Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sábado, 20 de julho de 2024
AMOR FRATERNAL
"Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes, o que vos parece um mal é um bem. Tão limitadas, no entanto, são as vossas faculdades, que o conjunto do grande todo não o apreendem os vossos sentidos obtusos. Esforçai-vos por sair, pelo pensamento, da vossa acanhada esfera e, à medida que vos elevardes, diminuirá para vós a importância da vida material que, nesse caso, se vos apresentará como simples incidente, no curso infinito da vossa existência espiritual, única existência verdadeira."
Fénelon.
Sens, 1861.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
--------
---------------
Elvis Presley.... Thats Alright (Mama)- First Release - 1954
------------
HÁ 70 ANOS
---------------
Evocação 1 - CARNAVAL - FREVO (Felinto, Pedro Salgado, Guilherme Fenelon)
Jader Macedo
CARNAVAL NO BRASIL NÃO É SÓ ESCOLAS DE SAMBA, MERCHANDISING DE UMA QUASE QUE POSSÍVEL CIDADE MARAVILHOSA CHAMADA RI0 DE JANEIRO, HÁ VARIADOS RITMOS DE QUALIDADE SIMILAR EM OUTRAS REGIÕES DESSE PAÍS DE TERCEIRO MUNDO. O RITMO É A NOSSA GLÓRIA.
Carnival in Rio de Janeiro doesn't mean only samba. It's pure merchandising of a falk Marvelous City. There are several important rhytms in other regions of this "tercer mundo" country.
bye
EVOCAÇÃO 1 e pout-pourri
(Informem autores)
Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon
Cadê teus blocos famosos
Bloco das Flores, Andaluzas, Pirilampos, Apôs-Fum
Dos carnavais saudosos
Na alta madrugada
O coro entoava
Do bloco a marcha-regresso
E era o sucesso dos tempos ideais
Do velho Raul Moraes
Adeus adeus minha gente
Que já cantamos bastante
E Recife adormecia
Ficava a sonhar
Ao som da triste melodia
https://www.youtube.com/watch?v=orspKQd3hJg
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-----------
-----------
Pão Nosso #141 - Amor fraternal
NEPE Paulo de Tarso
Transmitido ao vivo em 21 de nov. de 2023
Série de estudos, com Artur Valadares, da obra "Pão Nosso", de Emmanuel/Chico Xavier.
----------
-----------
Permaneça o AMOR FRATERNAL
----------
Pão nosso — Emmanuel
141
Amor fraternal
“Permaneça o amor fraternal.” — Paulo. (HEBREUS, 13.1)
1 As afeições familiares, os laços consanguíneos, as simpatias naturais podem ser manifestações muito santas da alma, quando a criatura as eleva no altar do sentimento superior, contudo, é razoável que o espírito não venha a cair sob o peso das inclinações próprias.
2 O equilíbrio é a posição ideal.
3 Por demasia de cuidado, inúmeros pais prejudicam os filhos.
4 Por excesso de preocupações, muitos cônjuges descem às cavernas do desespero, defrontados pelos insaciáveis monstros do ciúme que lhes aniquilam a felicidade.
5 Em razão da invigilância, belas amizades terminam em abismo de sombra.
6 O apelo evangélico, por isto mesmo, reveste-se de imensa importância.
7 A fraternidade pura é o mais sublime dos sistemas de relações entre as almas.
8 O homem que se sente filho de Deus e sincero irmão das criaturas não é vítima dos fantasmas do despeito, da inveja, da ambição, da desconfiança.
9 Os que se amam fraternalmente alegram-se com o júbilo dos companheiros; sentem-se felizes com a ventura que lhes visita os semelhantes.
10 As afeições violentas, comumente conhecidas na Terra, passam vulcânicas e inúteis.
11 Na teia das reencarnações, os títulos afetivos modificam-se constantemente. 12 É que o amor fraternal, sublime e puro, representando o objetivo supremo do esforço de compreensão, é a luz imperecível que sobreviverá no caminho eterno.
Emmanuel
Texto extraído da 1ª edição desse livro.
http://bibliadocaminho.com/ocaminho/txavieriano/livros/Pn/Pn119.htm
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-------------
Antiga Estação de Bondes – Foto de Antiga Estação dos Bondes, Sacramento - Tripadvisor
--------------
Para se avaliar a influência primordial que o Caraça representou na área educacionalsacramentana é que nos dispusemos a trazer algumas notas informativas a respeito desse colégio a que se devea visão pedgógica dos professores mencionados.
O CARAÇA CHEGA A SACRAMENTO
EURÍPEDES O HOMEM E A MISSÃO
CORINA NOVELINO
pp. 31-36
----------
-----------
Os Primeiros Padres da Missão: Leandro e Viçoso
Os Padres da Missão – Santuário do Caraça
---------
-----------
Incêndio que devastou o antigo Colégio do Caraça completa 55 anos
------------
A Construção do Colégio do Caraça
A pequena construção deixada pelo Irmão Lourenço impossibilitava a criação de um colégio, devido à falta de espaço, tanto para os alunos (salas de aula e dormitório) como para os Padres professores. Por volta de 1830, o Padre Leandro Rebelo Peixoto e Castro aumentou o prédio da direita, do lado do Calvário, dando a ele mais cinco janelas, a fim de acolher os muitos alunos que se matriculavam. E muitas foram as matrículas: de 1820 a 1834, 1535 alunos entraram no Colégio do Caraça. Possivelmente seja desta época também a construção da parte mais antiga da Casa das Sampaias, visto que nesta data já estavam no Caraça os membros da família Sampaio, como benfeitores e colaboradores do Colégio. Em 1858, o Padre Mariano Maller construiu um salão perpendicular ao refeitório do Colégio e paralelo à cozinha, que foi capela, refeitório, dormitório, sala de recreio, depósito e salão de teatro.
De 1863 a 1866, com a presença do Seminário Maior de Mariana no Caraça, os Padres Miguel Sípolis e Bartolomeu Sípolis, com o aval e incentivo de Dom Viçoso, bispo de Mariana, construíram o Cenáculo (atualmente, Capela do Sagrado Coração), a 200m do Santuário, na direção da Carapuça. Para não sobrecarregar as acomodações do Colégio, pensaram nesta construção para abrigar o Seminário Interno e os Padres que voltavam das missões. Construíram, então, uma capela e um prédio de dois andares para 20 a 30 pessoas, que nunca foi usado, devido à transferência de seus construtores e ao desinteresse da comunidade, baseado nas dificuldades de localização do Cenáculo. Em 1870, a parte esquerda do prédio, com seis janelas ainda do tempo do Irmão Lourenço, recebeu outras cinco, igualando-se ao prédio da direita, que tinha onze janelas desde 1830.
Em 1871, o Padre Clavelin deu início à construção da primeira parte do prédio incendiado (atualmente, toda em ruínas), a fim de abrigar os muitos alunos que já estudavam e aqueles outros muitos que chegariam ao Colégio. Esta obra, terminada em 1875, teve seu andar térreo feito de pedras e as paredes superiores feitas com tijolos. Em 1876, o Padre Clavelin derrubou a Ermida do Irmão Lourenço e iniciou a construção do atual templo neogótico, concluído em 1883.
Entre 1885 e 1890, o Padre Luis Gonzaga Boavida construiu a segunda parte do prédio incendiado, toda ela de pedras. Também represou as águas do Tanque Grande, trouxe para o Caraça a luz elétrica (20 de novembro de 1893) e construiu o Sobradinho Afonso Pena, assim chamado por ter hospedado o ilustre ex-aluno em 1893. No século XX, outras obras menores foram sendo construídas e muitos reparos tiveram que ser feitos. No entanto, no final do século XIX, o Caraça já era praticamente o que é hoje em termos de grandes construções.
https://www.santuariodocaraca.com.br/o-colegio-e-seminario/
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-----------
-------------
Haroldo Dutra: O Homem de Bem - Vale a Pena Ser Bom? (Legendado)
RAETV - Rede Amigo Espírita TV
6 de jan. de 2017
Palestrante: Haroldo Dutra
Será Que Ser Bom Vale a Pena? Veja este trecho valioso da palestra
"O Cristo Consolador e o Espiritismo" realizada em abril de 2015.
"...nós não conseguimos viver se não formos bons
se nós não perdoarmos, adoecemos
se nós não exercermos a bondade, sentimos tédio
se nós não formos fraternos, vamos sofrer de solidão e depressão..." ~Haroldo Dutra
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
---------
Se fosse um homem de bem, teria morrido.
22. Falando de um homem mau, que escapa de um perigo, costumais dizer: “Se fosse um homem bom, teria morrido.” Pois bem, assim falando, dizeis uma verdade, pois, com efeito, muito amiúde sucede dar Deus a um Espírito de progresso ainda incipiente prova mais longa, do que a um bom que, por prêmio do seu mérito, receberá a graça de ter tão curta quanto possível a sua provação. Por conseguinte, quando vos utilizais daquele axioma, não suspeitais de que proferis uma blasfêmia.
Se morre um homem de bem, cujo vizinho é mau homem, logo observais: “Antes fosse este.” Enunciais uma enormidade, porquanto aquele que parte concluiu a sua tarefa e o que fica talvez não haja principiado a sua. Por que, então, haveríeis de querer que ao mau faltasse tempo para terminá-la e que o outro permanecesse preso à gleba terrestre? Que diríeis se um prisioneiro, que cumpriu a sentença contra ele pronunciada, fosse conservado no cárcere, ao mesmo tempo que restituíssem à liberdade um que a esta não tivesse direito? Ficai sabendo que a verdadeira liberdade, para o Espírito, consiste no rompimento dos laços que o prendem ao corpo e que, enquanto vos achardes na Terra, estareis em cativeiro.
Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes, o que vos parece um mal é um bem. Tão limitadas, no entanto, são as vossas faculdades, que o conjunto do grande todo não o apreendem os vossos sentidos obtusos. Esforçai-vos por sair, pelo pensamento, da vossa acanhada esfera e, à medida que vos elevardes, diminuirá para vós a importância da vida material que, nesse caso, se vos apresentará como simples incidente, no curso infinito da vossa existência espiritual, única existência verdadeira.
Fénelon.
Sens, 1861.
https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/887/o-evangelho-segundooespiritismo/2059/capitulo-v-bem-aventurados-os-aflitos
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-------------
-----------
O que é potência firme?
De acordo com a Aneel, Energia Firme corresponde à máxima produção contínua de energia que pode ser obtida supondo a ocorrência da sequência mais seca registrada no histórico de vazões do rio onde está localizada.
-------------
------------
https://pensamentoverde.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Usina-Belo-Monte.jpg
-----------
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Firme-se na esperança.
Ter esperança é ter solução.
Um fio de esperança é um fio de
solução
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
--------------
------------
That's All Right (Mama)
Elvis Presley
-----------
Fora da Verdade Não há Valor
Fora do Valor Não há Democracia
Fora da Democracia Não há Universal
👆Há 70 anos👇
https://www.letras.mus.br/elvis-presley/31408/
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-------
THAT'S ALL RIGHT (MAMA) ELVIS PRESLEY
"Fora da Verdade Não há Valor
Fora do Valor Não há Democracia
Fora da Democracia Não há Universal
👆Há 70 anos👇"
A mensagem sugere uma reflexão profunda que conecta a música de Elvis Presley, "That's All Right (Mama)", lançada há 70 anos, com princípios fundamentais de verdade, valor, democracia e universalidade. Vamos analisar cada parte e sua interconexão:
"That's All Right (Mama)" - Elvis Presley
Elvis Presley lançou "That's All Right (Mama)" em 1954, uma música que é considerada um marco no nascimento do rock and roll. A música não só revolucionou a indústria da música, mas também teve um impacto cultural significativo, representando uma nova era de expressão e liberdade artística.
Frases Filosóficas:
"Fora da Verdade Não há Valor"
Esta frase sugere que a verdade é a base de todo valor. Sem verdade, qualquer valor que atribuímos a coisas ou ações é ilusório ou falso. Na vida, na política e na ética, a verdade é essencial para que possamos estabelecer valores autênticos e duradouros.
"Fora do Valor Não há Democracia"
A democracia depende de valores como justiça, igualdade, e liberdade. Sem esses valores, uma sociedade não pode sustentar um sistema democrático verdadeiro. A democracia não é apenas uma estrutura política, mas um reflexo dos valores que a sociedade pratica.
"Fora da Democracia Não há Universal"
A universalidade aqui pode se referir aos direitos humanos universais, à justiça universal ou a valores que transcendem culturas e nações. Sem democracia, é difícil garantir que esses valores universais sejam respeitados e aplicados, pois a democracia é o sistema que melhor permite a inclusão e a participação de todos.
Conexão com "Há 70 anos"
Setenta anos atrás, Elvis Presley lançou uma música que, embora aparentemente simples, teve um impacto profundo na sociedade. A música, como forma de expressão artística, tem o poder de influenciar valores culturais e sociais, promover a liberdade de expressão e, de certa forma, contribuir para a democratização da cultura.
Síntese
A mensagem inteira parece ligar a evolução cultural e social promovida por eventos como o lançamento de "That's All Right (Mama)" de Elvis Presley, à importância de verdade, valores e democracia para alcançar uma sociedade justa e universal. Assim, ela nos lembra que movimentos culturais podem ser catalisadores para mudanças profundas e que esses princípios fundamentais são interdependentes e essenciais para o progresso humano.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
------------
-----------
O que Jesus disse na despedida, apertando a mão de cada um dos discípulos mas ainda indeciso em subir pro céu? "Vou apertar, mas não sei se vou ascender agora."
Essa frase é uma brincadeira com o duplo sentido das palavras "apertar" e "ascender". Na despedida de Jesus, conforme relatado nos Evangelhos, Ele não apertou a mão dos discípulos literalmente, nem expressou dúvida sobre a ascensão ao céu. No entanto, a frase usa um trocadilho humorístico para brincar com a situação.
A ideia da frase poderia ser reescrita com uma linguagem mais clara e contextualizada assim:
"Jesus, em tom brincalhão, disse aos discípulos: 'Vou apertar a mão de cada um, mas ainda estou indeciso se subo ao céu agora.'"
Essa reinterpretação é uma forma leve de ilustrar a despedida de Jesus com humor, mantendo a essência da brincadeira.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-------------
------------
Só o Ôme - Noriel Vilela
Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode ti ajudá
Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode ti ajudá
Suncê compra um garrafa de marafo
Marafo que eu vai dizê o nome
Meia noite suncê na incruziada
Distampa a garrafa e chama o ôme
O galo vai cantá suncê escuta
Rêia tudo no chão que tá na hora
E se guáda noturno vem chegando
Suncê óia pa ele que ele vai andando
Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode ti ajudá
Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode ti ajudá
Eu estou ensinando isso a suncê
Mas suncê num tem sido muito bão
Tem sido mau fio mau marido
Inda puxa saco di patrão
Fez candonga di cumpanheiro seu
Ele botou feitiço em suncê
Agora só o ôme à meia noite
É que seu caso pode resolvê
Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode ti ajudá
Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode ti ajudá
Suncê compra um garrafa de marafo
Marafo que eu vai dizê o nome
Meia noite suncê na incruziada
Distampa a garrafa e chama o ôme
O galo vai cantá suncê escuta
Rêia tudo no chão que tá na hora
E se guáda noturno vem chegando
Suncê óia pa ele que ele vai andando
Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode ti ajudá
Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode ti ajudá
Eu estou ensinando isso a suncê
Mas suncê num tem sido muito bão
Tem sido mau fio mau marido
Inda puxa saco di patrão
Fez candonga di cumpanheiro seu
Ele botou feitiço em suncê
Agora só o ôme à meia noite
É que seu caso pode resolvê
https://www.youtube.com/watch?v=am8NvEuEyb0
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário