Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quinta-feira, 23 de maio de 2024
IMAGINE
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AnAnd
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Imagem: “Pomba da Paz”, Pablo Picasso, 1961.
"No final era o não verbo" – uma conclusão onde a essência e a identidade são capturadas não pelo que se faz, mas pelo que se é, pelo que se tem, e pelo que se sente.
"Imagine. Não desista. Espere."
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John Lennon - Imagine (Lyrics) Legenda Inglês - Português
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A lambança contra a Lava Jato - Narrativas#155 com Madeleine Lacsko
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Malu Gaspar - O grande acordo
O Globo
Brasília viveu na última terça-feira uma espécie de “Super Terça” do Judiciário. Num único dia, o Supremo Tribunal Federal (STF) cancelou as condenações de Marcelo Odebrecht e José Dirceu por corrupção e ainda arquivou um inquérito que estava havia anos sem conclusão contra Romero Jucá (MDB-RR) e Renan Calheiros (MDB-AL) para investigar as denúncias contidas na delação da... Odebrecht. Noutro ponto da capital federal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) livrou da cassação o ex-juiz Sergio Moro, acusado de abuso do poder econômico na eleição em que se tornou senador pelo Paraná.
Para completar, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) se tornou ré no STF. A acusação: patrocinar a invasão do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo hacker de Araraquara, o mesmo que invadiu o Telegram da Operação Lava-Jato e capturou as mensagens entre procuradores e juízes que se tornaram cruciais para a anulação das sentenças.
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Luiz Carlos Azedo -Tudo começou com José Dirceu e Sergio Moro
Correio Braziliense
Dirceu já havia sido reabilitado pela maioria dos políticos, exceto os bolsonaristas. Moro vestiu as sandálias da humildade no Senado
O ex-deputado José Dirceu e o ex-ministro Sergio Moro são dois grandes protagonistas do processo de radicalização política existente no país. Simbolizam o maniqueísmo da luta entre o bem e o mal para petistas e bolsonaristas, respectivamente, desde o início desse processo. Dirceu, quando ainda era o poderoso ministro da Casa Civil do governo Lula, no episódio que ficou conhecido como mensalão, em 2005; Moro, como o juiz ferrabrás da Operação Lava-Jato, que começou em 2014, com a investigação de lavagem de dinheiro num posto de gasolina de Brasília, proveniente de corrupção na Petrobras, pelos procuradores do Ministério Público Federal em Curitiba.
Desde então, nada foi como antes na política brasileira. Mesmo sem ter a ver com o mensalão, Dilma Rousseff, que substituiu Dirceu na Casa Civil, eleita e reeleita presidente da República, acabou apeada do poder por um processo de impeachment. Naufragou na onda de desgaste do governo provocada pela Lava-Jato e pela perda de controle da economia, após a adotar a chamada "nova matriz econômica".
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William Waack - Lava Jato e história
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O Estado de S. Paulo
O fenômeno é social e político, mais abrangente do que seu aspecto jurídico
Do ponto de vista jurídico, a Lava Jato foi enterrada como grande vilã da história. Do ponto de vista político, decretar seu desaparecimento é um exercício fútil. É possível “criar” amnésia coletiva sobre algum acontecimento, algo que regimes totalitários conseguem durante algum tempo. Mas os processos sociais – os grandes “fatos” da realidade – se impõem.
É o caso da Lava Jato, que não pode ser entendida simplesmente como uma operação policial e jurídica. Ela é um fenômeno social e político com raízes profundas e enorme abrangência, ligada às expressões disruptivas de 2013 e 2018, das quais é causa e consequência.
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Maria Cristina Fernandes - Dobradinha fortuita no revisionismo da Lava-jato
Valor Econômico
Decisão de Toffoli que anula atos da Lava-jato contra Marcelo Odebrecht coincidiu com mudança na Petrobras que ameaça governança
Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a data da demissão de Jean Paul Prates da Petrobras para que a repercussão negativa fosse engolida pela inundação gaúcha, acabou por fazê-la coincidir com o revisionismo da Lava-jato no Supremo Tribunal Federal.
A decisão do ministro Dias Toffoli de anular todos os atos da Lava-jato contra Marcelo Odebrecht em decorrência da operação “Spoofing”, que escancarou o conluio entre o Ministério Público Federal e o ex-juiz Sergio Moro, formou uma dobradinha infeliz com a decisão de Lula na Petrobras.
Sugere limpeza do terreno para que se possa começar tudo outra vez. Colaboram para isso não apenas a disposição do acionista majoritário de retomar investimentos que alimentaram a corrupção na companhia como as mudanças em curso para enfraquecer mecanismos de governança adotados depois do escândalo.
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https://gilvanmelo.blogspot.com/
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ANAND DEIXOU O MUNDO EM CHOQUE!!!!!!!!!!
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Poesia | Não Desistas, de Mario Benedetti
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"- Peraí!
- 100% de 2 é 2.
- Então, 150% de 2…
- Éeee 3."
“A que pergunta correspondente as expressões que representam em palavras, sinais gráficos e pontuações o raciocínio que conduz o último e único adolescente à resposta correta? Como formular as perguntas corretas que também levassem a AI (Inteligência Artificial) dar ao pronto a resposta certa 3?” Como seriam elaborados os comandos para a elaboração dos cálculos que também conduziriam à mesma resposta correta 3. Como testar ainda usando AI se a resposta 3 é de fato a correta, tanto pelo humano quanto pela AI?" ESCREVER CORRETAMENTE
ChatGPT
Para criar um raciocínio que leve à resposta correta de que 150% de 2 é 3, podemos formular perguntas e comandos para a AI da seguinte maneira:
Perguntas Correspondentes e Raciocínio
Pergunta Inicial:
"Qual é o valor de 100% de 2?"
Resposta: "100% de 2 é 2."
Pergunta Intermediária:
"Se 100% de 2 é 2, quanto é 150% de 2?"
Resposta: "150% de 2 é 3."
Para a AI:
Comando para Cálculo:
"Calcule 100% de 2."
Resposta: "100% de 2 é 2."
Comando para Cálculo:
"Calcule 150% de 2."
Resposta: "150% de 2 é 3."
Explicação do Raciocínio
Para verificar que a resposta 3 é correta, tanto para humanos quanto para AI, é importante entender como os cálculos de porcentagem funcionam:
Definição de Porcentagem:
100% de um número é o próprio número.
150% de um número é 1.5 vezes o número.
Cálculo Passo a Passo:
100% de 2 é 2 (pois 100% de 2 é 2 * 1).
150% de 2 é 2 * 1.5 = 3.
Testando com AI
Para testar se a resposta 3 é correta usando AI, podemos seguir estes passos:
Definir os comandos e cálculos:
Input: "Qual é 150% de 2?"
AI should perform the following steps:
Recognize that 150% means 1.5 times the number.
Calculate 2 * 1.5.
Output: "3."
Verificação e Teste:
Input: "Calcule 150% de 2."
AI Response: "150% de 2 é 3."
Formulando Perguntas para AI
To ensure the AI provides the correct response, we need to structure the questions in a clear, unambiguous way:
Primeira Pergunta:
"Qual é o valor de 100% de 2?"
Expected AI Response: "100% de 2 é 2."
Segunda Pergunta:
"Qual é o valor de 150% de 2?"
Expected AI Response: "150% de 2 é 3."
Exemplos de Comandos para AI
To get the AI to perform the necessary calculations:
Comando para Cálculo:
"Calcule o valor de 100% de 2."
Expected Response: "100% de 2 é 2."
Comando para Cálculo:
"Calcule o valor de 150% de 2."
Expected Response: "150% de 2 é 3."
Testando a Resposta
To ensure both human and AI arrive at the correct answer:
Para Humanos:
Calculate 150% of 2 manually: 150% = 1.5, so 2 * 1.5 = 3.
Confirm the calculation.
Para AI:
Use input prompts to direct the AI:
Input: "Qual é 150% de 2?"
AI Response: "150% de 2 é 3."
By using these structured questions and commands, we can ensure that both humans and AI arrive at the correct answer, which is 3.
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1 Λ
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An And
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PARA ILUSTRAR GRAFICAMENTE, FINALMENTE, ESBOÇAR O DESENHO QUE CONECTE O ALGARISMO '1' INTERLIGADO AO SÍMBOLO DE LÓGICA QUE REPRESENTA A INTERSECÇÃO DE DOIS CONJUNTOS, TAMBÉM DITO 'E'.
ChatGPT
Para ilustrar graficamente a conexão do algarismo '1' com o símbolo lógico de interseção (representado pelo operador 'E'), vamos seguir esses passos:
Desenhar o Algarismo '1':
Desenhe um simples '1' verticalmente.
Desenhar o Símbolo de Interseção 'E':
Desenhe o símbolo de interseção. Na lógica de conjuntos, a interseção é geralmente representada por um ∩ (ou 'cap').
Conectar os Dois Elementos:
Conecte o '1' ao símbolo de interseção utilizando uma linha ou seta para mostrar a ligação entre eles.
Esboço do Desenho
Aqui está um exemplo de como você pode esboçar o desenho:
markdown
Copiar código
1
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∩
Descrição do Esboço
Algarismo '1':
Posicionado no topo do desenho, vertical.
Linha de Conexão:
Uma linha vertical descendo do '1' para conectar ao símbolo de interseção.
Símbolo de Interseção (∩):
Posicionado abaixo do '1' com uma linha conectando os dois.
Essa simples ilustração visualiza a conexão entre o número '1' e o conceito de interseção ('E'). Se quisermos mais detalhes ou um esboço mais complexo, como a utilização de conjuntos, podemos adicionar dois círculos que se intersectam com o '1' no centro da interseção.
Ilustração Detalhada
markdown
Copiar código
1
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∩
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/ \
Neste exemplo, os círculos que intersectam podem ser representados por dois arcos abaixo do símbolo de interseção. Isso visualiza claramente o conceito de interseção de conjuntos na lógica matemática.
Esta abordagem gráfica deve ajudar a clarificar a conexão entre os elementos no contexto de lógica e matemática.
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REFAZER SUBSTITUINTO '∩' PELA LETRA 'V' DISPOSTA DE PONTA CABEÇA, LIGADA NA MESMA LINHA HORIZONTAL DO ALGARISMO '1', ESTILIZADO COMO DOIS SEGMENTOS CONECTADOS NO VÉRTICE SUPERIOR, DO ALGARISMO '1', TODAVIA COM O PRIMEIRO SEGMENTO COM A METADADE DO SEGUNDO SEGMENTO DO MESMO ALGARISMO CODIFICADO, FORMANDO UM ÂNGULO DE 45 GRAUS GEOMÉTRICOS.
ChatGPT
plaintext
Copiar código
1
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Λ
/ \
/ \
ANAND
AN
Λ
Descrição da Ilustração:
Algarismo '1':
Representado no topo da figura.
Linha de Conexão:
Uma linha vertical descendo do '1' para conectar ao símbolo de interseção (Λ).
Símbolo de Interseção (Λ):
Posicionado abaixo do '1' com uma linha conectando os dois.
Estilizado como uma letra 'V' de ponta cabeça.
Círculos Intersectantes:
Dois arcos que partem do símbolo de interseção, representando a interseção de dois conjuntos.
Rotulagem:
ANAND: Colocado sob a figura inteira para representar o conceito global.
AN: Posicionado sob o '1' para indicar que 'AN' representa o algarismo '1'.
Λ: Posicionado sob o símbolo de interseção para indicar que 'Λ' representa a interseção lógica.
Esta ilustração visualiza a relação entre o número '1' e o símbolo de interseção lógico estilizado como uma letra 'V' de ponta cabeça, com a rotulagem apropriada para clarificar a representação.
Mensagem ChatGPT
ChatGPT pode cometer
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| Λ
AN AND
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Poesia | Não Desistas, de Mario Benedetti
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Imagine. Não desista. Espere.
Em um mundo repleto de desafios e adversidades, a esperança é um recurso essencial para a sobrevivência emocional. A citação de Julian Rodrigues, jornalista e professor, faz uma reflexão profunda ao integrar a obra de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros. "Se nosso existir está repleto de, nas palavras de Drummond, 'É feia, mas é uma flor - furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.'"
A Tristeza e a Beleza da Vida
Drummond, em sua poesia, frequentemente aborda a dualidade da vida – a coexistência de beleza e feiura, de esperança e desespero. A frase "é feia, mas é uma flor" exemplifica essa dicotomia, sugerindo que mesmo em meio à feiura e ao sofrimento, a beleza pode surgir. Essa beleza não é perfeita ou idealizada, mas é real e perseverante. Ela "furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio", simbolizando a capacidade da vida de emergir e resistir em condições adversas.
A Espera como um Elemento Fundamental
Julian Rodrigues traz à tona a noção de espera, uma condição que Drummond descreve como inevitável e muitas vezes dolorosa. "Ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera" reflete um estado de estagnação e desilusão, onde a espera se torna um fardo pesado. No entanto, essa espera é também um momento de gestação, de preparação para o que está por vir. Ela requer paciência e resistência, características que são essenciais para a sobrevivência e para a eventual florescência da beleza.
O Imperativo de Imaginar, Não Desistir e Esperar
O título do texto, "Imagine. Não desista. Espere.", serve como um mantra para tempos difíceis. Imaginar é o primeiro passo – é visualizar um futuro melhor, um estado de ser que transcende as dificuldades atuais. A imaginação é o antídoto contra a desesperança, uma força que impulsiona a inovação e a criatividade.
Não desistir é a manifestação da resistência. É o ato de continuar, mesmo quando tudo parece perdido. A citação de Drummond sobre a flor que fura o asfalto é uma metáfora poderosa para essa resistência. Assim como a flor, que encontra um caminho para crescer em um ambiente inóspito, nós também podemos encontrar maneiras de prosperar apesar das adversidades.
Esperar, por fim, é reconhecer que algumas coisas levam tempo. É entender que a transformação e o crescimento são processos lentos e muitas vezes dolorosos. A espera pode ser um período de reflexão e autoconhecimento, um tempo para fortalecer a resiliência e preparar o terreno para a eventual chegada da beleza.
Correlacionando com a Realidade Atual
Em tempos de crises, como as tragédias que abatem regiões como o Rio Grande do Sul, a mensagem de Julian Rodrigues ressoa profundamente. As comunidades enfrentam desastres naturais, inépcia política e uma série de desafios que testam sua resiliência. No entanto, é precisamente nesses momentos que as palavras de Drummond e o conselho de Rodrigues se tornam mais relevantes.
Imaginar um futuro melhor, não desistir diante das dificuldades e esperar pacientemente pela mudança são atitudes que podem sustentar tanto os indivíduos quanto as comunidades. A capacidade de encontrar beleza e significado mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras é o que nos permite continuar.
Em resumo, a citação de Julian Rodrigues, embebida nas palavras de Drummond, nos oferece uma reflexão profunda sobre a natureza da existência humana. Ela nos lembra que, apesar das dificuldades e da feiura que podemos encontrar, há sempre a possibilidade de beleza e transformação. "Imagine. Não desista. Espere." é um chamado à esperança e à resiliência, um lembrete de que a vida, com todas as suas imperfeições, ainda pode florescer.
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A Flor e a Náusea | Poema de Drummond De Andrade com narração de Mundo Dos Poemas
""Se nosso existir está repleto nas palavras de Drummond: 'ainda de fezes, maus poemas, poemas, alucinações e espera.' 'É feia, mas é uma flor - furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.'"
*Julian Rodrigues, jornalista e professor. ESCREVER CORRETAMENTE
ChatGPT
"Se nosso existir está repleto, nas palavras de Drummond: 'ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.' 'É feia, mas é uma flor - furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.'"
*Julian Rodrigues, jornalista e professor.
ANALISAR SINTATICAMENTE O TEXTO, TECNICAMENTE.
ChatGPT
A análise sintática do texto envolve identificar as funções sintáticas de cada termo e a estrutura das frases. Aqui está a análise detalhada:
Texto Original:
"Se nosso existir está repleto, nas palavras de Drummond: 'ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.' 'É feia, mas é uma flor - furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.'"
*Julian Rodrigues, jornalista e professor.
Análise Sintática:
Orações principais e subordinadas:
"Se nosso existir está repleto" é uma oração subordinada condicional.
Se: conjunção subordinativa condicional.
nosso existir: sujeito composto por um pronome possessivo (nosso) e um substantivo (existir).
está repleto: predicado verbal composto pelo verbo de ligação (está) e o predicativo do sujeito (repleto).
"nas palavras de Drummond" é um adjunto adverbial de condição que complementa a oração subordinada.
nas palavras de Drummond: locução prepositiva (nas) + substantivo (palavras) + locução adjetiva (de Drummond).
Citações diretas:
"'ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.'" é uma citação direta usada como objeto direto do verbo "está repleto".
ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera: enumeração de substantivos.
"'É feia, mas é uma flor - furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.'" é outra citação direta, composta por duas orações coordenadas adversativas.
É feia, mas é uma flor: oração coordenada adversativa.
É feia: sujeito (implícito: ela) + verbo de ligação (é) + predicativo do sujeito (feia).
mas: conjunção coordenativa adversativa.
é uma flor: sujeito (implícito: ela) + verbo de ligação (é) + predicativo do sujeito (uma flor).
furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio: oração coordenada sindética aditiva.
furou: verbo transitivo direto.
o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio: objeto direto composto por uma enumeração de substantivos.
Informação adicional sobre o autor:
"*Julian Rodrigues, jornalista e professor." é uma aposto explicativo.
Julian Rodrigues: substantivo próprio.
jornalista e professor: substantivos usados como aposto explicativo.
Estrutura do Texto:
Oração subordinada condicional:
Se nosso existir está repleto
Sujeito: nosso existir
Predicado: está repleto
Adjunto adverbial de condição:
nas palavras de Drummond
Objeto direto com citação:
'ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.'
Enumeração de substantivos.
Oração coordenada adversativa com citação:
'É feia, mas é uma flor'
Sujeito (implícito): ela
Predicado: é feia
Conjunção adversativa: mas
Predicado: é uma flor
Oração coordenada sindética aditiva:
furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.
Verbo: furou
Objeto direto: o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio
Aposto explicativo:
Julian Rodrigues, jornalista e professor.
Correção e Observações:
O texto está corretamente estruturado, mas algumas vírgulas poderiam ser revisadas para melhorar a fluidez e a clareza.
A pontuação é correta e ajuda a delimitar as citações e as funções sintáticas dos elementos.
Revisão Final:
"Se nosso existir está repleto, nas palavras de Drummond: 'ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.' 'É feia, mas é uma flor - furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.'"
*Julian Rodrigues, jornalista e professor.
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Léo
Milton Nascimento
Letra
Significado
Um pé na soleira e um pé na calçada, um pião
Um passo na estrada e um pulo no mato
Um pedaço de pau
Um pé de sapato e um pé de moleque
Léo
Um pé de moleque e um rabo de saia, um serão
As sombras da praia e o sonho na esteira
Uma alucinação
Uma companheira e um filho no mundo
Léo
Um filho no mundo e um mundo virado, um irmão
Um livro, um recado, uma eterna viagem
A mala de mão
A cara, a coragem e um plano de vôo
Léo
Um plano de vôo e um segredo na boca, um ideal
Um bicho na toca e o perigo por perto
Uma pedra, um punhal
Um olho desperto e um olho vazado
Léo
Um olho vazado e um tempo de guerra, um paiol
Um nome na serra e um nome no muro
A quebrada do sol
Um tiro no escuro e um corpo na lama
Léo
Um nome na lama e um silêncio profundo, um pião
Um filho no mundo e uma atiradeira
Um pedaço de pau
Um pé na soleira e um pé na calçada
Composição: Chico Buarque de Hollanda / Milton Nascimento.
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Léo
Composição: Chico Buarque de Hollanda / Milton Nascimento
Interpretação: Milton Nascimento
Letra:
Um pé na soleira e um pé na calçada, um pião
Um passo na estrada e um pulo no mato
Um pedaço de pau
Um pé de sapato e um pé de moleque
Léo
Um pé de moleque e um rabo de saia, um serão
As sombras da praia e o sonho na esteira
Uma alucinação
Uma companheira e um filho no mundo
Léo
Um filho no mundo e um mundo virado, um irmão
Um livro, um recado, uma eterna viagem
A mala de mão
A cara, a coragem e um plano de voo
Léo
Um plano de voo e um segredo na boca, um ideal
Um bicho na toca e o perigo por perto
Uma pedra, um punhal
Um olho desperto e um olho vazado
Léo
Um olho vazado e um tempo de guerra, um paiol
Um nome na serra e um nome no muro
A quebrada do sol
Um tiro no escuro e um corpo na lama
Léo
Um nome na lama e um silêncio profundo, um pião
Um filho no mundo e uma atiradeira
Um pedaço de pau
Um pé na soleira e um pé na calçada
Léo
Significado:
"Léo" é uma composição de Chico Buarque e Milton Nascimento que explora a vida de um personagem em um contexto de simplicidade, luta e resistência. A letra utiliza uma série de imagens que, juntas, pintam um retrato multifacetado da vida de Léo, um indivíduo que enfrenta a dureza do mundo com resiliência e coragem.
Estrofes e Significados:
Primeira Estrofe:
"Um pé na soleira e um pé na calçada, um pião": A imagem de estar entre a soleira e a calçada sugere a transição entre o lar e o mundo exterior, uma vida de movimento e equilíbrio.
"Um passo na estrada e um pulo no mato": Indica a jornada de Léo, que alterna entre caminhos estabelecidos e a natureza bruta.
"Um pedaço de pau, um pé de sapato e um pé de moleque": Reflete a simplicidade e a infância, remetendo a brinquedos improvisados e à juventude.
Segunda Estrofe:
"Um pé de moleque e um rabo de saia, um serão": Liga a infância às descobertas amorosas e às longas jornadas de trabalho.
"As sombras da praia e o sonho na esteira": Contrasta momentos de lazer com os sonhos e aspirações.
"Uma alucinação, uma companheira e um filho no mundo": Reflete a complexidade da vida adulta, incluindo amores e responsabilidades.
Terceira Estrofe:
"Um filho no mundo e um mundo virado, um irmão": Fala da continuidade da vida e das mudanças sociais e pessoais.
"Um livro, um recado, uma eterna viagem": Sugere aprendizado, comunicação e a jornada contínua da vida.
"A mala de mão, a cara, a coragem e um plano de voo": Simboliza a preparação e a coragem para enfrentar novos desafios.
Quarta Estrofe:
"Um plano de voo e um segredo na boca, um ideal": Indica a ambição e os objetivos pessoais, mantendo certos segredos.
"Um bicho na toca e o perigo por perto, uma pedra, um punhal": Evoca a presença constante de ameaças e a necessidade de defesa.
"Um olho desperto e um olho vazado": Representa vigilância e as cicatrizes da luta.
Quinta Estrofe:
"Um olho vazado e um tempo de guerra, um paiol": Remete às consequências da violência e aos tempos de conflito.
"Um nome na serra e um nome no muro, a quebrada do sol": Pode sugerir memória e legado, bem como a passagem do tempo.
"Um tiro no escuro e um corpo na lama": A imagem sombria de violência e morte.
Sexta Estrofe:
"Um nome na lama e um silêncio profundo, um pião": Reflete a difamação e a contemplação silenciosa após a queda.
"Um filho no mundo e uma atiradeira, um pedaço de pau": Retorna à simplicidade e às responsabilidades.
"Um pé na soleira e um pé na calçada, Léo": Encerra a canção com a imagem de continuidade e equilíbrio.
Conclusão:
"Léo" é uma canção rica em imagens e simbolismos, refletindo a trajetória de vida de um indivíduo comum que enfrenta desafios com coragem e resiliência. As referências à infância, amor, trabalho, luta e violência traçam um panorama da existência humana em sua essência mais pura e despojada. A letra de Chico Buarque e Milton Nascimento capta a fragilidade e a força da vida, deixando uma marca profunda através de suas palavras e melodias.
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No Final Era o Não Verbo
A composição "Léo" de Chico Buarque e Milton Nascimento utiliza uma técnica intrigante e rara: a ausência de verbos. Essa escolha estilística dá à canção uma qualidade contemplativa e quase estática, onde as imagens e os substantivos carregam todo o peso da narrativa. Em vez de ações explícitas, temos uma série de quadros, instantâneos que retratam a vida do personagem Léo.
Técnica Utilizada:
A técnica do letrista Chico Buarque, ao evitar o uso de verbos, resulta em uma série de frases nominais que descrevem estados, objetos e situações. Essa abordagem confere à canção uma sensação de imobilidade e eternidade, onde o tempo parece suspenso, e os elementos descritos ganham uma dimensão simbólica e universal.
Análise da Técnica
1. Criação de Imagens Vivas:
A ausência de verbos obriga o ouvinte a visualizar cada elemento como uma entidade isolada e importante por si só. Cada frase é como uma pincelada em uma pintura, contribuindo para uma imagem mais ampla sem depender de ações específicas.
Exemplo:
"Um pé na soleira e um pé na calçada, um pião"
"Um passo na estrada e um pulo no mato"
Aqui, Chico Buarque pinta uma cena com elementos que sugerem movimento e transição sem descrever explicitamente qualquer ação.
2. Enfatização de Estados e Objetos:
Ao focar em substantivos e adjetivos, a canção enfatiza estados de ser e objetos em vez de ações. Isso cria uma sensação de permanência e importância intrínseca de cada elemento.
Exemplo:
"Um pedaço de pau, um pé de sapato e um pé de moleque"
"Um plano de voo e um segredo na boca, um ideal"
Cada substantivo carrega um peso simbólico, contribuindo para a narrativa de maneira sutil e indireta.
3. Ambiguidade e Interpretação Aberta:
A ausência de verbos também permite múltiplas interpretações. Sem ações específicas para guiar o entendimento, os ouvintes podem projetar suas próprias experiências e emoções nas imagens apresentadas.
Exemplo:
"Um olho desperto e um olho vazado"
"Um nome na lama e um silêncio profundo, um pião"
Essas imagens evocam emoções e situações que podem variar amplamente dependendo da perspectiva do ouvinte.
Metalinguagem: No Final Era o Não Verbo
O título "No Final Era o Não Verbo" dialoga com a expressão bíblica "No princípio era o Verbo", sugerindo uma evolução ou uma conclusão onde a ação (representada pelo verbo) não é mais necessária para a construção do significado. Na obra de Chico Buarque, a essência do personagem e de sua jornada é capturada através de substantivos e imagens, desafiando a narrativa tradicional que depende de ações verbais.
Conclusão:
Chico Buarque, com sua técnica de composição em "Léo", demonstra a força da linguagem não-verbal na construção de uma narrativa rica e evocativa. A ausência de verbos transforma a canção em uma série de imagens poéticas que, juntas, formam um mosaico da vida de Léo. Essa escolha estilística não só destaca a habilidade literária de Chico Buarque como letrista, mas também oferece uma profundidade única, permitindo que cada ouvinte encontre seu próprio significado nas palavras.
"No final era o não verbo" – uma conclusão onde a essência e a identidade são capturadas não pelo que se faz, mas pelo que se é, pelo que se tem, e pelo que se sente.
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