Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quinta-feira, 30 de maio de 2024
JUIZ DE FORA
O bugre, um João-Ninguém: um personagem brasileiro
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Cenáculo São João Evangelista - Servas e Religiosos Sacramentinos
Durante as celebrações do Corpus Christi, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, anunciou que o Cenáculo São João Evangelista, localizado no Centro da cidade, será mais um futuro Santuário da Arquidiocese.17 de jun. de 2022
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PARABÉNS!
Juiz de Fora
174 ANOS
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— O bugre é também um personagem do meio rural brasileiro que aparentemente não possuiria uma história de tão longo fôlego, de tão...
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De Fora Para Dentro: O Papel do Juiz de Fora em Portugal e Suas Colônias
Bugres e Brugueiros: Mandar, Obedecer e Desobedecer na História e na Atualidade
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Os bugres, inteiramente abandonados a seus próprios corpos, são, como disse um dos entrevistados, "ninguém, um João-Ninguém"!
SciELO - Brazil
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de LADM Guisard · 1999 · Citado por 31
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Celebrar os 174 anos de Juiz de Fora é mais do que relembrar sua fundação; é refletir sobre as dinâmicas de poder que moldaram e continuam a influenciar a cidade. Desde os tempos coloniais, quando juízes eram enviados 'de fora' para impor ordem, até os dias atuais, as relações de mando e obediência permanecem em jogo. Mas, enquanto alguns se julgam ter nascido para mandar, outros, considerados 'bugres', sempre encontraram formas de desobedecer. Este artigo explora essas tensões históricas e suas ressonâncias modernas, desafiando-nos a reconsiderar o que significa verdadeiramente exercer poder e autoridade.
Essa abordagem contextualiza a celebração da cidade dentro de uma crítica mais ampla e provocativa sobre poder e resistência, tornando o artigo relevante e envolvente para leitores interessados em história, política e sociedade.
"Toda cidade é uma história. Juiz de Fora é uma cidade. Logo,..."
Completar a frase justificando, fundamentando e narrando a essência dessa cidade que em 31 de maio de 2024 completa 174 anos.
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POEMA: Arte de Amar - Manuel Bandeira
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MANUEL BANDEIRA – DECLARAÇÃO DE AMOR
Juiz de Fora! Juiz de Fora!
Guardo entre as minhas recordações
Mais amoráveis, mais repousantes
Tuas manhãs!
Um fundo de chácara na Rua Direita
Coberto de trapuerabas.
Uma velha jabuticabeira cansada de doçura.
Tuas três horas da tarde…
Tuas noites de cineminha namorisqueiro…
Teu lindo parque senhorial mais segundo-reinado do que a própria Quinta da
Boa Vista…
Teus bondes sem pressa dando voltas vadias…
Juiz de Fora! Juiz de Fora!
Tu tão de dentro deste Brasil!
Tão docemente provinciana…
Primeiro sorriso de Minas Gerais!
Manuel Bandeira, Estrela da manhã".
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"Valsa 'Oh! Minas Gerais' é registrada como bem imaterial de Juiz de Fora'
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Hino de Minas Gerais
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Ó, Minas Gerais
Ó, Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Ó, Minas Gerais
Ó, Minas Gerais
Ó, Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Ó, Minas Gerais
Tuas terras que são altaneiras
O teu céu é do puro anil
És bonita, ó, terra mineira
Esperança do nosso Brasil
Tua Lua é a mais prateada
Que ilumina o nosso torrão
És formosa, ó, terra encantada
És orgulho da nossa nação
Ó, Minas Gerais
Ó, Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Ó, Minas Gerais
Ó, Minas Gerais
Ó, Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Ó, Minas Gerais
Teus regatos a enfeitam de ouro
Os teus rios carreiam diamantes
Que faiscam estrelas de aurora
Entre matas e penhas gigantes
Tuas montanhas são preitos de ferro
Que se erguem da pátria alcantil
Nos teus ares, suspiram serestas
És altar deste imenso Brasil
Composição: Manoel Araújo / José Duduca De Morais.
Hinos de Estados
Letra
Significado
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Texto do Artigo (Trecho de Introdução):
De Fora Para Dentro: O Papel do Juiz de Fora em Portugal e Suas Colônias
Bugres e Brugueiros: Mandar, Obedecer e Desobedecer na História e na Atualidade
Celebrar os 174 anos de Juiz de Fora é mais do que relembrar sua fundação; é refletir sobre as dinâmicas de poder que moldaram e continuam a influenciar a cidade. Desde os tempos coloniais, quando juízes eram enviados 'de fora' para impor ordem, até os dias atuais, as relações de mando e obediência permanecem em jogo. Mas, enquanto alguns se julgam ter nascido para mandar, outros, considerados 'bugres', sempre encontraram formas de desobedecer. Este artigo explora essas tensões históricas e suas ressonâncias modernas, desafiando-nos a reconsiderar o que significa verdadeiramente exercer poder e autoridade."
Complemento:
"Toda cidade é uma história. Juiz de Fora é uma cidade. Logo, Juiz de Fora é uma história viva e palpitante, onde cada esquina, cada prédio e cada memória ressoam com as vozes de seu passado e as aspirações de seu futuro. Celebrar seus 174 anos é reconhecer não apenas suas raízes coloniais e suas lutas por identidade e autonomia, mas também o amor e a saudade expressos nas palavras de Manuel Bandeira, que capturam a essência de uma cidade que se orgulha de seu caráter e de suas tradições."
Justificativa e Fundamentação:
Conexão com o Tema Histórico:
Relações de Poder: Ao destacar as dinâmicas de mandar e obedecer, o artigo conecta-se diretamente com a função histórica dos juízes de fora, que foram essenciais na administração colonial, representando a autoridade e o controle externos. Esta prática reforça a estrutura de poder, mas também gera resistência e formas de desobediência, refletidas nos "bugres" que simbolizam a população local que muitas vezes resistia às imposições externas.
Essência da Cidade:
História e Modernidade: A frase "Toda cidade é uma história" enfatiza que Juiz de Fora é um lugar onde o passado e o presente se entrelaçam continuamente. A história da cidade não é estática; é um fluxo constante de eventos e mudanças que moldam sua identidade. Celebrar seu aniversário é uma oportunidade de refletir sobre essa jornada histórica.
Reflexão Poética e Cultural:
Manuel Bandeira: A citação de Manuel Bandeira traz um elemento de nostalgia e afeto, mostrando como Juiz de Fora é vista não apenas como um ponto geográfico, mas como um lugar de memórias e sentimentos profundos. Bandeira's poetry captures the city's serene and provincial charm, reflecting its cultural richness and historical significance.
Patrimônio Imaterial:
Valsa 'Oh! Minas Gerais': O registro da valsa como bem imaterial de Juiz de Fora sublinha a importância das tradições culturais e da música na identidade da cidade. A valsa, com seu ritmo envolvente, representa a alma mineira e a hospitalidade da cidade, reforçando a ideia de que Juiz de Fora é uma cidade viva, onde a história e a cultura continuam a se manifestar em cada celebração.
Subtítulo Provocativo:
Bugres e Brugueiros: Este subtítulo é uma crítica social que questiona as hierarquias de poder estabelecidas, incentivando o leitor a refletir sobre as desigualdades persistentes e a necessidade de uma análise crítica das estruturas de autoridade. Ele provoca uma reavaliação das dinâmicas de poder não apenas no contexto histórico, mas também na sociedade atual.
Conclusão:
A frase complementa o artigo ao ligar a celebração histórica de Juiz de Fora com uma crítica profunda e reflexiva sobre as dinâmicas de poder. A inclusão de elementos poéticos e culturais reforça a conexão emocional e identitária dos moradores com a cidade, fazendo do artigo uma peça relevante e cativante que celebra os 174 anos de Juiz de Fora de maneira significativa e provocativa.
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Serra do Luar
Walter Franco
Letra
Significado
Amor, vim te buscar
Em pensamento
Cheguei agora no vento
Amor, não chora de sofrimento
Cheguei agora no vento
Eu só voltei prá te contar
Viajei...Fui prá Serra do Luar
Eu mergulhei...Ah!!!Eu quis voar
Agora vem, vem prá terra descansar
Viver é afinar o instrumento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
Amor, vim te buscar
Em pensamento
Cheguei agora no vento
Amor, não chora de sofrimento
Cheguei agora no vento
Eu só voltei prá te contar
Viajei...Fui prá Serra do Luar
Eu mergulhei...Ah!!!Eu quis voar
Agora vem, vem prá terra descançar
Viver é afinar o instrumento (de dentro)
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo
Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
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A CIDADE
JUIZ DE FORA
Histórico
Datas Históricas
Desmembrado de Barbacena e elevado à categoria de município em 31/05/1850.
Instalado em 07/04/1853.
Data da comemoração: 31/05.
Padroeiro: Santo Antônio (13/06).
Origem histórica de Juiz de Fora
O período de maior crescimento de cidades, em toda a História do Brasil, corresponde à mineração aurífera em Minas Gerais, no início do século XVIII. Antes, era difícil a criação de uma rede urbana, pois havia restrito comércio colonial, uma pequena vida cultural e grandes dificuldades de comunicação e transporte entre as pessoas.
Por volta do ano de 1703, foi construída uma estrada chamada Caminho Novo. Esta ligava a região das minas ao Rio de Janeiro, facilitando o transporte do ouro extraído. Assim, a Coroa Portuguesa tentava evitar que o ouro fosse contrabandeado e transportado por outros caminhos, sem o pagamento dos altos tributos, que incidiam sobre toda extração.
O Caminho Novo passava pela Zona da Mata Mineira e, desta forma, permitiu maior circulação de pessoas pela região, que, anteriormente, era formada de mata fechada, habitada por poucos índios das tribos Coroados e Puris.
Às suas margens surgiram diversos postos oficiais de registro e fiscalização de ouro, que era transportado em lombos de mulas, dando origem às cidades de Barbacena e Matias Barbosa. Outros pequenos povoados foram surgindo em função de hospedarias e armazéns, ao longo do caminho, como o Santo Antônio do Paraibuna, que daria origem, posteriormente, à cidade de Juiz de Fora.
Nesta época, o Império passa a distribuir terras na região, para pessoas de origem nobre, denominada sesmarias, facilitando o povoamento e a formação de fazendas que, mais tarde, se especializariam na produção de café. Em 1853, a Vila de Santo Antônio do Paraibuna é elevada à categoria de cidade e, em 1865, ganha o nome de cidade do Juiz de Fora.
Origem do nome Juiz de Fora
Este nome tão característico - Juiz de Fora - gera muitas dúvidas quanto a sua origem. Na verdade, o Juiz de Fora era um magistrado, do tempo colonial, nomeado pela Coroa Portuguesa, para atuar onde não havia Juiz de Direito.
Alguns estudos indicam que um Juiz de Fora esteve de passagem na região e hospedou-se por algum tempo numa fazenda e que, mais tarde, próximo a ela, surgiria o povoado de Santo Antônio do Paraibuna.
Expansão Cafeeira
A grande expansão cafeeira não foi privilégio do Vale do Rio Paraíba, na Província do Rio de Janeiro. Ela também se expande para regiões próximas, como a Zona da Mata em Minas Gerais, em torno de cidades como Leopoldina, Cataguases, Rio Preto e, principalmente, Santo Antônio do Paraibuna.
Nesta região, a produção cafeeira atingiu também um vasto território, composto de várias fazendas. Nelas trabalhavam um grande número de escravos, uma média de 100 por fazenda. A produção de café utilizava poucas técnicas e, quando os solos se desgastavam, novas matas eram derrubadas e a produção se expandia.
A cafeicultura que floresceu ao redor do Santo Antônio do Paraibuna transformou a Vila no principal núcleo urbano da região. Nela, a produção das fazendas se concentrava para ser transportada e comercializada na Corte, na cidade do Rio de Janeiro. Além de se constituir em local onde se encontravam os variados gêneros de subsistência, possuía, também, funções sociais e culturais, como ponto de encontro das famílias para lazer e diversão.
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Prefeitura de Juiz de Fora - Institucional - História de JFEstrada União e Indústria
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Estrada União e Indústria
Neste período, ainda na década de 1850, iniciou-se a construção da Estrada União e Indústria, por iniciativa de Mariano Procópio Ferreira Lage. Esta estrada foi construída com objetivos de encurtar a viagem entre a Corte e a Província de Minas, destinando-se ao transporte do café. Neste momento, Juiz de Fora recebeu a primeira leva de imigrantes alemães.
A produção de café na Zona da Mata cresceu muito e Minas Gerais se tornou uma grande província cafeeira. Em 1875, a cidade de Juiz de Fora era a mais próspera entre outras localidades, possuindo a maior quantidade de escravos, sendo seguida por Leopoldina, Mar de Espanha e São Paulo do Muriaé.
Este período de prosperidade não demorou muito a declinar e, já na segunda década do século XX, a cultura do café estava desgastada na Província. Só que esta crise não afeta muito o dinamismo da cidade de Juiz de Fora, que contava já com outras atividades, como a indústria.
Escravidão
Em Minas Gerais, a maior utilização dos escravos foi durante o período minerador. O trabalho exigia uma grande quantidade de mão-de-obra, pois, para um senhor receber uma pequena porção de terra para extração aurífera, deveria comprovar ter, no mínimo, 12 escravos. O martírio dos escravos durou até o final deste período, quando a extração concentrava-se nas galerias subterrâneas, controlados pelas companhias inglesas.
A escravidão na Zona da Mata mineira só se instalou definitivamente através da expansão cafeeira. Em 1855, na Vila de Santo Antônio do Paraibuna, havia um total de 4 mil escravos para 2.400 homens livres e, em 1872, havia 18.775 escravos para 11.604 livres.
Imprensa
A imprensa de Juiz de Fora era muito ativa. O primeiro impresso, com o nome "O Imparcial", data de 1870. O mais importante do período, "O Pharol", foi publicado entre 1872 e 1939. Este acompanhou diversos momentos históricos e sempre contribuiu para a formação da opinião pública, retratando a atividade cultural da cidade. O dinamismo da imprensa juizforana era tão intenso que, no século XIX, contou com 55 jornais.
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Prefeitura de Juiz de Fora - Institucional - Estrada União e Indústria
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Imigração alemã
O governo do Império, a partir de 1850, passou a incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil. Seus principais objetivos eram o povoamento de regiões vazias, a valorização das terras que seriam ocupadas pelos imigrantes e a produção de alimentos que pudessem abastecer as lavouras de café.
Em Juiz de Fora, esta política teve reflexos através das iniciativas de Mariano Procópio Ferreira Lage. Este conseguiu empréstimos para a introdução de colonos alemães na cidade. Seu objetivo inicial era conseguir mão-de-obra especializada para a construção da estrada União e Indústria. Contratou, em 1853, vários técnicos, engenheiros, arquitetos e, após 3 anos, 20 artífices como ferreiros, pintores, latoeiros. O objetivo era criar um núcleo colonial de alemães na cidade, conseguindo apoio para contratar 2 mil colonos. Assim, em 1857, chegaram 1.162 imigrantes alemães, correspondendo a 20% da população total da cidade.
Foram instalados em uma vasta área, correspondendo hoje aos bairros de São Pedro, Borboleta e parte do Fábrica. Foram distribuídos em lotes de terras, carregados de produzir gêneros alimentícios. A colônia não conseguiu se manter por muito tempo. A ausência de mercado para os produtos plantados se associava à falta de incentivos. Muitas eram as dificuldades com relação à língua, costumes, religião e início das primeiras roças. Assim, muitos colonos foram abandonando suas terras e se fixando na cidade, somando-se àqueles trabalhadores braçais, operários, ligados à Companhia União e Indústria.
Os alemães foram aos poucos se integrando às atividades urbanas, se tornaram carroceiros, sapateiros, marceneiros, operários, pedreiros etc. Deram origem a várias fábricas de cerveja, num total de oito. Os alemães, junto a outras pessoas da cidade, criaram costumes, fundições e malharias contribuido, assim, para o crescimento industrial da cidade.
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Prefeitura de Juiz de Fora - Institucional - Histórico de JF
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Breve histórico da cultura em Juiz de Fora
Mais européia que colonial, Juiz de Fora, cidade do século XIX, em estreita vinculação com o dinamismo do Rio de Janeiro, não participou da cultura colonial mineira. Seu desenvolvimento industrial, pautado pela modernização capitalista, trouxe para a cidade, além de apitos das fábricas e da luz elétrica, o desejo de civilizar-se nos moldes dos centros europeus. Seus teatros, cinemas e intensa atividade literária refletiam a vontade de criar uma nova imagem para a cidade, fugindo à tradição escravista.
Os estudos até agora realizados sobre a vida cultural de Juiz de Fora revelam a existência de várias fases ao longo dos dois últimos séculos. Inicialmente, percebe-se uma cidade mais aberta. A distância dos centros barrocos, somada à prosperidade econômica, atraiu interesses mais variados. Aqui residiam católicos, protestantes, espíritas, maçons, liberais, republicanos, monarquistas... Embora houvesse conflitos entre eles, a cidade se mostrava receptiva ao debate de idéias.
Arquitetura eclética - O estilo eclético das construções permite a integração de várias manifestações arquitetônicas do passado, responsáveis por encontrarmos, na cidade, construções que lembrem castelos medievais, igrejas que imitam o gótico europeu ou a fachada de um templo grego. No final da primeira década do século XX, observa-se também construções em estilo Art Noveau, muito fácil de reconhecer graças ao uso de uma rica decoração nas fachadas das casas, onde predominam as linhas curvas, imitando fitas, flores..., demonstrando a habilidade dos trabalhadores daquele tempo e a riqueza dos moradores.
A Igreja - Na década de 20, aquele ambiente de acirrado debate de idéias se interrompe. Em 1925, a presença da Igreja Católica se tornou mais ostensiva com a criação da Diocese de Juiz de Fora. Para Pedro Nava, por exemplo, a cidade ficou mais severa, mais controladora da maneira de pensar das pessoas. Nesta época, então, uma elite católica buscava a afirmação de sua identidade. Em Juiz de Fora , organizou-se um movimento de jovens católicos, ligado ao Centro D. Vital do Rio de Janeiro. Esse movimento, mais tarde, daria origem à Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora. Criada nos anos 40, a Faculdade foi responsável por um fecundo debate entre os intelectuais da cidade. Embora presa a uma visão conservadora, não se importando muito com as questões sociais, nela, os filhos de classe média e elite encontraram um ambiente aberto às idéias artísticas.
Estilos Art Deco e Moderno - Nesse período, a "cara" da cidade se revestia de pó de pedra, ou seja, as construções, principalmente do centro comercial, eram influenciadas por um outro estilo arquitetônico: O Art Deco. Buscando uma maior racionalidade, esse estilo reduziu a decoração das fachadas a formas mais retas, mais geométricas. Nas fachadas, ao invés da pintura, se usou muito revestimento de pó de pedra, em tons cinza ou ferrugem.
Mas a grande mudança em nossa arquitetura se deu a partir do centenário da cidade. Começaram a surgir, na década de 50, algumas construções que seguiam concepções modernas, com o emprego de muito vidro, coluna, linha reta: a funcionalidade do prédio para as pessoas que iriam utilizá-lo, era mais importante que a decoração de fachadas. Exemplos deste processo são as obras do arquiteto Niemeyer (projetista do prédio na montagem ao lado, o "Clube Juiz de Fora") e os pintores Di Cavalcanti e Portinari (autor do painel ao fundo da montagem, "As Quatro Estações"). Esses nomes deixaram sua marca na cidade, incentivando os artistas locais a utilizarem uma linguagem moderna.
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Prefeitura de Juiz de Fora - Institucional - Histórico de JF
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Dos anos 60 em diante...
No final dos anos 60, mais modificações: o crescimento populacional, urbanização descontrolada, economia baseada na prestação de serviços, o acirramento das questões sociais e o intenso debate político, característico da época. A criação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no governo do Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, trouxe à cidade uma contribuição fundamental: empregou e atraiu milhares de estudantes, incentivando um maior consumo de bens e de serviços.
O antigo conservadorismo católico, que desde meados da década de 20, dominava a cidade, se desfez. Maior circulação de idéias, possibilitando, inclusive, a resistência cultural por parte do movimento estudantil na década de 70. Nesse momento vários grupos de teatro surgiram, música e poemas multiplicaram-se nos mimeógrafos. O Cine-Clube e a Galeria de Arte Celina permitiram aos jovens o conhecimento de uma arte que falava mais diretamente da liberdade e do "caos" da vida urbana.
Com o aumento da população, a especulação imobiliária, que sempre esteve presente no crescimento da cidade, motivou uma arquitetura "descuidada". Em nome do baixo custo de produção, edificaram-se verdadeiros "caixotes". Os prédios de importância histórica, foram em grande parte destruídos em nome de um progresso questionável, uma vez que a maioria da população dele não participa.
Nos últimos anos, observamos uma preocupação maior com o patrimônio histórico da cidade. Vários prédios importantes foram tombados graças ao envolvimento afetivo da população em defesa do seu passado. Esse cuidado com a nossa memória não está restrito às obras arquitetônicas. Está também presente na preservação de outros vestígios do passado, como os documentos escritos, as fotografias, objetos...
Prefeitura de Juiz de Fora - Institucional - História
Outro breve Histórico sobre a origem da cidade*
"...[Nos últimos anos do século XVIII, e nas primeiras décadas do século XIX, (...) o café, introduzido por Palheta no Vale do Paraíba Fluminense e logo estendido ao Vale do Paraíba Paulista e Mineiro, alastrou-se como mancha de óleo no mar, por todo o Vale do Rio Paraíba do Sul. Aqui começa oficialmente a História da Região das Matas do Leste. Seus povoados agrícolas iniciam a escalada para se tornarem vilas e sedes de Município.
Tal escalada deveu-se, também, à abertura do Caminho Novo por Garcia Dias Paes. O Caminho Novo, que ligava a Corte ao centro da Região das Minas [, ... foi] um braço significativo do avanço da 'mancha de óleo' no Vale do Rio Paraíba do Sul. [... Este caminho] passava ao longo de trechos das margens do rio Paraibuna, afluente do rio Paraíba do Sul.
A atual cidade de Juiz de Fora teve sua origem em povoados agrícolas às margens do rio Paraibuna, situados ao longo do traçado do Caminho Novo. Os antigos habitantes dessas povoados agrícolas têm o direito de afirmar que Juiz de Fora se originou no Caminho Novo ...
Entre os povoados que aí se desenvolveram, o primeiro de que se tem notícia é o povoado do Morro da Boiada, dedicado à proteção de Sto. Antônio de Pádua. Juiz de Fora chamou-se, originalmente, Sto. Antônio do Morro da Boiada do Paraibuna [,...] conhecida como Arraial de Sto. Antônio do Paraibuna. Desde que se formaram os v·rios povoados agrícolas da Regi"o das Matas do Leste, o governo do Rio de Janeiro, cuja jurisdição estendia-se até o centro da Regi"o das Minas, fez doações de sesmarias a seus funcionários e agregados imediatos. Na região em que hoje se situa Juiz de Fora, o governo ... doou uma sesmaria a José Antônio, secretário do governo. Esse sesmeiro jamais veio localizar sua sesmaria e dela, portanto, não tomou posse efetiva. Mas, como juridicamente lhe pertencia, vendeu-a a Bustamante e Sá, aposentado da carreira jurídica no cargo de Juiz de Fora**.
Bustamante e Sá viveu com sua família na Fazenda Velha, demolida nos anos quarenta deste século. Em torno do casar"o da fazenda Velha formara-se um povoado com algumas vendas.
Os moradores dos povoados próximos ao Caminho Novo ... iam ali fazer compras ... Ao irem às compras, essas pessoas diziam ir ao Juiz de Fora. Impõe-se a tradição oral de toda essa região: os vários povoados passaram a ser chamados de Sto. Antônio do Paraibuna do Juiz de Fora.
Fernando Henrique Guilherme Halfeld, velho engenheiro, alemão de nascimento, recebeu do Império do Brasil, em 1836, o encargo de abrir uma variante do Caminho Novo, que então ...[reunia,] às suas margens, os vários povos da região, em um grande processo de sinecismo. Foi graças a esse sinecismo que a população de Sto. Antônio do Paraibuna de Juiz de Fora foi, em 1850, levada á Vila, e logo após, à sede de Município."
* Extraído de: BOTTI, Carlos Alberto Hargreaves (1994). Companhia Mineira de Eletricidade. Companhia Energética de Minas Gerais, Centro de Pesquisas Sociais, UFJF, pp. 19-20. Este texto está no Anuário Estatístico de Juiz de Fora de 2004
** Segundo se pode apurar, o cargo jurÍdico de Juiz de Fora foi trazido para as colônias americanas pelos colonizadores portugueses e espanhóis. A tradição ibérica assimilou essa função jurídica dos mouros, invasores da Península Ibérica, durante a Idade Média Ocidental. Os árabes, por sua vez, tomaram esse cargo jurídico das antigas Alexandrias [ ...onde] Alexandre, O Grande, ... institui essa função para que o juiz das Alexandrias, morando fora da comunidade urbana, pudesse julgar com isenção de pessoa.
Fonte: Livro "Juiz de Fora: Vivendo a História", da professora e pesquisadora da UFJF Mônica Ribeiro de Oliveira/ Outro Histórico é de Carlos Alberto Hargreaves Botti (1994), extraído da Companhia Mineira de Eletricidade. Companhia Energética de Minas Gerais, Centro de Pesquisas Sociais, UFJF, pp. 19-20/ Anuário 2004
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