quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Tem Boi Na Linha

 

Alumbramento

Nada Normal

 

“Tudo que já vimos foi vertigem”


 

No link:

https://youtu.be/hLTlO9FGyZw




Tem Boi Na Linha

Djavan

Alumbramento

 

Café com pão no vera cruz
jejum limão em japeri
a bolsa e a vida dançam nesse trem
te cuida!
Sacola, cabaço, futuro, tutu
tem boi na linha, seu honório gurgel
lá vai barão pras filipetas
comendador entrou no pau
turiaçu sem gororoba
fez desse trem cabriolé
negão quebrou a gabiroba
Em Recorocopi

cavalo de ferro, tchhhh...
Cavalo de ferro, tchhhh...
Cavalo de ferro, tchhhh...
Udp-um, udp-dois, udp-três, udp-mil e udputisgrila udfêdapê
cascudo, pedrada, cuspida, pisada
vai pra anchieta, seu vigario geral
engavetou, descarrilhou
descarrilhei, quebrei também
ai, santa cruz, não sou jesus
não sou jesus em santa cruz
somos zumbis
todos os santos
meu vai-e-vem
parece o vaivém do trem
parece o vaivém do trem
parece o vaivém do trem

© 1980 Edições Musicais Tapajós Ltda. (EMI)
UNIVERSAL Produções e Edições Musicais Ltda.


Compositor: Djavan / Aldir Blanc / Paulo Emilio

https://www.vagalume.com.br/djavan/tem-boi-na-linha.html

 

 

 

 

 

Nós vimos o que você fez.

Nem vem que não tem

Nós vimos de longe.

 

 

 

 

Nem vem tirar
Meu riso frouxo com algum conselho

 

 

 

 

 

Velha e Louca

Mallu Magalhães

 

No link:

https://youtu.be/f7UBDGt8VK8




 

 

Pode falar que eu não ligo
Agora, amigo
Eu tô em outra
Eu tô ficando velha
Eu tô ficando louca

Pode avisar que eu não vou
Oh oh oh
Eu tô na estrada
Eu nunca sei da hora
Eu nunca sei de nada

Nem vem tirar
Meu riso frouxo com algum conselho
Que hoje eu passei batom vermelho
Eu tenho tido a alegria como dom
Em cada canto eu vejo o lado bom

Pode falar que nem ligo
Agora eu sigo
O meu nariz
Respiro fundo e canto
Mesmo que um tanto rouca

Pode falar, não importa
O que tenho de torta
Eu tenho de feliz
Eu vou cambaleando
De perna bamba e solta

Nem vem tirar
Meu riso frouxo com algum conselho
Que hoje eu passei batom vermelho
Eu tenho tido a alegria como dom
Em cada canto eu vejo o lado bom

Nem vem tirar
Meu riso frouxo com algum conselho
Que hoje eu passei batom vermelho
Eu tenho tido a alegria como dom
Em cada canto eu vejo o lado bom

Composição: Mallu Magalhães. 

https://www.letras.mus.br/mallu-magalhaes/1971750/

 

 

 

 

 

 

Significado do verbo vir

O verbo vir apresenta uma diversidade de significados. Indica principalmente o ato de se deslocar de um lugar para outro e de chegar para ficar, podendo estar regressando de algum lugar.

Indica também o ato de ter origem ou causa em alguma coisa, bem como o ato de estar quase a acontecer, de aparecer na memória e de nascer, chegando no mundo. Significa ainda o ato de se propagar a partir de algo, de acontecer ao mesmo tempo, de apresentar razões e argumentos e de chegar a um acordo.

Vir é, assim, sinônimo de chegar, aparecer, surgir, deslocar-se, encaminhar-se, provir, proceder, regressar, retornar, acontecer, dar-se e nascer, entre outros.

Por: Flávia Neves

https://www.dicio.com.br/verbo-vir/

 

 

 

 

Nem Vem Que Não Tem

Wilson Simoninha

 

No link:

https://youtu.be/eNsPSJHhkJs




 

 

"Vamos voltar a pilantragem
Uma velha canção para estragar os corações e balançar as menininhas

Nem vem que não tem
Nem vem de garfo que hoje é dia se sopa
Esquenta o ferro, passa a minha roupa
Eu nesse embalo vou botar pra quebrar

Nem vem que não tem
Nem vem de escada que o incêncio é no porão
Tira o tamanco tem sinteco no chão
Eu nesse embalo vou botar pra quebrar

Nem vem
Numa casa de caboclo já disseram um é pouco, dois é bom, três é demais
Nem vem, guarda seu lugar na fila
Todo homem que vacila a mulher passa pra trás

Nem vem que não tem
Pra virar cinza minha brasa demora
Michô meu papo, nós já vamos 'simbora'
Eu nesse vou botar pra quebrar

Nem vem
Numa casa de caboclo já disseram um é pouco, dois é bom, três é demais
Nem vem, guarda seu lugar na fila
Todo homem que vacila a mulher passa pra trás

Nem vem que não tem!"

Composição: Carlos Imperial.

https://www.letras.mus.br/wilson-simoninha/1598935/

 

 

Verbo vir

 

Flávia Neves
Professora de Português

O verbo vir é um verbo irregular. Por terminar em -ir, é um verbo da 3.ª conjugação. Contudo, sendo um verbo irregular, não segue o modelo fixo de conjugação verbal dos verbos da 3.ª conjugação e apresenta diversas alterações na sua estrutura quando conjugado.

Principais dificuldades na conjugação do verbo vir

A conjugação do verbo vir causa muitas dúvidas. Além de ser frequentemente confundido com o verbo ver, o verbo vir apresenta diversas formas verbais irregulares.

Vir e vim

Vim é a forma conjugada do verbo vir na 1.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo:

·         Ontem, eu vim de carro para o trabalho.

·         Eu vim cedo para ver como você está.

O uso de vim como verbo principal em locuções verbais está errado. O correto é vir.

Formas corretas

Formas erradas

vai vir
pode vir
deve vir
quer vir
tenta vir
consegue vir
pretende vir

vai vim
pode vim
deve vim
quer vim
tenta vim
consegue vim
pretende vim

Vem e vêm

Vem e vêm são formas conjugadas do verbo vir no presente do indicativo.

Vem está na 3.ª pessoa do singular (ele, ela, você):

·         Você vem agora?

·         Ela apenas vem amanhã.

Vêm está na 3.ª pessoa do plural (eles, elas, vocês):

·         Vocês vêm agora?

·         Elas apenas vêm amanhã.

Apenas deverá ser acentuada graficamente a forma no plural vêm. Está errada a escrita da palavra vém, com acento agudo. Apenas os verbos derivados de vir são acentuados na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Tal não acontece no verbo vir.

Sem acento agudo:
vem

Com acento agudo:
provém
convém
advém

Não confundir!
Veem não é uma forma conjugada do verbo vir, é uma forma conjugada do verbo ver: Essas crianças veem muita televisão.

Vir e vier

Vier é a forma correta de conjugação do verbo vir no futuro do subjuntivo:

·         Se eu vier cedo, eu aviso.

·         Se ela vier rápido, chegará a tempo.

·         Quanto ele vier para a escola, você fala com ele.

·         Quando você vier aqui, por favor me avise.

Não confundir!
No futuro do subjuntivo, vir é uma forma conjugada do verbo ver: Quando eu vir sua tia, eu dou o recado.

Vimos e viemos

Vimos é a forma conjugada do verbo vir na 1.ª pessoa do plural do presente do indicativo:

·         Nós vimos agora da praia.

·         Nós vimos de lá agorinha mesmo.

Viemos é a forma conjugada do verbo vir 1.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo:

·         Nós viemos da praia há duas horas.

·         Nós viemos de lá ontem.

Não confundir!
Vimos é também uma forma conjugada do verbo ver: Nós vimos o que você fez.

Vem e venha

Apesar de vem e venha também serem formas conjugadas do verbo vir no presente do indicativo e no presente do subjuntivo, é no imperativo que ocorrem as principais dúvidas.

Vem se refere à 2.ª pessoa do singular (tu).
Venha se refere à 3.ª pessoa do singular (você).

Você aí? Venha para aqui, por favor!
Tu aí? Vem para aqui, por favor!

Viesse e vinhesse

Viesse é a forma correta do verbo vir no pretérito imperfeito do subjuntivo:

·         Seria melhor se ele viesse hoje.

·         Seria melhor se você viesse hoje.

A palavra vinhesse está errada.

Viram e virão

Virão é a forma conjugada do verbo vir na 3.ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo:

·         Eles virão na próxima semana?

·         Elas apenas virão se você chamar.

Não confundir!
Viram pode ser uma forma conjugada do verbo ver (eles viram o filme todo) ou do verbo virar (alguns príncipes viram sapos).

Conjugação do verbo vir

Na sua conjugação, o verbo vir apresenta diversos radicais: vi-, vin-, vinh-, venh-, ven-, vei-.

Modo indicativo

Presente do indicativo

Pretérito perfeito do indicativo

Pretérito imperfeito do indicativo

(eu) venho
(tu) vens
(ele) vem
(nós) vimos
(vós) vindes
(eles) vêm

(eu) vim
(tu) vieste
(ele) veio
(nós) viemos
(vós) viestes
(eles) vieram

(eu) vinha
(tu) vinhas
(ele) vinha
(nós) vínhamos
(vós) vínheis
(eles) vinham

 

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo

Futuro do presente do indicativo

Futuro do pretérito do indicativo

(eu) viera
(tu) vieras
(ele) viera
(nós) viéramos
(vós) viéreis
(eles) vieram

(eu) virei
(tu) virás
(ele) virá
(nós) viremos
(vós) vireis
(eles) virão

(eu) viria
(tu) virias
(ele) viria
(nós) viríamos
(vós) viríeis
(eles) viriam

Modo subjuntivo

Presente do subjuntivo

Pretérito imperfeito do subjuntivo

Futuro do subjuntivo

(que eu) venha
(que tu) venhas
(que ele) venha
(que nós) venhamos
(que vós) venhais
(que eles) venham

(se eu) viesse
(se tu) viesses
(se ele) viesse
(se nós) viéssemos
(se vós) viésseis
(se eles) viessem

(quando eu) vier
(quando tu) vieres
(quando ele) vier
(quando nós) viermos
(quando vós) vierdes
(quando eles) vierem

Modo imperativo

Imperativo afirmativo

Imperativo negativo

--- (eu)
vem (tu)
venha (você)
venhamos (nós)
vinde (vós)
venham (vocês)

--- (eu)
não venhas (tu)
não venha (você)
não venhamos (nós)
não venhais (vós)
não venham (vocês)

Formas nominais

Infinitivo pessoal

Gerúndio

Particípio

por vir (eu)
por vires (tu)
por vir (ele)
por virmos (nós)
por virdes (vós)
por virem (eles)

vindo

vindo

Atenção!
O verbo vir apresenta uma forma comum para o gerúndio e o particípio (vindo):

·         Não se preocupe, ele já está vindo. (gerúndio)

·         Vocês já tinham vindo aqui antes? (particípio)

Uso do verbo vir

Além de irregular, o verbo vir pode ser classificado de diferentes formas, de acordo com o seu uso: transitivo indireto, intransitivo, pronominal e auxiliar.

Verbo transitivo indireto

Enquanto verbo transitivo indireto, estabelece regência com as preposições de, a, para, até, com:

·         Vim do interior de Minas Gerais.

·         Quantos alunos vieram ao colégio hoje?

·         Ele veio com vontade de trabalhar.

Verbo intransitivo

Como verbo intransitivo, apresenta um sentido completo, não necessitando de complementos verbais:

·         Você vem ou fica?

·         Ele disse que vinha, mas não veio.

·         De repente, veio um medo enorme!

Verbo pronominal

Como verbo pronominal, é conjugado juntamente com um pronome oblíquo átono (me, te, se, nos, vos, se):

·         Vieram-me as lágrimas aos olhos.

·         Venham-se embora!

Verbo auxiliar

Enquanto verbo auxiliar, é usado em locuções verbais juntamente com as formas nominais dos verbos (infinitivo, particípio e gerúndio):

·         Várias pessoas vieram ajudar!

·         Venha falar comigo amanhã, por favor.

·         Vinha andando cabisbaixo pela rua.

Significado do verbo vir

O verbo vir apresenta uma diversidade de significados. Indica principalmente o ato de se deslocar de um lugar para outro e de chegar para ficar, podendo estar regressando de algum lugar.

Indica também o ato de ter origem ou causa em alguma coisa, bem como o ato de estar quase a acontecer, de aparecer na memória e de nascer, chegando no mundo. Significa ainda o ato de se propagar a partir de algo, de acontecer ao mesmo tempo, de apresentar razões e argumentos e de chegar a um acordo.

Vir é, assim, sinônimo de chegar, aparecer, surgir, deslocar-se, encaminhar-se, provir, proceder, regressar, retornar, acontecer, dar-se e nascer, entre outros.

 

Flávia Neves

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

https://www.dicio.com.br/verbo-vir/

 

 

           

 

Nada Normal

Victor e Leo

 

No link:

 

https://youtu.be/8eECfB5ajDI

 


 

 

Lareira pra acender
Um céu pra se olhar
E tudo está tranquilo por aqui
Você vai me vencer
Eu vou me apaixonar
Não há mais o que decidir

Dos nossos lábios
Todas as palavras nada dizem
Aos nossos olhos
Tudo que já vimos foi vertigem
E é tudo tão real
Mas nada normal

Te lembro e já me sinto ao seu lado
No seu mundo
Me identifico com você
De um jeito tão profundo
E é tudo tão real
Mas nada normal

Você vai me vencer
Eu vou me apaixonar
Não há mais o que decidir

Dos nossos lábios
Todas as palavras nada dizem
Aos nossos olhos
Tudo que já vimos foi vertigem
E é tudo tão real
Mas nada normal

Te lembro e já me sinto ao seu lado
No seu mundo
Me identifico com você de um jeito
Tão profundo
E é tudo tão real
Mas nada normal

Composição: Victor Chaves.

https://www.letras.mus.br/victor-leo/1360046/

Nenhum comentário:

Postar um comentário