabulas/074.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário