quarta-feira, 3 de abril de 2024

SILENTE

--------------- Silencio No Bexiga</b> Beth Carvalho Canta o Samba de São Paulo Silencio,o sambista está dormindo ele foi,mas foi sorrindo a notícia chegou quando anoiteceu Escolas,eu peço o silencio de um minuto O Bexiga está de luto,o apito de Patunado emudeceu. Partiu,não tem placa de bronze não fica na história sambista de rua morre sem gloria Depois de tanta alegria que ele nos deu e assim um fato se repete de novo Sambista de rua artista do povo E é mais um que foi sem dizer adeus. Silencio...Silencio...Silencio Composição: Geraldo Firme _________________________________________________________________________________________________________ "Se as tuas noites não têm mais fim Se um desalmado te faz chorar Deixa cair um lenço Que eu te alcanço Em qualquer lugar E quando o nosso tempo passar Quando eu não estiver mais aqui Lembra-te, minha nega Desta cantiga Que fiz pra ti" CANTIGA Composição: Chico Buarque / Cristóvão Bastos. _________________________________________________________________________________________________________ ----------- -------------- Tua Cantiga Chico Buarque ---------------- _________________________________________________________________________________________________________ "Perdoar sim, esquecer jamais. Pois o esquecimento é mais cruel que a morte. Com a morte, ao menos, ficam as lembranças e a saudade, mas com o esquecimento, não resta absolutamente nada. Assim ensinaram os antigos gregos, que compreendiam a profundidade da memória e a ferocidade do olvido." _________________________________________________________________________________________________________ ----------- -------------- Uma Semana em 64 TV Senado 1.231.742 visualizações 4 de ago. de 2014 O programa reconstitui os últimos dias de março e os primeiros de abril de 1964. João Vicente, filho de Jango, relembra as horas que passou na semana que antecedeu o golpe militar há 50 anos. Publicado na internet em 30/07/2014 _________________________________________________________________________________________________________ ------------ Cálice (part. Milton Nascimento) Chico Buarque Letra Significado Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue Como beber dessa bebida amarga? Tragar a dor, engolir a labuta? Mesmo calada a boca, resta o peito Silêncio na cidade não se escuta De que me vale ser filho da santa? Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta força bruta Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue Como é difícil acordar calado Se na calada da noite eu me dano Quero lançar um grito desumano Que é uma maneira de ser escutado Esse silêncio todo me atordoa Atordoado eu permaneço atento Na arquibancada pra a qualquer momento Ver emergir o monstro da lagoa Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue De muito gorda a porca já não anda De muito usada a faca já não corta Como é difícil, pai, abrir a porta Essa palavra presa na garganta Esse pileque homérico no mundo De que adianta ter boa vontade? Mesmo calado o peito, resta a cuca Dos bêbados do centro da cidade Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue Talvez o mundo não seja pequeno Nem seja a vida um fato consumado Quero inventar o meu próprio pecado Quero morrer do meu próprio veneno Quero perder de vez tua cabeça Minha cabeça perder teu juízo Quero cheirar fumaça de óleo diesel Me embriagar até que alguém me esqueça Composição: Chico Buarque / Gilberto Gil. ----------- ----------- ---------- Roda Viva | Heloisa Starling | 01/04/2024 Roda Viva Transmitido ao vivo em 1 de abr. de 2024 #RodaViva #TVCultura #Brasil O Roda Viva entrevista a historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais Heloisa Starling. Ela acaba de lançar a obra seriada "A Máquina do Golpe - 1964: Como Foi Desmontada a Democracia no Brasil". No programa, a escritora irá detalhar esse projeto que narra, passo a passo, o que aconteceu há 60 anos, entre os dias 30 de março e 1º de abril de 1964. "A Máquina do Golpe" será lançado em três partes. Neste mês, Heloisa disponibilizou, de forma online, os primeiros dois capítulos do livro. Em abril sai a segunda parte e, na sequência, a terceira e última. Ainda neste semestre, está previsto que o livro físico chegue às lojas pela editora Companhia das Letras. Heloisa Starling é historiadora, cientista política e professora titular-livre da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É ainda autora de Os senhores das Gerais (1986), Lembranças do Brasil (1999), Brasil: Uma biografia (2015), com Lilia Moritz Schwarcz, República e democracia: Impasses do Brasil contemporâneo (2017) e Ser republicano no Brasil colônia (2018), entre outros. A bancada de entrevistadores será formada por Mário Medeiros - sociólogo e professor do Departamento da Unicamp e diretor do Arquivo Edgard Leuenroth; Naief Haddad - repórter da Folha de S.Paulo; Paula Miraglia - doutora em Antropologia e diretora-geral da Gama Revista; Tatiana Vasconcelos - jornalista e apresentadora da CBN; e Taina Silva Santos - mestre em História Social pela Unicamp. A apresentação é da jornalista Vera Magalhães, e as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi. #TVCultura #RodaViva #HeloisaStarling #História #Brasil #Ditadura _________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário