quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Reflexões e refrações das cúpulas...

... do Congresso Nacional


Espírito de Niemeyer livre em Brasília



"Arquitetura não constitui uma simples questão de engenharia, mas uma manifestação do espírito, da imaginação e da poesia”


No Palácio do Congresso, por exemplo, a composição se formulou em função desse critério, das conveniências da arquitetura e do urbanismo, dos volumes, dos espaços livres, da oportunidade visual e das perspectivas e, especialmente, da intenção de lhe dar o caráter de monumentalidade, com a simplificação de seus elementos e a adoção de formas puras e geométricas. Daí decorreu todo o projeto do Palácio e o aproveitamento da conformação local, de maneira a criar no nível das avenidas que o ladeiam uma monumental esplanada e sobre ela fixar as cúpulas que deviam hierarquicamente caracterizá-lo.
Oscar Niemeyer


Arquitetura
O Palácio do Congresso Nacional é um dos cartões postais de Brasília e está situado no extremo leste do Eixo Monumental. Ocupa um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes. Nos vértices da base do triângulo estão o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio consiste em um edifício principal, na horizontal, que serve de plataforma para as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra ao Senado.
Em 2007, coincidindo com o centésimo aniversário de Oscar Niemeyer, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) decidiu pelo tombamento do edifício do Congresso Nacional;


https://www2.congressonacional.leg.br/visite/arquitetura


Técnica



O sentido geral das obras de Oscar Niemeyer reside no modo particular pelo qual o arquiteto expressa o caráter libertário próprio a toda obra de arte. O belo conduzido pela imaginação poética, determina por antecipação a dimensão de um tempo e de um espaço maiores que os do presente e do imediato […] [8]


mdc . revista de arquitetura e urbanismo
Ir para conteúdo
← Concurso Internacional – Imagining Recovery
Concurso Nacional – Planetário de Rio Branco – Acre →
Congresso Nacional : da documentação técnica à obra construída
Publicado em 09/03/2009 por Danilo Matoso
Elcio Gomes da Silva  | José Manoel Morales Sánchez



https://mdc.arq.br/2009/03/09/congresso-nacional-da-documentacao-tecnica-a-obra-construida/


Retratação e Reflexão de Cúpulas



A cúpula convexa da Câmara dos Deputados indicaria que a Casa esta aberta aos anseios da sociedade - uma vez que os deputados, oficialmente, representam os eleitores, enquanto os senadores, os estados.
Por sua vez, a cúpula côncava do Senado, menor, mostraria que ali deve prevalecer a reflexão e o equilibrio.


Por que uma das Cúpulas do Palacio do Congresso Nacional é voltada para cima e outra para baixo?
José Carlos Teodorovicz


"O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash)


http://teo-jcteo.blogspot.com.br/2011/02/por-que-uma-das-cupulas-do-palacio-do.html


Imagens das Cúpulas


Espelhos Côncavos e Convexos do Congresso


Edição do dia 11/01/2017
11/01/2017 08h03 - Atualizado em 11/01/2017 08h28
Alexandre Garcia comenta problema dos presos à espera de julgamento
'Faltam defensores públicos, sim, mas as folhas de pagamento dos estados estão inchadas, no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal', ressaltou.


Imagens que os olhos de Alexandre não viram ...E de Niemeyer ninguém saberá


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/edicoes/2017/01/11.html#!v/5569311



A superlotação nos presídios é consequência de uma defensoria pública precária. A justiça está longe de ser igual para todos.
"Justiça demorada também não é justiça. Não é novidade, encontrar presos sem julgamento ou que já cumpriram pena. Vem de anos. Levantamento do Conselho Nacional de Justiça mostra milhares de presos nessa situação. Faltam defensores públicos, sim, mas as folhas de pagamento dos estados estão inchadas, no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não conseguem contratar defensores e muito menos agentes penitenciários até para guarnecer prisões já prontas. Esse mutirão que vão fazer agora em Manaus, feito sob a pressão das matanças, mas depois vem o Carnaval e tudo vai voltar tudo ao 'normal'", afirmou Alexandre Garcia.

Assista ao comentário completo de Alexandre Garcia no vídeo acima.


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/01/alexandre-garcia-comenta-problema-dos-presos-espera-de-julgamento.html




Espelhos Esféricos
Por Leopoldo Toffoli
Faça os exercícios!
Espelho esférico é constituído de uma superfície lisa e polida com formato esférico. Se a parte refletora for interna será um espelho côncavo caso a superfície refletora seja a parte externa será um espelho convexo.



A posição e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esféricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem o espelho, podemos pegar apenas três raios notáveis para determinar as características da imagem:
1- Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal é refletido passando pelo foco(F), e o caminho inverso também ocorre.



2- Todo raio que incide sobre o centro de curvatura(C) reflete-se sobre si mesmo.



3- Todo raio que incide sobre o vértice(V) é refletido simetricamente em relação ao eixo principal. O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.



Características das imagens nos espelhos esféricos
As características das imagens nos espelhos esféricos mudam de acordo com quando mudamos a posição do objeto na frente do espelho.
Temos dois tipos de imagem, virtual e real:
Imagem virtual: é vista no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos
Imagem real: é vista em um ponto onde realmente passam os raios refletidos
Podemos dizer como as imagens irão se comportar sabendo qual a posição do objeto em relação ao espelho:
Espelhos Côncavos
Objeto localizado antes do centro de curvatura (C): A imagem é real, está posicionada entre o centro de curvatura(C) e o foco(F), é invertida e o seu tamanho é menor que o objeto.
Objeto localizado sobre o centro de curvatura (C): A imagem é real, está posicionada sobre o centro de curvatura(C), é invertida e tem o mesmo do objeto.
Objeto localizado entre o centro de curvatura (C) e o foco (F): A imagem é real, está posicionada antes do centro de curvatura(C), é invertida e o seu tamanho é maior que o objeto.
Objeto localizado sobre o foco (F): A imagem é imprópria, pois os raios de luz saem paralelos.
Objeto localizado entre o foco (F) e o vértice (V): A imagem é virtual, está posicionada atrás do espelho ou depois do vértice(V), é direita e o seu tamanho é maior que o objeto.
Os espelhos côncavos são muito usados por mulheres para passar maquiagem no rosto, pois amplia a imagem.
Espelhos Convexos
A imagem nos espelhos convexos sempre será virtual, estará posicionada entre o foco(F) e o vértice(V), será direita e o seu tamanho será menor que o objeto.
Os espelhos convexos são bastante utilizados nos retrovisores direito dos carros, pois diminui a imagem para que caibam mais imagens no espelho, dando assim uma ampla visão.



http://www.infoescola.com/optica/espelhos-esfericos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário