sábado, 4 de março de 2023

SEMPRE VIVOS

“Ora, Deus não é de mortos, mas, sim, de vivos. Por isso, vós errais muito.” — Jesus. (MARCOS, CAPÍTULO 12, VERSÍCULO 27.) *** "A vida é um dom maravilhoso." *** *** Pinóquio por Guillermo del Toro | Trailer oficial | Netflix *** Netflix Brasil 9 de nov. de 2022 Às vezes, o desconhecido pode ser assustador… O cineasta vencedor do Oscar® Guillermo del Toro e a lenda do stop-motion Mark Gustafson apresentam "Pinóquio por Guillermo del Toro", uma história que você apenas acha que conhece. Em cinemas selecionados em novembro e na Netflix em 9 de dezembro. *** Considerando as convenções estabelecidas em nosso trato com os amigos encarnados, de quando em quando nos referimos à vida espiritual utilizando a palavra “morte” nessa ou naquela sentença de conversação usual. No entanto, é imprescindível entendê-la, não por cessação e sim por atividade transformadora da vida. Espiritualmente falando, apenas conhecemos um gênero temível de morte — a da consciência denegrida no mal, torturada de remorso ou paralítica nos despenhadeiros que marginam a estrada da insensatez e do crime. É chegada a época de reconhecermos que todos somos vivos na Criação Eterna. Em virtude de tardar semelhante conhecimento nos homens, é que se verificam grandes erros. Em razão disso, a Igreja Católica Romana criou, em sua teologia, um céu e um inferno artificiais; diversas coletividades das organizações evangélicas protestantes apegam-se à letra, crentes de que o corpo, vestimenta material do Espírito, ressurgirá um dia dos sepulcros, violando os princípios da Natureza, e inúmeros espiritistas nos têm como fantasmas de laboratório ou formas esvoaçantes, vagas e aéreas, errando indefinidamente. Quem passa pela sepultura prossegue trabalhando e, aqui, quanto aí, só existe desordem para o desordeiro. Na Crosta da Terra ou além de seus círculos, permanecemos vivos invariavelmente. Não te esqueças, pois, de que os desencarnados não são magos, nem adivinhos. São irmãos que continuam na luta de aprimoramento. Encontramos a morte tão-somente nos caminhos do mal, onde as sombras impedem a visão gloriosa da vida. Guardemos a lição do Evangelho e jamais esqueçamos que Nosso Pai é Deus dos vivos imortais. 42 SEMPRE VIVOS http://limiarespirita.com.br/livros/pao_nosso.pdf ******************************************************** *** Chão De Estrelas Silvio Caldas *** E, hoje, quando do sol, a claridade Forra o meu barracão, sinto saudade Da mulher, pomba rola, que voou [...] A porta do barraco era sem trinco Mas a lua furando o nosso zinco Salpicava de estrelas nosso chão E tu pisavas nos astros distraída Sem saber que a ventura desta vida É a cabrocha, o luar E o violão Fonte: Musixmatch Compositores: Orestes Barbosa / Silvio Caldas ********************************************************************** *** QUANDO SE PEDE A UMA ESTRELA - ORLANDO SILVA *** JOSÉ CARLOS Martins 31 de mai. de 2009 Orlando Silva nos brinda com uma de suas gravações raríssimas, a famosa canção "Quando se pede a uma estrela" (When you wish upon a star), do desenho Pinóquio. Esta canção, com este intérprete, era tocada nos intervalos dos filmes nos cinemas, e conquistava todos os que ali estavam presentes. Orlando Silva, como sempre, impecável na emissão vocálica e como sempre termina a música de forma surpreendente com suave elevação da nota. De acordo com nosso colega, membro do YOUTUBE "samuel63867", esta música tornou-se prefixo da série "Disneylândia", apresentada durante anos na televisão mundial, inclusive no Brasil. Orlando gravou a versão na Victor em 15 de maio de 1940 com lançamento em julho seguinte (34624-B, matriz 33429). O autor da letra brasileira, o professor Zacarias Yaconelli, morava nos EUA e até ensinou inglês a Cármen Miranda. No lado A, saiu outra versão; "Na balalaica". Orlando Silva sings Quando se pede a uma estrela (When you wish upont a star), from Pinóquio cartoon, and the poetry of the song tells about wish star that attends your golden dreams,if you have faith. Orlando Silva was known in Brazil as the crowd singer because in his 10 first year of career, begun in 1935, he always lead impressing crowd to hear him to sing in any place where he was going to sing. With this song, with his performance, it is easy to understand the impact he used to cause in his appearances. His sucess had a serious small interruption during any years, due to his envolving with drugs, but in his last years of life he was singing very well again and got relative sucess again. By this new time he recorded beautiful song as Maringa, Modinha, Meu companheiro e outras disponíveis no YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=zc1k1Nqd6ac ************************************************** Eurípedes Barsanulfo, um educador espírita na Primeira República Alessandro Cesar Bigheto *** 2.9 As aulas de Astronomia Em todos as descrições feitas pelos ex-alunos aparece o destaque que Eurípedes dava à astronomia. Essas aulas deixaram importantes marcas na memória dos alunos. Como o colégio não tinha o objetivo de preparar seus alunos para o ingresso em cursos superiores5 , Eurípedes tinha mais liberdade para enriquecer o seu currículo escolar, com outros campos do conhecimento. As aulas compreendiam dois momentos, um teórico, com estudos de astrônomos e suas doutrinas e outro prático, com observações dos astros. A primeira parte da aula abrangia estudos de sobre Isaac Newton, Johannes Kepler, Iounge e Fresnel. Nessas aulas teóricas, se estudavam-se as características dos astros e dos bólides, as propriedades da luz, as leis astronômicas, a origem do Universo, o que eram os eclipses, entre outros temas fascinantes para os alunos. O próprio Eurípedes escrevia pequenas apostilas sobre o assunto, baseadas em suas pesquisas, e principalmente organizadas a partir do livro do astrônomo francês Camille Flammarion6 Astronomia Popular. Tomás Novelino, exaluno, conta as suas recordações sobre o livro usado pelo professor e de determinados materiais que faziam parte das aulas: “Astronomia Popular, a primeira edição de Flammarion, traduzida para o português,um volume magnífico com belíssimas gravuras, (…) aí ele formou umas apostilas e os alunos estudavam Astronomia. Tinha uns aparelhinhos simples, aparelhinhos que mostravam o giro da Terra e da Lua em torno do Sol, tinha uma luneta para observar a noite e explicava as constelações (…)” (NOVELINO, 1998:2) Podemos também citar outro exemplo, a lição encontrada no caderno da aluna Efigênia Pinto Valada, escrita no ano de 1910: “A luz: A irradiação dos corpos foi descoberta por William Crookes, cientista inglês, que se notabilizou por suas pesquisas dos fenômenos espíritas. Poucos assuntos há na ciência tão pouco conhecidos como a luz: Qual é a sua natureza? Como os corpos luminosos se irradiam? De que veículo se servem para chegar aos nossos olhos? Os antigos supunham que os raios saíam dos nossos olhos para apanhar objetos distantes. Isaac Newton admitiu que os objetos emitiam partículas luminosas, que transpunham os espaços para nos ferirem as retinas. Iongue e Fresnel mostraram depois que os corpos luminosos não emitem partículas materiais, antes fazem vibrar o fluído que os cerca, o que levou a imaginar como é indispensável a propagação da luz nem certo fluído, excessivamente leve denominado éter, disseminado pelo espaço. Bólides: Bólide é um corpo luminoso que, atravessando rapidamente o espaço e, tendo dimensões visíveis, possui uma forma de um globo ígneo. Deixa após si, um rastro luminoso. O globo luminoso do bólide divide-se às vezes em fragmentos, em número maior ou menor. O bólide aparece tanto de dia como à noite. Desde a Antigüidade, o vulgo atribuiu aos bólides uma origem extra-terrestre. Vários naturalistas chamaram-no de ‘pedra-de-raio’ ou ‘trovão’ porque julgavam ser pedras lançadas pelos raios. Os sábios só acreditavam na existência das pedras caídas do céu, quando Biot deu à academia de Ciências o seu relatório, em que narrava a queda do bólide Largel, a 26 de Abril de 1803. Vários metais entram na composição dos bólides, tais como: ferro, magnésio, silício, níquel, cobalto, potássio, sódio, cálcio, fósforo, azoto, cloro, carbono bem como hidrogênio e oxigênio.” (Caderno de estudo-VALLADA, 1910:10) Eurípedes procurava dar aos alunos uma formação completa de Astronomia, partindo do simples para chegar ao complexo, no entanto, procurava usar um método de ensino que fosse popular, atendendo às necessidades de aprendizagem de todos os alunos, nos moldes do que indicava o astrônomo Camille Flammarion. Segundo Corina, aos alunos mais adiantados, por exemplo, introduzia assuntos mais avançados, proporcionando certas questões indispensáveis ao entendimento de assuntos complexos. Ao que tudo indica, a aluna Efigênia Pinto Valada estava adiantada em suas lições de Astronomia, pois em seu caderno aparecem estudos do Sol, baseados nas leis de Kepler: “As leis de Kepler são três: 1ª - os planetas giram em torno do Sol, descrevendo as elipses, de que o astro ocupa um dos focos. 2ª - As áreas e superfícies que descrevem os raios vetores das órbitas são proporcionais ao tempo gasto por elas. As superfícies compreendidas em tempos iguais, são iguais entre si. 3ª - O quadrado dos tempos e das revoluções em volta do Sol, estão entre si como o cubo de suas distâncias. O Sol faz parte da constelação da pomba. Segundo o Senhor Camille Flammarion, o Sol tem o diâmetro 109 vezes maior que o da Terra. A luz e o calor aumentam e diminuem na razão quadrada de sua distância.” (Caderno de estudo-VALLADA, 1910:10) A segunda parte das aulas consistia na observação dos astros e dos fenômenos celestes, os alunos se organizavam nos dias de aula de astronomia para saírem da escola e irem com o professor a locais apropriados para que pudessem observar o céu. Novelino, Germano e Corina narram suas experiências com as aulas práticas com grande entusiasmo, principalmente quando saiam à noite. Referem-se aos materiais utilizados por Eurípedes, como luneta, binóculos e contam também que as aulas eram muito dinâmicas. O material para as aulas de Astronomia o professor tinha comprado em sua viagem com pai para se matricular no curso de Medicina no Rio de Janeiro. Corina Novelino diz que a população de Sacramento às vezes não entendia o que ocorria nas aulas práticas, ficavam cheios de suspeitas com o que Eurípedes e os alunos faziam. Ela conta que numa das aulas em que observavam com Eurípedes um eclipse do Sol, as pessoas ficaram espantadas: “Certa feita, reuniram-se todos os alunos do Colégio Allan Kardec em frente ao estabelecimento, na rua. Essa providência era obra de Eurípedes a fim de que pudessem observar o eclipse total do sol, anunciado para aquele dia e hora. Os discípulos achavam-se preparados para observação do fenômeno, na companhia do mestre, devidamente equipados com pedaços de vidros branco, obscurecido previamente com fumaça. Na rua, os transeuntes apressados, estampando visíveis preocupações na fisionomia alterada. O terror se apossava daquela gente simples. A falta de elementos científicos na formação popular tornava o fenômeno objeto de superstição.” (NOVELINO, 1997:121)7 Os ex-alunos dizem que nas aulas de astronomia havia conversas sobre os astros, sobre a harmonia universal, sobre a ordem cósmica, sobre Deus, entre outros assuntos. Esses debates a que se referem os ex-alunos eram muito interessantes, pois Eurípedes levantava problemas filosóficos para serem discutidos e fazia seus alunos pensarem e questionarem a origem da vida e do cosmos. Uma das questões colocadas por ele era a causa da existência das coisas. Por que existiria alguma coisa, ao invés do nada? O Universo é obra do Caos, da matéria ou de um Ser Superior? Os ex-alunos dizem que Eurípedes queria instigar as discussões, o espírito investigativo e a capacidade filosófica de seus alunos. Sem dúvida, o professor entendia que por trás das leis físicas e do Cosmo existia uma Inteligência Superior. Antenor Germano diz que os alunos e o professor passavam horas nessas conversas, nessas aulas: “admirávamos a sabedoria de Deus, as belezas do cosmo, a harmonia do universo, as leis da natureza, as luzes do infinito (…)”(GERMANO, 1918:61) A visão de Eurípedes fica clara num trecho extraído de um texto que escreveu sobre suas convicções, no ano de 1913: “Creio que a harmonia do Universo se resume em uma só lei; que o progresso por toda parte é para todos, para o animal como para a planta, para a planta como para o mineral; que tudo segue a mesma rotação(…) Creio que neste Universo, obra da Infinita Sabedoria, nada acontece pelo jogo do acaso, que nada se faz sem uma soberana justiça; que toda desordem é apenas aparência; que não há acaso nem fatalidade; que há forças e leis que ninguém pode derrogar; que todas as coisas do mundo tem uma ligação entre si; que nada é isolado (…)” (BARSANULFO, 1913:2) _______________ 5 Para a preparação aos cursos superiores, era preciso procurar alguns poucos colégios que faziam isso, mas a base fornecida pelo colégio Allan Kardec era essencial para esse prosseguimento. Exemplo disso foi Tomás Novelino que, depois de freqüentar as aulas de Eurípedes, fez seus estudos preparatórios em Mozambinho e entrou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. 6 Camille Flammarion (1842-1925) astrônomo Francês, famoso por sua divulgação das ciências. Entre seus inúmeros livros de ciências naturais, astronomia, contos filosóficos e espiritualismo, pode-se citar: Deus na natureza, Astronomia popular, O fim do mundo etc. É considerado o pai da astronomia moderna. Logo na sua primeira juventude, freqüentou a Sociedade de Estudos Espíritas de Paris, mantendo estreita ligação com Kardec e com suas idéias. Muitas de suas teorias tiveram influências do pensamento de Kardec. O famoso astrônomo morreu em 1925, aos 83 anos de idade. Dissertação de Mestrado Orientação Prof. Dr. Sérgio Eduardo Montes Castanho Unicamp - Campinas 2006 ************************************************************* *** Jiminy Cricket (Cliff Edwards) Sings When You Wish Upon A Star *** Edmund StAustell 13 de dez. de 2010 For many, one of the highlights of a Walt Disney film was the opening song by Jiminy Cricket. Cliff Edwards sings this song beautifully. His high tenor falsetto was very appealing. https://www.youtube.com/watch?v=aafpos35u-s *** When You Wish Upon a Star Canção de Cliff Edwards *** Sobre Filme: Pinóquio Artista: Cliff Edwards Prêmios: Oscar de Melhor Canção Original Indicações: Oscar de Melhor Canção Original Gênero: Música infantojuvenil Letras When you wish upon a star Makes no difference who you are Anything your heart desires Will come to you If your heart is in your dream No request is too extreme When you wish upon a star As dreamers do Fate is kind She brings to those who love The sweet fulfillment of Their secret longing Like a bolt out of the blue Fate steps in and sees you through When you wish upon a star Your dreams come true *************************** *** Pelas almas sofredoras que pedem preces 64. Prefácio. Para se compreender o alívio que a prece pode proporcionar aos Espíritos sofredores, faz-se preciso saber de que maneira ela atua, conforme atrás ficou explicado. (Cap. XXVII, itens 9, 18 e seguintes.) Aquele que se ache compenetrado dessa verdade ora com mais fervor, pela certeza que tem de não orar em vão. 65. Prece. – Deus clemente e misericordioso, que a tua bondade se estenda por sobre todos os Espíritos que se recomendam às nossas preces e particularmente sobre a alma de N... Bons Espíritos, que tendes por única ocupação fazer o bem, intercedei comigo pelo alívio deles. Fazei que lhes brilhe diante dos olhos um raio de esperança e que a Luz divina os esclareça acerca das imperfeições que os conservam distantes da morada dos bem-aventurados. Abri-lhes o coração ao arrependimento e ao desejo de se depurarem, para que se lhes acelere o adiantamento. Fazei-lhes compreender que, por seus esforços, podem eles encurtar a duração de suas provas. Que Deus, em sua bondade, lhes dê força de perseverarem nas boas resoluções! Possam essas palavras repassadas de benevolência suavizar-lhes as penas, mostrando-lhes que há na Terra seres que deles se compadecem e lhes desejam toda a felicidade. 66. (Outra) – Nós te pedimos, Senhor, que espalhes as graças do teu amor e da tua misericórdia por todos os que sofrem, quer no Espaço como Espíritos errantes, quer entre nós como encarnados. Tem piedade das nossas fraquezas. Falíveis nos fizeste, mas dando-nos capacidade para resistir ao mal e vencê-lo. Que a tua misericórdia se estenda sobre todos os que não hão podido resistir aos seus maus pendores e que ainda se deixam arrastar por maus caminhos. Que os bons Espíritos os cerquem; que a tua luz lhes brilhe aos olhos e que, atraídos pelo calor vivificante dessa luz, eles venham prosternar-se a teus pés, humildes, arrependidos e submissos. Pedimos-te, igualmente, Pai de misericórdia, por aqueles dos nossos irmãos que não tiveram forças para suportar suas provas terrenas. Tu, Senhor, nos deste um fardo a carregar e só aos teus pés temos de o depor. Grande, porém, é a nossa fraqueza e a coragem nos falta algumas vezes no curso da jornada. Compadece-te desses servos indolentes que abandonaram antes da hora o trabalho. Que a tua justiça os poupe, e consente que os bons Espíritos lhes levem alívio, consolações e esperanças no futuro. A perspectiva do perdão fortalece a alma; mostra-a, Senhor, aos culpados que desesperam e, sustentados por essa esperança, eles haurirão forças na grandeza mesma de suas faltas e de seus sofrimentos, a fim de resgatarem o passado e se prepararem a conquistar o futuro. https://www.youtube.com/watch?v=SJK4IQYveDY https://febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/obras/evangelho-guillon.pdf *********************************************************************************** *** When You Wish Upon A Star - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise *** Mauro Senise 22 de abr. de 2020 #maurosenise #gilsonperanzzetta WHEN YOU WISH UPON A STAR – Leigh Harline /Ned Washington (do filme Pinóquio) Outra canção de um desenho de Walt Disney que conquistou o jazz é When You Wish Upon a Star, de Pinóquio (1940). O soprano de Mauro Senise expõe a melodia com uma delicadeza vocal e a leva até o fim, em meio a contrapontos harmônicos e um solo singelo de Gilson Peranzzetta. Há um momento curioso em que o soprano tenta improvisar mais livremente, mas se rende à força da melodia e volta ao tema. Este tema está gravado no CD Cinema a Dois, do duo Gilson Peranzzetta e Mauro Senise. Arranjo de Gilson Peranzzetta. *** *** Pinóquio | É Preciso Acreditar - Abertura (pt-Pt) *** Disney em pt-pt Versão em português de Portugal da música "When You Wish Upon a Star" (intitulada "É Preciso Acreditar"), do filme da Walt Disney Pictures de 1940 "Pinóquio". _________//_____//_________ Letra: Quem quiser realizar Tudo aquilo que sonhou Basta ver no céu A estrela que passar Se tu não souberes ver O que vai acontecer Essa estrela Tudo poderá fazer O que vai Acontecer de bom Já está marcado além Naquela estrela É preciso acreditar E a estrela transformar Em realidade O que se sonhou _________//_____//_________ Tom Original (NTSC) Dobragem lançada em: 13 de Março de 2009 (para a edição especial do 70º aniversário do filme) Estreia original do filme nos cinemas em Portugal (com a versão brasileira): 7 de Outubro de 1940 Canção interpretada por: Jorge Alves (Grilo Falante), Joana Manuel, Patrícia Mendes, Verónica Silva, João Moreira, Manuel Rebelo, Bruto da Costa (Coro) Pinóquio: Jasmim Castro (diálogos & canções) Grilo Falante: Jorge Alves (diálogos & canções) Gepeto: Rui Mendes (diálogos & canções) Stromboli: Carlos Sebastião João Honesto: José Neves (diálogos & canções) Fada Azul: Sónia Brazão Espoleta: Francisco Madeira Cocheiro: Carlos Freixo Alexandre: José Castro Direção de Dobragem: Carlos Freixo Adaptação de Diálogos: Joana Freixo Direção Musical: Pedro Gonçalves Tradução Lírica: Aloysio de Oliveira (versão brasileira de 1966) Adaptação Musical: Pedro Gonçalves Direção de Produção: Rita Salgueiro Técnico de Som de Diálogos: Maurício Baião Técnico de Som de Canções: Douglas Gama Estúdio de Dobragem e Canções: Matinha Estúdios Som, S.A. Estúdio de Mistura: Shepperton International Supervisor Criativo: Alejandro Nogueras Versão portuguesa produzida por: Disney Character Voices International, Inc. Créditos completos da dobragem/Full credits of the dubbing: https://mega.nz/#F!HZlSzTCD!0u_kWFWf9... Copyright © Disney Enterprises, Inc. Música MÚSICA La Estrella Azul ARTISTA Pablo Palos ÁLBUM La Estrella Azul https://www.youtube.com/watch?v=JQk_xVqRtBg ************************************************ ********************************************** *** Louis Armstrong - When You Wish Upon A Star (Buena Vista Records 1968) *** RoundMidnightTV 2 de jan. de 2011 "When You Wish upon a Star" is a song written by Leigh Harline and Ned Washington for Walt Disney's 1940 adaptation of Pinocchio. The original version of the song was sung by Cliff Edwards in the character of Jiminy Cricket, and is heard over the opening credits and again in the final scene of the film. The song has since become the theme song to The Walt Disney Company. Louis Armstrong (August 4, 1901 -- July 6, 1971), nicknamed Satchmo or Pops, was an American jazz trumpeter and singer from New Orleans, Louisiana. Coming to prominence in the 1920s as an "inventive" trumpet and cornet player, Armstrong was a foundational influence in jazz, shifting the focus of the music from collective improvisation to solo performance. With his instantly recognizable gravelly voice, Armstrong was also an influential singer, demonstrating great dexterity as an improviser, bending the lyrics and melody of a song for expressive purposes. He was also skilled at scat singing (vocalizing using sounds and syllables instead of actual lyrics). Renowned for his charismatic stage presence and voice almost as much as for his trumpet-playing, Armstrong's influence extends well beyond jazz music, and by the end of his career in the 1960s, he was widely regarded as a profound influence on popular music in general. Armstrong was one of the first truly popular African-American entertainers to "cross over", whose skin color was secondary to his music in an America that was severely racially divided. He rarely publicly politicized his race, often to the dismay of fellow African-Americans, but took a well-publicized stand for desegregation during the Little Rock Crisis. His artistry and personality allowed him socially acceptable access to the upper echelons of American society that were highly restricted for a black man. When you wish upon a star Makes no difference who you are Anything your heart desires Will come to you, yes If your heart is in your dream No request is to extreme When you wish upon a star As dreamers do Fate is kind She brings to those who love The sweet fulfillment of their secret longing Like a bolt out of the blue Fate steps in and sees you through Mama when you wish upon a star Your dreams come true Fate is kind She brings to those who love The sweet fulfillment of their secret longing, yes Like a bolt out of the blue Fate steps in and sees you through Baby when you wish upon a star Your dreams come true When you wish upon a star Makes no difference who you are Your dreams come true Música MÚSICA When You Wish Upon A Star ARTISTA Louis Armstrong ÁLBUM When You Wish Upon A Star COMPOSITORES Ned Washington Mais 1 https://www.youtube.com/watch?v=uReGn1l4ir8 ************************************************** Você é uma maravilha. Tratar bem a si mesmo é cuidar bem da casa onde se mora para sempre. *****************************************
*** "No verão de 1938, as nuvens negras do horizonte internacional haviam-se tornado tão ameaçadores que começaram a lançar sombras até mesmo sobre minha nova vida doméstica. Tive que prestar serviço por dois meses na Brigada Montanesa de Carabineiros, em Sonthofen, e em várias ocasiões recebemos ordens de ficar de prontidão para nos deslocarmos imediatamente para a fronteira tcheca. Depois, as nuvens tornaram a se afastar, mas eu estava convencido de que não seria por muito tempo. Mais ou menos no fim do ano, algo inesperado aconteceu na física atômica. Numa terça-feira, Carl Friedrich chegou de Berlim para comunicar aos membros de nosso seminário de Leipzig a descoberta feita por Otto Hahn: o bário era um dos subprodutos do bombardeio dos átomos de urânio com nêutrons. Isso significava que o núcleo do átomo de urânio fora dividido em duas partes equiparáveis." CONTRAPONTO A PARTE E O TODO HEISENBERG pp. 195-209 ********************************
*** Por que as luzes da Aurora Boreal e Austral parecem estar mais ativas; entenda Fotógrafos e observadores do céu noturno capturaram a exibição colorida mais ao norte do que o normal Visão das luzes do norte em Anchorage, no Alasca, foi capturada pela residente Dra. Stephanie Quinn-Davidson ***
*** Visão das luzes do norte em Anchorage, no Alasca, foi capturada pela residente Dra. Stephanie Quinn-Davidson Reprodução/Twitter *** Katie Huntda CNN 02/03/2023 às 01:24 Ouvir notícia O brilho dançante da Aurora Boreal e sua contraparte no hemisfério sul, a Aurora Austral, deslumbra os sortudos que conseguem vislumbrar do maior show de luzes da Terra. As luzes do norte e do sul, geralmente confinadas ao Ártico e à Antártica, geraram admiração por séculos e continuam a fazê-lo. Nos últimos dias, fotógrafos e observadores do céu noturno capturaram a exibição colorida mais ao norte do que o normal – lugares como o estado do Colorado, o sudeste da Inglaterra e Nova Gales do Sul. Os pilotos circularam seus aviões durante um voo para dar aos passageiros uma visão mais detalhada do fenômeno. O piloto do voo 1806 da easyJet de Reykjavik para Manchester presenteou seus passageiros com um espetáculo incrível / Ross Sticka O que causa as auroras? As auroras são causadas pela atividade no sol – trata-se de um tipo de tempestade solar chamada ejeção de massa coronal, que emite gás eletrificado e partículas no espaço. Quando essas partículas eletrificadas atingem as linhas do campo magnético nos pólos norte e sul, o que geralmente leva cerca de três dias, elas entram na atmosfera da Terra. Uma vez lá, as partículas e a energia interagem com os gases da atmosfera, produzindo luz colorida no céu. O oxigênio emite verde, a cor mais comumente vista, bem como luz vermelha, de acordo com o Aurora Watch da Universidade de Lancaster, no Reino Unido. O nitrogênio brilha em azul e roxo, de acordo com a Nasa. O tempo aberto também pode ajudar a tornar as auroras mais visíveis. Leia Mais Aurora boreal super-rara com cores rosa e laranja aparece na Noruega; veja Aurora boreal super-rara com cores rosa e laranja aparece na Noruega; veja Novo estudo prova origem misteriosa da aurora boreal Novo estudo prova origem misteriosa da aurora boreal Cientistas podem ter desvendado mistério sobre aurora boreal de Júpiter Cientistas podem ter desvendado mistério sobre aurora boreal de Júpiter Pesquisadores do Solar Dynamics Observatory da Nasa disseram que detectaram duas erupções solares de classe M na sexta e no sábado que levaram a ejeções de massa coronal (CMEs), desencadeando o recente surto de atividade geomagnética elevada e produzindo as auroras cativantes. As menores explosões solares são designadas de classe A, seguidas por B, C, M e X, as maiores, de acordo com a Nasa. Às vezes, os CMEs também podem interromper as operações de satélite e a comunicação na Terra. Na terça-feira (28), outra explosão solar entrou em erupção apenas um tom abaixo da “classe X”, de acordo com a EarthSky, embora não houvesse CME acompanhando. O mais recente aumento na atividade geomagnética foi impulsionado por uma região de mancha solar “grande e magneticamente complexa” conhecida como AR3234, de acordo com o Met Office do Reino Unido. Qual a frequência das auroras? Espera-se agora que o recente passeio selvagem geomagnético diminua, o que significa menos oportunidades para as pessoas verem as luzes do norte ou do sul nos próximos dias. Nos próximos anos, as luzes do norte podem aparecer mais ao sul com mais regularidade, disse Robert Massey, diretor executivo da Royal Astronomical Society. O sol passa por um ciclo solar de 11 anos, onde o nível de atividade do flare flutua. As luzes do norte, aurora boreal, são retratadas aqui nas últimas horas da noite de segunda-feira acima do Souter Lighthouse em South Shields, no nordeste da Inglaterra / Lewis Brown/Story Picture Agency/Shutterstock O ciclo 25, o mais recente, começou em dezembro de 2019 com um mínimo solar – um período em que o sol ainda está ativo, mas mais silencioso e com menos manchas solares. Estamos agora nos aproximando de um máximo solar, previsto para ocorrer em julho de 2025, que será uma época em que haverá um grande número de manchas solares e aumento da atividade solar. Massey disse que os eventos solares que causam auroras se tornarão mais comuns à medida que nos aproximamos do máximo solar. Outros planetas do sistema solar também experimentam auroras. Júpiter é banhado por cores espetaculares em seus pólos, embora suas poderosas auroras sejam causadas por um mecanismo diferente das da Terra, segundo pesquisa publicada em 2021. Este conteúdo foi criado originalmente em inglês. inglês versão original Tópicos Tópicos Aurora Boreal Inglaterra Luz Nasa Norte Sul Terra **************** *** CIAO PAPA Con Letra en español *** Mexican Spanish Teacher - WIS Estreou em 23 de dez. de 2022 Cancion de la película, con letra de casi toda la cancion. Ciao papa, mio papa Ya es momento de partir ¿Cuánto tiempo y a dónde voy? Nadie lo podrá decir Si en mucho tiempo no he de volver Un gran tesoro empacaré Trinos de aves y un "ding-dong" Higos pintados y un caparazón Olor de pan, sabor de miel Tu evocación, mi padre fiel Adiós, mi papá Ciao papa, mio papa Ya es momento de partir A un lugar muy lejano me voy Algo grande espera ahí Por mucho tiempo no he de volver Hay tanto mundo que recorrer Quizá un camello vea llorar O vea piratas en el mar Lluvia o sol siempre tendré Tu evocación, mi padre fiel Adiós, mi papá Mientras recorro este largo andar A nuestra vida me he de aferrar Viendo la lluvia esconderé Lágrimas que no deben ver Y para siempre guardaré Tu evocación, mi padre fiel Adiós...Mi papá : Música MÚSICA Ciao Papa ARTISTA Gregory Mann https://www.youtube.com/watch?v=0QAYok05QcI **************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário