terça-feira, 24 de novembro de 2020

Os lados do círculo

 

Traçou um círculo à superfície das águas, onde a luz confina com as trevas. As colunas do céu estremecem e assustam-se com a sua ameaça. (Jó, XXVI, 10-11)

 

‘14 Essa variação é ressaltada se nos determos aos significados dos nomes. De acordo com Pându & Pându (1999), João significa “Deus é gracioso”, enquanto Godofredo quer dizer “paz de Deus”. O nome Robério consiste numa fusão de dois nomes: Roberto (“brilhante na glória”) e Rogério (“afamado na lança”).’

 

OS TRES NOMES DE GODOFREDO

 

Malu Schroeder

OS TRES NOMES DE GODOFREDO é uma adaptação do conto de mesmo nome do Murilo Rubião, um dos poucos representantes do Realismo Fantástico no Brasil. O filme coloca o espectador entre o real e o imaginário e o obriga a refletir sobre a realidade, quando trata da rotina de um casal e as repetições nas relações amorosas, que, muitas vezes funcionam como um aprisionamento do indivíduo.

 

No link:

https://vimeo.com/58535645

 

 



No link:

https://youtu.be/IHXjgSHYICg

Surrencontro

 

A narrativa visual “SURRENCONTRO” foi desenvolvida no ano de 2015 como cena integrante do espetáculo multilinguagem “Enquanto Dure”, cuja concepção previa a integração entre dança, teatro e cinema. A partir do trabalho de três diretores relacionados a essas três linguagens artísticas, o espetáculo mesclou influências híbridas entre corpo, voz/som e imagem, o que pode ser observado também na narrativa visual em questão. A montagem teatral se inspirou no conto “Os três nomes de Godofredo”, de Murilo Rubião, autor produtor de uma literatura de linha fantástico/surreal. No início dos trabalhos realizados com o texto, a equipe artística percebeu a semelhança entre a história narrada por Rubião e um trecho da peça “A cantora careca”, de Eugène Ionesco, dramaturgo vinculado à estética do Teatro do Absurdo. Na peça de Ionesco, um casal se encontra numa sala de estar da casa de outra família e, após uma conversação iniciada pelo homem, vai descobrindo grandes coincidências na rotina de ambos até que, ao final, ele se recorda de que são marido e mulher – cena próxima à descrita no início do conto de Rubião, no qual um homem e uma mulher aparentemente estranhos jantam no mesmo restaurante até a revelação, por parte dela, de que são casados. O estilo de filmagem da narrativa visual foi inspirado no cinema noir, estilo cuja denominação se deu em 1946 pelo crítico e cineasta Nino Frank em alusão à Série Noire - coleção editada na França contendo obras da literatura hard-boiled (literatura policial americana sobre detetives durões). Com fotografia em branco e preto e cenário pouco iluminado, é utilizado neste estilo de cinema um jogo de luz e sombra que realça ainda mais o alto contraste, o que contribui para a construção de significações e sentidos para a história (MASCARELLO, 2006). Em “SURRENCONTRO”, além da utilização do branco e preto, o cenário foi planejado contendo apenas um jogo de chá para duas pessoas, uma mesa com tampo de vidro e duas banquetas. O fundo foi totalmente anulado com a falta de iluminação. Essa concepção foi planejada para que o espectador não pudesse identificar a temporalidade ou a veracidade do que é retratado na tela. Além disso, a figuração de duplicidade de ambas as personagens, em dois trechos do audiovisual, reforça e influi no olhar e percepção do que é realizado verbalmente pelos atores. A maquiagem e o figurino contribuem para o estranhamento do absurdo do texto: a atriz com cabelo curto, lábios ressaltados pelo batom e olhos com cílios postiços, mas vestida de terno, dá margem à possibilidade de que a ação não acontece em um lugar destinado estritamente ao sexo feminino ou masculino, além de promover uma homogeneização das figuras e confusão de gênero entre os personagens. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA MASCARELLO, Fernando. Film Noir. In: ______ (org.). História do cinema mundial. Campinas/SP: Papirus, 2006. pp. 177 – 188.

https://www.youtube.com/watch?v=IHXjgSHYICg&t=9s

 

 

DOI: 10.14393/LL63-v34n2a2018-7

 Os lados do círculo em “Os três nomes de Godofredo”, de Murilo Rubião

The sides of the circle in “Os três nomes de Godofredo” by Murilo Rubião

Raul da Rocha Colaço*

investigação da figura geométrica do círculo no conto “Os três nomes de Godofredo”, de Murilo Rubião. Para isso, dialogamos com diversas áreas do saber (Matemática, Artes Plásticas, Física, Psicologia, entre outras) e dividimos o trabalho nos seguintes tópicos: 1) Andando em círculos: o ciclo labiríntico do espaço, da ação e do tempo (abarca tanto as ações repetitivas dos personagens e os seus deslocamentos circulares, quanto o tempo que se aproxima do mítico, no qual passado, presente e futuro constituem um só tempo); 2) Circunferência retabular (resgate da ideia de "tudo ao mesmo tempo e agora", todos os eventos expostos num mesmo plano); 3) Círculo escrito, circunscrito (análise das menções às figuras circulares e a tudo o que remete a elas); 4) Circuito em série: a relação texto e epígrafe (abrange a influência recíproca entre as epígrafes e a narrativa abordada, num jogo circular infinito). Assim, nos foram úteis, principalmente, os estudos de Robert Cumming (1996), de Gotthold Ephraim Lessing (1998), de Carl Gustav Jung (2008) e de Jorge Schwartz (1981). No que concerne aos resultados, assinalamos que o círculo funciona como elemento norteador do conto ora analisado, na medida em que Rubião se aproveita do círculo para deformá-lo, abrindo, assim, fendas para a inserção do leitor no seu texto.

PALAVRAS-CHAVE: Geometria. Círculo. Circunferência. Murilo Rubião.

eometric figure of the circle in Murilo ubião’s short story “Os três nomes de Godofredo”. To this end, we dialogue with ifferent areas of knowledge (Mathematics lastic Arts, Physics, Psychology and others) n four topics: 1) Walking in circles: the abyrinth cycle of space, action and time ncluding both the characters’ repeated ctions and circular displacements and the time hat approaches the mythical space where past resent and future are just as one; 2) The etable circumference (the rescue of the idea of all at once and now,” all the events on the ame plan); 3) The written, circumscribed ircle (na analysis of mentions to the circular gures and everything that refers to them); 4) erial circuits: the text-epigraph relationship ncluding the reciprocal influence between pigraphs and the narrative in an infinite ircular game). Studies by Robert Cumming 1996), Gotthold Ephraim Lessing (1998) arl Gustav Jung (2008) and Jorge Schwartz 1981) were useful to the presente analysis he findings point out that the circle works as guiding element of the short story, inasmuch s Rubião takes advantage of the circle to eform it, opening up cracks for the ntrodution of the reader to his text.

KEYWORDS: Geometry. Circle ircumference. Murilo Rubião.

 

* Mestrando do curso de Teoria da Literatura do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde realiza a pesquisa, sob orientação da Profa. Dra. Brenda Carlos de Andrade, “As ruínas circulares de Amilcar Bettega Barbosa e de Murilo Rubião”, na qual se dedica a investigar a figura geométrica do círculo em ambos autores. E-mail: rauldarochacolaco@gmail.com.

 

 

 

 

 

 

Para que esse mapeamento circular fique ainda mais claro, recorremos à figura: Figura 1: Mapa circular de “Os três nomes de Godofredo”. Fonte: nossa elaboração.

 


Figura 1: Mapa circular de “Os três nomes de Godofredo”. Fonte: nossa elaboração.

 

https://www.researchgate.net/publication/329995660_O_Pirotecnico_Murilo_Rubiao/fulltext/5c284bdb299bf12be3a1a92d/O-Pirotecnico-Murilo-Rubiao.pdf





Conto: Os três nomes de Godofredo

04.08.2017




 

 https://static.wixstatic.com/media/54fdb6_736e80de7c924359804eb35ea5a07a87~mv2.jpg/v1/fill/w_551,h_441,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01/54fdb6_736e80de7c924359804eb35ea5a07a87~mv2.webp

 

Os contos que trazem o realismo fantástico ganharam grande notoriedade com Edgard Allan Poe e aqui no Brasil quem mais utilizou deste recurso foi Murilo Rubião. Suas narrativas trazem o sobrenatural como forma de questionar os conflitos da realidade, o fantástico aparece como uma forma de exercer uma função crítica e gerar reflexões. No conto Os três nomes de Godofredo, Murilo traz uma sucessão de acontecimentos inesperados e irreais que aparecem como simples fatos corriqueiros, além de mostrar a extrema solidão, a interminável procura e eminentes desencontros.

 

“De uma data que não poderia precisar, todos os dias, ao almoço e ao jantar, ela sentava-se à minha frente na mesa onde por quinze anos seguidos fui o único ocupante. Ao me certificar da sua constante presença, considerei o fato perfeitamente natural. O lugar não me pertencia por nenhum direito e além do mais minha vizinha nada fazia que me importunasse. Nem sequer me dirigia a palavra. Também o seu comportamento durante as refeições era discreto, alheio a qualquer ruído que chamasse a atenção”

.

Trata-se da história de um homem atormentado por suas falhas de memória, a ausência de lembranças. Ao ver uma mulher desconhecida que afirma ser sua companheira, fica completamente desorientado. Para piorar, descobre que assassinou sua primeira esposa. Inicialmente chamado por João de Deus, sua segunda esposa Geralda o convence a ir para casa. Por um período ele acaba aproveitando o convívio de sua atual mulher. Passado algum tempo, a monotonia acaba com o prazer e também com a vida de Geralda quando esta é enforcada pelo marido.

 

“Uma tarde, olhava para as paredes sem nenhuma intenção aparente e enxerguei uma corda dependurada num prego. Agarrei-a e disse para Geralda, que se mantinha abstrata, distante:

- Ela lhe servirá de colar.
Nada objetou. Apresentou-me o pescoço, no qual, com delicadeza, passei a corda. Em seguida puxei as pontas. Minha mulher fechou os olhos como se estivesse recebendo uma carícia. Apertei com força o nó e a vi tombar no assoalho.Como fosse hora de jantar, maquinalmente, rumei para o restaurante, onde procurei a mesa habitual. Sentei-me distraído, sem que nada me preocupasse. Pelo contrário, envolvia-me doce sensação de liberdade”.

 

Ao retornar ao costumeiro restaurante, João de Deus conheçe uma nova mulher que tem as mesmas características de Geralda, que agora usa o cabelo loiro e o chamou de Robério. Para desfazer o equívoco provocado, ele disse que seu nome real é Godofredo. Vendo que sua tentativa é em vão, foge para casa, lá encontra uma terceira mulher, semelhante às anteriores. No desespero após abraçá-la, aperta-lhe o pescoço até a morte. Dentro de casa na sala de estar, outra mulher igual às outras três, Isabel, que diz ser sua noiva.

 

“A fita de veludo, que prendia um medalhão antigo ao pescoço de Isabel, me fascinou por alguns segundos. Desviei os olhos para o prato, já servido, e percebi que perdera a fome. Ao levantar de novo a cabeça, ocorreu-me formular algumas perguntas, possivelmente as mesmas que fizera à minha segunda mulher, naquela noite, no restaurante. Desisti, preocupado em redescobrir uma cidade que se perdera na minha memória”.

 

Desta vez, Godofredo desiste das perguntas e explicações, verifica então a incessante repetição de sua vida. Fica claro neste conto que o personagem está em um processo de insanidade, de idas e vindas. Todos os contos de Murilo apresentam epígrafes bíblicas. O autor utiliza o texto bíblico, retirando-lhes a espiritualidade, a religiosidade, para trabalhar as palavras. A epígrafe deste conto é: “As sombras cobrem a sua sombra, os salgueiros da torrente o tornearão”. Essas epígrafes são utilizadas como pistas ou enigmas sobre o que Murilo vai escrever na história.

 

O fato de Godofredo ter três nomes é uma característica muito utilizada por Murilo Rubião em seus textos, denominada como metamorfose por muitos dos seus estudiosos. Os seres de Rubião estão condenados a um desejo ilimitado, a um fazer ilimitado, a metamorfoses sucessivas, que não escondem a fragilidade da condição humana. Trata-se de um autor surrealista, que tornou-se pioneiro na literatura fantástica brasileira. Não se preocupe se este conto ou outro de sua autoria causar certo estranhamento, pois uma das propostas de suas obras é justamente, lidar com estranhamentos e absurdos. Merece ser lido sempre.

https://www.livroscamera.com.br/single-post/2017/08/04/Conto-Os-tr%C3%AAs-nomes-de-Godofredo


Nenhum comentário:

Postar um comentário