domingo, 16 de abril de 2017

Frases Lava jato ou lava a jato – Confusões

"Lembro de, em uma dessas ocasiões, ter disso (sic) ao então presidente [Lula] que o pessoal dele estava com a goela muito aberta. Estavam passando de jacaré para crocodilo" - Emílio Odebrecht

“- Tem um personagem que a gente não gosta porque as professoras nos ensinam a não gostar dele. Ele se chama Joaquim Silvério dos Reis, o delator. Eu não respeito delator, até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é. Tentaram me transformar em uma delatora. A ditadura fazia isso com as pessoas presas. Então, não respeito nenhuma fala. Agora, acho que a Justiça, para ser bem precisa, tem que pegar tudo que ele disse e investigar, sem exceção” Dilma Rousseff disse, na época.

“- Às vezes, as únicas pessoas que podem servir como testemunhas de crimes são os próprios criminosos. Uma das regras é que tudo o que o colaborador disser, precisa encontrar prova de colaboração. (...) É traição? É traição, mas é uma traição entre criminosos. Não se está traindo a Inconfidência Mineira, não se está traindo a Resistência Francesa” - disse o juiz Sérgio Moro no encontro com advogados.

“A delação premiada é uma traição entre criminosos; não se está traindo a Inconfidência Mineira, não se está traindo a Resistência Francesa.” 
― Sérgio Moro, por Oyama em 31/08/2015

O que Temer disse que inflamou o PT

Brasil 16.04.17 15:53

Assista ao trecho da entrevista de Temer à Band, em que o presidente afirma que o processo de impeachment foi aberto por Eduardo Cunha, após os petistas quebrarem um acordo para livrá-lo de um processo no conselho de ética da Câmara.

As declarações mais exploradas pelo advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, estão entre os 6 minutos e 30 segundos e os 8 minutos e 20 segundos.



Entrevista Michel Temer - Parte 1



DELAÇÃO PREMIADA

Há 253 anos

Na cidade de Milão em 1764

“Alguns tribunais oferecem a impunidade àquele cúmplice de delito grave que denuncie seus companheiros. Tal expediente tem seus inconvenientes e suas vantagens. Os inconvenientes são que a nação autoriza a traição, detestável mesmo entre os celerados, porque são menos fatais a uma nação os delitos de coragem que os de vileza: porque a coragem não é frequente, já que só espera uma força benéfica e diretriz que a faça concorrer ao bem público, enquanto a vileza é mais comum e contagiosa, e sempre mais se concentra em si mesma. Ademais, o tribunal revela a sua própria incerteza, a fraqueza da lei, que implora ajuda a quem a ofende. As vantagens consistem na prevenção dos delitos importantes que, por terem efeitos evidentes e autores ocultos, atemorizam o povo; além disso, se contribui para mostrar que quem não tem fé nas leis, isto é, no público, é provável que também não confie no privado. Parece-me que uma lei geral que prometesse a impunidade ao cúmplice delator de qualquer delito seria preferível a uma declaração especial num caso particular, porque assim preveniria as uniões pelo temor recíproco que cada cúmplice teria de se expor sozinho e o tribunal não faria homens audaciosos, dos celerados que se vissem chamados a ajudar num caso particular. Uma tal lei, portanto, deveria unir a impunidade ao banimento do delator...”.
Cesare Beccaria, in Dos delitos e das penas,  foi publicado na cidade italiana de Milão em 1764.



Há 1 ano e 6 meses



29/08/2015 18h38 - Atualizado em 29/08/2015 19h23
Sérgio Moro defende a delação premiada: 'é traição entre criminosos'
Juiz disse que 'regra' é apurar denúncia para encontrar provas.
Responsável pela Operação Lava Jato participou de seminário em SP.
Do G1, em São Paulo

O juiz Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava a Jato, defendeu neste sábado (29) a delação premiada. Ele participou de um seminário na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo.

VÍDEO: entenda a delação premiada.

delação premiada é um acordo firmado com o Ministério Público e a Polícia Federal pelo qual o réu ou suspeito de cometer crimes se compromete a colaborar com as investigações e denunciar os integrantes da organização criminosa em troca de benefícios, como redução da pena. Essa colaboração está prevista na lei 12.805, de 5 de agosto de 2013.

Moro disse neste sábado que a delação ou colaboração premiada enfrenta preconceitos no Brasil, a ponto de muitos escritórios de advocacia não fazerem esse tipo de acordo, alegando questões éticas. Para ele, no entanto, a delação serve para apurar casos corrupção.

O juiz citou casos em que a delação premiada colaborou na resolução de crimes nos Estados Unidos e na Itália. Como exemplo, falou da Operação Mãos Limpas, levada a cabo nos anos 1990 na Itália para expor uma rede de corrupção que dominava a vida política e econômica do país. 

"Então, uma das regras – e esta é uma regra muito importante na colaboração premiada – é que tudo que o colaborador disser precisa encontrar prova de corroboração. Tudo tem de ser checado e tem de ser colhido", declarou. 




Sérgio Moro responde a Dilma e diz que delação é ‘traição entre criminosos’
Juiz federal da Lava-Jato defendeu o instituto da colaboração premiada, desde que seja sustentada em provas independentes
por O GLOBO
29/08/2015 14:43 / Atualizado 31/08/2015 13:11

SÃO PAULO - O juiz federal Sérgio Moro, que conduz a maior parte dos processos da Operação Lava-Jato, respondeu na manhã deste sábado a crítica da presidente Dilma Rousseff sobre o instituto da delação premiada, ferramenta que vem permitindo à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal revelar crimes no âmbito da Petrobras e ministérios do governo federal.
Durante palestra na subseção Jabaquara da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Zona Sul de São Paulo, Moro defendeu a colaboração premiada desde que sustentada em provas independentes e classificou-a como uma “traição entre criminosos”.
- Às vezes, as únicas pessoas que podem servir como testemunhas de crimes são os próprios criminosos. Uma das regras é que tudo o que o colaborador disser, precisa encontrar prova de colaboração. (...) É traição? É traição, mas é uma traição entre criminosos. Não se está traindo a Inconfidência Mineira, não se está traindo a Resistência Francesa - disse o juiz no encontro com advogados
. Em junho, Dilma disse em entrevista que “não respeitava delator”, ao ser questionada sobre os depoimentos do dono da Construtora UTC, Ricardo Pessoa, que citou políticos da base aliada de seu governo como beneficiários de crimes de corrupção. Na ocasião, a presidente citou um personagem da Inconfidência Mineira para tentar explicar porque não respeitava delator.
- Tem um personagem que a gente não gosta porque as professoras nos ensinam a não gostar dele. Ele se chama Joaquim Silvério dos Reis, o delator. Eu não respeito delator, até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é. Tentaram me transformar em uma delatora. A ditadura fazia isso com as pessoas presas. Então, não respeito nenhuma fala. Agora, acho que a Justiça, para ser bem precisa, tem que pegar tudo que ele disse e investigar, sem exceção - disse, na época.
Silvério dos Reis era um coronel e fazendeiro mineiro no século XVIII. Crítico dos altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, integrou a Inconfidência Mineira, que planejava lutar pela independência do Brasil. No entanto, diante da possibilidade de ter suas dívidas perdoadas pela Coroa, ele delatou outros inconfidentes e o movimento foi reprimido.



“Machucamos com a voz, mas para torturar mesmo só com o silêncio.”
— Fabrício Carpinejar


Frases: veja o que os delatores da Odebrecht disseram

Por esses dias

'Não existe ninguém no Brasil eleito sem caixa 2', afirmou Marcelo Odebrecht, em depoimento.

Dez frases marcantes de acusados da Operação Lava-Jato

Há dois anos

"É uma grande falácia afirmar que existe doação de campanha no Brasil. (...) são verdadeiros empréstimos a serem cobrados posteriormente, a juros altos, dos beneficiários das contribuições quando no exercício dos cargos." Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras (Em delação premiada na Polícia Federal, em 09/03/2015)
1 de 10


Vídeo 1- Delação Premiada - Emílio Odebrecht




Dilma ataca Temer e Cunha: "Chefes do golpe"

Há um ano

Após vazamento de áudio de seu vice, presidente faz um dos discursos mais duros desde o início da crise e, sem citar nomes, fala em conspiração, farsa e traição. "Agem em conjunto e de forma premeditada", Dilma afirma.
Sem citar nomes, a presidente Dilma Rousseff classificou nesta terça-feira (12/04) o vice-presidente da República, Michel Temer, de conspirador e um dos articuladores do que chama de "golpe do impeachment".
"Ontem [segunda-feira] utilizaram a farsa do vazamento para difundir a ordem unida da conspiração", discursou Dilma no Palácio do Planalto, em referência ao vazamento do áudio de um pronunciamento de Temer preparado em caso de impeachment da presidente.
"Ontem ficou claro que existem, sim, dois chefes do golpe que agem em conjunto e de forma premeditada", acrescentou, em alusão clara a Temer e ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), responsável pela condução do processo de impeachment na Casa.
Temer disse que enviou o áudio por engano a um grupo de líderes peemedebistas no Whatsapp, mas reiterou que nada do que disse é novidade. O discurso de Dilma deixou claro um rompimento do governo com o PMDB, que fora o maior partido da base aliada.
"Se ainda havia alguma dúvida sobre o golpe, a farsa e a traição em curso, não há mais. Se havia alguma dúvida sobre a minha denúncia de que há um golpe de Estado em andamento, não pode haver mais. Os golpistas podem ter chefe e vice-chefe assumidos, não sei direito qual é o chefe e qual é o vice-chefe", disse a presidente.
"Um deles é a mão, não tão invisível assim, que conduz com desvio de poder e abusos inimagináveis o processo de impeachment. O outro esfrega as mãos e ensaia a farsa do vazamento de um pretenso discurso de posse", completou, em um dos discursos mais duros desde o início da crise.
Na segunda-feira, a comissão especial do impeachment aprovou por 38 votos a favor e 27 contra o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de impedimento da presidente.




Farsa traição, acusa Dilma em ataque a Temer e Cunha

Os sentidos e significados podem mudar.

Um ano depois

Mas a questão segue candente:

Dilma, qual é o Inconfidente?



Lava jato ou lava a jato

A forma correta é lava a jato, sendo necessária a existência da preposição a. Lava a jato é o nome dado a uma instalação com equipamentos automáticos específicos pra a lavagem de carros. São assim chamadas por usar pressão de água a jato, ou seja, a grande velocidade. Em alguns dicionários aparece a palavra lava-rápido como sinônimo, contudo, essa palavra não consta no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
Exemplos:
Vou lavar meu carro no lava a jato.
Vou lavar meu carro no lava-rápido.
Eu queria montar um lava a jato, mas não tenho dinheiro para o investimento inicial.
Eu queria montar um lava-rápido, mas não tenho dinheiro para o investimento inicial.
A jato é uma locução adverbial que indica algo que acontece a grande velocidade e com alta pressão. É utilizada em diversas expressões como: lava a jato, avião a jato, motor a jato,... 
Muitos falantes erram porque colocam crase em lava a jato, escrevendo erradamente lava à jato. Nessa situação não ocorre crase porque jato é uma palavra masculina - o jato, e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos.
Fique sabendo mais!
A confusão surge porque, desde 2014, há no Brasil uma investigação realizada pela polícia federal chamada Operação Lava Jato. Esta operação visa desmascarar possíveis esquemas de lavagem de dinheiro.



Referências

https://pensador.uol.com.br/frase/MTc1NTgwNw/
https://youtu.be/fxGlG9_D36c
http://www.oantagonista.com/posts/o-que-temer-disse-que-inflamou-o-pt
https://www.ibccrim.org.br/revista_liberdades_artigo/146-RESENHA-DE-LIVRO
http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2015/08/sergio-moro-defende-delacao-premiada-e-traicao-entre-criminosos.html
http://oglobo.globo.com/brasil/sergio-moro-responde-dilma-diz-que-delacao-traicao-entre-criminosos-17348169
http://kdfrases.com/usuario/Oyama/frase/5462f
http://oglobo.globo.com/brasil/dez-frases-marcantes-de-acusados-da-operacao-lava-jato-15650546
https://abrilveja.files.wordpress.com/2017/04/capa-de-veja.jpg
http://www.dw.com/pt-br/dilma-ataca-temer-e-cunha-chefes-do-golpe/a-19182330
https://youtu.be/ABI8GODTyxs
http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2016/04/dilma-qual-e-o-inconfidente.html

https://duvidas.dicio.com.br/lava-jato-ou-lava-a-jato/

Nenhum comentário:

Postar um comentário