Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sexta-feira, 26 de julho de 2024
ALMA DOS CAMPOS
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Alma LLANERA - Simón Diaz | Yo Naci en una Ribera | Música VENEZOLANA
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Aqui está a tradução de "Alma Llanera" para o português. Esta música é um clássico do folclore venezuelano, e a tradução tenta capturar o espírito da canção original.
Tradução de "Alma Llanera"
Verso 1:
Coração dos Llanos, alma minha,
Você é o meu amor, a minha alegria,
E mesmo que distante esteja o lar,
Eu sempre te guardarei, alma llanera.
Refrão:
Ó alma llanera, no exílio estou,
E o sonho da terra natal eu sempre vou lembrar,
Que alegria quando volta o meu pensar,
Coração dos Llanos, você vai me esperar.
Verso 2:
Se eu um dia partir para outros lugares,
O eco da minha alma sempre vai cantar,
Com a esperança de um retorno feliz,
Que no meu coração, sempre vai estar.
Refrão:
Ó alma llanera, no exílio estou,
E o sonho da terra natal eu sempre vou lembrar,
Que alegria quando volta o meu pensar,
Coração dos Llanos, você vai me esperar.
Notas sobre a Tradução:
Contexto Cultural: "Alma Llanera" é uma canção que exalta a beleza e a alegria dos Llanos, uma região na Venezuela. A tradução tenta manter o sentimento de saudade e amor pela terra natal que é central na canção.
Linguagem: A tradução usa um português que se mantém fiel ao estilo e ao espírito da música original, para que a melodia e o sentimento se mantenham reconhecíveis.
https://www.youtube.com/watch?v=gVLeGh0wm7I
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Doramundo - 1978 (Em Paranapiacaba)
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👇"E se houver um faz-de-conta eleitoral?"
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Post
Malu Gaspar
@malugaspar
Eleições na Venezuela: Bate-boca entre Lula e Maduro também pode ser encenação útil para ambos
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De acordo com José Luiz Fiorin, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(001) Os jornais só conseguem completa imparcialidade no âmbito da notícia.
(002) A linguagem é o meio através do qual o homem tem acesso à realidade.
(004) Uma construção lingüística carrega sempre o ponto de vista de um sujeito.
(008) O compromisso de qualquer jornal é o relato fiel dos fatos, não sua análise.
(016) É possível simular objetividade por meio de procedimentos lingüísticos.
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Pecado Capital
Paulinho da Viola
Letra
Significado
Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval!
Na vida de um sonhador
De um sonhador!
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda a ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou...
Mas é preciso viver
E viver
Não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval!
Na vida de um sonhador
De um sonhador!
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda a ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou...
Mas é preciso viver
E viver
Não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
E solidão! E solidão!
E solidão! E solidão!
E solidão! E solidão!
Composição: Paulinho da Viola.
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Dezessete e Setecentos
Luiz Gonzaga
Letra
Significado
Eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Dezessete e setecentos
Dezesseis e setecentos
Mas se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Por que dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Sou diplomado
Frequentei academia
Conheço Geografia
Sei até multiplicar
Dei vinte mangos
Pra pagar três e trezentos
Dezessete e setecentos
Você tem que me voltar
É dezessete e setecentos
É dezesseis e setecentos
É dezessete e setecentos
É dezesseis e setecentos
Mas se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas olha aqui
Se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Eu acho bom
Você tirar os nove fora
Evitar que eu vá embora
E deixe a conta sem pagar
Eu já lhe disse
Que essa droga está errada
Vou buscar a tabuada
E volto aqui pra lhe provar
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
É dezessete e setecentos
É dezesseis e setecentos
Mas se lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Por que dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas rapaz olha aqui
Se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas é dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas se lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Por que dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Não, pera aí
Mas se lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas porque dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas olha aqui rapá
Dezesseis e setecentos
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas não é dezessete e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Então deixa
É por isso é que não gosto
De discutir com gente ignorante
Por isso é que o Brasil
Não progrede nisso
Composição: Luiz Gonzaga / Miguel Lima.
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"Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Composição: Herbert Vianna." / "Andresa Boni falou. Luiz Felipe Pondé avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Paulinho da Viola falou José Luiz Fiorin avisou São trezentos picaretas com anel de doutor José Luiz Fiorin falou José Paulo Netto avisou São trezento picaretas com anel de doutor" / "Eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
(Dezesseis e setecentos)
Dezessete e setecentos
(Dezesseis e setecentos)" / "Dezesseis e setecentos?
(Dezesseis e setecentos)
Então deixa
É por isso mermo que não gosto
De discutir com gente ignorante
Por isso é que o Brasil num progredi, visse?
Então, quer dizer..." / "Cantou Luiz Gonzaga Do Nascimento"
várias citações que se referem a diferentes autores e contextos. Vamos examiná-las uma por uma:
Primeira Citação:
Texto: "Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Composição: Herbert Vianna."
Contexto: Essa é uma referência à música "Luís Inácio (300 Picaretas)" da banda Paralamas do Sucesso, composta por Herbert Vianna. A letra faz uma crítica aos políticos brasileiros, mencionando que existem "trezentos picaretas com anel de doutor" no Congresso, uma referência ao então deputado federal e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segunda Citação:
Texto: "Andresa Boni falou. Luiz Felipe Pondé avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Paulinho da Viola falou José Luiz Fiorin avisou São trezentos picaretas com anel de doutor José Luiz Fiorin falou José Paulo Netto avisou São trezento picaretas com anel de doutor"
Contexto: Aqui, parece ser uma adaptação ou variação do refrão da música mencionada acima, inserindo outros nomes conhecidos como Andresa Boni, Luiz Felipe Pondé, Paulinho da Viola, José Luiz Fiorin e José Paulo Netto. Estes são intelectuais, músicos e acadêmicos que, de diferentes maneiras, também podem ter criticado a corrupção e os problemas políticos no Brasil.
Terceira Citação:
Texto: "Eu lhe dei vinte mil réis Pra pagar três e trezentos Você tem que me voltar (Dezesseis e setecentos) Dezessete e setecentos (Dezesseis e setecentos)"
Contexto: Este trecho é de uma música popular brasileira, provavelmente uma canção humorística ou de crítica social que lida com a questão de contas e trocos, ilustrando a confusão comum em transações financeiras.
Quarta Citação:
Texto: "Dezesseis e setecentos? (Dezesseis e setecentos) Então deixa É por isso mermo que não gosto De discutir com gente ignorante Por isso é que o Brasil num progredi, visse? Então, quer dizer..."
Contexto: Esta continuação parece ser um diálogo retirado da mesma canção ou de um diálogo teatral/musical, sublinhando a frustração com a ignorância e a falta de progresso devido a mal-entendidos e incompetências comuns na sociedade.
Quinta Citação:
Texto: "Cantou Luiz Gonzaga Do Nascimento"
Contexto: Esta frase final se refere ao grande músico e compositor brasileiro Luiz Gonzaga, conhecido como o "Rei do Baião". É possível que o trecho anterior seja de uma de suas canções, que frequentemente lidavam com temas do cotidiano, injustiças sociais e a vida do povo nordestino.
Essas citações juntos trazem à tona uma reflexão crítica sobre a sociedade e a política no Brasil, utilizando a música e o humor como meio de expressão.
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Assinale a(s) alternativa(s) INCORRETA(S).
(001) Em “Estas apresentam a opinião do jornal... Aquelas relatam informações” (linhas 04 e 05), os termos em itálico remetem, respectivamente, a matérias informativas e opinativas.
(002) A função do conector além disso (linha 14) é somar argumentos em favor de uma mesma conclusão: a impossibilidade de usar a linguagem de forma neutra, imparcial.
(004) Os verbos dizer, afirmar, explicar (1o. parágrafo) introduzem enunciados em discurso indireto por meio dos quais o autor marca a opinião do outro (jornal, manual) para se contrapor a ela.
(008) A não-projeção da 1ª. pessoa no texto implica, segundo Fiorin, a ausência de um sujeito/autor, responsável pelo dizer.
(016) O conector pois (linha 07) introduz uma explicação ou justificativa relativa
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Pagode Russo
Luiz Gonzaga
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