sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O que é um crime contra a humanidade

 

“em 20 de novembro de 1945, o tribunal de Nuremberg comprovou que os nazistas cometeram vários crimes contra a humanidade.”

 

Mourão: para mim, não existe racismo no Brasil.


Seguranças de supermercado espancam homem negro até a morte em Porto Alegre

 

“É lamentável né? É lamentável isso aí porra, não é? Isso é lamentável... é...porra...”

 

“Eu não sou descendente de escravos.

Eu descendo de seres humanos que foram escravizados.”

(Makota Valdina)

 

‘(...) Mais: foi responsável pela passagem – de um modo um tanto que epifânico – entre o desconhecer e o conhecer da “natureza da escravidão”, como se naquele momento o modo como a criança percebia o mundo tivesse sido subtraído e a realidade da vida adulta se instalasse por definitivo em seu espírito.” (...)’

Uma epifania na formação de Joaquim Nabuco

No link:

http://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2015/01/uma-epifania-em-minha-formacao-de.html

 

SP ganha estátua em homenagem a Tebas, homem escravizado que projetou monumentos na capital

 

"É uma obra feita por mãos pretas, cabeças pretas, homenageando uma personalidade preta. Não vejo não ser afrofuturista, ela abre um caminho para um novo tempo", diz artista responsável por escultura

20/11/2020

ANA LUIZA CARDOSO | FOTO: MARCEL FARIAS / DIVULGAÇÃO

20 NOV 2020 - 06H02 ATUALIZADO EM 20 NOV 2020 - 06H02

 




Ao lado da estátua de Tebas, o artista Lumumba Afroindígena e a arquiteta Francine Moreira, responsáveis pela obra 

 https://s2.glbimg.com/KlOAn3TYcHgiSSyUofyPu1E2FqE=/smart/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2020/11/19/artes-tebas-escultura-sp.jpg


A escultura de Joaquim Pinto de Oliveira, conhecido como Tebas, arquiteto escravizado do século 18, será inaugurada na praça Clóvis Bevilácqua, no centro de São Paulo, nesta sexta (20), dia da Consciência Negra. Feita em inox, ferro e com base de concreto, ela alcança 3,60 metros e foi desenvolvida pelo artista Lumumba Afroindígena e a arquiteta Francine Moreira.


A obra custou R$171 mil da Secretaria Municipal de Cultura, que promoverá na inauguração projeções na Igreja do Carmo e um bate papo com os criadores e Abílio Ferreira, organizador do livro Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata.

"É uma obra feita por mãos pretas, cabeças pretas, homenageando uma personalidade preta. Não vejo não ser afrofuturista, ela abre um caminho para um novo tempo", disse Lumumba. "Temos um equipe de 90% pessoas pretas envolvidas".




 

https://s2.glbimg.com/Rm9rAb3uZc5rEgnYNHw1Y8NokoE=/smart/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2020/11/19/tebas-arquiteto-escravo-estatua-sp.jpg

 

Após saber que seria responsável pela estátua,  Lumumba convidou a arquiteta Francine para desenvolver a base da obra. 

O resultado é uma escultura com uma abordagem conceitual devida à falta de registros da real aparência de Tebas. 

"Eu criei aquela máscara com um transferidor na frente, sobre os olhos, que simboliza, além da arquitetura, o tempo. Levou 200 anos para que fosse reconhecido”, explica Lumumba.

Tebas teve participação em obras no centro paulistano como a restauração do Mosteiro de São Bento e da antiga Catedral da Sé, além das fachadas das igrejas da Ordem 3ª do Carmo e  Chagas do Seráfico Pai São Francisco. Seu trabalho mais conhecido foi o Chafariz da Misericórdia, o primeiro público da capital, demolido em 1866 após o processo de canalização de água no centro. 

A estátua de Tebas também ganha mais destaque por ser erguida no ano que estourou o Black Lives Matters, e a presença de monumentos de figuras racistas em todo o mundo foi posta em xeque.

"A gente precisa trazer à tona personalidades negras que foram invizibilizadas e apagadas, e que nossa escultura abra caminhos para tantas outras homenagens", disse Francine.

"Além da estética, é como o mundo vai lidar a partir de agora com a nossa presença, quando o homem negro não estiver mais só limpando e a mulher negra servindo, quando estivermos protagonizando", disse Lumumba. "O afrofuturismo traz esse debate e discussão e nós estamos contando a nossa história". 

https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Cidade/noticia/2020/11/sp-ganha-estatua-em-homenagem-tebas-homem-escravizado-que-projetou-monumentos-na-capital.html

 

 


São Paulo terá estátua de escravizado que comprou liberdade como arquiteto

 


Desenho da estátua do arquiteto escravizado Tebas, elaborada por Lumumba e Francine Moura, e que será instalada na Sé

Imagem: Divulgação/Marcel Faria

https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/3b/2020/10/23/desenho-da-estatua-do-arquiteto-escravizado-tebas-elaborada-por-lumumba-e-francine-moura-e-que-sera-instalada-proxima-a-praca-da-se-1603480801240_v2_450x337.jpg

 

Ruam Oliveira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/10/2020 04h00

 

Abrigo de monumentos que homenageiam bandeirantes e colonizadores, a cidade de São Paulo fará diferente em 2020. No próximo dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a capital paulista ganhará a estátua do arquiteto e ex-escravo Joaquim Pinto de Oliveira. O monumento ainda não está pronto, mas os artistas mostraram um esboço a pedido do UOL.

De coautoria da arquiteta Francine Moura, 43, a obra é assinada pelo artista plástico mineiro Lumumba Afroindígena, 40, que já trabalhou em projetos na Disney e Dreamworks. Para ele, a escultura é um marco histórico.

Os dois afirmam que a intenção é homenagear uma figura importante e que sofreu apagamento ao longo da história.

 


A arquiteta Francine Moura e o artista plástico Lumumba, que criaram a estátua de Tebas, escravizado que comprou a liberdade trabalhando como arquiteto

Imagem: Divulgação/Marcel Farias

 https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/6c/2020/10/23/a-arquiteta-francine-moura-e-o-artista-plastico-lumumba-que-criaram-a-estatua-de-tebas-escravizado-que-comprou-a-liberdade-trabalhando-como-arquiteto-1603464663104_v2_300x533.jpg


O monumento foi custeado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que pagou cerca de R$ 171 mil. Segundo a pasta, a obra faz parte de um pacote de ações antirracistas que teve início em julho, com o projeto Vozes Contra o Racismo.

"Este monumento simboliza uma nova postura do poder público para com as memórias apagadas na cidade que necessitam atenção e reconhecimento", afirmou a Secretaria Municipal de Cultura ao UOL.

A peça será inaugurada oficialmente durante a sexta edição da Jornada do Patrimônio, no dia 5 de dezembro.

A estátua é feita de aço inox, ferro e concreto aparente na base. Ficará na Praça Clóvis Bevilácqua, próxima à Praça da Sé, entre as igrejas da Sé e do Carmo. Os dois templos tiveram intervenções do arquiteto. Foi trabalhando nelas que o arquiteto conseguiu, aos 57 anos, juntar dinheiro suficiente para pagar por sua alforria.

 

'Alguém de grande habilidade'

O homenageado viveu entre 1721 e 1811 e era conhecido como Tebas, que significa "alguém de grande habilidade" em quimbundo, língua do noroeste de Angola.

Trazido de Santos pelo português Bento de Oliveira Lima, ele logo se tornou conhecido —e disputado— pelos templos católicos que queriam dar às suas fachadas um ar mais requintado.

Em 2018, o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo reconheceu Tebas como arquiteto.

 



Desenho da estátua do arquiteto escravizado Tebas, elaborada por Lumumba e Francine Moura e que será instalada próxima à praça da Sé

Imagem: Divulgação/Marcel Farias

https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/7f/2020/10/23/desenho-da-estatua-do-arquiteto-escravizado-tebas-elaborada-por-lumumba-e-francine-moura-e-que-sera-instalada-proxima-a-praca-da-se-1603480929604_v2_450x253.jpg

 

Tebas trabalhou, por exemplo, na restauração do Mosteiro de São Bento entre 1766 e 1798 e tem como uma de suas obras mais importantes o Chafariz da Misericórdia, o primeiro da cidade.

Construído em 1792, ficava onde hoje é o cruzamento das ruas Quintino Bocaiúva, Direita e Álvares Penteado. Pouco menos de cem depois, foi levado para o largo de Santa Cecília e posteriormente foi recolhido pela Prefeitura.

 


O artista plástico Lumumba Afroindígena no ateliê Quimera, de Ciro Schu, em São Paulo

Imagem: Divulgação/Marcel Farias

https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/d1/2020/10/23/o-artista-plastico-lumumba-afroindigena-no-atelie-em-sao-paulo-1603464445242_v2_450x253.jpg

 

Homenagem retrata história do escravizado

Os desenhos da nova estátua compartilhados com a reportagem já evoluíram, afirmam os artistas.

Para os criadores da obra, os conceitos embutidos na escultura do arquiteto paulista procuram retratar sua condição de escravizado, sua liberdade posterior, seu sucesso profissional e o apagamento histórico que sofreu.

 

“[A ideia principal é] afastar, de uma vez por todas, a aura de invisibilidade que repousava sobre a história de Tebas"

Rita Teles, produtora executiva e artística

 

Trabalhando com Lumumba, ela destaca ainda que a estátua pode remeter a super-heróis ou a alguém que possa ser referência para crianças negras que passam pelo local.

Lumumba e Francine se dizem otimistas sobre a possibilidade de ver outras estátuas de personalidades negras espalhadas pela cidade.

 

“Se for para acontecer, que aconteça, que não seja algo passageiro. Temos uma grande responsabilidade agora de não deixar que isso seja uma onda"

Lumumba, artista plástico

 

Impulsionados por atos antirracistas e outras iniciativas em defesa dos direitos humanos e equidade racial, estátuas ligadas ao período de colonização e a figuras tidas como racistas têm sido alvo de questionamento. A deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL), por exemplo, propôs projeto de lei para remover estátuas de escravocratas de São Paulo.

Movimento semelhante ocorreu fora do país após a morte de George Floyd, quando manifestantes removeram bustos de pessoas associadas à escravidão nos EUA e Reino Unido.

"Eu sou um pouco mais cético sobre a gente ter uma escultura como a do Anhanguera na Paulista sendo derrubada", relativiza o artista plástico.

 


A arquiteta Francine Moura no ateliê Quimera, de Ciro Schu, em São Paulo

Imagem: Divulgação/Marcel Farias

 https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/13/2020/10/23/a-arquiteta-francine-moura-no-atelie-do-artista-plastico-lumumba-em-sao-paulo-1603464557894_v2_450x253.jpg

 

A equipe que trabalhou no projeto é composta majoritariamente por pessoas pretas, o que segundo Moura fez toda a diferença.

 

“Trabalhar com uma equipe majoritariamente preta traz conforto para mim, que venho de uma trajetória em ambientes corporativos, em que você olha para o lado e não se vê".

Francine Moura, arquiteta

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/10/26/sao-paulo-tera-estatua-de-escravizado-que-comprou-liberdade-como-arquiteto.htm

 

 

 

 

Nota de pesar: Makota Valdina, ativista na luta contra o racismo e a intolerância religiosa

19 de mar de 2019 – Jornalismo

 




Álbum “Mulheres Negras: Uma História Bem Contada” (Fiema)

 http://educacao.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2019/03/ALC_0089-800x888.jpg


“Eu não sou descendente de escravos.

Eu descendo de seres humanos que foram escravizados.”

(Makota Valdina)


A Secretaria Municipal da Educação (Smed) lamenta profundamente o falecimento da grande expoente da luta contra o racismo e a intolerância religiosa: Valdina de Oliveira Pinto, conhecida como Makota Valdina. Professora da Rede Municipal de Educação, aposentada em 1994, Makota faleceu na madrugada desta terça-feira (19), aos 76 anos.

Educadora, militante e líder religiosa, Valdina era Makota (assistente de Mãe de Santo) do terreiro Tamuri Junsara, com sede no Engenho Velho da Federação – bairro onde ela nasceu e cresceu. Além de referência para Salvador, era reconhecida como mestra nos ambientes intelectuais nacionais e internacionais pela articulação entre a prática e a teoria da sabedoria Banto. Teve importante atuação no Conselho Curador da Fundação Palmares, no Conselho Estadual de Cultura da Bahia e no Conselho de Cultura de Salvador.

Na Rede Municipal, trabalhou como professora na Escola Municipal Cidade de Jequié e como diretora interina na Escola Municipal Engenho Velho da Federação. Sempre era convidada para proferir palestras e oficinas aos alunos, professores e comunidade escolar sobre diversidade racial, a identidade negra, tolerância religiosa e religiões de matriz africana, diretos da mulher, entre outros temas. No livro “Meu Caminhar, Meu Viver”, ela faz um relato da sua trajetória desde a infância. Sua vida também foi tema do documentário “Makota Valdina – Um jeito Negro de Ser e Viver”, agraciado com o primeiro Prêmio Palmares de Comunicação, da Fundação Cultural Palmares, na categoria Programas de Rádio e Vídeo.

Makota Valdina foi homenageada pela Secretaria Municipal da Educação, através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), na exposição fotográfica “Mulheres Negras: Uma História Bem Contada”, que resultou em um álbum seriado com histórias, depoimentos e fotografias das homenageadas.

A ativista recebeu diversas condecorações, como o Troféu Clementina de Jesus, da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Troféu Ujaama, do Grupo Cultural Olodum, Medalha Maria Quitéria, a maior honraria da Câmara Municipal de Salvador, Troféu Mestra Popular do Saber, da Fundação Gregório de Matos.

http://educacao.salvador.ba.gov.br/nota-de-pesar-makota-valdina-ativista-na-luta-contra-o-racismo-e-a-intolerancia-religiosa/

 

20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra




 

No link:

https://youtu.be/ht6AgPsbYII

 

 

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei de número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

 

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

 

A Videoteca possui em seu acervo várias indicações para as escolas trabalharem este dia com títulos que atendem desde os alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, bem como conteúdos para os professores se apropriarem desta temática.

http://www.educacao.df.gov.br/20-de-novembro-dia-nacional-da-consciencia-negra/

 

 

'No Brasil, não existe racismo', diz Mourão

 

Sinara Peixoto. da CNN, em São Paulo

20 de novembro de 2020 às 14:51 | Atualizado 20 de novembro de 2020 às 15:21

 

00:11 of 01:57Volume 10%

01:51

01:57

01:57

 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira (20) que "no Brasil, não existe racismo". 

 

Ao comentar o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos espancado por seguranças dentro de uma unidade do Carrefour em Porto Alegre nessa quinta-feira (19), Mourão lamentou o caso, mas disse acreditar que o crime não foi motivado por questões raciais.

 

"Pra mim, no Brasil, não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar para o Brasil, não existe isso aqui. Eu digo pra você com toda tranquilidade, não tem racimo aqui. Digo isso porque eu morei dois anos nos EUA. Racismo tem lá. Lá o pessoal de cor ficava separado, sentava atrás no ônibus não na frente. Fiquei impressionado com isso, no final da década de 60".

 

Assista e leia também

Ação do Carrefour cai após morte do homem negro no supermercado

'A gente gritava: estão matando o cara', diz testemunha de caso em mercado do RS

 

O vice-presidente diz ver apenas um caso de "segurança totalmente despreparada".

"O que você pode dizer é que aqui existe desigualdade. Temos brutal desigualdade. As pessoas mais pobres, com menos acesso, são gente de cor. Violência policial...naturalmente, os que estão em desvantagem social, vivem em área de favela, expostos ao crime organizado, infelizmente, são pessoas de cor. Essa é a realidade", declarou. 

Não é coisa pessoal, é coisa estrutural.

O caso

João Alberto Silveira Freitas foi espancado em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite dessa quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

A cena, em que os dois homens brancos agridem Silveira no estacionamento do estabelecimento, foi filmada e circula nas redes sociais.

De acordo com a Polícia Militar, os envolvidos, seguranças do local, foram presos em flagrante, acusados de homicídio. Contudo, eles ainda devem ser indiciados por homicídio triplamente qualificado.

Um deles é um agente militar temporário – que não estava em serviço policial no momento do crime –, "cuja conduta fora do horário de trabalho será avaliada com todos os rigores da lei". Um PM temporário é contratado de forma emergencial para prestar serviços administrativos à corporação, e não nas ruas.

Carrefour lamenta ocorrido

Em nota, o Carrefour disse que "lamenta profundamente o caso" e que "adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso".

A empresa informou ainda que vai romper o contrato com a companhia responsável pelos seguranças que cometeram a agressão e demitirá o funcionário que estava no comando da loja no momento do crime. A loja vai permanecer fechada nesta sexta.

"Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente", diz o comunicado do Carrefour. "Para nós, nenhum tipo de violência e intolerância é admissível, e não aceitamos que situações como estas aconteçam."

Governador pede rigor na apuração

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (20) que a polícia apurará todas as circunstâncias do caso que terminou com a morte de um homem negro espancado em uma unidade do supermercado Carrefour, em Porto Alegre.

“Infelizmente, neste dia em que deveríamos celebrar essa políticas públicas nos deparamos com cenas que nos deixam indignados pelo excesso de violência que levou à morte de um cidadão negro em um supermercado aqui na capital gaúcha”, disse Leite, em vídeo publicado em suas redes sociais.

“Os inquéritos policiais estão sendo levados adiante com muito rigor. Aqueles que se envolveram, [estão] detidos e já [foi] apresentado também o inquérito por homicídio triplamente qualificado. Toda a investigação vai se dar no curso desse processo”, completou o governador.

O governador disse ainda que será empenhado todo o esforço do Estado na apuração do caso para que “os responsáveis por esse crime enfrentem a Justiça, tendo oportunidade para sua defesa”. “Mas as cenas são incontestes de que houve excessos.”

No mesmo vídeo, a chefe da Polícia Civil do estado, Nadine Anflor, afirmou que duas pessoas já foram presas e que outras duas serão investigada ao longo do inquérito policial. "A Polícia Civil dá uma resposta a essa intolerância que aconteceu ontem dentro de um mercado", afirmou.

Ela disse ainda que no dia 10 de dezembro será inaugurada no estado a primeira delegacia especializada em crimes de intolerância. 

Já o comandante-geral da Brigada Militar, Rodrigo Mohr Picon, esclareceu que o policial militar temporário envolvido no caso será retirado da corporação nos próximos dias e responderá civilmente pelo crime.

Prefeito diz que violência é inaceitável
Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr (PSDB), usou sua conta no Twitter para manifestar seu pesar à família e aos amigos da vítima.

“Meus sentimentos à família e amigos do João Alberto Freitas. Neste Dia da Consciência Negra, em que deveríamos celebrar o povo negro e refletir sobre igualdade e respeito, infelizmente acordamos com esta notícia lastimável. Não podemos aceitar este tipo de violência”, escreveu.

Incidente não esclarecido
De acordo com a Polícia Civil, houve um incidente ainda não esclarecido dentro do supermercado. O cliente, então, foi conduzido por dois seguranças até o estacionamento e, após passar pela porta do local, a polícia disse que ele teria dado soco em um dos vigias, o que iniciou os ataques violentos contra ele.

 A cena, em que dois homens brancos agridem a vítima, foi filmada e está circulando nas redes sociais
Foto: Reprodução / Redes sociais
Uma mulher que seria funcionária do supermercado tentou coagir o indivíduo que estava gravando as imagens das agressões, dizendo que o prejudicaria se ele continuasse com as gravações. Segundo ela, o cliente agrediu uma pessoa dentro da loja. 

A vítima chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas acabou morrendo. De acordo com a delegada Roberta Bertoldo, do 2º Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Porto Alegre, suspeita-se que o homem tenha sofrido um ataque cardíaco por conta das agressões sofridas e por ter sido pressionado no chão por um certo tempo.

(Com Murillo Ferrari e Jéssica Otoboni)

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/11/20/no-brasil-nao-existe-racismo-diz-mourao

 

 

 

 

Seguranças de supermercado espancam homem negro até a morte em Porto Alegre

Seguranças de supermercado espancam homem negro até a morte em Porto Alegre

CNN

 

 



Um homem negro foi espancado em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite dessa quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra. A vítima, João Alberto Silveira, de 40 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.

A cena, em que os dois homens brancos agridem Silveira no estacionamento do estabelecimento, foi filmada e está circulando nas redes sociais. O crime aconteceu no bairro de Passo D'Areia.

 



A cena, em que dois homens brancos agridem a vítima, foi filmada e está circulando nas redes sociaisFoto: Reprodução / Redes sociais

De acordo com informações da Polícia Militar, os envolvidos, seguranças do local, foram presos em flagrante, acusados de homicídio. Contudo, eles ainda devem ser indiciados por homicídio triplamente qualificado.

Um deles é um agente militar temporário – que não estava em serviço policial no momento do crime –, "cuja conduta fora do horário de trabalho será avaliada com todos os rigores da lei". Um PM temporário é contratado de forma emergencial para prestar serviços administrativos à corporação, e não nas ruas.

Pai da vítima diz que filho foi assassinado covardemente

pai da vítima disse à CNN que foi ao local pois o informaram que o filho havia sido preso. 

"Quando cheguei, a equipe médica estava nos últimos minutos de reanimação e ele não reagiu mais", contou João Baptista. "Eu vim para achar um preso. Achei um corpo, uma pessoa assassinada covardemente, como os vídeos estão mostrando aí."

João Alberto Silveira tinha quatro filhos e foi ao supermercado junto à companheira. 

Incidente ainda não esclarecido

De acordo com a Polícia Civil, houve um incidente ainda não esclarecido dentro do supermercado. O cliente, então, foi conduzido por dois seguranças até o estacionamento e, após passar pela porta do local, a polícia disse que ele teria dado soco em um dos vigias, o que iniciou os ataques violentos contra ele.

Uma mulher que seria funcionária do supermercado tentou coagir o indivíduo que estava gravando as imagens das agressões, dizendo que o prejudicaria se ele continuasse com as gravações. Segundo ela, o cliente agrediu uma pessoa dentro da loja. 

A vítima chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas acabou morrendo. De acordo com a delegada Roberta Bertoldo, do 2º Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Porto Alegre, suspeita-se que o homem tenha sofrido um ataque cardíaco por conta das agressões sofridas e por ter sido pressionado no chão por um certo tempo.

Carrefour lamenta ocorrido

Em nota, o Carrefour disse que "lamenta profundamente o caso" e que "adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso".

A empresa informou ainda que vai romper o contrato com a companhia responsável pelos seguranças que cometeram a agressão e demitirá o funcionário que estava no comando da loja no momento do crime. A loja vai permanecer fechada nesta sexta.

"Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente", diz o comunicado do Carrefour. "Para nós, nenhum tipo de violência e intolerância é admissível, e não aceitamos que situações como estas aconteçam."

Governador se pronuncia

O governador de Porto Alegre, Eduardo Leite (PSDB), se pronunciou sobre o caso no Twitter. "Infelizmente, nesta data em que deveríamos celebrar políticas públicas e avanços na luta por igualdade racial, deparamos com cenas que nos deixam indignados pelo excesso de violência que levou à morte de um cidadão negro", escreveu.

"Todas as circunstâncias em que este crime ocorreu estão sendo apuradas, e os envolvidos foram detidos. Aos familiares e amigos da vítima, o João Freitas, toda nossa solidariedade e a certeza de que a investigação será rigorosa para que haja consequência deste ato lamentável."

(Com informações de Julyanne Jucá, da CNN, em São Paulo, e Bruna Ostermann, da CNN, em Porto Alegre)

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/11/20/me-ajuda-gritou-a-esposa-homem-morto-por-seguranca-e-pm-em-mercado.htm


 

 

 'Me ajuda', gritou à esposa homem antes de ser morto por segurança e PM



 

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

No link:

https://youtu.be/LWf9Sm99ZNY

 

 

20/11/2020 09h41

Das compras no supermercado até a cena de um crime. Duas cenas ficaram marcadas na memória da cuidadora de idosos Milena Borges Alves, 43, esposa de João Alberto Silveira Freitas, 40, morto ontem após ser agredido por dois seguranças do Carrefour - um deles policial militar temporário - em Porto Alegre. Os agressores foram presos.

Milena contou que ela e o marido foram ao mercado após passarem o dia fora, com o pai dele. O Carrefour fica a cerca de 600 metros do apartamento do casal, na Vila Iapi. Freitas queria um pudim de pão e o casal foi ao mercado comprar os ingredientes, além do necessário para o jantar. Compraram beterraba, alface, tomate, ovos, leite, pão e leite condensado. Gastaram cerca de R$ 60.

 

O casal ficou poucos minutos no interior do estabelecimento escolhendo os produtos. Ao chegar ao caixa, o homem acenou para uma segurança. Para Milena, isto teria desencadeado as agressões.

 

João Alberto Silveira Freitas e a esposa, Milena Borges Alves; Imagem: Arquivo pessoal... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/11/20/me-ajuda-gritou-a-esposa-homem-morto-por-seguranca-e-pm-em-mercado.htm?cmpid=copiaecola

https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/59/2020/11/20/joao-alberto-silveira-freitas-e-a-esposa-milena-borges-alves-ele-foi-espancado-em-uma-loja-do-carrefour-em-porto-alegre-e-morreu-1605879178959_v2_300x300.jpg

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/11/20/me-ajuda-gritou-a-esposa-homem-morto-por-seguranca-e-pm-em-mercado.htm

 

caos_inversus

Pincelei com sangue o suor sobre tela.
Dilui no vermelho a tinta amarela
Com a placidez de uma aquarela.
O dia fatigado e o por de sol enforcado na moldura da janela.
Alice Kau’s

 

 

In:

Instagram

https://z-p42.www.instagram.com/p/CASjAxijLhC/?hl=af

Nenhum comentário:

Postar um comentário