quinta-feira, 25 de outubro de 2018

- Com Que Roupa?


- De Babado

MOLDE DE VESTIDO -172





“um Brasil de tanga, pobre e maltrapilho’’

“Brasileiro diz meu bem
E francês diz "mon amour",
Você diz: vale quem tem
Muito dinheiro pra pagar meu "point-à-jo"
(Eu ando sem "I'argent toujours!")”

Noel Rosa

Referência ao Adamastor e a Portugal em "Com que roupa" de Noel Rosa (1930)


No final de 1929, Noel Rosa compôs "Com que roupa ?", samba que retrata a pobreza, a fome e a miséria. Um tema original, até revolucionário para a época, fazendo alusão a uma característica marcadamente brasileira: a de se gozar da própria desgraça, levando a vida de forma divertida, dentro da filosofia do "rir para não chorar".




Com Que Roupa?
Noel Rosa





Agora vou mudar minha conduta
Eu vou pra luta pois eu quero me aprumar
Vou tratar você com a força bruta
Pra poder me reabilitar

Pois esta vida não está sopa
E eu pergunto: com que roupa?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?

Agora eu não ando mais fagueiro
Pois o dinheiro não é fácil de ganhar
Mesmo eu sendo um cabra trapaceiro
Não consigo ter nem pra gastar

Eu já corri de vento em popa
Mas agora com que roupa?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?

Eu hoje estou pulando como sapo
Pra ver se escapo desta praga de urubu
Já estou coberto de farrapo
Eu vou acabar ficando nu

Meu terno já virou estopa
E eu nem sei mais com que roupa
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?

Seu português agora deu o fora
Já foi-se embora e levou seu capital
Esqueceu quem tanto amou outrora
Foi no Adamastor pra Portugal

Pra se casar com uma cachopa
Mas agora com que roupa?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?
Composição: Noel Rosa





Com Que Roupa
Gilberto Gil




Com Que Roupa
Zeca Pagodinho




Com que roupa?

Música  
Data de criação Com que roupa?:1930 | Noel Rosa
Obra musical
Atualizado em: 22-02-2017
Análise
A canção Com que roupa? é a segunda gravação de Noel Rosa (1910-1937), realizada em 1930 na Parlophon, com interpretação do próprio compositor. A letra bem humorada e mordaz, associada à melodia e ritmo alegres, fazem dela sucesso popular. As paródias, charges, crônicas e propagandas comerciais que ela inspira revelam, sua popularidade.  Além disso, consagra o bordão popular “com que roupa” na linguagem cotidiana.

As biografias sobre Noel apresentam pequena discussão a respeito dos objetivos e inspiração do compositor na formulação da letra. Isso ocorre também como fruto das versões conflitantes dadas pelo próprio compositor. O debate inclui as motivações pessoais do autor (falta de dinheiro, convite inesperado para uma festa) e as críticas sociais do período. Com relação ao último aspecto, Noel confessa que a canção é uma metáfora de “um Brasil de tanga, pobre e maltrapilho’’.  Seja como for, o impacto da canção é grande porque ela se aproxima com bom humor de questões relativas à vida cotidiana, criando empatia com a população carioca:

Seu português agora foi-se embora,
Já deu o fora e levou seu capital.
Esqueceu que tanto amava outrora,
Foi no Adamastor pra Portugal,
Pra se casar com uma cachopa,
E agora com que roupa?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?
Eu hoje estou pulando como sapo
Pra ver se escapo
Desta praga de urubu
Já estou coberto de farrapo
Eu vou acabar ficando nu
Meu paletó virou estopa
E eu nem sei mais com que roupa
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou?

A música da canção também gera controvérsia na literatura sobre Noel Rosa. De acordo com ela, a melodia do primeiro verso (“Agora eu vou mudar minha conduta”) seria semelhante à do Hino Nacional (“Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”). Essa semelhança é percebida pelo maestro Homero Dornelas (1901-1990) que altera um pouco os intervalos melódicos e coloca-a no pentagrama. Mesmo assim, o trecho introdutório continua parecidoco o Hino. O elemento que estabelece a diferença entre as duas melodias é a acentuação rítmica: o padrão marcial do hino frente ao tempo recortado da síncopas do samba. A discussão é, novamente, sobre as motivações do compositor: se a semelhança surge inconscientemente, uma vez que paródias ao Hino Nacional são comuns à época, ou se a citação é proposital. Quando se associa este segundo aspecto à letra satírica e à indicação de que ela trata do “Brasil de tanga”, configura-se uma vontade manifesta de criar esse sentido.

Mesmo sendo um das primeiras gravações do jovem compositor, “Com que Roupa?” contém as principais características da obra de Rosa. A letra apresenta os dilemas humanos, atravessados por humor, ironia, desejos, miséria e sofrimentos. Além disso, não segue as estruturas poéticas tradicionais, já que formulada para a canção popular. Ou seja, a escrita coloquial e curta, baseia-se nas linhas rítmicas e melódicas presentes no cotidiano do mundo urbano. Essa pulsação rítmica é transportada para a melodia e letra. Neste caso, ainda, com um bordão popular. A estrutura inovadora de “Com que Roupa?” tem que se equilibrar no trinômio melodia-ritmo-letra, tocada e cantada de modo diferente do padrão do período. Consagra uma maneira de cantar quase "falada". Como o próprio Noel grava boa parte de suas composições, é possível identificar como ele enxerga o novo desenho do samba. Ele segue o modelo de síncopas produzido pela turma do Estácio, distante do formato maxixe.

Essa nova forma consagra o gênero samba, atrai intérpretes de sua época e outros contemporâneos que gravam “Com que Roupa?”,  entre eles,  Aracy de Almeida (1914-1988), Marília Batista (1917-1990), Nelson Gonçalves (1919-1998), Rosinha de Valença (1941-2004), Elza Soares (1937), Martinho da Vila (1938), Maria Creuza (1944), MPB-4, Zezé Motta (1944), Zizi Possi (1956), Gilberto Gil (1942), Ivan Lins (1945), Caetano Veloso (1942), Zeca Pagodinho (1959), Johnny Alf (1929-2010), Joyce Moreno (1948), Olivia Byington (1958).
Ficha Técnicada obra Com que roupa?:http://enciclopedia.itaucultural.org.br/img/general/arrow-brown-down.png
Data de lançamento
1930
Autores
Noel Rosa (Compositor)
Rosinha de Valença (Instrumentista)
Elza Soares (Cantora/Intérprete)
Martinho da Vila (Cantor/Intérprete)
Zezé Motta (Cantora/Intérprete)
Zizi Possi (Cantora/Intérprete)
Gilberto Gil (Cantor/Intérprete)
Ivan Lins (Cantor/Intérprete)
Caetano Veloso (Cantor/Intérprete)
Zeca Pagodinho (Cantor/Intérprete)
Johnny Alf (Cantor/Intérprete)
Joyce Moreno (Cantora/Intérprete)
Olivia Byington (Cantora/Intérprete)
Fontes de pesquisa (7)http://enciclopedia.itaucultural.org.br/img/general/arrow-brown-down.png
SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras, v. 1: 1901-1957. São Paulo: Editora 34, 1997. (Ouvido Musical).
ALMIRANTE. No Tempo de Noel Rosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1977.
DIDIER, Carlos, MAXIMO, João. Noel Rosa. Uma biografia. Brasília, Ed. UnB, 1990.
Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica, popular. Organização Marcos Antonio Marcondes. São Paulo: Art editora Ltda, 1977.
SANDRONI, Carlos, Feitiço decente. Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933), RJ, Jorge Zahar Ed./Ed.UFRJ, 2001.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo:
Editora 34, 1999.
VVAA, Nova História da Música Popular Brasileira, Noel Rosa. São Paulo: Editora Abril, 1977.


In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra69190/com-que-roupa>. Acesso em: 19 de Out. 2018. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7




Com Que Roupa? (Noel Rosa) - Conjunto Nossas Coisas

ArquivoRaissaAmaral
Publicado em 5 de ago de 2011
Caola canta aqui a música "Com Que Roupa", que foi o primeiro sucesso de Noel Rosa. Um sucesso enorme que inspirou anúncios comerciais, paródias, charges, crônicas, entrevistas e até ajudou a fixar a expressão "com que roupa" como dito popular. Um verdadeiro achado, essa expressão se repete ao final de cada estrofe da composição, sendo uma das razões principais de seu êxito. Tudo indica, porém, que Noel não percebeu de início o potencial de "Com Que Roupa", pois, além de mantê-la inédita por um ano, vendeu-lhe os direitos pela quantia de 180 mil-réis, irrisória já na época. Segundo seus biógrafos, João Máximo e Carlos Didier, Noel confessou certa vez a um tio que "Com Que Roupa" retratava de forma metafórica o Brasil - "um Brasil de tanga, pobre e maltrapilho". Daí, talvez, a semelhança de seus compassos iniciais com os do Hino Nacional Brasileiro (problema corrigido pelo músico Homero Dornelas ao passar a melodia para a pauta). Com Que Roupa? (samba, 1931) - Noel Rosa: Introdução: C7 F Agora vou mudar minha conduta, Eu vou pra luta, D7 Gm Pois eu quero me aprumar C7 Vou tratar você com a força bruta F Pra pode me reabilitar C7 F Pois esta vida não ta sopa E eu pergunto: com que roupa D7 Gm Com que roupa, que eu vou, C7 F F7 Pro samba que você me convidou? Bb B° F D7 Com que roupa que eu vou G7 C7 F Pro samba que você me convidou? F Agora eu não ando mais fagueiro D7 Gm Pois dinheiro não é fácil de ganhar C7 Mesmo eu sendo um cabra trapaceiro F Não consigo ter nem pra gastar C7 F Eu já corri de vento em popa Mas agora com que roupa? D7 Gm Com que roupa que eu vou C7 F Pro samba que você me convidou? Bb B° F D7 Com que roupa que eu vou G7 C7 F Pro samba que você me convidou? F Eu hoje estou pulando como sapo Pra ver se escapo D7 Gm Desta praga de urubu C7 Já estou coberto de farrapo F Eu vou acabar ficando nu C7 F Meu terno ja virou estopa E eu nem sei mais com que roupa D7 Gm Com que roupa que eu vou C7 F Pro samba que você me convidou? Bb B° F D7 Com que roupa que eu vou G7 C7 F Pro samba que você me convidou?



De Babado
Noel Rosa



REFRÃO:
De babado, sim
Meu amor ideal
Sem babado não.

Seu vestido de babado,
Que é de fato alta-costura,
Me fez sábado passado
Ir a pé a Cascadura.
(E voltei de cara-dura!)

REFRÃO

Com um vestido de babado
Que eu comprei lá em Paris
Eu sambei num batizado
Não dei palpite infeliz.
(Você não viu porque não quis!)

REFRÃO

Quando eu ando a seu lado
Você sobe de valor,
Seu vestido sem babado
É você sem meu amor.
(É assistência sem doutor!)

REFRÃO

Quando andei pela Bahia
Pesquei muito tubarão,
Mas pesquei um bicho um dia
Que comeu a embarcação.
(Não era peixe, era dragão!)

REFRÃO

Brasileiro diz meu bem
E francês diz "mon amour",
Você diz: vale quem tem
Muito dinheiro pra pagar meu "point-à-jo"
(Eu ando sem "I'argent toujours!")

REFRÃO

Vou buscar um copo d'água
Pra dar à minha avó,
Não vou de bonde porque tenho mágoa,
Não vou a pé porque você tem dó.
(Vamos comprar o Mossoró¹!)

REFRÃO MODIFICADO:
De cavalo, sim
Meu amor ideal
Sem cavalo, não
(Mas o cavalo de babado...)

¹ Nome do cavalo vencedor do primeiro Grande Prêmio Brasil em 1933.

Composição: João Mina 1936 / Noel Rosa



Mencionei um, mas há dois sambas de Noel Rosa sobre o tema. Um deles, em parceria com João da Mina, era na verdade um refrão que servia, segundo nos informam Máximo e Didier (1990), para infindáveis improvisos do compositor e mesmo da cantora Marilia Batista, com quem Noel Rosa registrará o samba em disco, em 1936. O refrão era justamente desse João da Mina:

De babado

Refrão

De babado, sim
Meu amor ideal
Sem babado não.

Seu vestido de babado,
Que é de fato alta-costura,
Me fez sábado passado Ir a pé a Cascadura.
(E voltei de cara-dura!)

Com um vestido de babado
Que eu comprei lá em Paris
Eu sambei num batizado
Não dei palpite infeliz.
(Você não viu porque não quis!)

Quando eu ando a seu lado
Você sobe de valor,
Seu vestido sem babado
É você sem meu amor.
(É assistência sem doutor!)

Brasileiro diz meu bem
E francês diz "mon amour”,
Você diz: vale quem tem
Muito dinheiro pra pagar meu “point-à-jo"
(Eu ando sem "I'argent toujours!”)

file:///D:/Usu%C3%A1rio/Desktop/4793-10350-1-PB.pdf


De Babado (part. Alcione)
João Nogueira



Referências

https://moldesdicasmoda.com/wp-content/uploads/2015/06/MOLDE-DE-VESTIDO-COM-BABADO.jpg
https://moldesdicasmoda.com/molde-de-vestido-172/
https://youtu.be/7R_Bosj8pmU
https://www.letras.mus.br/noel-rosa-musicas/125759/
https://youtu.be/SiFeQ71hc6g
https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/46250/
https://youtu.be/r8Vi3lMenMM
https://www.letras.mus.br/zeca-pagodinho/184594/
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra69190/com-que-roupa
https://youtu.be/aST0ywy3P7Y
https://www.youtube.com/watch?v=aST0ywy3P7Y
https://youtu.be/kcowUQlztko
https://www.letras.mus.br/noel-rosa-musicas/1242436/
file:///D:/Usu%C3%A1rio/Desktop/4793-10350-1-PB.pdf
https://youtu.be/WYoQK5G7tR0
https://www.letras.mus.br/joao-nogueira/1375914/

Nenhum comentário:

Postar um comentário