L.S. Vigotski
A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca
A função da catarse em Vigotski tem caráter social e não implica em alívio, mas estimula algum tipo de resposta não necessariamente prazerosa no espectador.
A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca
A função da catarse em Vigotski tem caráter social e não implica em alívio, mas estimula algum tipo de resposta não necessariamente prazerosa no espectador.
Para Aristóteles, o teatro tinha para
o ser humano a capacidade de libertação, pois quando via as paixões
representadas, conseguia se libertar delas. Essa purgação ou purificação tinha
o nome de catarse, que era provocada no público durante e após a representação
de uma tragédia grega. A catarse era o estado de purificação da alma
experimentada pela plateia através das diversas emoções transmitidas no drama.
A sagrada família, 1914 - Pavel Filonov
Autorretrato de Pavel Filonov (1883-1941)
Pintor, Poeta
SINOPSE
Por um lado, o estudo das artes começa
a carecer cada vez mais de fundamentações psicológicas. Por outro, a
psicologia, ao tentar explicar o comportamento em seu conjunto, também não pode
deixar de propender para os complexos problemas da reação estética. Se
incorporarmos aqui a mudança que ora experimentam ambas as ciências, a crise de
objetivismo que as envolve, isto irá determinar até o fim a acuidade do nosso
tema.
DADOS DO PRODUTO
título: PSICOLOGIA DA ARTE
isbn: 9788533610033
idioma: Português
páginas: 377
autor: L. S. Vigotski
isbn: 9788533610033
idioma: Português
páginas: 377
autor: L. S. Vigotski
AUTOR
L. S. VIGOTSKI
Lev Semionovich Vigotski (1896-1934),
psicólogo soviético cuja formação multidisciplinar o levou a estudar a
psicologia infantil e suas aplicações pedagógicas. Seu interesse recai também
sobre a psicologia da arte e sobre a epistemologia da psicologia. Escreveu,
entre outros, Psicologia da arte, O desenvolvimento psicológico na
infância, Pensamento e linguagem, Teoria e método em psicologia, A
tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca.
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Vez da experiência Para Vygotsky, a presença
de um adulto capaz de planejar as etapas do aprendizado é ponto central para a
criança adquirir conhecimentos do grupo de que faz parte
"O aprendizado adequadamente organizado
resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de
desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer."
Lev Vygotsky no livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores
Lev Vygotsky no livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores
Martins Fontes
Uma reviravolta completa nas concepções tradicionais
PSICOLOGIA DA ARTE
Liev Semionovitch Vigotski (1896-1936)
é uma das figuras mais importantes da escola psicológica russa. Entre as suas mais
destacadas contribuições estão os estudos sobre a psicologia geral, infantil, pedagógica
e genética, assim como sobre a psicopatologia.
No entanto devem ser lembradas especialmente
as suas teorias sobre a origem sócio-histórica das funções psíquicas superiores
e sobre as funções do ensino no desenvolvimento psíquico da criança. Suas investigações
sobre psicologia da arte começam a influenciar as principais tendências
ocidentais preocupadas com esta área da atividade humana. Vigotski coloca
e resolve questões sobre psicologia da arte que marcam uma reviravolta completa
nas concepções tradicionais.
Biografia
Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética, adotando o nome de Belarus). Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia - área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos. Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.
Psicologia e arte: os diálogos de
Vigotski com a arte russa de seu tempo
Autor: Wedekin, Luana Maribele
Esta tese
pretende contribuir para o preenchimento de uma lacuna sobre as relações entre
o pensamento de Lev S. Vigotski sobre arte e as manifestações artísticas na
Rússia de seu tempo. As obras de Vigotski analisadas foram ?A tragédia de
Hamlet, príncipe da Dinamarca?, de 1916; ?Psicologia da Arte?, de 1925; ?A
Educação Estética?, de 1926; e ?Imaginação e criação na Infância?, de 1930.
Esses escritos foram cotejados com poemas, romances, contos, excertos de textos
de críticos de arte, textos teatrais e análises visuais de obras de arte. O
diálogo com as artes compreendeu o período entre 1890 e 1934. O estudo
demonstrou profícuas possibilidades de diálogo entre a categoria do trágico em
Vigotski e a obra do pintor Pavel Filonov. Evidenciou-se uma clara diferença
entre o conceito de catarse em Vigotski e as perspectivas aristotélica e
psicanalítica. A função da catarse em Vigotski tem caráter social e não implica
em alívio, mas estimula algum tipo de resposta não necessariamente prazerosa no
espectador. Constatou-se frequente interlocução com Lev Tolstói, mas
observou-se maior aproximação de Vigotski com a perspectiva simbolista da arte
como elemento transformador. Do debate com o Formalismo russo, Vigotski
destilou uma abordagem objetiva da arte e a consideração da relação entre
forma, material e conteúdo na obra de arte. Relacionou-se o tema da criação
artística em Vigotski e a produção de coletivos de arte da vanguarda russa,
constatando-se inovadoras problematizações da questão da autoria em ambos.
Vigotski afirmou a polissemia da obra de arte e a importância da recepção
artística, elementos evidenciados também na vanguarda russa. O tema arte e vida
foi problematizado a partir de Vigotski e as perspectivas realistas,
simbolistas, as performances futuristas, e a relação entre arte e indústria dos
construtivistas e produtivistas. A educação estética preconizada por Vigotski é
relacionada com as instituições de ensino de arte de antes e após a revolução
de outubro de 1917. Comprovou-se as diversas ressonâncias entre a obra de
Vigotski e as produções práticas e teóricas dos artistas e críticos de arte de
seu tempo. Deste intenso diálogo, afirma-se a atualidade e potência do
pensamento de Vigotski para pensar os fenômenos artísticos de seu tempo e de
hoje.<br>
O que é Catarse:
Catarse é um termo de origem
filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal.
O termo provém do grego “kátharsis” e
é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano
vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra
perturbação psíquica. Através de terapias clínicas como a hipnose ou a
regressão, é possível resgatar as memórias que provocaram o trauma, levando o
indivíduo a atingir diferentes emoções que podem conduzir à cura.
No sentido religioso, a catarse é
o estado de purgação espiritual que o indivíduo almeja, por exemplo, através da
confissão. As emoções manifestadas pelos participantes de um ritual religioso
são também demonstrações de catarse ou de purificação da alma.
No âmbito da medicina, a catarse
é um termo usado para designar o esvaziamento do intestino.
Catarse também é o nome de um site
de crowdfunding, onde pessoas podem contribuir financeiramente para a
concretização de um determinado projeto, como um álbum de música, jogo ou
livro.
Catarse na psicanálise
A catarse como processo de cura
emocional através da psicanálise era defendida por Sigmund Freud, que integrou
os estudos sobre hipnose, já desenvolvidos pelo austríaco Joseph Breuer, nas
suas análises sobre a influência das memórias do inconsciente no comportamento
humano.
A catarse representa a cura de um
paciente, que é alcançada através da expressão verbal de experiências
traumáticas recalcadas.
Catarse segundo Aristóteles
Para Aristóteles, o teatro tinha para
o ser humano a capacidade de libertação, pois quando via as paixões
representadas, conseguia se libertar delas. Essa purgação ou purificação tinha
o nome de catarse, que era provocada no público durante e após a representação
de uma tragédia grega. A catarse era o estado de purificação da alma
experimentada pela plateia através das diversas emoções transmitidas no drama.
Referências
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5b/Pavel_Filonov_AutoPortrait.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pavel_Filonov
https://img.travessa.com.br/livro/Instancias/38/381010d0-e928-4265-af2f-b61cacf5259a.jpg
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https://www.soescola.com/wp-content/uploads/2017/05/materia-ne243-vygotsky-e-o-conceito-de-aprendizagem-mediana-foto-l-s-vygotsky-psychology-institute-russian-state-university-for-the-humanities.jpg
https://www.soescola.com/2017/05/vygotsky-e-o-conceito-de-aprendizage.html
https://html1-f.scribdassets.com/73o05mtj9c3bbid8/images/1-0612031e62.jpg
https://pt.scribd.com/doc/196168105/Psicologia-Da-Arte-Vigotsky
http://oficinadosaber-educar.blogspot.com/2013/04/lev-vygotsky.html
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134777
https://www.significados.com.br/catarse/
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