quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

GRANDE PROVOCADOR DO MUNDO...




...Comece nos provocando!

O que é a vida, Roberto?

Provocações, ainda provocações...



De tamancos a coturnos...

De macacões, japonas e togas.



A UDN com a doçura e o amargor de ser poder sem ter poder




Roberto D'Avila - Onyx Lorenzoni, o futuro ministro chefe da Casa Civil

Publicado em 2 de dez de 2018



TVE BAHIA: BOB FERNANDES ENTREVISTA JOSÉ DIRCEU

Publicado em 22 de dez de 2018




'A parte do Congresso é minha', diz Onyx sobre articulação política do governo Bolsonaro
Futuro ministro da Casa Civil concedeu entrevista ao jornalista Roberto D'Avila, da GloboNews. Segundo Onyx, projeção é que base aliada tenha cerca de 350 deputados.
Por G1 — Brasília
30/11/2018 22h00  Atualizado há um mês


 O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Responsável pela transição de governo, o futuro ministro Casa Civil Onyx Lorenzoni afirmou que será o responsável no governo de Jair Bolsonaro pela articulação política entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.

Onyx deu a declaração durante entrevista ao jornalista Roberto D'Avila, da GloboNews, exibida nesta sexta-feira (30). Na entrevista, falou também sobre as projeções sobre a base aliada, composição dos ministérios e denúncias de caixa 2 (leia mais abaixo).

De acordo com o presidente eleito, Onyx será o "comandante" da articulação política do governo, mas o general Santos Cruz, futuro ministro da Secretaria de Governo, também fará a interlocução do Planalto com o Congresso.

"O general [Santos Cruz] vai cuidar de PPI e relações federativas. A parte do Congresso é minha. Ele [Santos Cruz] vai receber estados e municípios, é aí que fica a divisão, porque nos desafoga, porque as tarefas da Casa Civil são muito pesadas", disse Lorenzoni à GloboNews.

A divisão de tarefas, se confirmada, representará mudanças na comparação com a estrutura do governo de Michel Temer.

Atualmente, a articulação com o Congresso é tarefa da Secretaria de Governo, cujo ministro é o deputado licenciado Carlos Marun (MDB-MS). A Casa Civil, chefiada por Eliseu Padilha (MDB-RS), trata da coordenação entre os ministérios e do andamento dos diferentes projetos do governo.

Base aliada
Ainda na entrevista à GloboNews, Onyx Lorenzoni projetou que a base de Bolsonaro na Câmara terá cerca de 350 dos 513 deputados.

Segundo ele, o futuro governo está em "fase bem adiantada de diálogo" com as bancadas dos partidos, que serão recebidas pelo presidente eleito a partir da próxima semana.

"A partir da semana que vem, presidente vai receber, de terça da semana que vem até perto do Natal, todas as bancadas do nosso campo político. Nós vamos ter uma base aí superando 350 parlamentares, sem 'toma lá, dá cá', ponto fundamental para a gente", disse o ministro.

Lorenzoni disse já ter tido encontros com as bancadas do MDB e do PR durante a semana. O MDB comandará o Ministério da Cidadania, e o chefe da pasta será o deputado Osmar Terra.

Segundo Onyx Lorenzoni, o governo não irá interferir na disputa pela presidência da Câmara – a eleição acontecerá em fevereiro. "Quanto menos o Poder Executivo interferir na Câmara, melhor. Todos os presidentes que pesaram a mão na Câmara ou no Senado, na definição do comando, se deram mal. Nossa lógica é deixar o parlamento se resolver. Aquele que for o ungido, nós vamos trabalhar".

Ministérios
Lorenzoni afirmou que o governo de Bolsonaro terá 20 ministérios "operacionais", já que o status ministerial da Advocacia Geral da União (AGU) e do Banco Central (BC), segundo ele, pode ser revisto. Com AGU e BC, o primeiro escalão de Bolsonaro pode ter 22 pastas.

No modelo atual, o governo federal tem 29 ministérios. Durante a campanha, Bolsonaro afirmou que reduziria o número de ministérios a 15.

Caixa 2
Lorenzoni voltou a admitir que recebeu dinheiro da JBS por meio de caixa 2 para campanha eleitoral de 2014, na qual se reelegeu deputado federal. O repasse admitido por ele foi no valor de R$ 100 mil.

O futuro ministro ainda comentou a investigação da PGR sobre um segundo repasse de R$ 100 mil via caixa 2, desta vez em 2012, quando ele não disputou a eleição. Lorenzoni negou a prática de caixa 2.





Este conteúdo não pode ser reproduzido em nenhum meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização da Folha Geral. Informações: redacao@folhageral.com.br https://www.folhageral.com/televisao/2018/12/exclusivo-jose-dirceu-no-tve-entrevista-especial-com-bob-fernandes/#ixzz5bv41SaRG


TELEVISÃO
Exclusivo: José Dirceu no TVE Entrevista Especial com Bob Fernandes
“Bolsonaro vai deixar todo o ônus do ajuste com os trabalhadores sem fazer nada com a elite?”

Da Redação*há 18 dias
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, é o convidado do TVE Entrevista Especial desta sexta-feira (21), às 21h30. Na entrevista exclusiva, concedida ao jornalista Bob Fernandes, enquanto aguarda julgamento em terceira instância no âmbito da operação Lava-Jato, Dirceu falou das condenações e do período em que esteve preso, do livro recém-publicado “Zé Dirceu – Memórias” e do que espera do governo do Presidente eleito Jair Bolsonaro. A exibição poderá ser acompanhada no Facebook, Twitter, Youtube e no Portal da emissora.

Para Dirceu poderá existir reação popular contra determinadas medidas. “Ele vai deixar todo o ônus do ajuste com os trabalhadores sem fazer nada com a elite? Ele vai sentar na cadeira e congelar os salários do servidor público? Vai revogar o frete e deixar a política de preços da Petrobrás como é? Então os caminhoneiros vão parar e os servidores públicos vão fazer greve”, avalia.

Na entrevista, Dirceu comentou que apesar da derrota do candidato do PT Fernando Haddad no segundo turno, o resultado eleitoral indica que “há na sociedade brasileira uma fortíssima oposição a agenda econômica de Bolsonaro mas, principalmente, a essa mistura do Estado com a religião, essa agenda anti ambiental, esse preconceito que beira o desprezo contra as mulheres e a solução da violência através da violência”.

Dirceu relatou momentos da juventude, do enfrentamento a ditadura militar e da relação com o ex-presidente Lula. Ainda sobre as eleições afirmou que “na campanha eleitoral ficou claro que são dois caminhos, dois projetos. Da mesma maneira que ele afirma que é de direita, nós temos que nos afirmar que somos de esquerda. Somos contra alinhar o Brasil com os Estados Unidos, somos contra sair do acordo de Paris e somos contra uma política que vai desregulamentar, inclusive, o meio ambiente, os direitos humanos, os direitos da mulher, dos negros porque, no fundo, ele quer acabar com os direitos difusos”, afirmou ao jornalista Bob Fernandes.

A entrevista completa será exibida em horário alternativo no domingo (23), às 18h30.


Share
José Dirceu no TVE Entrevista Especial. Foto: Divulgação
Serviço:
O quê: TVE Entrevista Especial com José Dirceu
Quando: Sexta-feira (21) às 21h30.
Reapresentação: Domingo (23), às 18h30
Onde: TVE, Facebook, Twitter, Youtube e Portal



Por que Brizola dizia que o PT é a UDN de macacão e tamancos?
Posted on julho 3, 2013 by Tribuna da Internet

FacebookTwitterWhatsAppPrint
 Gacek, o amigo americano de Lula

Antonio Santos Aquino
Nos idos dos anos 80, Leonel Brizola cunhou uma frase sobre o PT dizendo: “O PT é a UDN de macacão e tamancos”. Referia-se aos preconceitos e discriminações que tinham sobre os trabalhistas do PDT.E sutilmente dizia à sociedade: Não se enganem Lula é um político de direita. Posteriormente, Darcy Ribeiro cunhou outra frase: “O PT é a esquerda que a direita gosta”.

O certo é que toda essa balbúrdia foi provocada pelo Lula.Sabendo que para dominar oito milhões de quilômetros quadrados, com mais de 190 milhões de brasileiros dentro , precisa de duas coisas: Ganhar a presidência e o governo de São Paulo em 2014.

Antecipou-se lançando, três anos antes do previsto, Dilma como presidente.

Preparou o PT e seus filhinhos PSOL e PSTU e “foram para as ruas aproveitarem-se das palavras do profeta”. Acontece que perderam o controle, as massas tinham muitas outras reivindicações. Vem agora Lula manobrando um protesto das Centrais Sindicais, com apoio da UNE, MST e parte das 200 mil ONGs que financia, tentando colher louros dos movimentos acontecidos. Mais uma do feiticeiro.

Tem como amigo observador o homem da CIA chamado Stanley Gacek. Não se enganem, da CIA mesmo. Hoje esse sinistro personagem, amicíssimo de Lula, é diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho. Veio a Luziânia no III Congresso da Nova Central Sindical e ficou por aqui conversando com o amigão Lula para ver os acontecimentos. Quem quiser e puder, desminta.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É difícil desmentir, porque Stanley Gacek já foi chamado de “guru de Lula no sindicalismo dos EUA” aqui mesmo na Tribuna, por nosso comentarista internacional Argemiro Ferreira.

Casado com a brasileira Liliane Fiúza, Gacek fala português fluentemente. Em 1980, quando Lula ficou preso por 31 dias, ele veio ao Brasil para demonstrar a “solidariedade” da poderosa AFL-CIO (Federação dos Trabalhadores das Indústrias dos EUA) ao sindicalista brasileiro.

Em 1981, Gacek levou Lula a Varsóvia para trocar figurinhas com Lech Walesa, o metalúrgico de Gdansk que recebeu toda ajuda da CIA para minar o governo da Polônia e chegar à presidência.  Por fim, foi Gacek quem promoveu, em 1992, o primeiro encontro do Banco Mundial e do FMI com 80 líderes sindicais latino-americanos, incluindo Lula.

Muito conhecido no PT, onde é chamado de Stan, o sindicalista da AFL-CIO se mete também com negócios financeiros, representando interesses de fundos de pensão americanos que investem no Brasil. (C.N.)






O QUE SIGNIFICA MACACÃO EM PORTUGUÊS

ma·ca·cão
(macaco + -ão)

substantivo masculino
3. [Vestuário]  Peça de vestuário inteiriço que cobre o corpo e os membros (ex.: macacão de trabalho). = FATO-MACACO

"macacão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/macac%C3%A3o [consultado em 07-01-2019].









O QUE SIGNIFICA TAMANCO EM PORTUGUÊS


ta·man·co
(origem duvidosa)

substantivo masculino
1. Calçado aberto no talão, geralmente de sola de madeira e de couro forte. = SOCA, SOCO, TAIROCA, TAMANCA, TAROCA

"tamanco", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/tamanco [consultado em 07-01-2019].







Deputado do PT diz que PSDB é a 'UDN de coturno'.



O QUE SIGNIFICA COTURNO EM PORTUGUÊS

Coturno

Coturno é um tipo de calçado, mais precisamente um tipo de bota, voltada principalmente para o uso militar em atividades de combate. Geralmente são feitos de couro, porém tecnologias modernas permitem a fabricação de coturnos com materiais como kevlar e nomex. O objetivo do coturno é oferecer ao combatente uma combinação de atrito com o solo, estabilidade do tornozelo e proteção para os pés. Apesar da aparência rústica, coturnos modernos podem ser bastante confortáveis. Também são classificados como equipamento de proteção individual.



Coturno

Coturno é um tipo de calçado, mais precisamente um tipo de bota, voltada principalmente para o uso militar em atividades de combate. Geralmente são feitos de couro, porém tecnologias modernas permitem a fabricação de coturnos com materiais como kevlar e nomex. O objetivo do coturno é oferecer ao combatente uma combinação de atrito com o solo, estabilidade do tornozelo e proteção para os pés. Apesar da aparência rústica, coturnos modernos podem ser bastante confortáveis. Também são classificados como equipamento de proteção individual.


E a toga virou japona

Mais obtuso do que impedir o uso para evitar o abuso - dizendo-se, por exemplo, que o famoso caso da Escola Base não teria havido se aplicada boa dose de censura prévia - é invocar o pensamento de Karl Marx (mesmo tentando escondê-lo sob o disfarce de um anônimo "autor do século 19") para justificar o poder censório dos magistrados. Na verdade, os ministros que afrontaram, com as mais fortes cargas de cinismo, um dos valores mais preciosos da democracia, que é a plena liberdade de expressão, conseguiram sintetizar, melhor do que quaisquer exibições de intolerância vindas à tona nos últimos tempos, a verdadeira face de uma

Mauro Chaves, O Estadao de S.Paulo
19 Dezembro 2009 | 00h00
Mas o leal vassalo, conhecendo/ Que seu senhor não tinha resistência,/ Se vai ao castelhano, prometendo/ Que ele faria dar-lhe obediência./ Levanta o inimigo o cerco horrendo, / Fiado na promessa e consciência/ De Egas Moniz; Mas não consente o peito/ De moço ilustre a outro ser sujeito. (Os Lusíadas, Canto 3º - 36)

Quando a ditadura impõe censura supõe que o corte na circulação da notícia, da informação ou da opinião é capaz de desfazer a "comunicação corrente", sem fio e sem papel, que sempre se estabeleceu entre as comunidades. Mas se hoje em dia essa comunicação se tornou mais incontrolável, na mesma proporção virou mais incensurável. Por exemplo, até as pedras do Estado com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País sabem que o filho administrador do presidente do Senado é o verdadeiro executor e, portanto, o maior responsável por todas as

Tome 1 frango depenado e tempere-o inteiro, com vinagre, caldo de limão, gengibre ralado, mostarda, alho, pimenta tabasco, sal, bicarbonato de sódio e algumas gotas de angustura, esfregando-o bem com cheiro verde. Deixe descansar nesse tempero por algum tempo. Leve ao fogo uma caçarola com gordura e quando esta estiver quente deite-lhe o frango com todo o tempero. Tampe a panela para que o frango vá assando devagar, com o bafo.

Escreveu o jurista Walter Fanganiello Maierovitch (Estado, 11/12), no seu texto Uma decisão da qual me envergonho: "Quando em jogo a Liberdade de Imprensa - que assegura o desenvolvimento da vida democrática - não se pode, numa Suprema Corte, adotar-se uma postura burocrática, como se estivéssemos ao tempo do direito sumular romano, em que a forma tinha mais importância que o fundo. Deixar de examinar o mérito da questão, a título da inadequação da via escolhida e quando, de uma clareza solar, há violação à liberdade de imprensa, coloca a nossa Suprema Corte entre as piores do planeta." Nas verdade o jurista foi até generoso em chamar de "postura burocrática" o que a maioria dos ministros (felizmente, com brilhantes exceções) revelou em termos de espírito autoritário e censório, nisso desmentindo, finalmente, o saudoso Auro Soares de Moura Andrade, quando disse que "japona não é toga" - pois a toga virou japona. Agora, o que pareceu mais repulsivo foi quando

E por estes ao Rei presentes manda,/ Por que a boa vontade que mostrava/ Tenha firme, segura, limpa e branda,/ A qual bem ao contrário em tudo estava./ Já a companhia pérfida e nefanda/ Das naus se despedia e o mar cortava./ Foram com gestos ledos e fingidos,/ Os dois da frota em terra recebidos. (Os Lusíadas, Canto 2º - 8)

Como já passamos por censura férrea em ditaduras, nossa Constituição é mais enfática, quanto à aversão à censura, do que as Constituições de quaisquer democracias. Nos EUA, por exemplo, a plena liberdade de expressão é garantida pela Primeira Emenda e, por decisão da Suprema Corte (caso Red Lion, de 1969), estabeleceu-se que o direito primordial não é o de quem transmite a informação (jornalistas, veículos de comunicação), e sim de quem a recebe (leitor, ouvinte, telespectador). Mas nem lá existe repetição tão exaustiva da repulsa à censura como a contida nos artigos 5º, 220 e respectivos parágrafos e incisos de nossa Constituição. É por isso que, quanto à sua capacidade de interpretar nosso texto constitucional, a maioria dos membros de nosso chamado Pretório Excelso se revelou, no mínimo,

Corte meio quilo de fígado de vitela em postas, tempere com sal, alho, coentro, raspa de limão, pimenta malagueta, uma colher de sopa de conhaque e frite em manteiga bem quente, deixando dourar dos dois lados. Quando estiverem cozidas retire as postas da frigideira, ponha-as no prato sobre folhas de alface, untadas com mel de abelha e salpicadas com pitadas de páprica, junte um pouco de caldo de limão galego e vire por cima um pouco de molho de peixe.

Foi o decano ministro do Supremo quem proferiu o voto mais lúcido e brilhante em defesa da liberdade de expressão. Entre outras coisas, disse ele: "A censura traduz a ideia mesma da perversão das instituições democráticas, em um regime político em que a liberdade deve prevalecer." E disse mais: "Entendo particularmente grave e profundamente preocupante que ainda remanesçam, sim, no aparelho de Estado, determinadas visões autoritárias que buscam justificar, pelo exercício arbitrário do poder geral de cautela, a prática ilegítima da censura." Realmente, parece incrível que o mesmo colegiado que tem como participante mais antigo alguém imbuído de tal percuciência e sensibilidade democrática também seja integrado por alguns que, com o perdão da palavra,

Por vos servir, a tudo aparelhados;/ De vós tão longe, sempre obedientes;/ A quaisquer vossos ásperos mandados,/ Sem dar resposta , prontos e contentes./ Só com saber que são de vós olhados,/ Demônios infernais, negros e ardentes,/ Cometerão convosco, e não duvido/ Que vencedor vos façam, não vencido. (Os Lusíadas, Canto 10º - 148)

Mauro Chaves é jornalista, advogado, escritor, administrador de empresas e pintor E-mail:mauro.chaves@attglobal.net (www.artestudiomaurochaves.wordpress.com)




O QUE SIGNIFICA JAPONA EM PORTUGUÊS


Japona Alta Solidez Novo Tecido Do Exe


EL PAÍS


Ciro Gomes: “É uma questão de decência que Bolsonaro esclareça o caso Queiroz”
Pedetista se apresenta como oposição "pós-PT", diz que, a partir de 100 dias de Governo, começará a cobrar o novo presidente e declina de comentar crise no Ceará




FLORESTAN FERNANDES JÚNIOR
Fortaleza 7 JAN 2019 - 16:55 CET
Giselle Bezerra, companheira de Ciro Gomes, recebe a reportagem no hall de entrada do amplo apartamento em que o casal vive na praia de Iracema, em Fortaleza (CE). A sala, com vista deslumbrante para o mar, tem um mobiliário simples. Gisele comenta que esta foi a última área da casa a ser mobiliada. A varanda foi transformada em playground para a distração do filho caçula, Gael, que Ciro teve em seu casamento anterior, e que passou o fim de ano com ele. Em uma das paredes, fotos dos 4 filhos de Ciro e algumas do casal na Europa. Cinco minutos após minha chegada, Ciro entra na sala com barba por fazer. Diz que aproveitou as férias para descansar a pele do rosto. Afirma que está estudando astrofísica e escrevendo um livro sobre os caminhos políticos e econômicos que se colocam para o Brasil. Durante toda a entrevista, demonstra que tentará ocupar o lugar de principal líder da oposição. “O PT já foi. Agora eles encontraram alguém que tem coragem de encará-los. Eu sou pós PT”, afirma. Perguntado sobre as próximas eleições, diz que o partido pode cogitar seu nome na disputa à presidência, mas que é cedo para falar sobre o assunto, porque os próximos quatro anos serão uma montanha russa. Mas admite que é necessário construir não uma terceira via, mas “a via”. Confessa ainda que aconselhou Lula a pedir asilo político em uma embaixada.

A entrevista com Ciro Gomes foi feita no dia 2 de janeiro. No dia 4, a assessoria do pedetista foi procurada para que falasse sobre a crise de segurança no Ceará, governada por seu aliado Camilo Santana (PT). Ciro informou que preferia aguardar alguns dias para ter mais informações e poder emitir sua opinião.

Pergunta. No discurso de posse, Bolsonaro falou em libertar o povo do socialismo. O que ele quis dizer com isso?
Resposta. O inquietante é que ele falou isso no discurso de posse, que costuma ser projetado para a história. Não era para ser um arroubo de palanque, mas o que ele repete é um arroubo de palanque que parte da premissa da ignorância do povo. Ele supõe que o povo é burro, incapaz de saber o que é socialismo. E, ao afirmar isso, esconjura na palavra socialismo todo o ranço conservador, que tem dois planos: conservadorismo de costumes e conservadorismo econômico. É uma tragédia, porque significa que o camarada, ao iniciar o Governo, anuncia que vai permanecer no palanque. Fica dizendo bobagens superficiais e se afirma num antipetismo também superficial.

P. Bolsonaro disse que não vai aceitar corrupção. Mas antes da posse, sua família já estava envolvida em suposto escândalo de corrupção. Agora que é presidente não seria bom que este caso fosse bem esclarecido?
R. É imperativo, especialmente para quem assentou na sua identidade o moralismo e que tem a presença simbólica do (Sérgio) Moro, um juiz exibicionista, chibata moral da nação. E tem coisas práticas: Bolsonaro, como deputado, já malversou verba do seu gabinete. O caso do Queiroz, agora, trata-se de uma notícia crime em potencial. É uma questão de moral e de decência esclarecer isso. Até porque esta foi a pedra angular da campanha que deu ao Bolsonaro o mandato como presidente. Se Bolsonaro emprestou dinheiro ao tal Queiroz, cadê o cheque? Que dia foi? Essa foi uma nova operação Uruguai como a do Collor? Foi antes ou depois do escândalo, para tentar cobrir o episódio? Se foi um empréstimo, de onde saiu o dinheiro do Bolsonaro para emprestar? São coisas concretas relativas ao presidente. Sérgio Moro está obrigado a esclarecer isso à nação brasileira. Eu quero dar um tempo. Não quero ser um trombeteiro que nem um petista raivoso, que é o tipo mais parecido com um bolsominion. Deixa o Bolsonaro tomar pé das coisas. Mas daqui a uns 100 dias, tenho toda uma plataforma por onde vou começar a cobrar. Porque foi este o papel que a nação deu a mim. O papel da oposição é estimular Bolsonaro ao jogo democrático, obrigá-lo a seguir a institucionalidade democrática.
Bolsonaro supõe que o povo é burro, incapaz de saber o que é socialismo. Ele vai permanecer no palanque

P. O senhor acha que Bolsonaro construirá um pacto de governabilidade para aprovar as reformas no Congresso?
R. Ele tem essa força. A coincidência da mudança de ano com a mudança de governo predispõe a sociedade brasileira a ajudar. O Parlamento fica vulnerável a este expediente da rua que diz: "Ajuda o homem! O homem foi eleito, ajuda ele, não atrapalha". E nós temos que ter essa sensibilidade. Não em respeito ao Bolsonaro, mas em respeito ao milhões de brasileiros que deram a ele a maioria. Mas não sei se ele conseguirá fazer um pacto de governabilidade. Eu, Ciro Gomes, não conheço uma única proposta do Governo Bolsonaro.

P. A não ser a legalização das armas.
R. A retórica da legalização das armas está aí, mas eu duvido da legalidade disso por Medida Provisória. O Supremo tenderá a dizer que é inconstitucional. Bolsonaro trabalha com duas agendas. Uma ele vai reinar mais facilmente, que é a agenda de costumes: redução da maioridade penal, facilitar o acesso à arma, agravar a legislação de execução penal. Porque a sociedade está cansada da violência e predisposta a experimentar inovações. São equívocos simplificadores, grosseiros, mas ele vai tentar e, com isso, demonstrará que está tentando cumprir a promessa e manterá o capital político dele com uma certa sobrevida. A outra agenda, que é para a qual devemos chamá-lo, é a do emprego, palavra que ele não citou uma vez sequer, nem no discurso oficial. Devemos chamá-lo para a questão dos juros, da inadimplência de 63 milhões de brasileiros que estão com o nome sujo no SPC. Para discutir a questão da aposentadoria. Precisamos discutir aqueles assuntos que ele vai fugir deles. Aqui tem dois problemas: o primeiro é que são questões muito graves. O segundo é que ele não entende o problema, a equipe dele não entende o problema e, quando entende, interpreta de forma equivocada. Portanto, o remédio que vão propor será o remédio errado, que tenderá muito mais a agravar a doença socioeconômica do Brasil do que mitigá-la. Seria um grave erro a gente aceitar a provocação do Bolsonaro de discutir identitarismos. A esmagadora maioria do povo brasileiro, que é pobre, está desempregada, assustada com a violência, maltratada na rede de saúde... Essa gente tende a entender nossas razões se estas razões forem discutidas. Mas se a gente for discutir "kit gay"... não que o assunto não mereça discussão. Estou só dizendo que o Bolsonaro não pode escolher o campo de batalha.

P. O senhor tem se colocado como nova liderança da oposição. Aceitaria o PT numa frente de oposição ao novo Governo?
R. Acho que sim. Nosso inimigo não é o PT. Agora, nós precisamos não nos comprometer. Estou falando sob o ponto de vista histórico. Precisamos dar ao jovem brasileiro uma plataforma em que ele não precise de um salvador da pátria, de um guru, de um líder carismático que, preso, de dentro da cadeia, fica mandando recado. Isso é o fundo do poço. Não quer dizer que a gente abandone o Lula. A questão central do país não pode ser identitarista ou o salve Lula. Enquanto a agenda for esta, estamos fazendo exatamente o que o Bolsonaro quer que a gente faça. Ele não ganharia em hipótese nenhuma no Brasil que eu conheço se não fosse o antipetismo que o petismo cevou. O Palocci é réu confesso. E não é um petista periférico. Foi o homem que Lula escolheu para comandar a economia do Brasil por 8 anos e a Dilma escolheu para comandar o governo. O Levy foi escolhido pela Dilma. O Michel Temer foi escolhido pelo Lula. Se a gente ficar alisando essas coisas pela dor que tem do Lula estar onde está, não vamos pensar na questão brasileira. Cabe a oposição vigiar, cobrar. O que faz a burocracia do PT? Se retira da posse. Ora, quando o Aécio Neves nega o reconhecimento do sucesso eleitoral da Dilma, começa a plataforma do golpe. E o PT soube denunciar isso. Como é que se explica agora para o povo brasileiro que um adversário nosso, por mais deplorável que seja, não é reconhecido como vitorioso?

P. O senhor fez parte dos Governos Lula e Dilma. Por que só agora descobriu estes problemas do PT?


Ciro Gomes, em seu apartamento na praia de Iracema, em Fortaleza. MARCUS MOURA
R. Eu fiz parte do primeiro mandato do governo Lula. Quando eles começaram a errar eu não aceitei mais ser ministro. Eu votei na Dilma contra todas as contradições, porque o outro lado era o PSDB e o Aécio, que eu sabia quem era. O que fiz desta vez? Disse: campanha pra eles eu não faço mais. Votei no Haddadcomo cidadão, mas não voto mais nesta burocracia do PT. Não faço campanha com eles nunca mais. De lá pra cá eles se corromperam. Essa é a triste, dura e sofrida realidade. Apodreceram. Tomaram gosto pelas benesses do poder.

P. Por que você, que já esteve tantas vezes junto com o PT, não apoiou o Haddad?
R. Por que já tinha feito isso com a Dilma. Lá atrás, a Dilma era uma pessoa sem nenhum treinamento, sem nenhuma vivência, nunca disputou uma eleição. E o Lula, aproveitando a justa popularidade que tinha, resolveu impor a Dilma contra todos nós. Estávamos eu, com predileção nas pesquisas, Eduardo Campos... E o PT não tinha nenhum quadro. E ele escolheu uma pessoa que nem tradicionalmente do PT era. Por que? Pra mandar. Todas as pedras do caminho sabiam que Lula não podia ser candidato pela lei da ficha limpa. E eles impõem a candidatura do Lula, mentem para a população brasileira explorando a boa fé do nosso povo mais pobre para comovê-lo até o limite da eleição e botar uma pessoa sem autoridade.

P. Lula é preso político ou comum?
R. Preso comum. Se Lula fosse um preso político, não tinha que recorrer aos tribunais. Lula não é condenado pelo Sérgio Moro, que eu sempre critiquei. É condenado por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal. Tentou diversos recursos no STJ e STF. Portanto, por definição, é um preso comum. Mas se ele entende que é um preso político, não podia estar recorrendo às instâncias formais. Eu acho a sentença que o condenou frágil. Mas isso não o transforma num preso político, porque ele aceitou a dinâmica. Eu, por exemplo, fui violentamente criticado – e isso o PT esquece – quando propus, quando ele sofreu uma prisão coercitiva injusta, ilegal, que se a gente achasse que ele era um preso político, deveríamos subtraí-lo desta arbitrariedade, colocá-lo numa embaixada e pedir asilo político.
Eles (PT e PSOL) resolveram se omitir na posse. Nós ficamos. Temos o compromisso com a democracia, com os ritos, com os valores

P. O que o senhor imagina para o seu futuro?
R. A minha missão hoje é ajudar o jovem brasileiro a entender o nosso país e a formular um caminho. Estou fazendo palestras e vou lançar um livro que é uma plataforma que compreende o Brasil, chamando o debate para a inteligência e não para estas mistificações superficiais. Porque o bicho mais parecido com o bolsominion (nome pejorativo para os seguidores de Bolsonaro) é o petista fanático. Tanto para o bolsominion como para o fanático do PT pode acontecer o diabo que eles relativizam o diabo. Quando o Aécio nega a legitimidade do mandato da Dilma, é golpe. Quando Renan Calheiros, liderando o Senado, faz o golpe...é golpe. Depois o Haddad se apresenta aliado do Calheiros. Aqui, no Ceará, Eunício de Oliveira, meu adversário, e com quem eu briguei por causa do PT, porque votou no impeachment, era golpe. Agora, o Lula impediu a Dilma de ser candidata aqui no Ceará, para qual ela tinha sido convidada e tinha aceito, para impô-la em Minas Gerais onde ela desmontou a aliança do Fernando Pimentel, para apoiar o Eunício Oliveira. A quem o Lula e o PT deram 1 bilhão de reais em contratos sem licitação na Petrobras. Vai pro diabo a burocracia do PT. Tudo picaretagem da pura. O Sergio Machado metia a mão na Transpetro, eu cansei de dizer isso ao Lula. Então, PT, vai devagar comigo, porque eu não gostaria de transformar o PT em meu adversário.

P. Mas você está transformando...
R.  Não estou, não. Mas cada vez que eles vierem com uma dessas, e agora veio da sua pergunta, não porque você interpreta, mas porque eles estão dizendo, eu vou dizer porque eu não pude mais apoiar o PT. Eu engoli tudo o que eu podia engolir. E regozijei.

P. Você não acha que na disputa entre Haddad e Bolsonaro não era importante dar apoio ao Haddad para evitar o retrocesso no Brasil?
R. Não estava na minha mão. Quando eles se impuseram, da forma como se impuseram, todas as pesquisas indicavam com muita clareza que esta era uma eleição perdida. Todo mundo estava vendo isso. Haddad teve 70% dos votos no segundo turno aqui no Ceará. Portanto eu apoiei o Haddad. O que eu não faço mais é campanha com esta quadrilha. É bem diferente. Se eu achasse que ia fazer diferença, eu engolia de novo, como engoli lá atrás. Agora, me obrigar, por uma solidariedade ao campo progressista... o Haddad é progressista, sem dúvida. Mas o PT é uma força corrupta. Estou falando da cúpula do PT, não da sua base.
É uma questão de moral e de decência que Bolsonaro esclareça o caso Queiroz

P. E como é que fica a união de forças de oposição no Congresso?
R. É uma agenda prática. Eles resolveram se omitir na posse. Nós ficamos. Quer dizer que nós temos algum compromisso com o Bolsonaro? Não. Temos o compromisso com a democracia, com os ritos, com os valores.

P. Mas isso não fragiliza o campo progressista?
R. Depende. Por que o PT não se comporta? Porque que não abre a conversa com os outros? Quer tudo na imposição de uma hegemonia podre. Já foi. Agora eles encontraram alguém que tem coragem de encará-los. Eu sou pós PT.

P. Você acha que é muito cobrado por isso?
R. Eu sou, mas estou disposto a explicar para todo mundo. E nisso é que eu quero criar uma corrente de opinião, que livre o Brasil desta burocracia corrompida do PT.

P. Você chegou a conversar com o Lula antes do primeiro turno para ser o vice dele?
R. Não. Ele me chamou para esta farsa. Ora, se eu estou denunciando uma farsa, uma fraude, e ele me chama para aperfeiçoar esta fraude, que tipo de homem eu sou, que tipo de líder eu seria no Brasil se eu, por qualquer tipo de ambição pessoal, fosse cumprir este papel imundo? Mandei dizer pra ele que me sentia insultado.

P. Você pretende ser candidato à presidência novamente?
R. Quem conhece o Brasil, que tem a experiência que eu tenho, afirmar que é candidato, é pura temeridade. O que vai acontecer no país nos próximos quatro anos é uma verdadeira montanha russa. Eu aceito que o meu partido cogite a minha candidatura, não vou excluir isso, mas acho que eu tenho um papel a cumprir fora de processo eleitoral. Escrever, falar, organizar o movimento. Dar referência para a juventude brasileira. Só existe o Bolsonaro porque existe este tipo de petismo. Você acha que o Bolsonaro achou o que desta atitude infantil, antidemocrática, burra, de o PT se omitir do ato solene de posse do presidente eleito? Você acha que o Bolsonaro achou ruim isso? Bolsonaro amou. Ele está dizendo: “O Governo não pode fracassar porque se não o PT volta”. E eles se amam, na prática. E eu vou quebrar esta brincadeira, se não o Brasil não aguenta.

P. Você acredita que pode ser a terceira via?
R. Não a terceira via. Nós precisamos construir a via. Sim, porque o PT imitou, no bom e no mau, o PSDB. Quem formulou, no Brasil, foi o Fernando Henrique. E formulou em linha com a onda internacional, neoliberal, pseudo modernizante, do Estado mínimo, de câmbio flutuante, de superávit primário... e qual foi a política econômica do PT? Rigorosamente a mesma. Quer dizer que não foi um Governo bom? Foi, tanto que eu ajudei. O salário mínimo melhorou, o crédito melhorou, a assistência social, com as políticas sociais compensatórias, melhorou muito. Expandiu o ensino público universitário. Tudo isso são coisas boas, mas foram feitas no marco de uma economia política conservadora que encheu o rabo da banqueirada de ganhar dinheiro. É nas mãos do PT/PSDB que o Brasil faz a mais grave concentração bancária do mundo capitalista. Enquanto a América do Norte, epicentro do capitalismo, tem 5 mil bancos disputando o cliente com juros mais baratos, com preço de tarifa mais barata, essa gente entregou o Brasil a três bancos particulares, que tem lucro 78% maior do que qualquer banco na história da humanidade. Isso é o que importa. Porque num regime não inflacionário, o dinheiro que falta no bolso do povo, essa inadimplência que humilha tanto as pessoas, esse é o dinheiro que está sendo levado todo pra mão dos banqueiros. Durante o governo do PT/PSDB, nós criamos o seguinte fenômeno: seis brasileiros tem a renda equivalente a fortunaque somam 100 milhões de brasileiros. Aí estes 100 milhões de brasileiros estão obrigados a se conformar com o Bolsa Família. Isso é irrelevante? Não, é muito importante. Mas o país que eu sonho vai emancipar seu povo pelo trabalho decentemente remunerado e pela educação emancipadora.




...COMECE NOS PROVOCANDO!


Entrevista - Provocações - Roberto Freire

Entrevista de Antônio Abujamra com o anarquista Roberto Freire, que foi a o ar em 2003 no programa Provocações, da TV Cultura.



Sombras, escuridão, abismos... Toda a dor em minha alma cansada...


ABISMO (Nilson Oliveira)

Quero absorver intensamente toda a tristeza do mundo
As esperanças não alcançadas
Os filhos que não nasceram
O pranto das mães desconsoladas...
Quero sentir profundamente toda a dor
A dor de não ter amor, não ter paz,
Não ter futuro.
Pelo trabalho rotineiro de cada dia
A comida sem graça e fria
A desigualdade, a injustiça, o olhar distante,
A dor, toda a dor da infelicidade.
Quero aguardar a catástrofe silenciosamente
Com o meu cansaço estafante e descomedido
Pelo excesso das palavras, das mentiras, das ilusões
Dos pesadelos, tantos.
O horizonte se distanciando... longe... longe.
Quero chorar muito... Quero chorar muito
Sem nenhum constrangimento
Sem parar, sem parar.
Quero ser tragado pela realidade
E me esconder na sombra da minha insignificância
Para que num momento distante – se houver,
Eu possa despertar para um mundo
Agradável e melhor.


Ouça a gravação na interpretação de Antonio Abujamra: CLICK
http://nilson-poesias.blogspot.com/2006/11/sombras-escuridao-abismos-toda-dor-em_25.html



Abismo Autor Nilson Oliveira.flv.avi


Assista a declamação por Antonio Abujamra do poema Abismo no programa Provocações.




Referências

https://youtu.be/htBHe4e6SN4
https://www.youtube.com/watch?v=htBHe4e6SN4
https://youtu.be/CKZUgY3IQ9Q
https://www.youtube.com/watch?v=htBHe4e6SN4
https://s2.glbimg.com/EIxOWUjuxzWDxWLoq9F8G80ATKg=/0x0:1700x1065/1280x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2018/11/12/onyx-lorenzoni.jpg
https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/11/30/a-parte-do-congresso-e-minha-diz-onyx-sobre-articulacao-politica-do-governo-bolsonaro.ghtml
https://i1.wp.com/www.folhageral.com/wp-content/uploads/2018/12/Jose-Dirceu-no-TVE-Entrevista-Especial-com-Bob-Fernandes-1.jpg?w=700&ssl=1
https://www.folhageral.com/televisao/2018/12/exclusivo-jose-dirceu-no-tve-entrevista-especial-com-bob-fernandes/#axzz5bv3l9elm
http://www.tribunadainternet.com.br/por-que-brizola-dizia-que-o-pt-e-a-udn-de-macacao-e-tamancos/
https://www.casadomecanico.com.br/fotos/extragrande/1820fe1/macacao-de-brim-uniforme-manga-curta-azul-tamanho-nacional-gg.jpg
https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1QI8_SpXXXXataVXXq6xXFXXXs/Manuais-tradicionais-Tamancos-De-Madeira-Das-Mulheres-Dos-Homens-Moda-Unissex-Mulheres-Homens-Chinelo-Sand-lias.jpg
https://pt.aliexpress.com/item/Traditional-Manual-Wooden-Clogs-Women-Men-Fashion-Unisex-Women-Slipper-Women-Sandals-Women-Getas-Men-Slides/32793977478.html
https://educalingo.com/pt/dic-pt/coturno
https://www.estadao.com.br/noticias/geral,e-a-toga-virou-japona,484666
https://http2.mlstatic.com/japona-alta-solidez-novo-tecido-do-exercito-forro-interno-D_NQ_NP_868474-MLB26830985307_022018-F.jpg
https://www.google.com/search?q=O+QUE+SIGNIFICA+JAPONA+EM+PORTUGU%C3%8AS&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjSg_j4ytvfAhVGgZAKHZptBgIQ_AUIDygC&biw=1067&bih=512#imgrc=hJ6RdkRhMvFieM:
https://ep02.epimg.net/brasil/imagenes/2019/01/04/politica/1546621485_985951_1546804129_noticia_fotograma.jpg
https://ep01.epimg.net/brasil/imagenes/2019/01/04/politica/1546621485_985951_1546807141_sumario_normal_recorte1.jpg
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/04/politica/1546621485_985951.html
https://youtu.be/eJKI0NM7jvw
https://www.youtube.com/watch?v=eJKI0NM7jvw
http://nilson-poesias.blogspot.com/2006/11/sombras-escuridao-abismos-toda-dor-em_25.html
https://youtu.be/9g3_y79pPGk
https://www.youtube.com/watch?v=9g3_y79pPGk

Nenhum comentário:

Postar um comentário