sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Iniciando-se por elas

Considerações finais


“Mas deixemos o mito de uma linguagem das coisas, ou melhor, tomemo-lo em sua forma sublimada, a de uma língua universal, que portanto envolve de antemão tudo o que ela pode ter a dizer porque suas palavras e sua sintaxe refletem os possíveis fundamentais e suas articulações: a conseqüência é a mesma. Não há virtude na fala, nenhum poder oculto nela. Ela é puro signo para uma pura significação. Aquele que fala cifra seu pensamento. Ele o substitui por um arranjo sonoro ou visível que não é mais que sons no ar ou garatujas num papel. O pensamento se sabe e se basta; ele se notifica exteriormente por uma mensagem que não o contém, e que apenas o designa sem equívoco a um outro pensamento que é capaz de ler a mensagem porque ele atribui, pelo efeito do uso, das convenções humanas ou de uma instituição divina, a mesma significação aos mesmos signos. Em todo caso, jamais encontramos na fala dos outros senão o que nós mesmos pusemos, a comunicação é uma aparência, ela nada nos ensina de verdadeiramente novo.”
(Maurice Merleau-Ponty. A prosa do mundo)


Resumo
“Este trabalho procura examinar o que o leitor brasileiro contemporâneo lê, com o propósito de explicar as razões que levam esse leitor a realizar suas escolhas. Nesse sentido, portanto, o objetivo central do trabalho será examinar o perfil desse leitor brasileiro. O levantamento dos dados para estabelecer o corpus da pesquisa foi realizado por meio do registro das listas de livros mais vendidos, publicadas em dois jornais brasileiros. O primeiro jornal fonte da pesquisa foi o Leia, periódico mensal que circulou no território nacional durante o período de abril de 1978 a setembro de 1991. O segundo, foi o Jornal do Brasil, diário carioca que publicou listas dos livros mais vendidos no Brasil (...)

“This work intends to examine what the Brazilian contemporary reader reads, with the intention to explain the reasons that lead this reader to make their choices. For that, the central goal of this research will be to examine the Brazilian reader profile. The researched data compiled to establish the corpus of this work was made through the usage of best-selling books lists, published by Brazilian journals. The first journal?s consulted source was Leia; a monthly journal that circulated through the national territory from April 1978 through September 1991. The second reference was Jornal do Brasil, a carioca journal that published best-selling books list in Brazil from 1966 to December 2004, (...)
Como citar este documento
CORTINA, Arnaldo. Leitor contemporâneo: os livros mais vendidos no Brasil de 1966 a 2004. 2006. 252 f. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2006. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/116071>.
Palavra-chave
Linguística
Leitores - Reação crítica - 1966-2004 - Brasil
Leitor brasileiro contemporâneo
Idioma
Português
Este item aparece nas seguintes coleções
Teses de livre-docência - FCLAR


Referência


http://repositorio.unesp.br/handle/11449/116071

Nenhum comentário:

Postar um comentário