Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
quinta-feira, 29 de agosto de 2024
COMPANHEIROS DE VIAGEM
-----------
WW - 28/08/2024
CNN Brasil
Transmissão ao vivo realizada há 11 horas #CNNBrasil
Assista ao WW desta quarta-feira, 28 de agosto de 2024 #CNNBrasil
-----------
IEPfD | Por que a Democracia Brasileira não Morreu- debate com Marcus André Melo
IEPfD
Transmitido ao vivo em 27 de ago. de 2024
O que as manifestações de julho de 2013 têm de relevância para compreendermos o desencadeamento dos processos políticos que nos trouxeram até os dias de hoje? E o impeachment de Dilma, quais fatos e forças políticas atuaram para a deposição de uma presidente eleita? E a Operação Lava Jato, com a revelação de um poderoso esquema de corrupção, traço secular e resiliente da nossa elite política? E a prisão de Lula? E o pesadelo autoritário de Bolsonaro?
Todos esses capítulos recentes da nossa história são o objeto de estudo de Marcus André Melo e Carlos Pereira, que resultou em um livro de leitura obrigatória para quem deseja ter uma visão mais clara, através das lentes da ciência política, bem distintas e distantes do olhar movido pelas emoções do momento, muitas vezes distorcido pela força das paixões ideológicas.
Será nessa terça-feira, dia 27 de agosto às 19h00 em nosso canal no YouTube.
Teremos como debatedores o cientista político Marco Aurélio Nogueira, Luiz Sérgio Henriques e Elimar Pinheiro do Nascimento.
Palestrante – Marcus André Melo, cientista político, colunista da Folha de São Paulo. Foi professor visitante da Universidade de Yale.
Debatedores:
Marco Aurélio Nogueira, cientista político e colunista do Estadão
Luiz Sérgio Henriques – ensaísta, tradutor e colunista do Estadão
Elimar Pinheiro do Nascimento – sociólogo. É vice-presidente do IEPfD
.
Saudações e até lá.
João Rego – presidente
IEPfD Conhecimento para a Ação Democrática
_________________________________________________________________________________________________________
------------
----------------
A longa arte de Tom Jobim | Ep. 2: Orfeu da Conceição, Tom e Vinicius
revista piauí
28 de ago. de 2024
Segunda videoaula da série que celebra a obra de um dos maiores artistas do país nos trinta anos de sua morte. Neste episódio, Arthur Nestrovski fala sobre a parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que começou em "Orfeu da Conceição" e mudou o rumo da canção brasileira moderna.
Orfeu da Conceição tem como inspiração o mito grego de Orfeu, um jovem tocador de lira que, diante do falecimento da amada Eurídice, decide buscá-la no reino dos mortos. Na versão brasileira, seu enredo teve como cenário os morros cariocas e os atores eram majoritariamente negros. A produção estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com cenografia de Oscar Niemeyer.
Mais uma vez acompanhado pela cantora Paula Morelenbaum, o violonista e compositor Arthur Nestrovski passeia pelo cancioneiro do espetáculo, esmiuçando canções como "Se todos fossem iguais a você", "A felicidade", "Lamento no morro" e "Modinha". São as primeiras colaborações de uma amizade que foi transformadora para a música popular brasileira.
A série foi gravada em São Paulo, na Associação Cultural Cachuera, e tem produção da piauí, coprodução da Jobim Music e patrocínio da Natura. A direção é de Renato Terra, responsável por documentários musicais como "Uma noite em 67" e "Narciso em férias", além das séries sobre Nara Leão e Tim Maia.
_________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário