sexta-feira, 12 de maio de 2017

ASSASSINATO DE ISBAAL

2. ASSASSINATO DE ISBAAL

Quando Isbaal filho de Saul soube que Abner tinha morrido em Hebron, perdeu o ânimo e todo Israel ficou consternado. Ora, Isbaal filho de Saul tinha a seu serviço dois chefes de guerrilha: um se chamava Baana e outro Recab. Eram filhos do benjaminita Remon de Berot. É que também Berot era considerada como fazendo parte de Benjamim; os berotitas tinham-se refugiado em Getaim, acabando por ficar lá na condição de forasteiros até hoje.
Jônatas filho de Saul tinha um filho aleijado dos dois pés. Ele tinha cinco anos, quando de Jezrael chegou a notícia da morte de Saul e Jônatas. Então a ama o levou e fugiu, mas na fuga precipitada o menino caiu e ficou aleijado; o seu nome era Meribaal.
Os filhos do berotita Remon, Recab e Baana, se puseram a caminho e chegaram à casa de Isbaal na hora mais quente do dia, quando ele estava dormindo a sesta. Entraram no interior da casa como para pegar espigas de trigo e o feriram no abdômen. Os irmãos Recab e Baana tinham se esgueirado, entrando na casa, enquanto ele estava deitado no leito, no quarto de dormir, feriram-no de morte e deceparam-lhe a cabeça. Pegaram a cabeça e andaram durante toda a noite pelo caminho da Baixada. Levaram a cabeça de Isbaal para Davi em Hebron, dizendo ao rei: "Aqui tens a cabeça de teu inimigo Isbaal filho de Saul, que procurava tirar-te a vida. Mas hoje o Senhor concedeu a vossa real Majestade vingança de Saul e da sua descendência!"
Então Davi deu a seguinte resposta aos irmãos Recab e Baana, filhos do berotita Remon: "Pela vida do Senhor que me livrou de toda angústia! Aquele que me comunicou que Saul tinha morrido, pensando trazer-me uma boa nova, eu o mandei prender e executar em Siceleg, e lhe dei assim a recompensa por sua boa nova. Com tanto mais razão, quando bandidos assassinaram um homem de bem na sua própria casa e em seu leito, devo agora pedir contas a vós do seu sangue e exterminar-vos da face da terra." Em seguida Davi deu ordem aos seus subordinados e eles os mataram, decepando-lhes as mãos e os pés e dependurando-os à borda da piscina de Hebron. Quanto à cabeça de Isbaal, a sepultaram no túmulo de Abner em Hebron.

Tradução de João Balduíno Kipper

Antigo Testamento I  Livro de Samuel







Batalhas A C DAVI

Referência

https://www.e-livros.xyz/imagens/livros/os-100-melhores-contos-de-crime-e-mistrio-da-literatura-universal-flvio-moreira-da-costa.jpg

https://www.e-livros.xyz/ver/os-100-melhores-contos-de-crime-e-mistrio-da-literatura-universal-flvio-moreira-da-costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário