sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Um inimigo do povo

Leleco


Desde garoto, sou enfeitiçado por nomes. Aos sete anos, já achava obscuramente que o nome tinha qualquer coisa de misterioso e patético.


Não sou pornográfico. Pelo contrário, me chamo de moralista. O único lugar onde o homem sofre e paga pelos pecados é em minhas peças.


Todo autor é autor de um único tema.


Só dois valores existem – permanentes – para o homem. O amor e a morte. Em torno desses dois mistérios, gravita a vida humana. É lógico, pois, que aí vá o artista buscar a matéria para sua criação.


Gastão, o pai de Anti Nelson Rodrigues, está só, rigorosamente só, ao lado da mulher ou lado do filho. É uma solidão que vai fulminá-lo com a morte da moda, que é o enfarte.



Anti-Nelson rodrigues - espetáculo Integra


Publicado em 15 de jun de 2015
Espetáculo teatral anti-Nelson Rodrigues
Rio de Janeiro 2015.
Categoria
Entretenimento
Licença
Licença padrão do YouTube



Sinopse


“A peça narra a história de Oswaldinho, filho de Tereza e Gastão, um jovem mimado pela mãe e desprezado pelo pai. Inescrupuloso, ladrão e mulherengo, se torna dono de uma das fábricas do pai e se apaixona por uma funcionária recém-contratada, a jovem e incorruptível Joice. Acostumado a ter tudo o que quer, Oswaldinho tenta comprar Joice, que espera por um amor desde menina e não se deixa levar pelo dinheiro.”


“Clássico da dramaturgia brasileira e desconhecida do grande público, este espetáculo faz uma reflexão sobre o comportamento familiar, numa trama de assédios, ameaças, ciúmes e poder.”


“Anti-Nélson Rodrigues é uma peça teatral brasileira,  escrita por Nélson Rodrigues em 1973 e levada aos palcos pela primeira vez em 1974, sob a direção de Paulo César Pereio. Foi sua penúltima peça, menos polêmica e desafiadora que as anteriores, impregnada com um humor permanente, contrabalançando assim a dramaticidade do texto.”


Eu tenho apenas dois ou três deslumbramentos com textos teatrais, O primeiro foi “Um inimigo do povo”, de Ibsen, que eu li por acaso.


Um Inimigo do Povo





Enviado em 5 de out de 2010
Cenas da peça "Um Inimigo do Povo" de Ibsen, com Mario de la Rosa. Direção de Yunes Chami.
Categoria
Entretenimento
Licença
Licença padrão do YouTube



Um Inimigo do Povo IBSEN Comuna Teatro Reportagem


Publicado em 29 de out de 2013


A Saber Viver Lisboa TV fez uma visita ao Comuna Teatro de Pesquisa, para assistir a um ensaio da peça "Um Inimigo do Povo", de Ibsen. Veja o ensaio e a entrevista de Daniela Gonçalves a Álvaro Correia, diretor artístico da peça e que interpreta a personagem central, Dr. Thomas Stockmann.
Entrevista, recolha e edição de imagem: Por Daniela Gonçalves
2013
Categoria
Educação
Licença
Licença padrão do YouTube


http://www.tvi.iol.pt/programa/camara-exclusiva/53c6b3b43004dc006243da59/videos/--/videos--cex/video/5579f1570cf2458075c27ed5/26




ESTUDIO 1 TVE-Un enemigo del pueblo (de Enrique Ibsen)

Año: 1981
Autor: Henrik Ibsen

http://www.rtve.es/alacarta/videos/estudio-1/estudio-1-enemigo-del-pueblo/861893/


Publicado em 17 de mai de 2013
ESTUDIO 1 TVE-Un enemigo del pueblo (de Enrique Ibsen). Con José Bódalo, Irene Gutiérrez Caba, Alberto Fernández, Francisco Merino, José Vivó, Victorico Fuentes, Francisco Melgarés, Cristina Higueras, Julio Morales, Álvaro Lion Depetre,
Categoria
Comédia
Licença
Licença padrão do YouTube
Música
"Symphony No. 8 in D minor (1986 Remastered Version): IV. Toccata: Moderato maestoso" por Sir Adrian Boult & London Philharmonic Orchestra ()



Sinopse


“Um Inimigo do Povo (En Folkenfiende) é uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen em 1882, e apresentada pela primeira vez no Teatro Nacional de Oslo em janeiro de 1883. Pertence à fase realista de Ibsen, e teve boa aceitação desde a sua primeira apresentação.”


Referência



Nelson Rodrigues POR ELE MESMO Organização SONIA RODRIGUES Editora Nova Fronteira Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário