domingo, 29 de outubro de 2017

“As caravanas” no STF

“(...) Barroso também disse que o colega "destila ódio o tempo inteiro" e sugeriu que ele ouvisse "As caravanas", de Chico Buarque. A letra é um tratado sobre as relações políticas e pessoais no Brasil de 2017.

O copo transbordou

Sem quebrar o protocolo (...)” 
Supremo constrangimento: Bernardo Mello Franco
Folha de São Paulo

“Na conhecida conferência A política como vocação, proferida em 1919, o sociólogo alemão Max Weber sugeriu que o verdadeiro homem político deveria possuir ao menos três qualidades essenciais: precisaria combinar a paixão por uma causa, o sentimento de responsabilidade e o senso de proporção. Poderia ter uma dessas qualidades em maior dose, mas não poderia deixar de ter as três. Com elas, entre outras coisas, haveria como controlar a vaidade, o desejo de permanecer sempre no primeiro plano, e dar o devido peso à missão política propriamente dita.” 
Políticos imperfeitos : *Marco Aurélio Nogueira
O Estado de S.Paulo


“Filha do medo, a raiva é mãe da covardia”


As Caravanas
Chico Buarque


 
É um dia de real grandeza, tudo azul
Um mar turquesa à la Istambul enchendo os olhos
Um sol de torrar os miolos
Quando pinta em Copacabana
A caravana do Arará, do Caxangá, da Chatuba
A caravana do Irajá, o comboio da Penha
Não há barreira que retenha esses estranhos
Suburbanos tipo muçulmanos do Jacarezinho
A caminho do Jardim de Alá
É o bicho, é o buchicho, é a charanga

Diz que malocam seus facões e adagas
Em sungas estufadas e calções disformes
É, diz que eles têm picas enormes
E seus sacos são granadas
Lá das quebradas da Maré

Com negros torsos nus deixam em polvorosa
A gente ordeira e virtuosa que apela
Pra polícia despachar de volta
O populacho pra favela
Ou pra Benguela, ou pra Guiné

Sol, a culpa deve ser do sol
Que bate na moleira, o sol
Que estoura as veias, o suor
Que embaça os olhos e a razão

E essa zoeira dentro da prisão
Crioulos empilhados no porão
De caravelas no alto mar

Tem que bater, tem que matar, engrossa a gritaria
Filha do medo, a raiva é mãe da covardia
Ou doido sou eu que escuto vozes
Não há gente tão insana
Nem caravana do Arará
Não há, não há

Sol, a culpa deve ser do sol
Que bate na moleira, o sol
Que estoura as veias, o suor
Que embaça os olhos e a razão

E essa zoeira dentro da prisão
Crioulos empilhados no porão
De caravelas no alto mar
Tem que bater, tem que matar, engrossa a gritaria
Filha do medo, a raiva é mãe da covardia
Ou doido sou eu que escuto vozes
Não há gente tão insana
Nem caravana
Nem caravana
Nem caravana do Arará 
Composição: Chico Buaque


Caravana
Sam The Kid
Featuring Boss AC
Produced by Sam The Kid


SAM THE KID & BOSS AC – CARAVANA

[Boss AC]
Tu sabes quem é, yo
AC, o manda chuva
STK (Yeah!)
Yo, 2016

[Boss AC]
Eu defendo os meus, para ti e para os teus
No universo Hip Hop, se tu és rei, AC é Deus
Don't get it twisted, nigga, I'm still raw
AC, exército de uma pessoa só
Clássico, tipo o pitéu da tua avó
Niggas bazam tipo bazam da bongó
Separamos homens das crianças
Mais temidos que cartas das finanças
Rimas tão quentes que queimam papel
Eu e o Samuel, o plantel, tipo Nelson, temos mel
Sucesso garantido tipo maçã e canela
Niggas querem filmes mas aqui não há novela
Eu revelo, mesmo sem mic eu flagelo
Desoriento MC tipo se fosse um cogumelo
Rimas são quadros Da Vinci, sou Leonardo
Rancor eu não guardo, dispenso esse fardo
Yo, não tenho beef com ninguém
Se me pisam os calos, eu piso também
Non voglio problemi, sono stancos
Se rimas fossem guita eu era dono de um banco


It is what it is
Niggas beefam but I handle my biz
Imune ao vosso veneno, eu faço sempre o que quero
Rimas mil, beefs zero

It is what it is
Niggas talk shit but we handle our biz
Os cães ladram e a caravana passa
E a caravana passa
E a caravana passa

It is what it is
Niggas talk shit but we handle our biz
Os cães ladram e a caravana passa
E a caravana passa
E a caravana passa

[Sam The Kid]
Eu vejo clones em poemas
Mas há diferença entre cromos e emblemas
Muita criança a vir com promos e encomendas com a pressa de impor-se
Tem que haver esforço numa peça e ela começa a compor-se
Mas como dormes, não te lembras, mas eu aqui não esqueço
Marinho é o padrinho, abriu-me o caminho onde eu me abasteço
Num começo, penso, estou na minha linha, vê-se que era amador
E já tinha valor e ainda não tinha preço
E o tempo passa e vê-lá se eu bati na rocha
Promessa de andar na praça não passa, eu partilho a tocha
O boy pensa que é só ter massa e conversa com o Tio Patinhas
O apoio até fortalece, acontece é que tu gatinhas
Primeiro vídeo é só classe num palácio a beber
Se estás a ver, yates e carates, eu quero lá saber
Todos temos rabos com intenção de amasso
Diferença é que eu bazo, eu venço com uma deusa no braço
Sem ter que investir num gosto, nem gastei um tostão
Mas estou na estrada com o meu brother e eles nem vejo onde estão
No meu radar não passa nada a não ser nata
Considera-me um Sinatra que não se impera e não se empata
Ao serão pincelo a mestria e nivelo a fasquia para manos peritos
Da janela que eu revelo acapella com manuscritos
Tu paras com ratazanas, não me enganas, nem me agrides
Não me afanas e caravanas nunca param com latidos


[Boss AC]
It is what it is
Niggas talk shit but we handle our biz
Os cães ladram e a caravana passa
E a caravana passa
E a caravana passa

It is what it is
Niggas talk shit but we handle our biz
Os cães ladram e a caravana passa
E a caravana passa e a caravana passa

It is what it is
Independentemente de gente que não se sente sigo em frente
Os cães ladram e a caravana passa
E a caravana passa
E a caravana passa

It is what it is
Independentemente de gente que não se sente sigo em frente
Os cães ladram e a caravana passa
E a caravana passa
E a caravana passa





Referências

http://gilvanmelo.blogspot.com.br/2017/10/supremo-constrangimento-bernardo-mello.html#more
https://www.letras.mus.br/chico-buarque/as-caravanas/
https://genius.com/Sam-the-kid-caravana-lyrics

Nenhum comentário:

Postar um comentário