Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sábado, 3 de fevereiro de 2024
Até ao fim
O lema da Congregação é «Evangelizare pauperibus misit me», “Enviaram-me a evangelizar os pobres”.
----------
-----------
Até o Fim
Carlos Lyra - Tema
Até o Fim · Carlos Lyra · Carlos Lyra · Marcos Valle · Marcos Valle
Além da Bossa
https://www.youtube.com/watch?v=CUrS4Hr7HGU
_________________________________________________________________________________________________________
-------
----------
Tom Jobim Especial TV Cultura com Milton Nascimento e Chico Buarque
----------
👆”São Paulo São Paulo
Bom cantar
Na língua mãe “ ‘Hoje, um pouco nervoso.” Tá muito bom 😊 Antônio Carlos de Almeida Brasileiro Jobim
https://www.youtube.com/watch?v=0sk7A4CHYSo
_________________________________________________________________________________________________________
-----------
--------------
Agir - Até Ao Fim ft. Diogo Piçarra
AgirOfficial
https://www.youtube.com/watch?v=SJFmiknLhDA
____________________________________________________________________________________
“Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” — Jesus. (MATEUS, 24.13)
1 Aqui não vemos Jesus referir-se a um fim que simbolize término e, sim, à finalidade, ao alvo, ao objetivo.
2 O Evangelho será pregado aos povos para que as criaturas compreendam e alcancem os fins superiores da vida.
3 Eis por que apenas conseguem quebrar o casulo da condição de animalidade aqueles Espíritos encarnados que sabem perseverar.
4 Quando o Mestre louvou a persistência, evidenciava a tarefa árdua dos que procuram as excelências do caminho espiritual.
5 É necessário apagar as falsas noções de favores gratuitos da Divindade.
6 Ninguém se furtará, impune, à percentagem de esforço que lhe cabe na obra de aperfeiçoamento próprio.
7 As portas do Céu permanecem abertas. Nunca foram cerradas. Todavia, para que o homem se eleve até lá, precisa asas de amor e sabedoria. 8 Para isto, concede o Supremo Senhor extensa cópia do material de misericórdia a todas as criaturas, conferindo, entretanto, a cada um o dever de talhá-las. 9 Semelhante tarefa, porém, demanda enorme esforço. A fim de concluí-la, recruta-se a contribuição dos dias e das existências. 10 Muita gente se desanima e prefere estacionar, séculos a fio, nos labirintos da inferioridade; todavia, os bons trabalhadores sabem perseverar, até atingirem as finalidades divinas do caminho terrestre, continuando em trajetória sublime para a perfeição.
Emmanuel
Pão nosso — Emmanuel
36
Até ao fim
Texto extraído da 1ª edição desse livro.
http://bibliadocaminho.com/ocaminho/txavieriano/livros/Pn/Pn36.htm
____________________________________________________________________________________
-----------
---------------
"O amor é tudo o que temos, o único caminho pelo qual um pode ajudar o outro."
Eurípedes Barasanulfo
https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2019/03/19/o-grupo-espirita-esperanca-e-caridade-e-a-familia-de-euripedes-uma-experiencia-fascinante-da-consultora-ivaneide-aurea-amorim-na-terra-de-euripedes-barsanulfo-artigo-final/
____________________________________________________________________________________
---------
INICIAÇÃO NO EVANGELHO VIVO
"Eu fui sorteado para tomar conta do Pedro Moço de Souza, um obsediado terrível, que veio de Goiás.
Tudo bem até de madrugada, quando fui vencido pelo sono e Pedro fugiu.
Quando acordei, pela manhã, e dei pelo ocorrido fiquei preocupado, evidentemente.
De repente o Pedro chega e me diz:
Voltei, mutum, porque é você."
---------
---------
Interval in Math
---------
Esse episódio até certo ponto humorístico, monstra-nos a base que regia a instituição de Eurípedes, no tocante ao desenvolvimento dos serviços.
Sorteava-se um companheiro para vigilante da noite, junto aos obsidiados.
O trabalho era cheio de percalços e acarretava responsabiidade e devotamento.
EURÍPEDES O HOMEM E A MISSÃO
CORINA NOVELINO
PP. 96-98
___________________________________________________________________________________
----------
----------
Classificação do Mundos
Diferentes categorias de mundos habitados.
------------
3. Do ensino dado pelos Espíritos, resulta que muito diferentes umas das outras são as condições dos mundos, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes. Entre eles há os em que estes últimos são ainda inferiores aos da Terra, física e moralmente; outros, da mesma categoria que o nosso; e outros que lhe são mais ou menos superiores a todos os respeitos. Nos mundos inferiores, a existência é toda material, reinam soberanas as paixões, sendo quase nula a vida moral. À medida que esta se desenvolve, diminui a influência da matéria, de tal maneira que, nos mundos mais adiantados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual.
4. Nos mundos intermédios, misturam-se o bem e o mal, predominando um ou outro, segundo o grau de adiantamento da maioria dos que os habitam. Embora se não possa fazer, dos diversos mundos, uma classificação absoluta, pode-se contudo, em virtude do estado em que se acham e da destinação que trazem, tomando por base os matizes mais salientes, dividi-los, de modo geral, como segue: mundos primitivos, destinados às primeiras encarnações da alma humana; mundos de expiação e provas, onde domina o mal; mundos de regeneração, nos quais as almas que ainda têm o que expiar haurem novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos felizes, onde o bem sobrepuja o mal; mundos celestes ou divinos, habitações de Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias.
5. Os Espíritos que encarnam em um mundo não se acham a ele presos indefinidamente, nem nele atravessam todas as fases do progresso que lhes cumpre realizar, para atingir a perfeição. Quando, em um mundo, eles alcançam o grau de adiantamento que esse mundo comporta, passam para outro mais adiantado, e assim por diante, até que cheguem ao estado de puros Espíritos. São outras tantas estações, em cada uma das quais se lhes deparam elementos de progresso apropriados ao adiantamento que já conquistaram. É-lhes uma recompensa ascenderem a um mundo de ordem mais elevada, como é um castigo o prolongarem a sua permanência em um mundo desgraçado, ou serem relegados para outro ainda mais infeliz do que aquele a que se veem impedidos de voltar quando se obstinaram no mal.
https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/887/o-evangelho-segundooespiritismo/2057/capitulo-iii-ha-muitas-moradas-na-casa-de-meu-pai
___________________________________________________________________________________
-----------
----------
_________________________________________________________________________________________________________
Eurípedes Barsanulfo, em Sacramento-MG, e Maximiliano, em Juiz de Fora-MG, honraram com ação, trabalho e caridade todos os Vicentinos do mundo, até ao fim.
_________________________________________________________________________________________________________
São Vicente de Paulo: um homem de ação dentro da Igreja
By Departamento de Comunicação -27/09/202305933
Share on Facebook Tweet on Twitter
Hoje comemoramos o Dia Litúrgico de São Vicente de Paulo, data em que ele morreu, em 1660, na França. Também é hoje que celebramos o Dia Nacional dos Vicentinos. Padre Emanoel Bedê, Assessor Espiritual do CNB, foi provocado pelo Decom para analisar São Vicente de Paulo pelos olhos de Ozanam. E o resultado é uma conclusão tão óbvia quanto necessária aos dias de hoje nesta Organização que tem o santo como patrono: São Vicente era um homem de ação!
Padre Emanoel começa lembrando que São Vicente viveu 200 anos antes de Ozanam, numa época diferente e com rotinas e problemas diferentes. Uma Igreja também diferente! Sua história com os Pobres foi vivida na pele. No encontro e no serviço com os Pobres, ele mudou sua vida; sua missão na Igreja foi vivida com simplicidade e ativamente, se preocupando com os camponeses, com as crianças enjeitadas e abandonadas, com os velhos, os Pobres e doentes. Durante sua vida criou grandes obras, que até hoje estão prestando serviços à humanidade.
“São Vicente traduziu palavras em ações e isso encantava Ozanam. Era um exemplo pelo qual o nosso fundador procurava. Quando foi questionado na Faculdade de Sorbonne, por um estudante sansimoniano, sobre o que a Igreja fazia para combater a pobreza e teve seu chamado para ir aos Pobres, certamente Ozanam teve a figura de São Vicente como exemplo”, afirma o Padre.
A maior prova disso é quando foi sugerido que o patrono das Conferências que ali se formavam levasse o nome de São Vicente de Paulo, a sugestão foi aceita por Ozanam e seus amigos imediatamente. “Ir aos Pobres era o desejo de Ozanam e prática anterior de São Vicente de Paulo. Um homem de ação! Esse era São Vicente de Paulo! E isso encantava Ozanam. Fundador e patrono são ligados e profundamente unidos pela vontade e pela ação numa rede de caridade”, define o Assessor Espiritual.
Nosso querido São Vicente passou, segundo seus biógrafos, por noites escuras e repletas de dúvidas e experimentou uma paz profunda quando decidiu definitivamente consagrar toda sua vida ao serviço dos Pobres. Assim também foi com Ozanam. “Patrono e fundador sobreviveram às noites escuras tendo o Pobre como alicerce. São Vicente, na vocação sacerdotal de levar ao Pobre do campo a Palavra de Deus, e Ozanam, na vocação do serviço ao Pobre! Sim, São Vicente foi inspiração em seu tempo e segue sendo até hoje. Oremos para que o encantamento deste homem de ação chegue a mais e mais vidas e ajude a transformar nossa sociedade tão carente de amor e atitudes concertas. Viva São Vicente de Paulo, o patrono amado da nossa SSVP”, finaliza o Padre Emanoel.
_________________________________________________________________________________________________________
----------
-----------
O principal fundador da SSVP é Antonio Frederico Ozanam. Foi estudante, professor de Direito, formado também em Letras, na Universidade de Sorbonne.
----------
Qual o lema dos vicentinos?
Também são reconhecidos como “vincentians” nos países anglófonos, na Espanha como “Paules” e na América Latina como “vicentinos”. O lema da Congregação é «Evangelizare pauperibus misit me», “Enviaram-me a evangelizar os pobres”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário