sexta-feira, 19 de agosto de 2016

ESPINOSA

De Minas


EDUCADA, INDEPENDENTE, GUERREIRA E DESTEMIDA



Mario Tribuna de Minas

A ministra Cármen Lúcia, eleita presidente do STF, teve sua carreira em ascensão graças ao ex-presidente Itamar Franco. Indicada pelo presidente Lula, em 2006, para o STF, teve seu primeiro posto de relevância quando Itamar governava Minas e a convidou para ser procuradora-geral do Estado. A ministra, natural de Montes Claros, é professora da Pontifícia Universidade Católica e coordenadora do núcleo constitucional. Ao assumir o comando do Supremo, será a segunda mulher a ocupar tal função. A outra foi Helen Gracie. Foi, no entanto, a primeira presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando presidiu as eleições de 2013 PAINEL PAULO CESAR MAGELLA Tribuna de Minas – Quinta-Feira – 11/08/2016





Eleita no STF, Cármen Lúcia rejeita ser chamada de 'presidenta'
Ministra vai presidir o STF no próximo biênio no lugar de Ricardo Lewandowski



Mario Tribuna de Minas




Ministra Cármen Lúcia


Eleita nesta quarta-feira, 10, para presidir o Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos dois anos, a ministra Cármen Lúcia deixou claro que quer ser chamada de presidente, não “presidenta” – como a presidente afastada Dilma Rousseff solicitava.
A provocação foi feita pelo ministro Ricardo Lewandowski, que deixará o cargo em setembro para dar lugar a Cármen. “Eu fui estudante e sou amante da língua portuguesa e acho que o cargo é de presidente, não é?”, disse Cármen. “É bom esclarecer desde logo”, respondeu Lewandowski.
Quando Cármen terminou de falar, o ministro Gilmar Mendes fez uma rápida intervenção para citar o termo “presidenta inocenta”, usado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) na sessão de anteontem que tornou Dilma ré no processo de impeachment.
Mineira, Cármen foi indicada ao tribunal em 2006 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra foi advogada e procuradora do Estado de Minas Gerais. Ela será a segunda presidente mulher do Supremo. A primeira a assumir o posto foi a ministra Ellen Gracie, também a primeira mulher a integrar a Corte.
A posse da nova presidente do Supremo acontecerá no dia 12 de setembro. A eleição foi rápida e protocolar, já que a Corte tem tradição de escolher o ministro com mais tempo de casa que ainda não presidiu o tribunal. Na mesma votação, os ministros decidiram que Dias Toffoli será o vice-presidente.
Declarações. No último ano, Cármen Lúcia se destacou por declarações fortes em julgamentos do tribunal. Quando a Corte decidiu pela prisão do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), acusado de obstruir a Lava Lato, Cármen fez discurso incisivo: “Criminosos não passarão”.
Como relatora do processo que decidiu que biografias podem veicular informações sem autorização prévia dos biografados, uma frase sua também ganhou notoriedade: “Cala a boca já morreu, quem disse foi a Constituição.” / B.B. e RAFAEL MORAES MOURA







DOS MONTES PASSANDO POR ESPINOSA, BELOS HORIZONTES PARA CHEGAR AO CERRADO GOIANO


OUTRO VEIO DE DIAMANTINA TAMBÉM BALDEANDO EM BELO HORIZONTE

MAIS OUTRO NASCEU NO LITORAL DA BAHIA CRESCEU NAS MONTANHAS DE MINAS E APORTOU NO CERRADO E VOLTOU AO BERÇO ADOTADO NAS ALTEROSAS DE MINAS COM NOME DE UM JUIZ DE FORA



COM ITAMAR COMO INSPIRAÇÃO NÃO DEIXARÁ QUE AS MONTANHAS DE MINAS SEJAM NIVELADAS

















Publicado em 10 de ago de 2016
A ministra Cármen Lúcia afirmou nesta quarta-feira (10), durante sessão do Supremo Tribunal Federal, que prefere ser chamada de “presidente” do STF em vez de “presidenta”, como fazia questão a presidente da República afastada Dilma Rousseff.

“Eu fui estudante e eu sou amante da língua portuguesa. Acho que o cargo é de presidente, não é não?”, disse, rindo.
Categoria
Entretenimento
Licença
Licença padrão do YouTube



Por july (BA) em 04-08-2016
Significado de Espinosa:
Baruch de Espinosa nasceu em 24 de novembro de 1632, e foi considerado um dos grandes filósofos racionalistas de sua época.





Exemplo do uso da palavra Espinosa:
espinosa foi convidado para dar aulas na Universidade de Heidelberg, mas recusou por entender que não teria a liberdade de falar livremente sobre suas ideias






Eleição simbólica marcou designação da ministra para substituir Ricardo Lewandowski
Por Da redação
access_time10 ago 2016, 15h55
Brasil


Cármen Lúcia será nova presidente do STF (Nelson Jr./SCO/STF/VEJA)



A ministra Cármen Lúcia foi eleita nesta quarta-feira presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela ocupará o cargo pelos próximos dois anos a partir do dia 10 de setembro, quando substitui Ricardo Lewandowski. A eleição foi simbólica porque a ministra já ocupa o cargo de vice-presidente da corte.
Cármen Lúcia Antunes Rocha foi indicada para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse em 2006. A ministra nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em 1977. Ela será a segunda mulher a assumir o cargo. A primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie.
Após a eleição, a ministra agradeceu a confiança de seus pares e reiterou o juramento de cumprir a Constituição. Ela também afirmou que fará o melhor para o Judiciário, como a ajuda dos colegas de Supremo. Com a posse da ministra, marcada para o dia 12 de setembro, o vice-presidente da Corte será o ministro Dias Toffoli.













"Sou amante da língua portuguesa. Acho que o cargo é de presidente, não é não?", disse, rindo, ao ser questionada por colega sobre preferência


Por: Zero Hora
10/08/2016 - 21h02min | Atualizada em 10/08/2016 - 21h02min



A nova presidente do STF, que toma posse em 12 de setembro, ministra Cármen LúciaFoto: Nelson Jr. / SCO/ST


Após ser eleita para substituir Ricardo Lewandowski no comando do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia afirmou, nesta quarta-feira, que prefere ser chamada de "presidente" em vez de "presidenta", termo adotado pela presidente afastada da República, Dilma Rousseff.
Durante a sessão desta quarta-feira, Ricardo Lewandowski concedeu a palavra a Cármen Lúcia e a questionou, aos risos, qual seria a forma pela qual a ministra preferia ser chamada.
— Concedo a palavra à ministra Cármen Lúcia, nossa presidenta eleita. Ou presidente?
— Eu fui estudante e eu sou amante da língua portuguesa. Acho que o cargo é de presidente, não é não? — respondeu Cármen Lúcia, também aos risos.
— Ontem até dizem que teve uma presidenta inocenta — completou Gilmar Mendes, em referência a discurso da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B - AM) em defesa de Dilma, na sessão que tornou a petista ré no processo de impeachment no Senado.
Após breve silêncio, Lewandowski concluiu, de forma bem-humorada:
— É bom esclarecer desde logo, não é?
Eleição
Cármen Lúcia deve substituir Lewandowski pelos próximos dois anos, a partir do dia 12 de setembro. O plenário do Supremo elegeu também o ministro Dias Toffoli para vice-presidente do Tribunal no próximo biênio. A eleição foi rápida e protocolar, já que a Corte tem tradição de escolher o ministro com mais tempo de casa que ainda não presidiu o Tribunal. Cármen presidirá o STF até 2018.
Mineira, Cármen foi indicada ao Tribunal em 2006 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra foi advogada e procuradora do Estado de Minas Gerais. Ela será a segunda presidente mulher do Supremo. A primeira mulher a assumir o posto foi a ministra Ellen Gracie, também a primeira mulher a integrar a Corte.
No último ano, Cármen Lúcia se destacou por declarações fortes em julgamentos importantes do Tribunal. Quando a segunda turma da Corte decidiu pela prisão do senador Delcídio Amaral (ex-PT), acusado de obstruir investigações daOperação Lava-Jato, Cármen fez discurso incisivo: 
— Criminosos não passarão. 
Como relatora do processo que decidiu que biografias podem veicular informações sem autorização prévia dos biografados, também ganhou notoriedade: 
— Cala a boca já morreu, quem disse foi a Constituição — afirmou na sessão de julgamento.
Como praxe, os ministros marcam o voto em cédulas e o integrante que chegou ao Tribunal há menos tempo, no caso Luiz Edson Fachin, faz o escrutínio e anuncia o resultado.
O vice-presidente do STF nos próximos dois anos, Dias Toffoli, também foi indicado ao Tribunal por Lula. Toffoli foi Advogado-Geral da União no governo do petista, até ser indicado à Corte. Tradicionalmente, o vice-presidente divide com o presidente o período do plantão nos meses de recesso do judiciário.
Toffoli presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições presidenciais de 2014. Tido como um dos integrantes do STF mais próximos ao PT, Toffoli desagradou a sigla e o Palácio do Planalto durante o governo Dilma ao se aproximar do ministro Gilmar Mendes, tido como um dos mais críticos aos governos petistas.
O decano do Tribunal, ministro Celso de Mello, saudou a eleição dos novos presidente e vice-presidente. 
— Cumpre-se neste momento uma tradição que tem prevalecido ao longo de muitas décadas nesta Corte Suprema — afirmou o decano.
Ele destacou que Cármen e Toffoli enfrentarão "muitos desafios" e que o STF "não renunciará ao desempenho de sempre, ao desempenho imparcial da jurisdição".












Espinosa


Filósofo holandês
Biografia de Baruch de Espinosa:
Baruch de Espinosa (1632-1677) foi um filósofo holandês. É considerado um dos pensadores da linha racionalista, da qual faziam parte os filósofos Leibniz e René Descartes.
Baruch de Espinosa (1632-1677) nasceu em Amsterdã, na Holanda, no dia 24 de novembro de 1632. Descendente de judeus, aprendeu a língua hebraica na nova escola judaica.
Viveu numa época em que a Holanda presenciava um grande crescimento econômico. Porém, suas ideias eram consideradas nocivas pelos teólogos e religiosos. Foi acusado de blasfemador e afastado da Sinagoga de Amsterdã, sendo deserdado pela família. Para sobreviver, teve que trabalhar como polidor de lentes para lunetas.
Espinosa publicou poucas obras em vida. Sofreu muitas perseguições da imprensa. O conservadorismo religioso e filosófico fez com que que vivesse no ostracismo em boa parte de sua vida. Somente no século XX as ideias de Espinosa foram reconhecidas.
As obras de Espinosa mais conhecidas: “O Breve Tratado”, "O Tratado da Correção do Intelecto e a "Ética”, que estão inclusas na primeira parte de sua “Filosofia” (1660-1663); “Os Princípios” (1663), “Tratado Teológico-Político” (1670), quando foi obrigado a sair da cidade onde vivia, Voorsburg.
Baruch de Espinosa faleceu em Haia, na Holanda, no dia 21 de fevereiro em 1677. No mesmo ano, foi publicada a maior parte de suas obras, “Obras Póstumas”.
Data do Nascimento: 24/11/1632
Data da Morte: 21/02/1677
Morreu aos: 44 anos
Última atualização: 18/11/2015





CÁRMEN LÚCIA


DE MONTES CLAROS PARA BRASÍLIA

VIVENDO NA FRONTEIRA DA BAHIA EM ESPINOSA BALDEANDO EM BELO HORIZONTE NO CAMINHO PARA BRASÍLIA


OS RUMOS E OS SIGNOS NÃO SE PERDEM NOS PAROXISMOS DA VIDA DE PAROXÍTONOS


PAROXÍTONA TIMBRADA E TARIMBADA


Paroxítona Pes-so-a... se reparar a penúltima sílaba que soa mais forte. Então ela é uma paroxítona.




Texto da questão
Leia atentamente o poema “Você, Brasil”, do poeta cabo-

verdiano Jorge Barbosa:


Eu gosto de você, Brasil,

porque você é parecido com a minha terra.

Eu bem sei que você é um mundão

e que a minha terra são

dez ilhas perdidas no Atlântico,

sem nenhuma importância no mapa.

Eu já ouvi falar de suas cidades:

A maravilha do Rio de Janeiro,

São Paulo dinâmico, Pernambuco, Bahia de Todos-os-Santos.

Ao passo que as daqui

Não passam de três pequenas cidades.

Eu sei tudo isso perfeitamente bem,

mas Você é parecido com a minha terra.


E o seu povo que se parece com o meu,

que todos eles vieram de escravos

com o cruzamento depois de lusitanos e estrangeiros.

E o seu falar português que se parece com o nosso falar,

ambos cheiros de um sotaque vagaroso,

de sílabas pisadas na ponta da língua,

de alongamentos timbrados nos lábios

e de expressões terníssimas e desconcertantes.

É a alma da nossa gente humilde que reflete
A alma da sua gente simples,



Ambas cristãs e supersticiosas,


sortindo ainda saudades antigas

dos sertões africanos,

compreendendo uma poesia natural,

que ninguém lhes disse,

e sabendo uma filosofia sem erudição,

que ninguém lhes ensinou.


A leitura atenta do texto poético e do material disponível no AVA permite afirmar que:

Escolha uma:

a. Há profundos vínculos entre as literaturas de língua portuguesa dos países colonizados por Portugal.

b. A literatura não pode promover o diálogo entre as nações colonizadas por Portugal.

c. A formação do povo brasileiro se contrapõe à da nação de Cabo Verde.

d. O Brasil nega as nações africanas de língua portuguesa.



Na carimbada o jogador que começa no pivô em algum momento ele pode retornar ao campo de jogo?


Geralmente Não.... Mas dependendo








CONVIVE


Saber conviver em uma escola, é tão importante quanto saber ensinar em sala de aula, sendo assim, o exercício da docência, exige também a assimilação dos
saberes práticos específicos ao ambiente escolar, tais como: rotina, valores, regras, entre outros.












PETISTAS, SEMPRE PETISTAS


HEGEMONISTAS, INCOVENIENTES, INOPORTUNOS, OPORTUNISTAS, MISÓGINOS E INDELICADOS


  







A ministra nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito. Ela será a segunda mulher a assumir o cargo



 http://app2.correiobraziliense.com.br/access/noticia_127983242361/543947/63/eq.gif
 postado em 10/08/2016 15:45 / atualizado em 10/08/2016 15:56






A ministra Cármen Lúcia foi eleita hoje (10) presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e vai ocupar o cargo pelos próximos dois anos. A partir do dia 10 de setembro, a ministra ficará no lugar do atual presidente, Ricardo Lewandowski. A eleição foi simbólica, porque a ministra já ocupa o cargo de vice-presidente da Corte.

Cármem Lúcia Antunes Rocha foi indicada para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse em 2006. A ministra nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em 1977. Ela será a segunda mulher a assumir o cargo. A primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie.

Após a eleição, a ministra agradeceu a confiança de seus pares e reiterou o juramento de cumprir a Constituição. Ela também afirmou que fará o melhor para o Judiciário, como a ajuda dos colegas de Supremo. Com a posse da ministra, marcada para o dia 12 de setembro, o vice-presidente da Corte será o ministro Dias Toffoli.

O vice-presidente do STF nos próximos dois anos, Dias Toffoli, também foi indicado ao Tribunal por Lula. Toffoli foi Advogado-Geral da União no governo do petista, até ser indicado à Corte. Tradicionalmente, o vice-presidente divide com o presidente o período do plantão nos meses de recesso do judiciário.

Toffoli presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições presidenciais de 2014. Tido como um dos integrantes do STF mais próximos ao PT, Toffoli desagradou a sigla e o Palácio do Planalto durante o governo Dilma ao se aproximar do ministro Gilmar Mendes, tido como um dos mais críticos aos governos petistas.
 
Curiosidade
Pela tradição do Supremo, os ministros votam naquele que é o mais antigo da casa e que nunca tenha presidido o Tribunal. E este não pode votar em si. Neste caso, Cármen Lúcia recebeu 10 votos e escolheu Toffoli. O mesmo cabe para o cargo de vice. Assim sendo, o voto de Toffoli foi no ministro Luiz Fux, de acordo com informações da assessoria do STF.















Por july (BA) em 04-08-2016
1. Baruch de Espinosa nasceu em 24 de novembro de 1632, e foi considerado um dos grandes filósofos racionalistas de sua época.


espinosa foi convidado para dar aulas na Universidade de Heidelberg, mas recusou por entender que não teria a liberdade de falar livremente sobre suas ideias.



MINHA CIDADE











MINHA GENTE






MEU AMOR




 MINHA INFÂNCIA



CONQUISTAS


A PARTIR DE UM BELO HORIZONTE





Belo Horizonte: A cidade que conquista


MINHA SAUDADE


Nenhum comentário:

Postar um comentário