terça-feira, 23 de julho de 2024

SENHOR DA RAZÃO

TEMPO, TEMPO, TEMPO ------------
---------- Entrevista: Chico Gomes e o Programa Educação Tutorial – PET Elétrica Entrevista: Chico Gomes e o Programa Educação Tutorial – PET Elétrica 5 de julho de 2016 gabrielmachado Notícias, pet elétrica, PjBLEngenharia Elétrica, ensino, Notícias, Programa educação tutorial ChicoFrancisco José Gomes possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Pós-doutorado em Educação em Engenharia pela Universidade do Minho. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Educação em Engenharia, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de processos industriais, Controladores PID, Controladores Nebulosos, Modelagem de Processos e Controle em Tempo Real. Atua na área de Otimização de Processos, bem como em Planejamento e Gestão de Processos. Na área de Educação em Engenharia, é Tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica desde 1991, tendo implantado este programa na UFJF, com várias publicações sobre o tema de Educação em Engenharia. 1. O que o motivou a fundar o programa de educação tutorial – PET elétrica? O início do programa PET – Engenharia Elétrica ocorreu em 1991, quando eu iniciava minha vida docente na UFJF. Tomei conhecimento de um Edital, lançado pela Capes, para que os interessados submetessem propostas para implantar o “Programa Especial de Treinamento”, como então se denominava o PET. Submeti o projeto, que foi então aprovado pela Capes e permitiu o início pioneiro do Programa PET no curso de Engenharia Elétrica, pois o programa ainda não existia na UFJF. Minha motivação, nesta época, foi a possibilidade de poder ter alunos para orientação e desenvolvimento de trabalhos que eu tinha em mente, possibilitando que desenvolvessem uma forte base técnica. Não tinha ainda, conceitualmente, a visão sobre os processos de educação em engenharia, a formação dos perfis profissionais adequados às demandas sociais, a formação de um profissional com visão cidadã e preocupação social. Por minha formação anterior, e trabalho como engenheiro de projetos na área nuclear, eu tinha uma visão empírica sobre a importância das competências transversais, os denominados “soft skills“, no perfil de um engenheiro, mas não tinha a compreensão que podiam ser trabalhados, desenvolvidos e reforçados nos processos de educação em engenharia. Esta consciência só foi se formando e solidificando gradualmente. Assim, posso afirmar que a motivação inicial foi construir um espaço de aprendizagem onde os alunos pudessem desenvolver uma forte capacitação técnica e dominar os conhecimentos necessários à profissão de Engenheiro Eletricista. 2. Cite os projetos que você considera de maior destaque dentro desses 25 anos. É difícil considerar os projetos desenvolvidos sobre este enfoque, pois possuem objetivos distintos. Existem projetos que possuem foco maior na capacitação técnica dos petianos, existem outros que possuem maior foco no reforço das competências transversais e outros que constituem uma mescla destes dois objetivos. São, portanto, projetos distintos, com objetivos distintos demandando, naturalmente, atividades e posturas também diversificadas. O que posso afirmar é que existiram projetos que deixaram boas lembranças, em todos os envolvidos. Cito, por exemplo, os Programas de Mobilidade Acadêmica – PMA, desenvolvidos pelo PET em parceria com o LENEER – Laboratório de Eficiência Energética, em duas edições. Recebíamos, neste projeto, cerca de 40 alunos de todo o país, e mesmo do exterior, em cada edição, que passavam cerca de 10 dias na UFJF desenvolvendo atividades variadas, como Oficinas de Eficiência Energética, Minicursos, Visitas Técnicas, Palestras, tudo organizado pelos petianos e bolsistas do LENEER. Era um ambiente de muito trabalho, mas muita empolgação, animação e confraternização. Todos os envolvidos possuem ótimas lembranças destes projetos. Mesmo após o término do projeto, recebíamos, constantemente, de todo o país, pedidos de informação sobre a data de início da nova edição do projeto e como se inscrever, e muitos agradecimentos e cumprimentos, por parte dos participantes, pela realização destes projetos 3. Por que a prioridade pelo uso do método PjBL? Qual a diferencial desse método em relação aos demais usados na educação em engenharia? O Aprendizado Baseado em Projetos – ABP, ou “Project Based Learning -PjBL“, na grafia original – é uma das muitas estratégias de aprendizagem ativa utilizadas atualmente, principalmente por grande parcelas das universidade de destaque no mundo. No Brasil, infelizmente, só agora começa a despertar maior atenção, podendo-se assinalar algumas experiências pioneiras. A estratégia PjBL se desenvolve a partir de um projeto, que deve ser desenvolvido pelos alunos, em equipe, preferencialmente em equipes multidisciplinares, sob a supervisão do Tutor, ou um professor facilitador. Um aspecto importante desta estratégia, em linhas gerais, é que o projeto demande conhecimentos técnicos ainda não trabalhados pelos alunos, que deverão fazê-lo durante o desenvolvimento do projeto, à medida que as dificuldades técnicas forem surgindo e demandarem conhecimentos específicos, ainda não dominados pelos alunos. Esta aprendizagem, de caráter indutivo, é fortalecida e consolidada, à medida que os alunos constroem estes conhecimentos, de acordo com as demandas do projeto, aplicando-os para resolver os problemas que vão surgindo. Um aspecto interessante do PjBL, que recomenda sua aplicação na engenharia, é o fato de ser este um ambiente comum aos engenheiros: desenvolver projetos em equipe. Os alunos, desta forma, ao se envolverem em uma estratégia de aprendizagem PjBL, emulam uma situação profissional futura com a qual, seguramente, irão conviver. Existem diversas estratégias de aprendizagem ativa, que podem ser utilizadas de forma isolada, ou associadas à outras posturas. Suas especificidades recomendam-nas para situações distintas. Por exemplo, o PBL (” Problem-Based Learning”) possui maior aderência com a área de Ciências Médicas, onde é bastante utilizada. Por outro lado, o “Case Study” é muito utilizado na nos cursos ligados às Ciências Sociais. Nesta direção, eu poderia dizer que o PjBL tem algumas especificidades que contemplam, de forma mais próxima, as engenharias. Mas diversas outras estratégias de aprendizagem ativa podem ser também utilizadas na engenharia como, por exemplo, as aprendizagens colaborativa e cooperativa. Cada método tem sua especificidade, mas também pontos em comuns: são sempre metodologias ativas, centradas no aluno, com visão indutiva do processo de aprendizagem. Cabe ao professor, em função dos objetivos educacionais estabelecidos, de seu conhecimento e infraestrutura disponível, optar pela postura pedagógica que achar mais adequada. 4. Quais os impactos notados no aprendizado dos alunos depois da adoção desse método? É inegável que as estratégias de aprendizagem ativa, indutivas, como o PjBL, podem gerar impactos mais consistentes na formação dos alunos. Embora seja um pouco complexo fazer estas comparações, pode-se afirmar que os resultados alcançados pelo PET são destacados. Esta afirmação decorre não somente de uma avaliação de minha parte, mas sim das diversas autoavaliações, colocações e visões dos próprios alunos. Há que se destacar, contudo, que os impactos na aprendizagem dos alunos, que desenvolvem atividades dentro do PET, são decorrentes não somente da execução da estratégia PjBL para os projetos dos quais participam, mas sim do conjunto de ações que realizam. Destaco, por exemplo, nossas reuniões semanais em inglês, as palestras semanais, também em inglês, de responsabilidade dos petianos, a coordenação, em sistema de rodízio, dos diversos projetos, como o LinusBot, Calouro Web 2.0 e Engenharia nas Escolas, entre outras atividades. Os resultados das avaliações e autoavaliações já realizadas, mostram que os egressos, adicionalmente ao conhecimento técnico, destacam pontos como o trabalho em equipe, a capacidade de comunicação, a gestão de conflitos, a aprendizagem interdependente e a melhoria da gestão como aspectos que foram desenvolvidos e reforçados nas atividades desenvolvidas dentro do PET. Estas são competências que, infelizmente, não são trabalhadas nas aulas expositivas convencionais, razão pela qual são priorizadas nas atividades desenvolvidas no PET. 5. Finalmente, o que o PET acrescentou em sua vida? Qual o legado você acredita ter deixado para o programa? E quais são os novos desafios para a educação tutorial e para a educação em engenharia? Após todos estes anos dedicados ao PET e à educação tutorial, posso afirmar com segurança, que foi um período de formação como professor e crescimento de minha visão sobre a educação em engenharia. Ao iniciar o programa PET na UFJF, eu não tinha consciências dos conceitos e bases teóricas que sustentam a relação ensino-aprendizagem na formação dos engenheiros. Minha atividade como tutor do PET permitiu que eu desenvolvesse esta visão e, mais que isto, pudesse utilizá-la nos trabalhos e atividades que realizamos. Mas destaco outro aspecto extremamente importante: consegui, com este trabalho e convívio com todos os alunos que passaram pelo PET, ter uma visão mais ampla do processo de formação dos alunos e da responsabilidade do professor neste processo. Digo, com toda certeza, que fui um privilegiado por ter tido a oportunidade de vivenciar esta experiência da tutoria por um período tão longo. Todo este relacionamento diferenciado com os alunos, durante este período, me propiciou um crescimento não só como professor, mas também, e principalmente, como ser humano. Como eu mesmo já disse em outra ocasião, no “Programa de Educação Tutorial – PET da Engenharia Elétrica aprendemos a construir juntos um árduo, mas gratificante, aprendizado sobre o significado real da palavra EDUCAR”! Ao deixar a tutoria do PET- Engenharia Elétrica, sinto que cumpri meu dever. Deixo um grupo consolidado, responsável, ativo e ciente das obrigações que devem assumir, não só para sua própria formação, mas para a de todos os demais alunos da Faculdade. Acima de tudo, um grupo de amigos! Creio que os novos desafios colocados para a educação tutorial e para educação em engenharia, são os mesmos “velhos” desafios de sempre: empenhar-se para alterar os procedimentos e metodologias pedagógicas defasadas que não formam os profissionais que a sociedade demanda com as competências técnicas necessárias, aliadas à uma consciência cidadã, um perfil humanista e uma visão crítica dos processos sociais.logo_pet2 Avalie isto:9 Votos
exelente https://peteletricaufjf.wordpress.com/2016/07/05/entrevista-chico-gomes-e-o-programa-educacao-tutorial-pet-eletrica/ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ------------- PAULINHO DA VIOLA - Coração Vulgar alfeuRIO 70.241 visualizações 29 de dez. de 2013 Música de Paulinho da Viola, álbum "Roda de Samba" (1965), sêlo Multidisc Com o Conjunto A Voz do Morro: Paulinho da Viola Anescarzinho do Salgueiro Zé Keti Elton Medeiros Nelson Sargento Zé Cruz Jair do Cavaquinho -----------
---------- Coração Vulgar Paulinho da Viola Letra Significado Morre mais um amor num coração vulgar Deixa desilusão a quem não sabe amar E quem não sabe amar há de sofrer Porque não poderá compreender Que o amor que morre é uma ilusão E uma ilusão deve morrer Que o amor que morre é uma ilusão E uma ilusão deve morrer Um verdadeiro amor nunca fenece E pouca gente ainda o conhece Meu bem, se o teu amor morreu É porque ninguém o entendeu Deixa o teu coração viver em paz O teu pecado é querer amar demais Composição: Paulinho da Viola. Música 1 músicas Coração Vulgar A Voz do Morro, Paulinho da Viola Roda de Samba ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ---------
---------- Língua Portuguesa: Coração de Filósofo, Ritmo de Samba Acostumado a usar a música para entender a existência humana, Paulinho da Viola diz que nem sempre se pode respeitar o idioma para compor uma canção. Paulinho da Viola Timoneiro da memória HERDEIRO DE UMA TRADIÇÃO QUE ESTÁ LONGE DE ESGOTAR-SE, COMPOSITOR CARIOCA FALA DO IMPACTO DO IDIDOMA E DA LEMBRANÇA NA CRIAÇÃO DE SAMBAS POR LUIZ COSTA PEREIRA JUNIOR REVISTA LÍNGUA ANO 1 NÚMERO 11 - 2006 pp. 12-17
----------- JOSÉ CASADO Por José Casado Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/jose-casado/charge-do-jcaesar-825/ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ---------- ----------- Papo Antagonista: As malandragens de Lula e os efeitos do atentado a Trump - 23/07 ---------- Conclusão: O evento ilustra a discrepância entre a inauguração oficial e a realidade das obras incompletas, ressaltando a importância de investimentos contínuos na infraestrutura e nas políticas de inclusão e permanência na educação pública. 27:30 - 30:05 "MOMENTO EM QUE A ESTUDANTE DESMASCAROU O LULA SOBRE A OBRA QUE ELE ESTAVA INAUGURANDO." 'DEPOIS DE MUITA LUTA E QUATORZE ANOS DE ESPERA, FINALMENTE ESTAMOS PRESENCIANDO A INAUGURAÇÃO OFICIAL DE APENAS METADE DE UM NOVO CAMPUS DA UNIFESP AQUI EM ITAÚNA, O QUAL FOI AGUARDADO ANSIOSAMENTE POR TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA. EM UMA CELEBRAÇÃO COM A PRESENÇA DO EXCELENTÍSSIMO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, É NECESSÁRIO REFORÇAR QUE AS OBRAS DO CAMPUS NÃO ESTÃO COMPLETAS E AINDA NOS FALTAM O AUDITÓRIO, O PRÉDIO DA BIBLIOTECA, A QUADRA E OS ANFITEATROS. AS MELHORIAS FÍSICAS NO NOSSO DIA A DIA UNIVERSITÁRIO TÊM SIDO QUASE SIMBÓLICAS. A EFETIVAÇÃO DE UM PROJETO QUE VISA SUSTENTAR E VALORIZAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE. MAS, PARA ALÉM DE UM CAMPUS, A UNIVERSIDADE SE FAZ COM PESSOAS, COM INCLUSÃO, DIVERSIDADE, BEM COMO COM A CONCRETIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PERMANÊNCIA.' "PARABÉNS PARA ESSA ESTUDANTE. - PARABÉNS, TEVE CORAGEM. INAUGURAR OBRAS INACABADAS É PICARETAGEM. - COM RAZÃO, COM TODA RAZÃO. A MENINA DESMASCAROU A MANOBRA POLITIQUEIRA." --------- ------------ Oração Ao Tempo Caetano Veloso ------------ ------------ Caçada - Chico Buarque 1973 ---------- ------------ Luís Inácio (300 Picaretas) Os Paralamas do Sucesso Letra Significado Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou Eles ficaram ofendidos com a afirmação Que reflete na verdade o sentimento da nação É lobby, é conchavo, é propina e jeton Variações do mesmo tema sem sair do tom Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei Uma cidade que fabrica sua própria lei Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia Se essa palhaçada fosse na Cinelândia Ia juntar muita gente pra pegar na saída Pra fazer justiça uma vez na vida Eu me vali deste discurso panfletário Mas a minha burrice faz aniversário Ao permitir que num país como o Brasil Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado Por um par se sapatos, um saco de farinha A nossa imensa massa de iletrados Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez O congresso continua a serviço de vocês Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena João Alves, Genebaldo, Humberto Lucena De exemplo em exemplo aprendemos a lição Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão De rádio FM e de televisão Rádio FM e televisão Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Composição: Herbert Vianna. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ----------
------------ PAÍSPublicado: 24/01/18 - 0h 05minAtualizado: 06/03/18 - 15h 46min ft+1 Lula, dos 300 picaretas do Congresso e marolinha da crise global até a Lava-JatoAcervo O GLOBO reúne 25 frases marcantes do ex-presidente, que causaram polêmicas. Ele já citou ponto G, Jesus, mulher submissa; acusou imprensa; elogiou e criticou Palocci FOTOGALERIA Sindicalista. De bigode, Lula concede entrevista sobre negociações entre metalúrgicos e patrões EM FOCO: LULA, DA INFÂNCIA À PRESIDÊNCIA E À LAVA-JATO VEJA TAMBÉM Ex-líder das greves do ABC paulista, Lula governou o Brasil por dois mandatos As greves dos metalúrgicos no ABC paulista, a criação do PT e a prisão de Lula De fundador do PT a presidente e preso na Operação Lava-Jato, Lula inspira charges Mensalão: crise no governo Lula em 2005, e a origem tucana em Minas Gerais Nos aniversários de Lula, ainda no poder, bolo com vizinhos e agendas cheias Os escândalos do PT desde o início da era Lula e o terremoto com a Lava-Jato Brasil conquista selo de bom pagador em 2008, na era Lula, e atrai investimentos Temor do mercado de vitória de Lula nas eleições de 2002 faz dólar subir até 76% Taxa de desemprego bate recorde e atinge 13,1% no início do governo Lula Fernando Henrique foi a Davos apenas em 1998 e Lula estreou em 2003 Allan Borba* Metalúrgico, líder sindicalista, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), presidente da República e condenado em segunda instância na Operação Lava-Jato. Desde os anos 70, Luiz Inácio Lula da Silva adotou muitas facetas até chegar ao status de uma das figuras mais importantes da história da política brasileira. Além de seu passado como operário, seu forte apelo popular foi criado pelo poder de oratória. Mesmo assim, muitas das vezes o tiro saiu pela culatra, e as palavras traíram Lula, gerando desconforto e polêmicas — algumas vezes até internacionalmente. Lula foi condenado, em 12 de julho de 2017, na primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão, enquadrado nos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por ter recebido um tríplex no Guarujá, dado como propina pela construtora OAS, que fora beneficiada em contratos da Petrobras. Para a defesa de Lula, a decisão judicial tem conotação política e "envergonha o Brasil". Lula recorreu da condenação de Moro no TRF-4, que, por 3 votos a 0, aumentou a pena, em 24 de janeiro de 2018. Os desembargadores João Pedro Gebran Neto (relator), Leandro Paulsen e Victor Laus elevaram a pena para 12 anos e um mês. A defesa de Lula vai recorrer e tentar evitar que ele fique inelegível. A Lei da Ficha Limpa impede que condenados em segunda instância concorram em eleições. Em nota, o PT disse que Lula foi vítima de uma "farsa judicial" e que seu nome será registrado no TSE. O ex-presidente ainda responde a outros oito processos. LEIA MAIS: Analisamos o passo a passo do julgamento do Lula Entenda o essencial sobre o julgamento de Lula Elio Gaspari: O 24 de janeiro de Lula Míriam Leitão: Dúvida derruba a tese O Acervo O GLOBO listou 25 frases marcantes do ex-presidente do Brasil, segundo reportagens publicadas pelo jornal, desde a década de 90. 1) "De todos os deputados do Congresso Nacional, há pelo menos 300 picaretas. E eles foram eleitos, não caíram lá de paraquedas. São políticos que põem seus interesses acima de suas obrigações com a comunidade" - em 09/09/1993, referindo-se ao envolvimento de parlamentares no escândalo da CPI do Orçamento, durante o governo de Itamar Franco. 2) "Nunca fui candidato a santo" - Em 12/05/2004, ao comentar decisão de expulsar de jornalista Larry Rohter, do jornal "New York Times", durante café da manhã com líderes da base do governo. A medida foi em resposta a uma reportagem do americano que dizia que o Brasil estava preocupado com suposto excesso de Lula com as bebidas. Caso criou desconforto internacional, gerando comentários de jornalistas ao redor do mundo e do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Richard Boucher. 3) "Sexo é uma coisa que quase todo mundo gosta e é uma necessidade orgânica, da espécie humana e da espécie animal. Como não temos controle disso, o que precisamos é educar" - Em 07/03/2007, ao defender a distribuição gratuita de camisinhas no lançamento de plano para conter a disseminação da Aids entre as mulheres. 4) "Crie um G que o Brasil vai estar lá dentro. Não tem país mais preparado para achar o ponto G que o Brasil" - Em 12/02/2010, ao falar sobre a participação do país em grupos como G-20, G-4 e G-8. Lula foi a Goiânia inaugurar uma barragem e uma escola em uma vila onde casas populares estavam sendo construídas. 5) "Eu e Palocci somos unha e carne" - Em 28/04/2005, ao elogiar e declarar confiança no novo ministro da Fazenda, o médico Antonio Palocci. 6) "Eu conheço o Palocci bem. Se o Palocci não fosse um ser humano, ele seria um simulador. Ele é tão esperto que é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade. É médico, calculista, é frio" - Em 14/09/2017, durante depoimento ao juiz Sérgio Moro. Lula foi acusado pelo ex-companheiro Antonio Palocci de fazer um "pacto de sangue" com a construtora Odebrecht. 7) "Não interessa se foi A, B ou C. Todo o episódio foi como uma facada nas minhas costas" - Em 29/12/2005, ao comentar sobre o Mensalão durante entrevista ao programa "Fantástico", da Rede Globo. 8) "Sou que nem massa de bolo. Quanto mais batem, mais cresço" - Em 11/05/2006, ao comentar a relação entre a crise política e seu desempenho nas pesquisas. 9) "O caos aéreo é como uma metástase. A gente acha que está tudo bem, mas só descobre que o problema é bem maior quando ele (o câncer) surge" - Em 02/08/2007, ao admitir ter sido surpreendido pela crise aérea. 10) "Estou preparado para enfrentar mais essa batalha e acho que nós vamos conseguir tirar de letra. Basta que a gente siga recomendações médicas, basta que a gente faça aquilo que precisa ser feito. Acho que vou vencer esta batalha. Não foi a primeira e não será a única batalha que eu vou enfrentar. Com a solidariedade de vocês, vai ser muito mais tranquilo, muito mais fácil" - Em 01/11/2011, em vídeo gravado ao sair do hospital após receber o diagnóstico de câncer na laringe. 11) "Lá (nos EUA), ela é um tsunami; aqui, se ela chegar, vai chegar uma marolinha que não dá nem para esquiar " - Em 04/10/2008, ao debochar dos efeitos no Brasil da crise mundial, que estourara no mês anterior com a quebra do gigante bancário americano Lehman Brothers, tornando-se a mais severa crise enfrentada pelo planeta desde a Grande Drepressão dos anos 30. 12) "É uma crise causada, fomentada, por comportamentos irracionais de gente branca, de olhos azuis, que antes da crise parecia que sabia tudo e que, agora, demonstra não saber nada" - Em 26/03/2009, ao falar sobre os responsáveis pela crise mundial que abalou a economia mundial a partir de 2008. O presidente estava ao lado do então primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que tem olhos claros, e deixou o britânico ligeiramente constrangido com o comentário. 13) "Você não acha chique emprestar dinheiro para o FMI? E eu, que passei parte da minha juventude carregando faixa em São Paulo: Fora FMI!" - Em 03/04/2009, ao confirmar, durante reunião do G-20 (grupo de países mais ricos e os principais emergentes), que o Brasil iria se tornar, pela primeira vez, credor do Fundo Monetário Internacional (FMI). 14) "Entre o que se quer e o que se pode fazer tem uma diferença do tamanho do Oceano Atlântico. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão." - Em 22/10/2009, Em entrevista à "Folha de S.Paulo" ao ser questionado sobre seus aliados políticos. 15) "Uma mulher não pode ser submissa ao homem por causa de um prato de comida. Tem que ser submissa porque gosta dele" - Em 15/01/2010, durante discurso na cerimônia de lançamento da pedra fundamental e de início das obras da Refinaria Premium I. 16) "O povo pobre não precisa mais de formador de opinião. Nós somos a opinião pública" - Em 18/11/2010, ao acusar, durante comício em Campinas, a imprensa de não agir de forma democrática. 17) "Parece um governo de mudos" - Em 18/06/2015, ao criticar Dilma Rousseff (sua cria política) e seus ministros, principalmente os do PT. 18) "É um tríplex minha casa minha vida" - Em 04/03/2016, durante depoimento prestado à Polícia Federal (PF) sobre tríplex no Guarujá (SP). Na época da reportagem do GLOBO, a PF investigava se a empreiteira OAS havia reformado o apartamento para uso da família Lula em troca de benefícios. 19) "Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando. (...) Tchau, querida." - Em gravação telefônica divulgada no dia 16/03/2016, em que Dilma dizia estar mandando termo de posse como ministro da Casa Civil para supostamente dar foro privilegiado à Lula. 20) "Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um Parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B acordaram e começaram a brigar. Nós temos um presidente da Câmara fodido, um presidente do Senado fodido, não sei quantos parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai aconteceu um milagre e que vai todo mundo se salvar. Eu, sinceramente, tô assustado com a "República de Curitiba". Porque a partir de um juiz de 1ª instância, tudo pode acontecer nesse país" - Em gravação telefônica divulgada no dia 16/03/2016, em que Lula, em conversa com a presidente Dilma Rousseff, atacou setores e instituições do governo. 21) "Nem o Moro, nem o Dallagnol, nem o delegado da Polícia Federal tem a lisura, a ética e a honestidade que eu tenho nestes 70 anos de vida" - Em 24/04/2017, durante evento do PT que discutia os efeitos da Operação Lava-Jato no país. Lula reclamou da atuação dos investigadores e atacou o procurador Deltan Dallagnol, a quem chamou de "moleque". 22) "Nós estamos reivindicando a participação na OMC porque achamos que o Brasil é um país que tem muita importância" - Em 28/01/2005, durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos. O Brasil já fazia parte da organização na época. 23) "Sabe, porque... até a Clara Ant (...) porque fica procurando o que fazer. Faz um movimento da mulher contra esse filho da puta. Porque ele batia na mulher, levava ela pro culto, deixava ela se fuder, dava chibatada nela. Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido?" - Em 15/03/2016, em telefonema gravado com autorização judicial ao ex-ministro Paulo Vannucchi, sobre uma suposta falta de ação das feministas do PT. 24) "No Brasil é assim: quando um pobre rouba, ele vai para a cadeia, mas, quando um rico rouba, ele vira ministro" - Em 14/02/1988, ao comentar reportagem do GLOBO que revelara um dossiê no Palácio do Planalto com nomes de parlamentares que receberam doações de empresas na eleição de 1986. Para Lula, o governo deveria “mandar prender”, e não divulgar lista de políticos com recursos ilegais. 25) "Prefiro ser considerado uma metamorfose ambulante, por estar mudando na medida em que as coisas mudam... Não tenho a dureza de um partido comunista ortodoxo" - Em 06/12/2007, sobre a mudança de opinião a respeito da CPMF, imposto contra o qual lutou quando foi aprovado em 1996, mas que tentou prolongar a sua existência durante seus dois mandatos. * estagiário sob supervisão de Gustavo Villela, editor do Acervo O GLOBO Leia mais: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/lula-dos-300-picaretas-do-congresso-marolinha-da-crise-global-ate-lava-jato-22315213#ixzz8gqmHf0pZ stest ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ---------
------------- São Paulo, sábado, 02 de maio de 2009 FOLHA DE S.PAULO brasil memória Lula já chamou congressistas de "300 picaretas" DA REDAÇÃO "Há uma maioria de 300 picaretas que defendem apenas seus próprios interesses." A frase sobre o Congresso, dita em setembro de 1993, é do mesmo Lula que agora defende os parlamentares envolvidos com a farra das passagens. Então presidente do PT e pré-candidato para 1994, Lula percorria Estados da Amazônia, em campanha, quando comentou a atuação dos congressistas. Depois, ao explicar a declaração, disse que defendia o Legislativo. "O resto é gente boa (...), que vota por convicção ideológica e não por fisiologismo." Mas foi em 1994 que a frase ganhou repercussão, ao virar letra dos Paralamas do Sucesso -"Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou/ São 300 picaretas com anel de doutor". Em junho daquele ano, a banda foi proibida pelo Ministério Público Federal, a pedido da Câmara, de executar a música em um show em Brasília. Lula, no ano passado, já tinha feito defesa de congressistas envolvidos em denúncias. Sobre Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou à presidência da Câmara em 2005, após se envolver num escândalo, disse que ele foi derrubado pela própria oposição que o elegeu. "Aquela parte da elite paulista e do Paraná, [aqueles] que te convidavam para fazer palestra toda semana para falar mal de projetos, hoje, se te encontram na rua, não cumprimentam." Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Petista diz que servidor é mal remunerado no país e defende gasto maior com pessoal Índice

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