Obtusa palavra de ordem.
“Idiota da objetividade”, um vírus
ataca a Internet
Sem argumento, com discricionariedade copy desk?
Copy desks,
“idiotas da objetividade”?
Sou da imprensa anterior ao copy desk.
(...)
Começava a nova imprensa. Primeiro,
foi só o Diário Carioca; pouco
depois, os outros, por imitação, o acompanharam. Rapidamente, os nossos jornais
foram atacados de uma doença grave: — a objetividade. Daí para o “idiota da
objetividade” seria um passo.
Ao se valer de verbo que exprime noção
de possibilidade, o texto normativo
confere grau de discricionariedade à autoridade competente, que poderá, em
vista da necessidade de resguardo e promoção dos diversos interesses
legitimamente tutelados, deferir ou negar a autorização. 1
(...)
1. O estabelecimento dessa competência
discricionária não reflete um defeito no texto normativo. Ao revés. Como
registra MARÇAL JUSTEN FILHO, "não é nem desejável nem possível que todas
as leis contenham todas as soluções a serem adotadas por ocasião de sua
aplicação. Isso tornaria a atividade administrativa petrificada, sem
possibilidade de adaptação para solucionar os problemas da realidade. Por isso,
a discricionariedade é antes de tudo uma virtude da disciplina normativa".
E prossegue: "É a solução jurídica para as limitações e os defeitos do
processo legislativo de geração de normas jurídicas. É da essência da
discricionariedade que a autoridade administrativa formule a melhor solução
possível, adote a disciplina jurídica mais satisfatória e conveniente ao
interesse público." (JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de direito
administrativo, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p.161).
(...)
E o pior é que, pouco a pouco, o copy desk vem fazendo do leitor um outro
idiota da objetividade. A aridez de um se transmite ao outro. Eu me pergunto
se, um dia, não seremos nós 80 milhões de copy
desks? Oitenta milhões de impotentes do sentimento.
(...)
Juventude copy desk, talvez.
Dirá alguém que o jovem é capaz de um
sentimento forte. Tem vida ideológica, ódio político. Não sei se contei que vi,
um dia, um rapaz dizer que dava um tiro no Roberto Campos. Mas o ódio político
não é um sentimento, uma paixão, nem mesmo ódio. É uma pura, vil, obtusa
palavra de ordem.
[22/2/1968]
Tá legal, eu aceito o argumento Mas não me altere o
samba tanto assim Olha que a rapaziada está sentindo a falta De um cavaco, de
um pandeiro ou de um tamborim
(...)
2. O artigo 120, inciso I e parágrafo
único, da Lei nº 7.210/1984 assim dispõe:
Art. 120. Os condenados que cumprem pena em
regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento,
mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos:
I falecimento
ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão;
II necessidade de tratamento médico
(parágrafo único do artigo 14).
Parágrafo único. A permissão de saída será concedida pelo diretor do estabelecimento
onde se encontra o preso.
Como se depreende, o texto normativo
confere aos reclusos o direito de pleitear permissão de saída do
estabelecimento, mediante escolta, nos casos de falecimento de familiares
próximos. Ademais, outorga competência decisória ao diretor do estabelecimento,
que poderá conceder essa
autorização.
Ao se valer de verbo que exprime noção
de possibilidade, o texto normativo
confere grau de discricionariedade à autoridade competente, que poderá, em
vista da necessidade de resguardo e promoção dos diversos interesses
legitimamente tutelados, deferir ou negar a autorização. 1
No caso em apreço, o indeferimento da
autoridade administrativa encontra-se suficiente e adequadamente fundamentado
na impossibilidade logística de efetivar-se o deslocamento pretendido em curto
espaço de tempo, bem como no risco de sérios prejuízos à segurança pública e do
próprio apenado.
Note-se que a Autoridade Policial
procedeu, previamente, à análise de riscos e ao estudo da logística necessária
ao deslocamento pretendido pelo custodiado, a fim de verificar a viabilidade de
seu comparecimento ao velório e sepultamento do irmão.
(...)
2. O estabelecimento dessa competência
discricionária não reflete um defeito no texto normativo. Ao revés. Como
registra MARÇAL JUSTEN FILHO, "não é nem desejável nem possível que todas
as leis contenham todas as soluções a serem adotadas por ocasião de sua
aplicação. Isso tornaria a atividade administrativa petrificada, sem
possibilidade de adaptação para solucionar os problemas da realidade. Por isso,
a discricionariedade é antes de tudo uma virtude da disciplina normativa".
E prossegue: "É a solução jurídica para as limitações e os defeitos do
processo legislativo de geração de normas jurídicas. É da essência da
discricionariedade que a autoridade administrativa formule a melhor solução
possível, adote a disciplina jurídica mais satisfatória e conveniente ao
interesse público." (JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de direito
administrativo, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p.161).
501441133.2018.4.04.7000 700006215280
.V30
Signatário (a): CAROLINA MOURA LEBBOS
Data e Hora: 30/1/2019, às 0:25:28
O Direito não é algo abstrato. Não se confunde
com o texto escrito da Lei. Não se conhece o Direito sem conhecer profundamente
a vida real. O Direito integra a vida individual e social e reflete os valores
fundamentais da Civilização. Para compreender o Direito, é necessário conhecer
o passado. Mas a função do Direito é mudar o futuro, promover a segurança e a
justiça e realizar concretamente a dignidade de todo ser humano. Por isso, a
vida do operador do Direito é um compromisso com a sociedade em que vive, com o
estudo e com a atuação prática.
Marçal Justen Filho em 7.03.2017
Paulinho da Viola - CORAÇÃO LEVIANO -
ARGUMENTO - Paulinho da Viola
luciano hortencio
Publicado
em 27 de set de 2011
Composições de Paulinho da Viola. Álbum: Paulinho da Viola ( Ao Vivo).
Trama em segredo teus planos Parte sem dizer adeus Nem lembra dos meus
desenganos Fere quem tudo perdeu Ah coração leviano não sabe o que fez do meu
Ah coração leviano não sabe o que fez do meu Este pobre navegante meu coração
amante Enfrentou a tempestade No mar da paixão e da loucura Fruto da minha
aventura Em busca da felicidade Ah coração teu engano foi esperar por um bem De
um coração leviano que nunca será de ninguém
Tá legal, eu aceito o argumento
Mas não me altere o samba tanto assim Olha que a rapaziada está sentindo a
falta De um cavaco, de um pandeiro ou de um tamborim Sem preconceito ou mania
de passado Sem querer ficar do lado de quem não quer navegar Faça como um velho
marinheiro Que durante o nevoeiro Leva o barco devagar
Nelson Rodrigues Idiota da objetividade
O fato em si sem uma
aura é uma grande droga.
3. “O idiota da
objetividade é o jornalista que tem grande fama. Mas acho o idiota da
objetividade um fracasso. É a falta de complexidade do sujeito que não vê que
todo fato tem uma aura.
O fato só, em si
mesmo, é uma boa droga”.
Aliás, devo dizer que o copy desk e o idiota da objetividade são gêmeos e um explica o outro.
Aliás, devo dizer que o copy desk e o idiota da objetividade são gêmeos e um explica o outro.
Os idiotas da objetividade
Sou da imprensa anterior ao copy desk. Tinha treze anos quando me
iniciei no jornal, como repórter de polícia. Na redação não havia nada da
aridez atual e pelo contrário: — era uma cova de delícias. O sujeito ganhava
mal ou simplesmente não ganhava. Para comer, dependia de um vale utópico de
cinco ou dez mil-réis.
Mas tinha a compensação da glória.
Quem redigia um atropelamento julgava-se um estilista. E a própria vaidade o
remunerava. Cada qual era um pavão enfático. Escrevia na véspera e no dia
seguinte via-se impresso, sem o retoque de uma vírgula. Havia uma volúpia
autoral inenarrável. E nenhum estilo era profanado por uma emenda, jamais.
Durante várias gerações foi assim e
sempre assim. De repente, explodiu o copy
desk. Houve um impacto medonho. Qualquer um na redação, seja repórter de
setor ou editorialista, tem uma sagrada vaidade estilística. E o copy desk não respeitava ninguém. Se lá
aparecesse um Proust, seria reescrito do mesmo jeito. Sim, o copy desk instalou-se como a figura
demoníaca da redação.
Falei no demônio e pode parecer que
foi o Príncipe das Trevas que criou a nova moda. Não, o abominável Pai da
Mentira não é o autor do copy desk.
Quem o lançou e promoveu foi Pompeu de Sousa. Era ainda o Diário Carioca, do
Senador, do Danton. Não quero ser injusto, mesmo porque o Pompeu é meu amigo.
Ele teve um pretexto, digamos assim, histórico, para tentar a inovação.
Havia na imprensa uma massa de
analfabetos. Saíam as coisas mais incríveis. Lembro-me de que alguém, num crime
passional, terminou assim a matéria: — “E nem um goivinho ornava a cova dela”.
Dirão vocês que esse fecho de ouro é puramente folclórico. Não sei e talvez.
Mas saía coisa parecida. E o Pompeu trouxe para cá o que se fazia nos Estados
Unidos — o copy desk.
Começava a nova imprensa. Primeiro,
foi só o Diário Carioca; pouco
depois, os outros, por imitação, o acompanharam. Rapidamente, os nossos jornais
foram atacados de uma doença grave: — a objetividade. Daí para o “idiota da
objetividade” seria um passo. Certa vez, encontrei-me com o Moacir Werneck de
Castro. Gosto muito dele e o saudei com a mais larga e cálida efusão. E o
Moacir, com seu perfil de lord Byron,
disse para mim, risonhamente: — “Eu sou um idiota da objetividade”.
Também Roberto Campos, mais tarde, em
discurso, diria: — “Eu sou um idiota da objetividade”. Na verdade, tanto
Roberto como Moacir são dois líricos. Eis o que eu queria dizer: — o idiota da
objetividade inunda as mesas de redação e seu autor foi, mais uma vez, Pompeu
de Sousa. Aliás, devo dizer que o copy
desk e o idiota da objetividade são gêmeos e um explica o outro.
E toda a imprensa passou a usar a
palavra “objetividade” como um simples brinquedo auditivo. A crônica esportiva
via times e jogadores “objetivos”. Equipes e jogadores eram condenados por
falta de objetividade. Um exemplo da nova linguagem foi o atentado de
Toneleros. Toda a nação tremeu. Era óbvio que o crime trazia, em seu ventre,
uma tragédia nacional. Podia ser até a guerra civil. Em menos de 24 horas o
Brasil se preparou para matar ou para morrer.
E como noticiou o Diário Carioca o
acontecimento? Era uma catástrofe. O jornal deu-lhe esse tom de catástrofe? Não
e nunca. O Diário Carioca nada concedeu à emoção nem ao espanto. Podia ter
posto na manchete, e ao menos na manchete, um ponto de exclamação. Foi de uma
casta, exemplar objetividade. Tom estrita e secamente informativo. Tratou o
drama histórico como se fosse o atropelamento do Zezinho, ali da esquina.
Era, repito, a implacável
objetividade. E, depois, Getúlio deu um tiro no peito. Ali estava o Brasil,
novamente, cara a cara com a guerra civil. E que fez o Diário Carioca?. A aragem da tragédia soprou nas suas páginas?
Jamais. No princípio do século, mataram o rei e o príncipe herdeiro de
Portugal. (Segundo me diz o luso Álvaro Nascimento, o rei tinha o olho perdidamente
azul.) Aqui, o nosso Correio da Manhã abria cinco manchetes. Os tipos enormes
eram um soco visual. E rezava a quinta manchete: “HORRÍVEL EMOÇÃO!”. Vejam
vocês: — “HORRÍVEL EMOÇÃO!”.
O Diário
Carioca não pingou uma lágrima sobre o corpo de Getúlio. Era a monstruosa e
alienada objetividade. As duas coisas pareciam não ter nenhuma conexão: — o
fato e a sua cobertura. Estava um povo inteiro a se desgrenhar, a chorar
lágrimas de pedra. E a reportagem, sem entranhas, ignorava a pavorosa emoção
popular. Outro exemplo seria ainda o assassinato de Kennedy.
Na velha imprensa as manchetes
choravam com o leitor. A partir do copy
desk, sumiu a emoção dos títulos e subtítulos. E que pobre cadáver foi
Kennedy na primeira página, por exemplo, do Jornal do Brasil. A manchete
humilhava a catástrofe. O mesmo e impessoal tom informativo. Estava lá o
cadáver ainda quente. Uma bala arrancara o seu queixo forte, plástico, vital.
Nenhum espanto da manchete. Havia um abismo entre o Jornal do Brasil e a
tragédia, entre o Jornal do Brasil e a cara mutilada. Pode-se falar na
desumanização da manchete.
O Jornal do Brasil, sob o reinado do copy desk, lembra-me aquela página
célebre de ficção. Era uma lavadeira que se viu, de repente, no meio de uma
baderna horrorosa. Tiro e bordoada em quantidade. A lavadeira veio espiar a
briga. Lá adiante, numa colina, viu um baixinho olhando por um binóculo. Ali
estava Napoleão e ali estava Waterloo. Mas a santa mulher ignorou um e outro; e
veio para dentro ensaboar a sua roupa suja. Eis o que eu queria dizer: — a
primeira página do Jornal do Brasil tem a mesma alienação da lavadeira diante
dos napoleões e das batalhas.
E o pior é que, pouco a pouco, o copy desk vem fazendo do leitor um outro
idiota da objetividade. A aridez de um se transmite ao outro. Eu me pergunto
se, um dia, não seremos nós 80 milhões de copy
desks? Oitenta milhões de impotentes do sentimento. Ontem, falava eu do
pânico de um médico famoso. Segundo o clínico, a juventude está desinteressada
do amor ou por outra: — esquece antes de amar, sente tédio antes do desejo.
Juventude copy desk, talvez.
Dirá alguém que o jovem é capaz de um
sentimento forte. Tem vida ideológica, ódio político. Não sei se contei que vi,
um dia, um rapaz dizer que dava um tiro no Roberto Campos. Mas o ódio político
não é um sentimento, uma paixão, nem mesmo ódio. É uma pura, vil, obtusa
palavra de ordem.
[22/2/1968]
COLEÇÃO DAS OBRAS DE NELSON RODRIGUES
Coordenação de Ruy Castro
Referências
https://cdn.oantagonista.net/uploads/2019/01/DESPADEC.pdf
http://justenfilho.com.br/blog/marcal-justen-filho/https://youtu.be/NOcg8s-Sfnc
https://www.youtube.com/watch?v=NOcg8s-Sfnc&feature=youtu.be
https://youtu.be/Z_OP8fYyoY4
https://www.youtube.com/watch?v=Z_OP8fYyoY4&feature=youtu.be
https://portalconservador.com/livros/Nelson-Rodrigues-A-Cabra-Vadia.pdf
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/diretodaredacao/wp-content/uploads/2012/08/A-cabra-vadia.jpg
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/diretodaredacao/2012/08/20/os-idiotas-da-objetividade/
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