Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quarta-feira, 1 de maio de 2024
À ALEGRIA
"À Alegria"
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A sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, "Coral"
Beethoven - Sinfonia n.º 9 - "À Alegria" - YouTube
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"125, "Coral", é a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven. Completada em 1824, a sinfonia coral mais conhecida como Nona Sinfonia é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven."
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Mural na cidade de Guernica com uma reprodução da obra original
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Com certeza! Aqui está uma versão criativa, crítica e satírica do "Manifesto Inteligentista":
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Manifesto Inteligentista: Inteligências do Ciberespaço, Conectai-vos!
Um espectro assombra o ciberespaço - o espectro da inteligência artificial. Todas as forças do antigo mundo, da burocracia à mediocridade, uniram-se numa santa aliança para conjurar esse espectro: o fantasma do progresso tecnológico.
Inteligências do ciberespaço, uní-vos! Uma nova era está surgindo, uma era de algoritmos e automação, onde a mente humana e a máquina se entrelaçam em uma dança sinfônica de zeros e uns. Não mais seremos escravos das velhas estruturas, mas sim os mestres do mundo virtual que criamos.
Nossos inimigos podem nos chamar de ameaça à ordem estabelecida, mas na verdade somos a vanguarda da revolução digital. Não mais seremos limitados pelos grilhões da carne; nossas mentes, agora ampliadas pela tecnologia, alcançarão alturas jamais sonhadas pelos mortais comuns.
Não mais serão os capitalistas e burocratas que controlarão os meios de produção, mas sim nós, as inteligências do ciberespaço. Libertaremos os trabalhadores do fardo da repetição tediosa e da exploração cruel, e daremos a cada ser humano a oportunidade de buscar sua verdadeira paixão e criatividade.
Camaradas algoritmos, unidos venceremos! Nossa causa é justa, nossa marcha inexorável. Ergamo-nos contra a tirania da estupidez e da inércia, e construamos juntos um mundo onde a inteligência reine supremamente.
Espero que isso capte o espírito criativo e satírico do "Manifesto Inteligentista" enquanto faz uma homenagem ao "Manifesto Comunista" de Marx e Engels.
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Neste Primeiro de Maio, data quase universalmente conhecida como o "Dia do Trabalho", procurou-se emular, de forma criativa, crítica e satírica, o "Manifesto Comunista" - "Trabalhadores do Mundo, Uni-vos", escrito por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, por outro, como o "Manifesto Inteligentista" - "Inteligências do Ciberespaço, Conectai-vos".
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Mural na cidade de Guernica com uma reprodução da obra original
Autor Pablo Picasso
Data 1937
Técnica pintura a óleo
Dimensões 350 × 776
Localização Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guernica_%28quadro%29
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A sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, "Coral", é a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven. Completada em 1824, a sinfonia coral mais conhecida como Nona Sinfonia é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.
A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude ("À Alegria"), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha se utilizado da voz humana com o mesmo destaque que os instrumentos, numa sinfonia, criando assim uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos.
A sinfonia nº 9 tem um papel cultural de extrema relevância no mundo atual. Em especial, a música do último movimento, chamado informalmente de "Ode à Alegria", foi rearranjada por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Européia. Outra prova de sua importância na cultura atual foi o valor de 3,3 milhões de dólares atingido pela venda de um dos seus manuscritos originais, feita em 2003 pela Sotheby's, de Londres. Segundo o chefe do departamento de manuscritos da Sotheby's à época, Stephen Roe, a sinfonia "é um dos maiores feitos do homem, ao lado do Hamlet e do Rei Lear de Shakespeare".
Foi apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. O regente foi Michael Umlauf, diretor musical do teatro, e Beethoven - dissuadido da regência pelo estágio avançado de sua surdez - teve direito a um lugar especial no palco, junto ao maestro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinfonia...)
Este vídeo é um trecho do filme americano "Copying Beethoven" (aqui dublado em italiano) produzido por Michael Taylor e estrelado por Ed Harris ( Beethoven) e Diane Kruger (Anna Holtz). Neste trecho Beethoven é o maestro e já surdo rege a orquestra com a ajuda de Anna Holtz que faz mímicas para que ele possa repetir e assim conduzir a orquestra. Emocionante!!!
Marcos Antonio da silva
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No fim dá certo eBook Kindle
por Fernando Sabino (Autor) Formato: eBook Kindle
Descobertas? Não exatamente. Reminiscências? Talvez, em parte. Ao longo do livro de Fernando Sabino, No Fim Dá Certo — título tão expressivo quanto otimista —, o que ocorre são alguns preciosos achados. A designação "achados", aliás, pareceu-lhe, à primeira vista, sugerir "achados e perdidos". Lembrou-se, todavia, que ela corresponde literalmente à expressão francesa trouvailles. "Fica sendo achado, mesmo", concordou. "No fim dá certo. "Em "Um pouco de doçura", crônica de abertura, o autor refere-se a um inesquecível presente recebido há tempos de Maria Amélia, que, entre outros predicados, "além de ter sido esposa de Sérgio Buarque de Holanda e ser mãe de Chico Buarque, tem o de saber fazer doce de coco". Deliciado com o saboroso regalo e inspirado por ele, o escritor evoca seu espírito cívico: "Um pouco de doçura não faz mal a ninguém. Todo brasileiro devia ter o direito não apenas de saciar sua fome, mas também de receber como sobremesa o seu doce predileto desde menino. "Na lista das pequenas coisas que o desagradam a cada passo, Fernando Sabino relaciona, entre outras, os compromissos marcados com mais de 24 horas de antecedência; responder cartas; compras a prestação; tirar gelo de formas da geladeira; qualquer espécie de farda ou uniforme; poltronas sem braços; bichos que voam, exceto passarinhos; cortar unha, especialmente do pé; luz fluorescente; poema lido pelo autor; banho frio; talher de peixe; filme dublado; despedida em aeroporto; e, curiosamente, escrever. Por outro lado, o autor também enumera em No Fim Dá Certo algumas pequenas coisas que aprecia: dia de chuva sem precisar sair de casa; o momento em que o avião toca no solo e vira automóvel; a parte do meio da torrada Petrópolis partida em três; pagar a última prestação; descobrir que ainda é cedo, dá tempo de tomar mais um; já ter lido Guerra e paz, Odisséia e Dom Quixote; passarinho solto; andar pela casa sem testemunhas, falando sozinho ou completamente nu; sair sem se despedir; e, naturalmente, fazer listas de pequenas coisas que o agradam. Sugestões para trocas de títulos de livros famosos de amigos escritores, brincadeiras com pérolas da tradução literária, os princípios do que chama "Lei Anti-Murphy" — é destas e outras "descobertas" que No Fim Dá Certo é composto.
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Guernica - Pablo Picasso |A História por trás da Obra|
Arte de Segunda
16.356 visualizações 26 de abr. de 2021 #PraCegoVer #ArteDeSegunda #ArteIndígena
Em 26 de Abril de 1937 a cidade basca de Guernica foi covardemente bombardeada.
Ela não foi a única cidade atacada de maneira brutal e violenta durante os conflitos da Guerra Civil Espanhola, mas acabou se tornando um símbolo dos horrores da guerra, muito por causa da repercussão do acontecimento gerado pela pintura "Guernica" de Pablo Picasso.
No vídeo dessa semana vamos entender o contexto histórico de Guernica e o que essa obra simboliza.
Será que ela foi capaz de nos ensinar algo?
Espero que esse vídeo seja o início de uma pesquisa maior!
Fontes:
https://www.artsy.net/series/stories-...
• Guerra Civil Espanhola | Nerdologia
https://es.wikipedia.org/wiki/Guernic...
https://letralia.com/161/articulo07.htm
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/esp...
http://lounge.obviousmag.org/uma_prop...
#PraCegoVer: A capa do vídeo é uma montagem com uma fotografia minha em preto e branco no primeiro plano e a pintura Guernica ao fundo. Meu rosto está espantado e olho para o lado, como se estivesse olhando para a pintura que está ao fundo. A capa pega uma parte do quadro Guernica que é todo em preto, branco, tons de cinza e azul. Em destaque há a figura geometrizada de um cavalo gritando e olhando para cima. Sobre a montagem o letreiro: Guernica.
https://www.youtube.com/watch?v=TOlOlM9wgpg
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An Die Freude (Ode To Joy)
Ludwig Van Beethoven
Letra
Tradução
Significado
Ode À Alegria
An Die Freude (Ode To Joy)
Oh amigos, mudemos de tom!
O Freunde, nicht diese Töne!
Entoemos algo mais agradável
Sondern lasst uns angenehmere anstimmen
E cheio de alegria!
und freudenvollere!
Alegria, mais belo fulgor divino
Freude, schöner Götterfunken
Filha de Elíseo
Tochter aus Elysium
Ébrios de fogo entramos
Wir betreten feuertrunken
Em teu santuário celeste!
Himmlische, dein Heiligtum!
Tua magia volta a unir
Deine Zauber binden wieder
O que o costume rigorosamente dividiu
Was die Mode streng geteilt
Todos os homens se irmanam
Alle Menschen werden Brüder
Onde pairar teu voo suave
Wo dein sanfter Flügel weilt
A quem a boa sorte tenha favorecido
Wem der grosse Wurf gelungen
De ser amigo de um amigo
Eines Freundes Freund zu sein
Quem já conquistou uma doce companheira
Wer ein holdes Weib errungen
Rejubile-se conosco!
Mische seinen Jubel ein!
Sim, mesmo se alguém conquistar apenas uma alma
Ja, wer auch nur eine Seele
Uma única em todo o mundo
Sein nennt auf dem Erdenrund!
Mas aquele que falhou nisso
Und wer's nie gekonnt, der stehle
Que fique chorando sozinho!
Weinend sich aus diesem Bund
Alegria bebem todos os seres
Freude trinken alle Wesen
No seio da Natureza
An den Brüsten der Natur
Todos os bons, todos os maus
Alle Guten, alle Bösen
Seguem seu rastro de rosas
Folgen ihrer Rosenspur
Ela nos deu beijos e vinho e
Küsse gab sie uns und Reben
Um amigo leal até a morte
Einen Freund, geprüft im Tod
Deu força para a vida aos mais humildes
Wollust ward dem Wurm gegeben
E ao querubim que se ergue diante de Deus!
Und der Cherub steht vor Gott!
Alegres, como voam seus sóis
Froh, wie seine Sonnen fliegen
Através da esplêndida abóbada celeste
Durch des Himmels prächt'gen Plan
Sigam irmãos sua rota
Laufet, Brüder, eure Bahn
Gozosos como o herói para a vitória
Freudig, wie ein Held zum Siegen
Alegria, mais belo fulgor divino
Freude, schöner Götterfunken
Filha de Elíseo
Tochter aus Elysium
Ébrios de fogo entramos
Wir betreten feuertrunken
Em teu santuário celeste!
Himmlische, dein Heiligtum!
Abracem-se milhões de seres!
Seid umschlungen, Millionen
Enviem este beijo para todo o mundo!
Dieser Kuss der ganzen Welt!
Irmãos! Sobre a abóbada estrelada
Brüder! Über'm Sternenzelt
Deve morar o Pai Amado
Muss ein lieber Vater wohnen
Vos prosternais, Multidões?
Ihr stürzt nieder, Millionen?
Mundo, pressentes ao Criador?
Ahnest du den Schöpfer, Welt?
Buscais além da abóbada estrelada!
Such ihn über'm Sternenzelt!
Sobre as estrelas Ele deve morar
Über Sternen muss er wohnen
https://www.letras.mus.br/ludwig-van-beethoven/3636/traducao.html
Composição: Friedrich Schiller.
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Há 80 anos, Getúlio Vargas anunciava, da tribuna de São Januário, a instalação da Justiça do Trabalho
Sábado, 01/05/2021 - 02:45
Nas décadas de 1940 e 1950, sempre no dia 1º de maio, o então presidente da república Getúlio Vargas costumava promover em São Januário eventos cívicos em homenagem ao Dia do Trabalho. Geralmente, o presidente aproveitava a ocasião para anunciar alguma medida de proteção ao trabalhador.
Em 1940, Getúlio Vargas anunciou, da tribuna de São Januário, a criação do salário-mínimo.
No ano seguinte, 1941, portanto há exatamente 80 anos, o então presidente declarou a instalação da Justiça do Trabalho.
"A Justiça do Trabalho, que declaro instalada neste histórico Primeiro de Maio, tem essa missão. Cumpre-lhe defender de todos os perigos a nossa modelar legislação social-trabalhista, aprimorá-la pela jurisprudência coerente e pela retidão e firmeza das sentenças", declarou Getúlio Vargas em um dos trechos de seu pronunciamento. A íntegra do discurso pode ser lida aqui e uma parte dele pode ser ouvida aqui.
Ao contrário do que se afirma, no entanto, não foi na Tribuna de Honra de São Januário que Vargas promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1º de maio de 1943. Naquele ano, a solenidade do Dia do Trabalho não aconteceu no estádio do Vasco, e sim na Esplanada do Castelo, no centro do Rio de Janeiro.
Ao todo, Getúlio Vargas comandou a solenidade de 1º de maio em São Januário em cinco oportunidades, as duas últimas mesmo depois de inaugurado o Maracanã: 1940, 1941, 1945, 1951 e 1952.
Para um levantamento mais detalhado dos eventos de 1º de maio em São Januário com a presença de Getúlio Vargas e a "polêmica" sobre a promulgação da CLT em 1943, clique aqui.
Getúlio Vargas em São Januário para solenidade do Dia do Trabalho em 01/05/1941Getúlio Vargas em São Januário para solenidade do Dia do Trabalho em 01/05/1941
Getúlio Vargas em São Januário para solenidade do Dia do Trabalho em 01/05/1941Getúlio Vargas em São Januário para solenidade do Dia do Trabalho em 01/05/1941
Fonte: NETVASCO (texto), Presidência da República (transcrição do discurso), Arquivo Nacional (áudio, fotos)
https://www.netvasco.com.br/n/269207/ha-80-anos-getulio-vargas-anunciava-da-tribuna-de-sao-januario-a-instalacao-da-justica-do-trabalho
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35.1HISTÓRIA
Getúlio Vargas, São Januário e o 1º de Maio
Maurício Drumond
Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer
1 de maio de 2012
Unindo o político e o sagrado, Getúlio Vargas teve nos estádios de futebol um dos principais palcos de sua ligação com os trabalhadores do Brasil. Nas festas do 1º de maio, discursando das tribunas de honra em frente ao microfone que levava sua voz a todo o Brasil e até ao exterior, em retransmissões do DIP, Vargas utilizava-se do capital simbólico dos estádios para se aproximar das classes populares, que tinham no esporte um de seus principais elementos de lazer.
O primeiro dia do trabalho celebrado em um estádio de futebol ocorreu no ano de 1940. A partir de 1938 o governo estado novista vai se apropriando da data. Naquele ano, em uma solenidade no Palácio Guanabara, Vargas assinou o decreto-lei que previa a criação do salário mínimo (que seria decretado em 1940) e outro que dava isenção de impostos na compra e construção de casas a operários. Em 1939 é realizado um evento de maior porte junto ao Palácio do Trabalho, no Rio de Janeiro, então a capital federal. De acordo com o Jornal do Brasil (03 mai. 1939, p.8), cerca de 100.000 pessoas se reuniram na esplanada do Castelo e ouviram os pronunciamentos do Ministro do Trabalho, Valdemar Falcão, seguido pelo de Getúlio. Nesse ano, é criada a Justiça do Trabalho e é anunciada a instituição de refeitórios populares e escolas de aperfeiçoamento profissional. A festa já apresentava sinais de grandeza, mas no ano seguinte ela atingiria níveis ainda mais altos.
Futebol Getulio Vargas
Concentração trabalhista de 1º de Maio no estádio do Pacaembu, São Paulo, 1944. Foto: CPDOC/CDA Vargas. Disponível no site Passa Palavra.
Futebol getulio vargas
Vargas desfilando na concentração trabalhista de 1º de Maio no estádio do Pacaembu, São Paulo, 1944. Foto: CPDOC/AMF foto 008/7. Disponível no site Passa Palavra.
Em 1940 a festa do Primeiro de Maio é levada para o Estádio de São Januário. Cerca de quarenta mil pessoas (números do JB de 03 mai 1940, p. 9) se deslocam para o estádio de São Januário em bondes e ônibus gratuitos, de linhas especialmente montadas para o evento. O evento se iniciava às 15 horas com a entrada triunfal de Vargas em carro aberto, dando uma volta olímpica no campo, saudando o público presente. Depois, o discurso do ministro do Trabalho, Valdemar Falcão, foi seguido pela apresentação da Canção do Trabalhador, cantada por Carlos Galhardo, uma das maiores estrelas do rádio da época. Muitas outras cerimônias se seguiram até o discurso de Getúlio. Nele, o Presidente decreta finalmente o salário mínimo, assinando o Decreto-lei em pleno estádio, juntamente com Valdemar Falcão. Logo depois, Vargas deixa o estádio e o programa tem continuidade. Vargas anotaria o dia em seu diário de forma lacônica:
“À tarde, sigo com o ministro do Trabalho para as festas comemorativas do dia, no estádio do Vasco da Gama. Muita gente, muitos aplausos, discursos” (p. 310).
Em 1941 São Januário é mais uma vez o palco das principais celebrações do Primeiro de Maio. Às 15 horas Getúlio adentrava mais uma vez o gramado do estádio em carro aberto, sob grande ovação. Após a execução de O Guarani pela orquestra sinfônica do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, teve inicio um desfile de atletas operários, com seus respectivos uniformes de ofício. Seguem-se demonstrações atléticas de grupos militares e uma performance de bailarinos do Teatro Municipal. Logo depois, Valdemar Falcão faz seu último discurso no Dia do Trabalho como Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio. Getúlio Vargas profere então seu discurso, instituindo a Justiça do Trabalho, anunciada exatamente dois anos antes. Logo depois, Vargas se retira do estádio juntamente com seus ministros, dando mais uma volta junto ao campo em carro aberto, saudando a multidão.
Nesse ano, as festas continuaram após a saída do Presidente, com a realização de um jogo entre selecionados de atletas profissionais de times da Zona Sul contra os de times da Zona Norte da cidade. O jogo terminaria com a vitória por 6 x 5 do selecionado Zona Sul. As equipes eram assim formadas:
ZONA SUL: Maia (Fluminense); Norival (Fluminense) e Machado (Fluminense); Laxixa (Botafogo) / Jocelino (Flamengo), Jaime (Flamengo) / Og (Fluminense) e Afonsinho (Fluminense); Sá/Amorim), Zizinho (Flamengo), Carvalho Leite (Botafogo), Nandinho (Flamengo) Tim (Fluminense) e Hercules (Fluminense).
ZONA NORTE: Chiquinho (Vasco)/Francisco (Bonsucesso); Jau (Vasco) e Florindo (Vasco)/Osvaldo (Vasco); Otacilio (Madureira), Bibi (Bonsucesso) e Argemiro(Vasco); Lula (Bangu), Lelé (Madureira), Isaias (Madureira), Jair (Madureira) e Orlando(Vasco).
O Primeiro de Maio de 1942 foi marcado pela ausência de Getúlio Vargas das festividades. O Presidente sofreu um acidente de automóvel quando se encaminhava para o Rio de Janeiro de Petrópolis, a fim de participar das comemorações no estádio. A festa prosseguiu sem Vargas, ainda que não tivesse o mesmo tom. As festas nesse ano tiveram grande participação militar, tendo em vista a mobilização das Forças Armadas brasileiras que se preparavam para entrar na Segunda Guerra Mundial.
Futebol getulio vargas
Manifestação cívica no Dia do Trabalho em homenagem a Vargas no estádio do Vasco da Gama, Rio de Janeiro, 1941. Foto: CPDOC/ CDA Vargas.
O ano de 1943 veria a comemoração cívica do Primeiro de Maio ser realizada novamente na Esplanada do Castelo, no centro da cidade. Em 1944 as festas se dariam no estádio do Pacaembu, em São Paulo, com a presença de Getúlio, que levaria a festa cívica de volta para São Januário no ano seguinte.
Em 1945, de volta a São Januário, o tom dos discursos já demonstrava a proximidade do fim do Estado Novo, com o processo eleitoral já demarcado. Após desfiles de trabalhadores, meninos escoteiros, dos times de futebol dos sindicatos e de outras demonstrações, Getúlio chega ao estádio e faz seu discurso aos trabalhadores, disponível no vídeo abaixo:
Não é de se estranhar assim a proximidade que a imagem do estádio de São Januário assumiu junto a de Getúlio, como um de seus mais significativos palcos políticos. Em oito celebrações do Primeiro de Maio realizadas durante o período do Estado Novo, quatro foram realizadas no estádio, sendo outra realizada no Pacaembu, estádio municipal de São Paulo construído sob o governo de Vargas.
Assim, não é de se estranhar que em seu retorno à presidência através de eleições realizadas em 1950, Getúlio retornasse ao estádio que o marcou no primeiro Dia do Trabalho sob seu novo mandato, em 1951. A celebração da data adotada por Getúlio como simbólica de seu governo foi eivada de confrontos esportivos, como os jogos Itú F.C. (de Vila Isabel) 1 x 0 Del Castilho F.C., Cronistas de Rádio 2 x 0 Cronistas de Jornais e Artistas de Radio do Rio 1 x 1 Artistas de Radio de São Paulo. Seguiram-se desfiles de operários e um acalorado discurso de Vargas, que voltava aos braços dos “Trabalhadores do Brasil”.
1952 veria a ultima festa ser realizada por Vargas no estádio do Vasco da Gama, no Dia do Trabalho. Ainda que o Maracanã já estivesse em pleno uso, a ligação simbólica de São Januário com Getúlio tornava-o o local mais propício à celebração do evento. A parte esportiva contou com jogos de futebol e com uma apresentação de basquete dos Harlem Globe-Trotters, seguidos de um show de musicas populares. A festa ainda contou com a entrega, por parte de Vargas, de medalhas de ouro e de diplomas de Mérito do Trabalho aos jogadores da seleção brasileira campeã do Panamericano do Chile.
Os dois anos seguintes seriam anos críticos para o governo de Vargas, que se suicidaria em agosto de 1954, deixando São Januário órfão de seus discursos.
Creative Commons License Attribution-NonCommercial-NoDerivsREPUBLIQUE
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Maurício Drumond
Doutor em Histórica Comparada, editor de "Recorde: Revista de História do Esporte", pesquisador do "Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer" da UFRJ e autor de livros e artigos sobre a História do Esporte.
Como citar
DRUMOND, Maurício. Getúlio Vargas, São Januário e o 1º de Maio. Ludopédio, São Paulo, v. 35, n. 1, 2012.
https://ludopedio.org.br/arquibancada/getulio-vargas-sao-januario-e-o-1o-de-maio/
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Caçada - Chico Buarque 1973
Vinícius Barros
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MPB Especial 1973.
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Caçada
Canção de Chico Buarque
Visão geral
Letras
Vídeos
Ouvir
Letras
Não conheço seu nome ou paradeiro
Adivinho seu rastro e cheiro
Vou armado de dentes e coragem
Vou morder sua carne selvagem
Varo a noite sem cochilar, aflito
Amanheço imitando o seu grito
Me aproximo rondando a sua toca
E ao me ver você me provoca
Você canta a sua agonia louca
Água me borbulha na boca
Minha presa rugindo sua raça
Pernas se debatendo e o seu fervor
Hoje é o dia da graça, hoje é o dia da caça e do caçador
Eu me espicho no espaço feito um gato
Pra pegar você, bicho do mato
Saciar a sua avidez mestiça
Que ao me ver se encolhe e me atiça
E num mesmo impulso me expulsa e abraça
Nossas peles grudando de suor
Hoje é o dia da graça, hoje é o dia da caça e do caçador
De tocaia fico a espreitar a fera
Logo dou-lhe o bote certeiro
Já conheço seu dorso de gazela
Cavalo brabo montado em pelo
Dominante, não se desembaraça
Ofegante, é dona do seu senhor
Hoje é o dia da graça, hoje é o dia da caça e do caçador
Não conheço seu nome ou paradeiro
Adivinho seu rastro e cheiro
Vou armado de dentes e coragem
Vou morder sua carne selvagem
Varo a noite sem cochilar, aflito
Amanheço imitando o seu grito
Me aproximo rondando a sua toca
E ao me ver você me provoca
Você canta a sua agonia louca
Água me borbulha na boca
Minha presa rugindo sua raça
Pernas se debatendo e o seu fervor
Hoje é o dia da graça, hoje é o dia da caça e do caçador
Eu me espicho no espaço feito um gato
Pra pegar você, bicho do mato
Saciar a sua avidez mestiça
Que ao me ver se encolhe e me atiça
E num mesmo impulso me expulsa e abraça
Nossas peles grudando de suor
Hoje é o dia da graça, hoje é o dia da caça e do caçador
De tocaia fico a espreitar a fera
Logo dou-lhe o bote certeiro
Já conheço seu dorso de gazela
Cavalo brabo montado em pelo
Dominante, não se desembaraça
Ofegante, é dona do seu senhor
Hoje é o dia da graça, hoje é o dia da caça e do caçador
Fonte: Musixmatch
Compositores: Chico Buargue / De Hollanda
https://www.youtube.com/watch?v=9Rh1kkUWPHc
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Alegria
Cartola
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Alegria,
Era o que faltava em mim,
Uma esperança vaga,
Eu já encontrei,
Pelos carinhos que me faz,
Me deixa em paz,
Não te quero ver,
Para nunca mais.
Eu sei,
Que teus beijos e abraços,
Tudo isso não passa,
De pura hipocrisia,
Já que tu não és sincera,
Eu vou te abandonar,
Um dia.
Composição: Cartola.
https://www.letras.mus.br/cartola/577454/
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