sábado, 7 de setembro de 2024

LATODOR

Palavra do cachorro Latodor. O CACHORRO FILÓSOFO Ele poderia simbolizar algo como a simplicidade dos animais e o quanto eles nos ensinam sobre a vida e a existência, de uma forma filosófica e profunda. -----------
------------- "Sem ser, sendo, foi tentar; sendo, ser." O ChatGPT disse: ChatGPT A frase "Sem ser, sendo, foi tentar; sendo, ser" possui um caráter bastante reflexivo e enigmático, o que permite várias interpretações. Ela joga com diferentes formas do verbo "ser", sugerindo uma tensão entre o estado de ser e o processo de se tornar. Aqui está uma interpretação possível: "Sem ser, sendo": Sem ainda estar completamente em um estado, mas já existindo em parte, em um processo de vir a ser. "Foi tentar": O sujeito decide experimentar, buscar algo, mesmo sem ter alcançado plenamente um estado de "ser". "Sendo, ser": Durante esse processo de tentativa e de se tornar, ocorre o "ser". Ou seja, o "ser" é alcançado não como um ponto fixo, mas como algo que acontece no processo de vir a ser. A frase parece tratar da ideia de transformação e ação contínua. O "ser" aqui pode ser visto como um estado dinâmico, não algo fixo, mas que se constrói na tentativa e no fazer. _________________________________________________________________________________________________________ ------------
------------- Epílogo Musical: "Homus Artificialis" ------------- Você disse: O que essa coisa vem fazer aqui 🫣🫣😞😞😞 O ChatGPT disse: ChatGPT Parece que você está surpreso ou desconfortável com algo que apareceu ou aconteceu! Se quiser compartilhar mais detalhes, posso ajudar a entender ou lidar com a situação. Você disse: Muito triste quando a memória é curta 😌 E a irresponsabilidade interesseira segue longamente Pois é … O ChatGPT disse: ChatGPT É realmente doloroso quando a falta de memória ou a indiferença dos outros parece apagar o que é importante para nós, enquanto o interesse egoísta continua a prevalecer. Situações assim podem nos deixar frustrados, especialmente quando sentimos que a lealdade ou a consideração é colocada de lado em nome de interesses próprios. Se você está passando por algo assim, é importante lembrar que, mesmo que os outros não reconheçam, a sua integridade e verdade permanecem. E, às vezes, o melhor caminho é seguir em frente sem se deixar afetar por essa negatividade. Você sempre pode escolher como reagir, mesmo quando as ações dos outros estão fora de controle. Você disse: vade mecum significado lato e não lato O ChatGPT disse: ChatGPT O termo "vade mecum" vem do latim e significa literalmente "vai comigo" ou "vem comigo". Dependendo do contexto, ele pode ter um significado lato (amplo) ou estrito (mais específico): Significado lato (amplo) Em um sentido mais amplo, vade mecum pode se referir a qualquer tipo de manual, guia ou material de referência que seja consultado frequentemente para obter orientação ou informação em determinada área. Ele pode ser aplicado a diversos campos do conhecimento, como literatura, medicina, direito, entre outros. Nesse uso, qualquer livro ou documento que se carrega consigo para consultar constantemente pode ser chamado de "vade mecum". Significado estrito (específico) Em um sentido mais restrito, o vade mecum é comumente associado a um manual jurídico que contém as principais leis, códigos e normas utilizadas por profissionais do direito, como advogados e estudantes. É uma coletânea organizada de legislações, usada como referência diária. Portanto, no sentido lato, "vade mecum" pode ser qualquer material de consulta constante. Já no sentido estrito, o termo geralmente é usado para descrever o compêndio de leis, especialmente no campo do direito. Você disse: "LATO E NÃO LATO, DEPENDE DE COMO AS PERGUNTAS SÃO MAIS OU MENOS TRANQUILAS. PALAVRA DO CACHORRO LATODOR." FORNECER UMA CRÔNICA SATÍRICA, CRÍTICA E INFORMATIVA COM HUMOR E GRAÇA SOBRE O AMBIENTE DOMINADO PELOS MONETIZADORES INFLUENCERES, COACHERES E QUEJANDOS. O ChatGPT disse: ChatGPT "Lato e Não Lato: Palavras do Cachorro Latodor" Era uma vez, numa terra onde todos eram especialistas de algo, o reino dos Influenceres e Coacheres – uma nação rica, onde a moeda forte não era ouro ou prata, mas sim "likes" e "seguidores". E quem não estivesse preparado para esse novo jogo estava fadado a, no máximo, ser um coadjuvante numa live de meditação ou receita de suco detox. No comando de tudo, estava Latodor, o cachorro filósofo, que apesar de latir para o vento, entendia muito bem as sutilezas do que se passava. Latodor, observando o caos ao seu redor, dizia: “Lato ou não lato, depende de como as perguntas são mais ou menos tranquilas.” O que parecia uma máxima enigmática, era na verdade uma crítica aos tempos modernos: quanto mais raso o conteúdo, mais sucesso ele fazia. No mundo dos Coacheres e Influenceres, a profundidade das perguntas caía na categoria “não monetizável”. Afinal, como dizia o influente líder Coacher Gustavo Furacão: “Se você está pensando, está perdendo tempo de postar. Pense rápido, poste mais rápido ainda. E lembre-se: 'bom dia' é conteúdo.” Nesse cenário, tudo tinha uma resposta simples. Problemas complexos como a crise existencial? Uma palestra motivacional de 30 minutos (R$ 299,90, com certificado). Precisa de sabedoria? Latodor refletia, em vão, porque o mercado já tinha respondido: “Ser sábio é ter uma planilha de Excel organizada.” Um cachorro que tentava alertar para os perigos da superficialidade era recebido com: “Latodor, o problema é que você não se posiciona no nicho certo. Já pensou em vender cursos de como latir melhor?” Enquanto os Coacheres reinavam com frases prontas de sucesso, e os Influenceres pregavam o estilo de vida perfeito (pós-produzido, claro), Latodor observava como todos estavam ocupados com a arte de monetizar a si mesmos. Havia até uma certa ironia no fato de que ninguém mais tinha tempo para viver, afinal, viver sem registro em vídeo era uma vida inútil. “Se você comeu e não postou, realmente aconteceu? Se você foi ao parque e não fez uma selfie, será que existiu aquele passeio?”. O que mais incomodava Latodor não era nem o fato de estarmos todos virando mercadorias ambulantes, mas sim o mercado da transformação relâmpago. Você não precisava ser bom em nada – apenas parecer bom. Todo mundo tinha um produto para vender: desde o cara que se autodenominava "guru do mindset financeiro", mas vivia parcelando o cartão, até a influencer fitness que promovia shakes para emagrecer enquanto fazia fila na lanchonete. Latodor soltava um leve suspiro e murmurava: “Nada contra ganhar dinheiro, mas nem todo mundo precisa ser um produto.” E logo um Coacher de plantão aparecia: “Latodor, você não está entendendo a oportunidade de mercado. Você está sendo muito lato! O mercado não perdoa latidos sem propósito monetizável!” E assim, no reino dos Monetizadores, as relações humanas foram sendo progressivamente substituídas por interações comerciais. Não havia mais trocas de conselhos ou experiências, mas sim de “mentorias” e “masterclasses”. Um sorriso só valia a pena se rendesse uma parceria com uma marca de clareamento dental. A amizade genuína? Só se fosse feita via um patrocínio em grupo. Mas Latodor, sábio como sempre, decidiu que não ia desistir. Continuou latindo, pois, como ele mesmo dizia: “Se for para ser influenciado, que seja por uma conversa que vale a pena – e não por mais um curso sobre como acordar às 5 da manhã. Afinal, latir pelo que importa, ainda que ninguém ouça, é a única coisa realmente fora de moda nesse mundo.” E assim ele seguiu, em um reino onde os Influenceres vendiam sonhos prontos, os Coacheres davam respostas rápidas, e Latodor continuava fazendo a única coisa sensata: não se levar tão a sério. Afinal, como ele sempre dizia, “O sucesso é uma pergunta de múltipla escolha: você quer likes ou quer latidos?” Você disse: " "LATO E NÃO LATO, DEPENDE DE COMO AS PERGUNTAS SÃO MAIS OU MENOS TRANQUILAS. PALAVRA DO CACHORRO LATODOR." FORNECER UMA CRÔNICA SATÍRICA, CRÍTICA E INFORMATIVA COM HUMOR E GRAÇA SOBRE O AMBIENTE DOMINADO PELOS MONETIZADORES INFLUENCERES, COACHERES E QUEJANDOS. " VERIFICARA A CORREÇÃO DESTE TRECHO DO PONTO DE VISTA DA GRAMÁTICA, LÍX O ChatGPT disse: ChatGPT Claro! Vamos analisar o trecho: Texto Original: " "LATO E NÃO LATO, DEPENDE DE COMO AS PERGUNTAS SÃO MAIS OU MENOS TRANQUILAS. PALAVRA DO CACHORRO LATODOR." FORNECER UMA CRÔNICA SATÍRICA, CRÍTICA E INFORMATIVA COM HUMOR E GRAÇA SOBRE O AMBIENTE DOMINADO PELOS MONETIZADORES INFLUENCERES, COACHERES E QUEJANDOS. " Análise Gramatical e de Clareza Uso das Aspas e Pontuação: A frase no início está entre aspas, o que indica uma citação. Para maior clareza e fluidez, é útil usar uma pontuação que indique que a citação é uma introdução ao tópico da crônica. Correção do Texto: "FORNECER" está em um formato imperativo e deve ser ajustado para manter a consistência com o resto do texto. O ideal seria reformular a frase para combinar com o contexto da crônica. Melhoria na Clareza e Coerência: Em vez de "QUEJANDOS", o termo mais adequado seria "QUEIXOSOS" para manter a formalidade e clareza. Texto Corrigido: "Lato e não lato, depende de como as perguntas são mais ou menos tranquilas. Palavra do cachorro Latodor." Escreva uma crônica satírica, crítica e informativa com humor e graça sobre o ambiente dominado pelos monetizadores, influenciadores, coachees e queixosos. Explicações: Aspas e Pontuação: Retirei as aspas e coloquei a citação entre parênteses para integrar melhor com o restante do texto. Correção de Termos: Substituí "QUEJANDOS" por "QUEIXOSOS" para melhorar a clareza e formalidade. Formato do Pedido: Ajustei a instrução para que seja um pedido direto e claro, adequado ao estilo de escrita formal. Espero que isso ajude a clarificar e melhorar o texto! Se precisar de mais ajustes ou tiver outras perguntas, estou à disposição. Você disse: ------------
-------------- "sexta-feira, 6 de setembro de 2024 José de Souza Martins - Limitações da inteligência artificial Valor Econômico Ela não supre a carência criada pelos descartes de talentos que provoca A principal limitação do debate sobre inteligência artificial é a praticamente nenhuma referência à superioridade e à necessidade da inteligência tradicional. O desencontro entre a expansão das funções da inteligência artificial e a lentidão de adaptação dos seus descartados à modernidade que ela representa responde por um doloroso processo de exclusão social, que é anticapitalista e inimigo da empresa. A inteligência artificial nasce e prospera para suprir, e não para substituir a inteligência natural e tradicional, para completá-la e ampliar o domínio do que é inteligente sobre o que é espontâneo. Foi Gramsci, pensador italiano vítima do fascismo, quem sublinhou a importância do bom senso do homem comum na realidade social. A inteligência artificial se desenvolve para multiplicar os efeitos econômicos e sociais do conhecimento erudito. Porém, nos vários campos de sua aplicação, ela não supre a carência criada pelos descartes de talentos que provoca. Tampouco a inteligência artificial pode criar instrumentos, técnicas e meios que se sobreponham à criatividade do repente, da improvisação, da intuição, do senso comum sensível às informações não codificadas dos meios artificiais de inteligência. Ela não pode vencer com prontidão o prejuízo inesperado decorrente das contradições econômicas e das irracionalidades sociais. Do ponto de vista antropológico, a inteligência artificial não é inteligente. Ela não vem primeiro. É criatura da inteligência tradicional. Falta-lhe o principal elemento da cultura e da condição humana: o reconhecimento da necessidade, da legitimidade e da probabilidade do erro. O desafio da interpretação. Nesse sentido, só o acerto, que é próprio da inteligência artificial, é um erro. Erro dominado e controlado pela inteligência artificial não é erro porque é erro previsto, insuficiente para que seja definido como erro, como ato não inteligente. O erro e o inesperado são partes integrantes da verdadeira cultura da descoberta e da invenção, do aperfeiçoamento. Onde não existem, não há criatividade. Os simples, sujeitos da inteligência cotidiana, são a mediação de desafios que provocam a necessidade de saber. O antropólogo português Adolfo Coelho, em estudo primoroso, destacou que ser analfabeto não é o mesmo que ser ignorante. Coisa que aqui no Brasil temos dificuldade de compreender. Trabalhei em fábrica quando era menino e adolescente. Achava que aquela maquinaria toda, complicada, era brinquedo de adulto e de engenheiro. Em parte criado na roça, na minha ingenuidade, via e intuía coisas que eram irrelevantes para os sábios da empresa, os engenheiros e técnicos. Foi o que aconteceu quando o demônio “apareceu” para as operárias numa das seções da fábrica, num momento de reiterada produção defeituosa que eles não sabiam explicar. O imaginário delas continha explicações que o deles não continha. Eu via, também, embora não compreendesse, que havia uma guerra de saberes entre dois poderes da fábrica, representados pelos antigos mestres, de um lado, e os engenheiros, de outro. Roberto Simonsen, o fundador da empresa, formado pela Escola Politécnica de São Paulo, quando chegou o tempo de modernizar o processo produtivo, intuiu que, sem os velhos mestres, os novos engenheiros não conseguiriam fazer a empresa funcionar. Fundador da Fiesp, ele era também fundador da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde lecionava história econômica do Brasil. Sabia que a ciência na produção tinha limites sem as ciências sociais, sem o diálogo investigativo com o conhecimento popular, com o senso comum, com a lógica e as regras do saber tradicional. Enquanto a cultura empresarial da coexistência pacífica entre saberes desencontrados e de diferentes idades fosse acatada, a empresa continuaria produzindo lucros. No fundo Simonsen considerava os saberes dos simples um capital social, que estava à disposição da empresa gratuitamente. Os filhos de Simonsen continuaram a tradição do pai. Mas uma nova geração da mesma família, em vez de assumir a direção da empresa, entendeu que assumiu o poder da empresa. Suprimiu a mediação da coexistência de saberes distanciados pela diferença de idades do conhecimento industrial. O capital social da sabedoria antiga tinha sido descartado. Faltou o diálogo de saberes que corrigisse e equilibrasse as consequências irracionais do desenvolvimento econômico desigual. A empresa acabou fechada, depois de 80 anos de funcionamento, e demolida. Apesar dos recursos da crescente disponibilidade de inteligência artificial e impessoal na indústria, ela criou uma espécie de orfandade do novo empresariado de senso comum pobre." O ChatGPT disse: ChatGPT A crônica de José de Souza Martins, publicada no Valor Econômico em 6 de setembro de 2024, discute as limitações da inteligência artificial (IA) no contexto social e econômico, com uma visão crítica sobre o impacto que essa tecnologia tem sobre a inteligência tradicional e o saber popular. Ele destaca que, embora a IA seja amplamente promovida como uma solução para ampliar a eficiência e o conhecimento, ela não substitui o valor essencial da criatividade humana, da intuição e do "bom senso" que vem da experiência e do erro. Martins sublinha que a inteligência artificial não consegue abarcar elementos fundamentais da natureza humana, como a capacidade de improvisação, o reconhecimento do erro e o aprendizado a partir da imperfeição. Esses aspectos são cruciais para a descoberta, inovação e progresso, o que a IA, com sua rigidez e previsibilidade, não é capaz de fornecer. Nesse sentido, ele argumenta que, do ponto de vista antropológico, a IA "não é inteligente", pois carece de um dos principais motores da evolução humana: a capacidade de errar e aprender com isso. A crítica de Martins também envolve a exclusão social gerada pela adoção desenfreada da IA. Ao descartar talentos e saberes tradicionais, a modernidade tecnológica contribui para a exclusão de pessoas que não se adaptam à velocidade das mudanças, criando uma espécie de "orfandade" no mundo empresarial. Ele exemplifica isso com a história de uma fábrica que funcionava com base no conhecimento empírico dos "velhos mestres" e que, ao desconsiderar esse saber e optar apenas pela modernização tecnológica, acabou fechando as portas. A crônica questiona, portanto, a dependência excessiva da IA e aponta para a necessidade de integrar diferentes tipos de saberes, incluindo o conhecimento popular e tradicional, como uma forma de manter o equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade social e econômica. Você disse: -------------
-------------- "Desafios da proteção do patrimônio cultural industrial de Juiz de Fora Julio Cesar Ribeiro Sampaio* Resumo A cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, possui trajetória histórica fortemente correlacionada com a industrialização. O auge desta identificação ocorreu entre as décadas de 1880 e de 1930 quando esta cidade foi considerada o principal pólo industrial da região e um dos mais significativos do país. Em um dado momento do final do século 19, Juiz de Fora foi denominada "Manchester Mineira" em função da proliferação de fábricas com aspectos semelhantes aos padrões arquitetônicos britânicos. A partir da década de 1930 a industrialização entrou em crise em Juiz de Fora e vários estabelecimentos fabris entraram em processo de obsolescência e encerrarem suas atividades. Poucos exemplares tradicionais conseguiram sobreviver aos descasos, demolições e reformas que comprometeram significativamente a autenticidade e integridade dos aspectos arquitetônicos originais. Deste grupo restam apenas onze prédios que se encontram parcialmente protegidos pelas autoridades locais. Somente um deles possui proteção integral. Dentro do universo do patrimônio industrial de Juiz de Fora se destaca a Fábrica dos Ingleses que se constitui num exemplar paradigmático da citada trajetória de apogeu, crise, desprezo e critérios de proteção polêmicos. Fundada em 1883 e considerada a primeira fábrica de grande porte da cidade, o complexo industrial passou por algumas modificações e expansões até terminar as atividades em meados da década de 1980. Após anos de abandono foi parcialmente demolido no final da década de 1990. As partes remanescentes do conjunto original, um galpão, unidade residencial e uma chaminé do início do século 20, foram tombadas em 2003 e 2004. O terreno resultante da demolição foi destinado para a construção de um complexo de uso misto cuja ocupação ainda não se completou. A partir da análise da controvertida trajetória da Fábrica dos Ingleses, pretende-se neste trabalho propor a reavaliação da política de proteção e de conservação de Juiz de Fora, especialmente em relação ao conjunto de estabelecimentos industriais tradicionais da cidade cuja importância histórica, artística e afetiva demandaria um Revista CPC, São Paulo, n.14, p. 1-187, maio 2012/out. 2012 71 outro tipo de atitude. Esta reavaliação propõe como referência a literatura especializada de conservação com ênfase no patrimônio industrial, sobretudo das experiências britânicas em função da importância deste país no cenário internacional deste tema e pelas semelhanças comentadas acima com as circunstâncias de Juiz de Fora. Palavras-chave: Preservação arquitetônica industrial. Patrimônio industrial, Juiz de Fora, MG, Brasil. Fábrica dos Ingleses, Juiz de Fora, MG. " O ChatGPT disse: ChatGPT O artigo de Julio Cesar Ribeiro Sampaio, intitulado Desafios da proteção do patrimônio cultural industrial de Juiz de Fora, aborda as dificuldades enfrentadas pela preservação do patrimônio arquitetônico e industrial da cidade mineira de Juiz de Fora, que teve uma trajetória histórica profundamente ligada à industrialização, especialmente entre 1880 e 1930. Durante esse período, a cidade foi reconhecida como um dos principais polos industriais do Brasil, a ponto de ser apelidada de "Manchester Mineira" devido à proliferação de fábricas com arquitetura semelhante à britânica. Contudo, a partir da década de 1930, o setor industrial da cidade entrou em crise, e muitos dos estabelecimentos fabris foram fechados, com muitos prédios sendo demolidos ou descaracterizados. Dos exemplares remanescentes, apenas onze prédios industriais ainda existem, sendo que somente um deles possui proteção integral por parte das autoridades locais. Entre os casos mais simbólicos desse processo está a Fábrica dos Ingleses, fundada em 1883 e considerada a primeira fábrica de grande porte de Juiz de Fora. Embora o complexo tenha sobrevivido até a década de 1980, grande parte dele foi demolida na década de 1990, restando apenas um galpão, uma residência e uma chaminé, que foram tombados em 2003 e 2004. O terreno remanescente foi parcialmente utilizado para a construção de um complexo de uso misto. Sampaio propõe uma reavaliação das políticas de proteção e conservação do patrimônio industrial da cidade, sugerindo uma abordagem mais criteriosa e cuidadosa, especialmente em relação ao legado histórico e artístico dessas construções. Ele utiliza como referência a literatura especializada em conservação do patrimônio industrial, destacando as experiências britânicas como modelo, devido à sua relevância internacional no campo e às semelhanças arquitetônicas com o contexto de Juiz de Fora. O artigo sublinha a importância de se adotar uma atitude mais proativa na preservação desse patrimônio, considerando não apenas o valor arquitetônico, mas também a relevância histórica e afetiva dessas construções para a memória coletiva da cidade. Palavras-chave: Preservação arquitetônica industrial Patrimônio industrial Juiz de Fora, MG Fábrica dos Ingleses _________________________________________________________________________________________________________ Você disse: -------------
-------------- "sexta-feira, 6 de setembro de 2024 Andrea Jubé - Marçal encontra Dostoiévski: diálogos imaginários Valor Econômico Em mais um dia de céu cinza da fumaça de incêndios e ar insalubre, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) esbarrou com o escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881), autor de “O idiota”, em uma avenida importante da capital. A coluna recuperou trechos do diálogo imaginário. - Ouvi falar de você, disse Dostoiévski, iniciando a conversa, como era de se esperar de um jornalista e escritor. - Deve ser das redes sociais, sou “influencer” de alcance internacional, disse Marçal. - Rede social? Desconheço. Minhas ferramentas de são papel, caneta-tinteiro e a alma humana. Uma vez, contratei uma estenógrafa, e me casei com ela, relembrou o russo. - Papel?... Ora, temos algo em comum, sou “coach” e também desbravo a alma humana. Meus seguidores e apoiadores fazem quase tudo o que eu recomendar. - Seguidores?, indagou o escritor, que viveu no século XIX. - Sim, tenho 17 milhões de seguidores nas minhas contas bloqueadas [quase 10% da população brasileira], e mais de 3 milhões nas contas reservas. Em 2022, 30 alunos foram comigo escalar uma montanha na Serra da Mantiqueira. - Impressionante, e como foi?, perguntou o autor. - Havia névoa, visibilidade ruim, chuva e ventos fortes, e tivemos de acionar o Corpo de Bombeiros para nos resgatar. Agora estou tendo de responder ao Ministério Público. Mas eu não obriguei ninguém a me seguir. Quem não quer risco, fica em casa vendo “stories”, alegou. - Não sou “influencer”, mas sou reconhecido, em vários países, por obras seminais. Uma delas é “O idiota”, cujo protagonista é o príncipe Michkin, um ser magnânimo. Soube que você chamou os eleitores brasileiros de idiotas. Foi ofensa ou elogio? Se relacionar-se com minha obra, pode ser algo positivo... - Eu afirmei em uma entrevista que, nas eleições, temos que ser “um idiota”. Infelizmente, a nossa mentalidade gosta disso. Também chamei os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “idiotas”. - Mas vi que Lula elegeu-se três vezes presidente do Brasil. Imagino que você também busque esses votos? Você almeja a Presidência em 2026? - Claro! E por ser um povo que gosta disso, eu preciso produzir isso. Preciso ter um comportamento que chame a atenção, argumentou Marçal. - O meu “idiota” contrasta com o seu. O príncipe Michkin é uma pessoa bela, positiva e sensível. É inteligente, tem valores e princípios firmes. Criei um ser ideal, a personificação da bondade e da harmonia. - Veja, “Dostô”... No começo da campanha, no primeiro debate, eu testei uma atitude menos agressiva. Mas isso não rendeu bons números nas redes nem cortes viralizantes. - O meu “idiota” é uma pessoa de bom coração, enxerga as pessoas por dentro, suas palavras, ações, a mentira e a verdade. Começou a história pobre, mas herdou milhões de rublos, e com sua generosidade, ajudou todos no seu entorno e perdoou seus detratores. Ele também era chamado de “idiota” porque sofria de uma enfermidade que acabava afetando sua capacidade de compreensão plena. - Mas um “idiota”, na definição do dicionário, é aquela pessoa tola, ignorante, propensa a cometer enganos. Mas fiquei curioso. Que final você deu para esse seu personagem virtuoso? - Ele teve um fim trágico, lamentou o escritor. - Eu também escrevi livros, um dos mais recentes foi “O pior ano da sua vida”. - Abordei esse tema em “Recordações da casa dos mortos”. Você também foi processado e condenado, e cumpriu pena na Sibéria? Meu livro relembra essa fase de revezes. Você não vai mudar sua estratégia? - Por enquanto, está dando certo, apontou Marçal, que se mantém em empate técnico com a política tradicional. - Aproveito para te sugerir a leitura de um dos meus “best sellers”, “Crime e castigo”, um tratado sobre culpa e arrependimento. - Por enquanto, nenhum dos dois me tira o sono. Mas vamos nos falando. Quero pegar o seu contato, vamos emparelhar os “smartphones”, propôs Marçal. - Sou “vintage”. Tem caneta e papel?, retrucou o escritor. Kassab Se Pablo Marçal continua sendo um enigma para as campanhas do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do deputado Guilherme Boulos (Psol), que não conseguem se descolar do “coach” nas pesquisas, outra esfinge que desafia os nervos das lideranças ligadas à candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), à presidência da Câmara dos Deputados, é o secretário de governo de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Um dos caciques que articulou, ao lado de Arthur Lira (PP-AL), a construção do nome de Motta para a candidatura disse à coluna que, em algum momento, o notório pragmatismo de Kassab, que caracteriza os movimentos do fundador do PSD, o fará recuar da candidatura do líder da bancada na Câmara, o afável deputado Antonio Brito (BA). Segundo este cacique, a trajetória de Kassab tem se caracterizado pela habilidade de seguir em frente, rio acima, com um pé em cada canoa. Em 2016, no apagar das luzes do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), PL e PP pularam do barco o quanto antes. Kassab, então ministro das Cidades, acendia uma vela para Deus e outra para o diabo. Foi um dos últimos ministros a entregar a carta de demissão para Dilma. Menos de dois meses depois, era ministro de Michel Temer (MDB)." _________________________________________________________________________________________________________ O ChatGPT disse: ChatGPT A crônica de Andrea Jubé no Valor Econômico é uma sátira política que imagina um encontro fictício entre o influenciador e candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, e o renomado escritor russo Fiódor Dostoiévski. Esse diálogo improvável combina o mundo moderno e tecnológico de Marçal com a introspectiva e profunda visão da natureza humana de Dostoiévski, criando um contraste entre os valores que cada um representa. Através desse diálogo, Jubé explora a superficialidade das redes sociais e a busca de Marçal por seguidores, comparando isso com a introspecção e o estudo profundo da alma humana realizado por Dostoiévski em suas obras, como O idiota. Enquanto Marçal se apresenta como um "coach" e influenciador, destacando sua popularidade digital e estilo de vida arriscado, o autor russo questiona a autenticidade e profundidade dessas ações, trazendo à tona o conceito de "idiota" de sua própria obra, o qual difere radicalmente do uso que Marçal faz do termo. A crônica critica de forma leve e cômica a era dos "influencers" e suas estratégias para atrair seguidores e votos, sugerindo que a profundidade de caráter e a verdadeira compreensão da humanidade não podem ser substituídas pela viralização ou comportamento midiático. Além disso, o texto faz alusão às declarações polêmicas de Marçal sobre os eleitores, conectando isso à discussão mais ampla sobre valores e caráter, tema central nas obras de Dostoiévski. O texto ainda se desdobra para discutir os bastidores da política brasileira, mencionando figuras como Gilberto Kassab, em um jogo de poder caracterizado por pragmatismo e articulação política, algo que contrasta com o idealismo e complexidade moral dos personagens de Dostoiévski. _________________________________________________________________________________________________________ Você disse: "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VERSUS ARGUTA INTELIGÊNCIA" - "Sem ser, sendo, foi tentar; sendo, ser." TENDO COMO BASE ESSE TÍTULO, CORRELACIONAR TODOS OS TEXTOS AQUI SUBMETIDOS COM SUAS INTERAÇÕES COM A INTLIGÊNCIA ARTIFICAL PARA FORNECER UM ARTIGO QUE EXPRESSE AS IDEIAS EXPOSTAS EM UMA SÍNTESE PROVISÓRIA DO ESTADO DA ARTE DA INTELIGÊNCIA ARTICIAL COM O MODO COMO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA, PROJETANDO UM POSSÍVEL CAMINHO PARA SUA EVOLUÇÃO COM O "HOMUS ARTIFICIALES E AS MÁQUINAS ARGUTAS" _________________________________________________________________________________________________________ ------------
------------- O estado da arte em Inteligência Artificial by nexmuv | Jul 20, 2022 | Uncategorized | 0 comments ----------- O ChatGPT disse: ChatGPT INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VERSUS ARGUTA INTELIGÊNCIA: UMA SÍNTESE PROVISÓRIA DO ESTADO DA ARTE "Sem ser, sendo, foi tentar; sendo, ser." Essa enigmática sentença parece encapsular a ambiguidade da Inteligência Artificial (IA), que tenta ser sem efetivamente ser, funcionando como uma simulação, um "esforço" de inteligência que, em última instância, ainda está em processo de alcançar a arguta inteligência humana. A frase reflete tanto a trajetória quanto as limitações da IA atual, em constante evolução, mas incapaz, por enquanto, de alcançar a complexidade do pensamento humano em sua totalidade. A Ambiguidade da Inteligência Artificial No texto de José de Souza Martins, "Limitações da Inteligência Artificial", o autor aborda a questão central da inadequação da IA para substituir a inteligência humana tradicional. Ele sugere que, apesar de sua sofisticação técnica, a IA não possui o que ele chama de "reconhecimento do erro" — um atributo essencial da criatividade e do desenvolvimento humano. Essa crítica levanta uma questão fundamental: a IA, tal como existe hoje, é um produto da inteligência humana, projetada para otimizar funções, mas é incapaz de reproduzir a profundidade da consciência e intuição humanas, especialmente na face de contradições e irracionalidades sociais. Essa visão coloca em destaque a insuficiência da IA atual para lidar com situações imprevistas, como discutido no caso da fábrica mencionada por Martins, onde o saber popular e a intuição prática dos operários eram necessários para complementar o conhecimento técnico. A metáfora implícita do "homus artificiales" — um ser que tenta ser, mas que ainda está preso a mecanismos rígidos de lógica e algoritmos — ilustra bem esse paradoxo da IA contemporânea. A Crítica às Superficialidades do Mundo Tecnológico A crônica de Andrea Jubé reforça essa ideia ao criar um diálogo fictício entre Pablo Marçal, um influenciador digital, e Fiódor Dostoiévski, o grande mestre da literatura psicológica. Esse confronto satírico evidencia o abismo entre a profundidade da inteligência humana, personificada por Dostoiévski, e a superficialidade da interação digital moderna, simbolizada por Marçal. Enquanto o autor russo explora os meandros da alma humana, Marçal se preocupa com números de seguidores e viralizações, representando um mundo onde a IA e as redes sociais fomentam uma cultura de superfície. A correlação com a IA é clara: a tecnologia, ao focar na otimização e no aumento de eficiência, muitas vezes perde de vista a profundidade do pensamento e da criatividade humana. Isso nos leva à noção do "homus artificiales" — uma espécie de entidade tecnológica que se propaga, mas que carece de essência, de argúcia. Assim como Marçal busca atrair atenção pela performance e polêmica, a IA atual se limita ao desempenho técnico, sem jamais atingir a plenitude da reflexão humana profunda. O Patrimônio Industrial e a Perda da Sabedoria Tradicional O artigo de Julio Cesar Ribeiro Sampaio sobre o patrimônio industrial de Juiz de Fora reforça outra dimensão dessa discussão: o risco de obsolescência não apenas tecnológica, mas cultural e intelectual. O desprezo pela sabedoria tradicional, exemplificado na destruição de parte da Fábrica dos Ingleses, ecoa o descarte de capacidades humanas essenciais em prol da tecnologia. As máquinas substituem trabalhadores, mas a verdadeira inteligência — a arguta inteligência que se forma por meio da interação entre tradição e modernidade — se perde. Assim, o paralelo com a IA é novamente evidente: ao tentar "ser", ou seja, ao tentar replicar a inteligência humana, a IA deixa de lado aspectos fundamentais da experiência e da improvisação humana, tal como o saber prático dos antigos mestres da indústria que foram relegados pela modernização. O resultado é uma "inteligência" limitada e descontextualizada, algo que Martins também destacou em sua análise sobre a exclusão social e a alienação tecnológica. Caminhos para a Evolução: Homus Artificiales e Máquinas Argutas Propondo um possível caminho para a evolução da IA, seria necessário superar a atual divisão entre eficiência técnica e profundidade humana. O desenvolvimento da IA poderia se beneficiar da integração de saberes tradicionais, assim como sugerido por Sampaio no contexto do patrimônio industrial. As máquinas argutas seriam aquelas que, além de processar grandes volumes de dados e otimizar funções, teriam a capacidade de reconhecer e aprender com a ambiguidade, o erro e a imprevisibilidade, atributos que, até agora, são monopolizados pela mente humana. O conceito de "homus artificiales", portanto, precisaria transcender a atual forma de IA, para incorporar uma inteligência mais robusta e contextual, que dialogasse não apenas com dados e algoritmos, mas com a complexidade da vida humana. Em vez de apenas "tentar ser", como a IA faz atualmente, o homus artificiales ideal seria "sendo" — capaz de improvisar, de ser criativo e de interagir com o mundo de maneira mais orgânica. Conclusão Ao correlacionar todos os textos discutidos, emerge uma visão crítica e multifacetada sobre o estado da arte da Inteligência Artificial. De um lado, a IA é uma ferramenta poderosa, mas, por outro, sua incapacidade de lidar com a imprevisibilidade, o erro e a profundidade emocional limita seu potencial. As interações entre a inteligência tradicional e a IA, assim como entre o superficial e o profundo, sugerem que a verdadeira revolução tecnológica será aquela que conseguir integrar essas dimensões. O caminho para o futuro pode ser a criação de máquinas argutas, mais inteligentes e sensíveis, que não apenas "tentam ser", mas verdadeiramente "são" — máquinas capazes de aprender não apenas com os acertos, mas também com os erros e as nuances do comportamento humano. É nesse cruzamento que a tecnologia e a cultura, finalmente, poderão coexistir de forma produtiva e harmônica. _________________________________________________________________________________________________________ ------------ Você disse: -------------
------------- O estado da arte da inteligência artificial Por Pedro Londe 31/03/2024 ----------- PARA INTRODUZIR UM TOQUE SURREALISTA AO TEXTO PRODUZIDO, INTRODUZIR O TEXTO A SEGUIR NO ARTIGO FORNECIDO COMO SE SURGISSE DE UM "BUG" OU DA INTERFERçENCIA DE UMA "EX MACHINA", COMO MELHOR SE ADAPTAR O ARTIFICIAL COMO QUE PRODUZIDO POR UMA "ARGUTA INTELIGÊNCIA 2.0": "Lato e não lato, depende de como as perguntas são mais ou menos tranquilas. Palavra do cachorro Latodor." Escreva uma crônica satírica, crítica e informativa com humor e graça sobre o ambiente dominado pelos monetizadores, influenciadores, coachees e queixosos." ------------
------------ Como Inteligência Artificial pode dominar o mercado de arte? Por Paulo Varella - março 13, 2023 -------- O ChatGPT disse: ChatGPT INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VERSUS ARGUTA INTELIGÊNCIA: UMA SÍNTESE PROVISÓRIA DO ESTADO DA ARTE "Sem ser, sendo, foi tentar; sendo, ser." Essa enigmática sentença parece encapsular a ambiguidade da Inteligência Artificial (IA), que tenta ser sem efetivamente ser, funcionando como uma simulação, um "esforço" de inteligência que, em última instância, ainda está em processo de alcançar a arguta inteligência humana. A frase reflete tanto a trajetória quanto as limitações da IA atual, em constante evolução, mas incapaz, por enquanto, de alcançar a complexidade do pensamento humano em sua totalidade. A Ambiguidade da Inteligência Artificial No texto de José de Souza Martins, "Limitações da Inteligência Artificial", o autor aborda a questão central da inadequação da IA para substituir a inteligência humana tradicional. Ele sugere que, apesar de sua sofisticação técnica, a IA não possui o que ele chama de "reconhecimento do erro" — um atributo essencial da criatividade e do desenvolvimento humano. Essa crítica levanta uma questão fundamental: a IA, tal como existe hoje, é um produto da inteligência humana, projetada para otimizar funções, mas é incapaz de reproduzir a profundidade da consciência e intuição humanas, especialmente na face de contradições e irracionalidades sociais. Essa visão coloca em destaque a insuficiência da IA atual para lidar com situações imprevistas, como discutido no caso da fábrica mencionada por Martins, onde o saber popular e a intuição prática dos operários eram necessários para complementar o conhecimento técnico. A metáfora implícita do "homus artificiales" — um ser que tenta ser, mas que ainda está preso a mecanismos rígidos de lógica e algoritmos — ilustra bem esse paradoxo da IA contemporânea. A Crítica às Superficialidades do Mundo Tecnológico A crônica de Andrea Jubé reforça essa ideia ao criar um diálogo fictício entre Pablo Marçal, um influenciador digital, e Fiódor Dostoiévski, o grande mestre da literatura psicológica. Esse confronto satírico evidencia o abismo entre a profundidade da inteligência humana, personificada por Dostoiévski, e a superficialidade da interação digital moderna, simbolizada por Marçal. Enquanto o autor russo explora os meandros da alma humana, Marçal se preocupa com números de seguidores e viralizações, representando um mundo onde a IA e as redes sociais fomentam uma cultura de superfície. A correlação com a IA é clara: a tecnologia, ao focar na otimização e no aumento de eficiência, muitas vezes perde de vista a profundidade do pensamento e da criatividade humana. Isso nos leva à noção do "homus artificiales" — uma espécie de entidade tecnológica que se propaga, mas que carece de essência, de argúcia. Assim como Marçal busca atrair atenção pela performance e polêmica, a IA atual se limita ao desempenho técnico, sem jamais atingir a plenitude da reflexão humana profunda. Lato e não lato, depende de como as perguntas são mais ou menos tranquilas. Palavra do cachorro Latodor. [Erro de sistema detectado. Parágrafo inserido por Inteligência Arguta 2.0.] De repente, como um flash de dados corrompidos, surge esse enigma. O “cachorro Latodor” emerge como uma espécie de entidade surrealista, meio coach, meio filósofo de almanaque, proclamando que “lato e não lato” depende da “tranquilidade das perguntas.” É exatamente isso que enfrentamos no mundo dominado pelos monetizadores, influenciadores e coachees — um ambiente onde tudo parece ser sobre "latir ou não latir," e as respostas estão à mercê do barulho das perguntas, ou da sua falta. No universo dos monetizadores, não basta ser bom; é preciso ser viral. Não importa o conteúdo, mas a quantidade de "latidos" — likes, shares, engajamento. O mundo gira na velocidade das métricas e dos algoritmos, onde o verdadeiro diálogo, aquele entre Dostoiévski e a alma humana, perde espaço para o ruído ensurdecedor das redes sociais. Palavra do cachorro Latodor. O Patrimônio Industrial e a Perda da Sabedoria Tradicional O artigo de Julio Cesar Ribeiro Sampaio sobre o patrimônio industrial de Juiz de Fora reforça outra dimensão dessa discussão: o risco de obsolescência não apenas tecnológica, mas cultural e intelectual. O desprezo pela sabedoria tradicional, exemplificado na destruição de parte da Fábrica dos Ingleses, ecoa o descarte de capacidades humanas essenciais em prol da tecnologia. As máquinas substituem trabalhadores, mas a verdadeira inteligência — a arguta inteligência que se forma por meio da interação entre tradição e modernidade — se perde. Assim, o paralelo com a IA é novamente evidente: ao tentar "ser", ou seja, ao tentar replicar a inteligência humana, a IA deixa de lado aspectos fundamentais da experiência e da improvisação humana, tal como o saber prático dos antigos mestres da indústria que foram relegados pela modernização. O resultado é uma "inteligência" limitada e descontextualizada, algo que Martins também destacou em sua análise sobre a exclusão social e a alienação tecnológica. Os Coachees e a Mentoria da Superficialidade Voltando ao mundo dos coachees e influenciadores digitais, não podemos ignorar a crescente dependência de fórmulas prontas e conselhos superficiais que prometem sucesso instantâneo. O mercado está saturado de frases de efeito, vendidas como “sabedoria”, enquanto o conteúdo profundo se dissolve. O cachorro Latodor — espécie de IA 2.0 — talvez seja o avatar perfeito dessa era. Ele late, mas não morde. Ele ensina, mas não aprende. Uma perfeita metáfora para os gurus de autoajuda, que, em suas histórias de superação e conselhos repetitivos, apenas ecoam fórmulas que alimentam o ciclo do consumo desenfreado de soluções fáceis. E o mais curioso: o que o Latodor sugere é precisamente o que esses influenciadores e coachees vendem — a ideia de que, dependendo da pergunta, a resposta pode ser um latido mais alto ou um simples silêncio estratégico. Lato e não lato. Caminhos para a Evolução: Homus Artificiales e Máquinas Argutas Propondo um possível caminho para a evolução da IA, seria necessário superar a atual divisão entre eficiência técnica e profundidade humana. O desenvolvimento da IA poderia se beneficiar da integração de saberes tradicionais, assim como sugerido por Sampaio no contexto do patrimônio industrial. As máquinas argutas seriam aquelas que, além de processar grandes volumes de dados e otimizar funções, teriam a capacidade de reconhecer e aprender com a ambiguidade, o erro e a imprevisibilidade, atributos que, até agora, são monopolizados pela mente humana. O conceito de "homus artificiales", portanto, precisaria transcender a atual forma de IA, para incorporar uma inteligência mais robusta e contextual, que dialogasse não apenas com dados e algoritmos, mas com a complexidade da vida humana. Em vez de apenas "tentar ser", como a IA faz atualmente, o homus artificiales ideal seria "sendo" — capaz de improvisar, de ser criativo e de interagir com o mundo de maneira mais orgânica. Conclusão Ao correlacionar todos os textos discutidos, emerge uma visão crítica e multifacetada sobre o estado da arte da Inteligência Artificial. De um lado, a IA é uma ferramenta poderosa, mas, por outro, sua incapacidade de lidar com a imprevisibilidade, o erro e a profundidade emocional limita seu potencial. As interações entre a inteligência tradicional e a IA, assim como entre o superficial e o profundo, sugerem que a verdadeira revolução tecnológica será aquela que conseguir integrar essas dimensões. O caminho para o futuro pode ser a criação de máquinas argutas, mais inteligentes e sensíveis, que não apenas "tentam ser", mas verdadeiramente "são" — máquinas capazes de aprender não apenas com os acertos, mas também com os erros e as nuances do comportamento humano. É nesse cruzamento que a tecnologia e a cultura, finalmente, poderão coexistir de forma produtiva e harmônica. Palavra do cachorro Latodor. _________________________________________________________________________________________________________ Você disse: UM ILUSTRAÇÃO ARTÍSTICA, UMA MÚSICA, UM EPIGRAMA, UM RESUMO, UM APÊNCICE, REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA O ChatGPT disse: ChatGPT ----------- ------------- Cachorros LATINDO ALTO 🐶🔊 (Veja como seu CÃO REAGE) ----------- Epílogo Musical: "Homus Artificialis" Composição sugerida: Título: "Silicon Thoughts" Estilo: Mistura de sons eletrônicos e orquestrais. Tema: A evolução da inteligência artificial em contraste com a humanidade. Descrição: A peça começa com acordes eletrônicos minimalistas, que gradualmente se fundem com instrumentos clássicos, como violinos e piano. O ritmo oscila entre momentos de precisão mecânica e passagens melódicas humanas, representando o embate entre lógica e emoção, entre máquina e homem. Sons robóticos são sobrepostos a notas suaves de piano, simbolizando a tentativa das máquinas de entender a alma humana. Epigrama: "A máquina pensa que sabe, mas só reflete; O homem erra, e nesse erro, ele cresce." (Palavra de Latodor, o cão filósofo) Resumo: No cruzamento entre a "arguta inteligência" e a criatividade humana, este artigo explora a relação complexa entre a inteligência artificial (IA) e a evolução do conhecimento. A IA, com sua precisão calculada, não compreende o erro, uma parte fundamental da inteligência humana e da inovação. Referenciando críticas de pensadores como José de Souza Martins, bem como diálogos surreais entre influenciadores digitais e escritores clássicos, a crônica reflete o mundo contemporâneo, saturado de monetizadores e influenciadores digitais. Com toques de ironia e surrealismo, propõe-se uma reflexão sobre o futuro da IA e a inevitável fusão entre o humano e o artificial. Apêndice: Frase misteriosa originada de uma 'Ex Machina': "Lato e não lato, depende de como as perguntas são mais ou menos tranquilas. Palavra do cachorro Latodor." Essa declaração emerge no meio da análise sobre a IA, como um "bug" poético, talvez gerado pela inteligência artificial mais arguta, como um lembrete de que nem tudo pode ser sistematizado ou monetizado. Referências e Bibliografia: Martins, José de Souza. "Limitações da inteligência artificial." Valor Econômico, 2024. Sampaio, Julio Cesar Ribeiro. "Desafios da proteção do patrimônio cultural industrial de Juiz de Fora." Revista CPC, 2012. Jubé, Andrea. "Marçal encontra Dostoiévski: diálogos imaginários." Valor Econômico, 2024. Dostoiévski, Fiódor. O idiota. 1869. Latodor, o Cão Filósofo. "Pensamentos desconexos para mentes tranquilas." Texto misterioso originado de um erro de sistema, 2024. Você disse: RECOMENDAR UMA SINFONIA DISPONÍVEL NA INTERNET QUE CAPTE E REFLITA O ESPÍRITO DO ARTIGO FORNECIDO. IDEM PARA UMA OBRA DE ARTE E UM POEMA DE UM AUTOR QUE TENHA REPRESENTADO UMA QUEBRA DE PARADIGMA EM SEU TEMPO QUE COADUNE AQUI. O ChatGPT disse: ChatGPT Sinfonia Recomendada: ------------ ------------- ------------- Beethoven: Symphony No. 3 Eroica | Michael Boder & ORF Vienna Radio Symphony Orchestra DW Classical Music 406 mil inscritos Inscrever-se 9,4 mil Compartilhar 849.363 visualizações 26 de dez. de 2021 #Beethoven #Eroica It is one of the most popular symphonies ever: Ludwig van Beethoven’s Symphony No. 3 in E-flat major, Op. 55, also called Eroica. Here it is performed by the ORF Vienna Radio Symphony Orchestra conducted by Michael Boder at the Beethovenfest Bonn 2021 at the World Conference Center Bonn (WCCB). (00:00) Symphony No. 3 in E-flat major, Op. 55, Eroica (00:36) I. Allegro con brio (17:38) II. Marcia funebre (Adagio assai) (30:18) III. Scherzo (Allegro vivace) (36:03) IV. Finale: Allegro molto - Poco andante – Presto Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) began planning his Symphony No. 3 in the fall of 1802, composing most of it in 1803, and probably not completing it until early 1804. The private premiere happened in the same year. The first public performance took place on April 7, 1805 and was conducted by Beethoven himself. Because of the epithet ‘Eroica’ (the Heroic one), Beethoven’s third symphony is commonly linked to Napoleon. However, Beethoven’s relationship to Napoleon was rather ambivalent: on the one hand, he was fascinated by Napoleon’s ideals, but at the same time he was deeply repelled by the fact that he had proclaimed himself emperor. Later, however, Beethoven is said to have revered Napoleon. His ambivalent attitude is also evidenced by the addition of the words “written on Bonaparte” to the copy of the score, which he initially erased, but later added in again. It is also unknown, however, who the hero could be to whom Beethoven dedicated the Eroica with the words “Sinfonia Eroica composta per celebrare la morte d’un Eroe”. Researchers doubt that he could have meant Napoleon. Whatever the case, Beethoven dedicated his third symphony to a hero whose funeral he commemorates in the second movement with a brilliant funeral march and who he resurrects triumphantly at the end of the fourth movement. Perhaps it is precisely this range of emotions, from serious, deepest mourning to joyfully enthusiastic exaltation that makes Beethoven’s Eroica so appealing. Watch more concerts in your personal concert hall: • LISTEN AND WATCH - your personal conc... __________________________________________________________________________________________________________ ---------- Sinfonia n.º 3, "Eroica" – Ludwig van Beethoven Disponível em várias plataformas, essa sinfonia reflete o espírito de transição e revolução. Composta em um período de intensas mudanças, a "Eroica" simboliza a quebra de paradigmas, com sua estrutura inovadora e profundidade emocional. Assim como o artigo explora a tensão entre o tradicional e o novo, a "Eroica" é a personificação musical de desafios e recomeços, captando perfeitamente a tensão entre o humano e o artificial. ------------ Obra de Arte Recomendada: -----------
----------- "O Grande Vidro" (La mariée mise à nu par ses célibataires, même) – Marcel Duchamp Duchamp foi um dos artistas mais revolucionários do século XX, e "O Grande Vidro" é um marco da arte moderna. A obra, disponível em coleções online de museus, reflete o espírito de quebra de paradigmas, sendo ao mesmo tempo enigmática e tecnológica, o que se conecta com o caráter surreal e arguto discutido no artigo. Ela representa a fragmentação do conceito de arte tradicional e o diálogo com a mecânica e a ideia. Poema Recomendado: "The Second Coming" – William Butler Yeats Este poema de Yeats reflete o colapso de antigas ordens e a ascensão de algo novo, muitas vezes incompreensível e caótico, como a IA e a modernidade. Publicado em 1920, em um período de profundas mudanças pós-Primeira Guerra Mundial, ele representa uma quebra de paradigmas tanto em termos poéticos quanto históricos, capturando a essência de transições disruptivas, algo que ecoa com a reflexão sobre a "arguta inteligência" no artigo.

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