terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

As epifanias de Trump e Chico...

...Aos quatorze anos de idade


“Quarta-feira sempre desce o pano.” Sonho de Um Carnaval Chico Buarque

Donald Trump, de criança agitada a adulto forjado em escola militar
Fred Trump tentou colocar o filho 'de volta no caminho certo' ao mandá-lo para internato

Redação Internacional
08 Novembro 2016 | 09h45




Chico Buarque, de criança carola a adulto formado em escola de Niemeyer e Portinari
Sergio Buarque tentou colocar o filho ‘de volta no caminho certo’ ao mandá-lo para internato projetado por Oscar Niemeyer com Painel Tiradentes de Portinari

Nunca vi o Chico tão falante. Nem li uma entrevista sua onde ele estivesse tão aberto. Quem já o entrevistou sabe disso, a gente faz uma pergunta e pensa que o Chico vai deslanchar na resposta. Mas de repente ele pára no meio e é preciso ficar puxando o assunto para conseguir uma lauda de texto no jornal. Quando faz letra de música, vai longe. Mas pra falar, não é fácil.
Nesta entrevista a Tarso de Castro ele foi, para dizer o mínimo, diferente. Vocês vão ver por quê. Chico vai contar, por exemplo, que quando era pequeno comungava todos os dias e, mais tarde, chegou a pertencer a um grupo chamado "ultra montanos", ligado à igreja conservadora.
Sua carolice era tanta que o próprio Sérgio Buarque de Hollanda, pai, mandou-o de castigo para um colégio interno em Minas. Não vou desmerecer os outros entrevistadores de Chico, mas o Tarso e ele só não são parceiros em sambas porque - acredito - o amigo felizmente não entende dessas coisas.
Aqui, encontramos um Chico à vontade. Contando que, quando era rapazinho, sonhava ser cantor de rádio e imitava a voz de João Gilberto: só que a voz, pasmem, saía como a de Juca Chaves.
Mais adiante, muito sério, ele fala de seus problemas com a Censura, dos direitos autorais que não recebeu e de política. Inclusive dos candidatos do MDB que apoiou. Enfim, a entrevista está aí.

Folha de São Paulo - 11/09/77

Tarso de Castro



Biografias

Compositor. Cantor. Escritor.

Filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e de Maria Amélia Buarque de Hollanda. Em 1946, aos dois anos de idade, mudou-se com sua família para São Paulo. Por ter nascido em uma família de intelectuais, afirmava que "as paredes lá de casa viviam cobertas de livros". Desde cedo conviveu com diversos artistas, (...)
[Saiba Mais]


Chico Buarque de Holanda
Músico, dramaturgo e escritor brasileiro

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceria com outros músicos e compactos.[2]
Filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e de Maria Amélia Cesário Alvim, escreveu seu primeiro conto aos 18 anos,[3]ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música A Banda. [4][5]



Biografia de Donald Trump
Donald Trump (1946) é um empresário norte-americano e o atual presidente dos Estados Unidos. Candidato do Partido Republicano venceu a democrata Hillary Clinton na disputa presidencial de 2016.
Donald John Trump (1946) nasceu em Queens, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 14 de junho de 1946. Filho de Anne MacLeod e Frederick Trump, grande empresário que fez fortuna no ramo da construção civil, erguendo prédios nos bairros do Brooklyn e do Queens, em Nova Iorque. Em 1968, Donald Trump bacharelou-se em Economia pela Wharton School of Finance da Universidade da Pensilvânia.



Contemporâneos nascidos em 14 de junho de 1946 e 19 de junho de 1944.

Norte americano e sul americano

Nativos de junho da década de 1940 com diferença de 2 anos na idade.

Trump antecipou o parto da mãe em 5 dias para não celebrar aniversário no mesmo dia que seu colega brasileiro.

A coincidência nas suas biografias, particularmente quando tinham seus 14 anos pode ter demarcado suas respectivas trajetórias de vida.


O samba de Paulinho da Viola “Tinha eu 14 anos de idade” pode ser uma pista para deslindar tantas coincidências.

Referências


http://internacional.estadao.com.br/blogs/eua-2016/donald-trump-de-crianca-agitada-a-adulto-forjado-em-escola-militar/
http://www.chicobuarque.com.br/texto/mestre.asp?pg=entrevistas/entre_11_09_77.htm
http://dicionariompb.com.br/chico-buarque
https://www.ebiografia.com/donald_trump/
https://www.letras.mus.br/paulinho-da-viola/278680/


Nenhum comentário:

Postar um comentário