sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Tratos À Bola

 

“Não nasci canhota, então fui ser gauche na vida”

 

"O candidato dos sonhos"

27.11.20 07:00




https://cdn.oantagonista.net/cdn-cgi/image/fit=contain,width=1020,height=555/uploads/2018/02/huck.jpg

“O candidato dos sonhos”

Foto: Paulo Belote/TV Globo/Divulgação

 

 

Roberto Freire, entrevistado pela Crusoé, disse que Luciano Huck é o “candidato dos sonhos” de seu partido, o Cidadania:

“Sim, falo com muita ênfase. Porque eu o conheço, não estou falando do nome de uma celebridade. Ele tem conteúdo, tem formação. E informação. É alguém que tem liderança, não é qualquer um que faz programa de televisão com ligação direta com a população mais vulnerável deste país. Ele tem conhecimento e muita clareza de dois temas que são plataformas do futuro: o combate à desigualdade e a construção do futuro de uma pátria verde, por causa da biodiversidade. Só beócios é que ficam imaginando que riqueza se constrói destruindo a floresta, a Amazônia, quando a riqueza está na floresta em pé, na biodiversidade, na biotecnologia. Esse é o mundo do futuro. O pasto e o plantio de soja precisam de cada vez menos terra pelo avanço da produtividade, do conhecimento. Se alguém pensar que falo isso dele é porque ele é apresentador de televisão, não entendeu nada.”

Leia a entrevista completa aqui.

 



https://cdn.oantagonista.net/uploads/2020/11/SUB_entrevista-4-768x984.jpg

https://www.oantagonista.com/brasil/o-candidato-dos-sonhos/

 

 

 

 

Bate-pronto

 

“Respondeu à minha pergunta de bate-pronto.”

 

- Deverá ser a opção da direita de centro.

- Quem deverá ser a opção da esquerda de centro?

 

- Vai depender do desempenho desses prefeitos eleitos e a serem eleitos. Se caso o Boulos vier a ser eleito a guinada será grande, a esquerda mostrou nessas eleições que está viva. Então terá tempo de trabalhar e se reestrutar. Mas pessoalmente, acredito que o Flávio Dino é o mais preoarado intelectualmente. Preparado.

- E a esquerda de centro?

 

- Se o Kaliu entrasse, seria o meu candidato. Até meados do ano que vem vai dar pra analisar melhor, pois, tem a questão econômica. O auxílio emergencial poderá viabizar o Bolsonaro, mas acho difícil. O Luciano Huck terá apoio da Globo, bancos e FIESP. Será a opção da elite pra impedir a esquerda retornar ao poder.

- E quem não é da Globo, banqueiro e da FIESP?

 

- Participarão do processo decisório "democrático" como concorrentes, apenas. O centro direita foram os grandes vencedores nessa eleição. Tenho comigo que o povo baniu e banera qualquer discurso autoritário.Portanto, o Luciano certamente será o próximo presidente.

- Viva a democracia! Os governos passam! A bola precisa ser bem tratada para atingirmos o gol da liberdade, fraternidade e igualdade!




Rita Lee postou na semana passada em seu Facebook um drops em que assinala que sempre foi fascinada por canhotos, sendo especialista em detectá-los, nos mínimos gestos. Ela revela ainda que já encheu dois cadernos com nomes de celebridades canhotas.




 

https://images.virgula.com.br/2015/04/ritalee.jpg

ritalee

Sendo assim, nos inspiramos e criamos nosso próprio caderninho. Confira quanto famoso canhoto tem por aí!

https://www.virgula.com.br/famosos/inspirados-por-rita-lee-fizemos-nosso-caderninho-de-famosos-canhotos-veja-so/#img=17&galleryId=953604

 

 

 

 

Carlos Drummond de Andrade uma vez definiu Garrincha desta forma:

Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho8.

 

[...]

 

Sobre Pelé, o jornalista Celso Dario Unzelte apresenta comparações que podem facilitar ao leitor compreender, um pouco, o talento e capacidade daquele que é considerado por muitos o maior desportista do século vinte:

Ao longo da história do futebol, existiram jogadores que foram mestres no drible, como o brasileiro Garrincha e o argentino Maradona. Outros tinham força e precisão nos chutes com a perna esquerda, como o húngaro Puskas, ou eram perfeitos no passe, como o alemão Beckembauer. Houve gênios táticos, como o holandês Cruyff. E goleadores velozes, como outro argentino, Di Stefano. Mas apenas um craque, até hoje, conseguir reunir ao mesmo tempo todas essas e uma infinidade de outras qualidades: o brasileiro Pelé. Por isso, somente ele é chamado de Rei. E considerado o melhor de todos9.

 

 

 

 

[...]

 

 

Amarildo assumiu o lugar do Rei e deu conta do recado como lembra Didi:

Eu era onze anos mais velho. Logo, muito respeitado pelo grupo. Por isso, o convenci a cair na esquerda, enquanto Zagallo fechasse para o meio ou recuasse para ajudar a defesa. Aí, o Pelé se machucou e foi afastado da Copa. A imprensa paulista ficou desolada e achou que estava tudo perdido. Procurei o doutor Paulo e o Aimoré e conversamos. Expliquei que não seria difícil. Era escalar o Amarildo, porque eu na meia, Zagallo na ponta e Nílton Santos atrás, escoaríamos o Amarildo. Conhecíamos a sua valentia. E ele correspondeu. Nem de longe amarelou diante da responsabilidade10.

 

[...]

 

A Argentina não era um time de se encher os olhos mas acabou sendo campeã, assim como em 1978, em cima da Alemanha Ocidental na final. O jogo terminou em três a dois. Burruchaga foi um dos destaques entre os argentinos mas quem realmente surgiu para o mundo foi Diego Armando Maradona. Dono de um drible fantástico, boa velocidade e conclusão certeira com a canhota, o baixinho encantou o mundo todo com suas jogadas. Na partida contra a Inglaterra, pelas semifinais, ele deixou sua marca histórica ao fazer dois gols inesquecíveis: um de mão, que o juiz não viu, e outro em que saiu de seu campo driblando diversos ingleses, inclusive o goleiro Shilton, e marcou aquele que é considerado o mais belo de todas as Copas.

Maradona também fez parte destas transferências que passaram a ser tão comuns na década de 80. Em 1982 foi comprado pelo Barcelona da Espanha. Dois anos mais tarde foi para o Napoli da Itália, onde foi campeão italiano duas vezes (1987 e 1990, títulos inéditos para o clube até então) e ficou até 1991. Foram os únicos anos de prestígio dos napolitanos. Em 1992 voltou à Espanha mas desta vez ao Sevilha. O jogador acabou se envolvendo com drogas e teve um final de carreira melancólico. Até hoje luta pela reabilitação...

 

[...]

 

Vários foram os craques que já existiram na história mundial. Nomes como o do atacante húngaro Ferenc Puskas, do francês Michel Platini, de seu compatriota Just Fontaine, maior artilheiro em uma única Copa do Mundo com treze gols e o lendário goleiro russo Lev Yashin, conhecido por Aranha Negra, considerado o melhor que já existiu na posição, trazem boas lembranças. O inglês Bobby Charlton, que até hoje é admirado em seu país, o atacante Eusébio, responsável pela melhor seleção que Portugal já teve, o Kaiser alemão Franz Beckenbauer, o Pelé Branco Johan Cruyff e o polêmico semideus Diego Armando Maradona são alguns nomes que fazem parte da lista de estrelas inesquecíveis em todas as torcidas do mundo.

 

[...]

 

Vários foram os craques que já existiram na história mundial. Nomes como (...) e o polêmico semideus Diego Armando Maradona são alguns nomes que fazem parte da lista de estrelas inesquecíveis em todas as torcidas do mundo.

O Brasil... bem, (...) Sempre se fecha uma lista de grandes destaques com os melhores. Mané Garrincha e o Rei Pelé.

Sempre se fecha uma lista de grandes destaques com os melhores. Mané Garrincha e o Rei Pelé.

 

 

[...]

 

(...) Nem me refiro a Pelé e Garrincha porque estes são exceções para qualquer período do futebol. (...)

 

[...]

 

Kaká não se considera craque mas fez uma declaração que reflete bem o assunto tratado aqui:

Além das coisas que a gente faz em campo, tem que fazer uma foto aqui, outra coisa ali. Vira um produto da mídia, mas faz parte. Me vejo como uma empresa. Estou prestando um serviço para o São Paulo. Tenho que estar bem. Se a minha empresa for boa, o meu cliente, que é o São Paulo, vai ficar satisfeito comigo. Assim vou recebendo, vou ganhando. E vou buscar um cliente maior, a Seleção, um clube estrangeiro... Se o São Paulo precisar vender meus serviços, pode também28.

 

 

https://www.ufjf.br/facom/files/2013/04/LPereira2.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2000 FOLHA DE S.PAULO esporte 

 

FUTEBOL
Canhotos e destros

TOSTÃO
COLUNISTA DA FOLHA

A equipe brasileira está torta pela esquerda. No início do segundo tempo contra o Chile, atuavam Alex, Ricardinho, Djalminha e Rivaldo.
Todos canhotos.
Depois, entrou o destro Marques, que também quase só atua pela ponta esquerda.
Não sou contra um time ter muitos canhotos, pois devem jogar os melhores.
Sou contra vários jogadores ocuparem o mesmo espaço.
Se uma equipe tiver somente atacantes destros pela direita, ou pela esquerda, também será um time torto.
Em 1968, numa excursão à Europa, o meio-campo da seleção brasileira era formado por três jogadores canhotos.
Jogava o Gérson pelo meio, o Rivellino pela esquerda e o Tostão pela direita. Deu certo. O espaço era bem dividido.
Em 1970, na Copa do México, os três canhotos jogaram novamente.
Gérson na armação pelo meio, Clodoaldo à sua direita, e Rivellino na esquerda.
Na frente, Tostão de pivô. Os destros Pelé e Jairzinho se revezavam na meia-direita.
Em 1982, na Copa da Espanha, os destros Sócrates e Zico se alternavam, com sucesso, na meia-direita.
Em 1994, na Copa dos Estados Unidos, a seleção não foi espetacular, mas foi eficiente. O time atuava de um lado e de outro com a mesma qualidade.
Em 1998, na Copa da França, depois de quatro anos de indecisão, Zagallo pôs o canhoto Leonardo do lado direito. Ele não se adaptou e foi um dos principais problemas do time.
Não somente a seleção atual, mas também a maior parte dos times brasileiros jogam com dois volantes, um armador canhoto pela esquerda e um outro meia (frequentemente canhoto) na ligação com o ataque. Falta um meia-direita.
Esse é um dos motivos de não se ter bons laterais direitos. Eles ficam isolados, sem apoio de um armador desse lado.
Quando o armador ofensivo canhoto joga pela direita, procura sempre o meio para driblar, passar ou finalizar. Isso, esporadicamente, surpreende o adversário.
No entanto, as jogadas mais eficientes de ataque são pelas laterais, e não a troca de passes e tabelas pelo centro.
Alguns canhotos têm mais facilidade em atuar pela direita.
Alex vai bem por ali. Rivaldo, ao contrário: até ajeitar o corpo e colocar a bola no pé esquerdo, a defesa adversária já se arrumou.
É fácil para o adversário anular as jogadas quando elas predominam no mesmo lado.
Toda equipe precisa de equilíbrio e de harmonia tática. Isso serve de sustentação e de apoio para o grande jogador mostrar seu talento, sua criatividade e sua improvisação.
No futebol e em qualquer profissão, para se fazer bem feito é necessário conhecer profundamente e praticar os conceitos mais simples e básicos.
As revoluções e os gênios são raros.

Desde minha época de atleta, noto que os jogadores de futebol não entendem e não gostam de críticas. Ninguém gosta. Adoram elogios.
Na última Olimpíada, depois da trombada entre Dida e Aldair, contra o Japão, conversei com o goleiro. Disse a ele que, na minha opinião, não deveria jogar tão plantado no gol, já que a defesa brasileira atuava adiantada. Em qualquer lançamento nas costas dos zagueiros, chegaria atrasado. Citei o exemplo do goleiro Van der Saar, da Holanda, mestre nesse fundamento.
Dida, mal-humorado e contrariado, respondeu-me: "Se eu ficar fora do gol, jogam a bola por cima de mim".
Ora, são os riscos.
Como goleiro da seleção brasileira, ele deveria saber o momento exato de fazer uma coisa ou outra.
Quando vi o Dida jogar no início de sua carreira, imaginei que se tornaria o melhor goleiro do mundo.
Evidentemente, não é o melhor. É excelente. Talvez ainda seja o melhor do Brasil.
Penso que Dida não evoluiu mais porque não teve consciência crítica de suas virtudes e defeitos.
Talvez não tenha sido bem orientado. Treinou muito e aprendeu pouco.
Rogério não é melhor que Dida, mas tem mais consciência de suas virtudes e dificuldades.
Na seleção, essa qualidade poderá ser decisiva.
Esse é o maior defeito do jogador de futebol: não sabe, ou não quer saber, suas limitações. Sentem-se ofendidos quando seus defeitos são apontados.
Na verdade, essa é a principal dificuldade de todos os profissionais, em qualquer área. Somos todos vaidosos para enxergar nossos erros.
Uns, mais que outros.
E-mail tostao.folha@uol.com.br

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk2308200037.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

El sueño del pibe

Reinaldo Yiso





 


No link:

https://youtu.be/AKXj3d_zOaU

Diego Armando Maradona

 

 

 

 

 

Golpearon la puerta de la humilde casa,

la voz del cartero muy clara se oyó,

y el pibe corriendo con todas sus ansias

al perrito blanco sin querer pisó.

 

"Mamita, mamita" se acercó gritando;

la madre extrañada dejo el piletón

y el pibe le dijo riendo y llorando:

"El club me ha mandado hoy la citación."

 

Mamita querida,

ganaré dinero,

seré un Baldonedo,

un Martino, un Boyé;

dicen los muchachos

de Oeste Argentino

que tengo más tiro

que el gran Bernabé.

Vas a ver que lindo

cuando allá en la cancha

mis goles aplaudan;

seré un triunfador.

Jugaré en la quinta

después en primera,

yo sé que me espera

la consagración

 

Dormía el muchacho y tuvo esa noche

el sueño más lindo que pudo tener;

El estadio lleno, glorioso domingo

por fin en primera lo iban a ver.

 

Faltando un minuto están cero a cero;

tomó la pelota, sereno en su acción,

gambeteando a todos se enfrentó al arquero

y con fuerte tiro quebró el marcador.

 

https://youtu.be/AKXj3d_zOaU

 

 

 

 

Poema de Sete Faces

Carlos Drummond de Andrade

 





No link:

https://youtu.be/0oZN5GVzOoE

 

 

Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida

As casas espiam os homens
Que correm atrás de mulheres
A tarde talvez fosse azul
Não houvesse tantos desejos

O bonde passa cheio de pernas
Pernas brancas pretas amarelas
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração
Porém meus olhos
Não perguntam nada

O homem atrás do bigode
É sério, simples e forte
Quase não conversa
Tem poucos, raros amigos
O homem atrás dos óculos e do bigode

Meu Deus, por que me abandonaste
Se sabias que eu não era Deus
Se sabias que eu era fraco

Mundo mundo vasto mundo
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não seria uma solução
Mundo mundo vasto mundo
Mais vasto é meu coração

Eu não devia te dizer
Mas essa lua
Mas esse conhaque
Botam a gente comovido como o diabo

Composição: Carlos Drummond de Andrade. 

https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/460830/

 

 

 

 

 

 

 

Tratos À Bola

Rita Lee




No link:

https://youtu.be/euyNxDfiPos

 

 

Eu ontem encontrei um amiguinho de infância
Aquele que vivia me chamando de bobinha
Eu lembro que uma vez ele me disse
Hei, menina, um dia eu ainda vou te amar de verdade
E daí, eu cresci, dei tratos à bola e saí por aí!

Senhoras e senhores, imaginem minha cara
Aquela que eu fazia quando eu era menininha
Acreditem que o meu namoradinho de infância
Voltou e completou aquela velha profecia
E daí, e daí, deu tratos à bola e saiu por aí!

Mas isso me mostrou que nada é mesmo impossível
Uma vez que se acredite de todo coração
Eu gosto de pensar que tenho a vida pela frente
Pra ver acontecer o que nem sonha a imaginação
E daí, e daí, dar tratos à bola e sair por aí!

Composição: Lee Marcucci / Luiz Sergio / Rita Lee. 

https://www.letras.mus.br/rita-lee/1270973/

Nenhum comentário:

Postar um comentário