Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sábado, 7 de dezembro de 2024
Homens de fé
---------
Recife Ordinário
----------
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.” — Jesus. (MATEUS, 7.24)
----------
----------
A "Coluna de Cristal", obra central do parque, leva esse nome em homenagem a Roberto Burle Marx, amigo do artista, que descobriu e batizou uma flor com o nome "Flor de Cristal". Então, encimada na coluna, está a Flor.
----------
TORRE DE CRISTAL
Feita de argila e bronze
obra de Surrealismo.
Foi Brennand quem a criou,
impôs seu Expressionismo.
Eis a Torre de Cristal,
que é um cartão-postal
de Recife... Simbolismo!Rômulo Bourbon
-----------
--------------
Pão Nosso #009 - Homens de fé
-----------
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
Transmitido ao vivo em 10 de mar. de 2022
Série de estudos, com Artur Valadares, da obra "Pão Nosso", de Emmanuel/Chico Xavier.
1 Os grandes pregadores do Evangelho sempre foram interpretados à conta de expressões máximas do Cristianismo, na galeria dos tipos veneráveis da fé; entretanto, isso somente aconteceu, quando os instrumentos da verdade, efetivamente, não olvidaram a vigilância indispensável ao justo testemunho.
2 É interessante verificar que o Mestre destaca, entre todos os discípulos, aquele que lhe ouve os ensinamentos e os pratica. Daí se conclui que os homens de fé não são aqueles apenas palavrosos e entusiastas, mas os que são portadores igualmente da atenção e da boa vontade, perante as lições de Jesus, examinando-lhes o conteúdo espiritual para o trabalho de aplicação no esforço diário.
3 Reconforta-nos assinalar que todas as criaturas em serviço no campo evangélico seguirão para as maravilhas interiores da fé. Todavia, cabe-nos salientar, em todos os tempos, o subido valor dos homens moderados que, registrando os ensinos e avisos da Boa Nova, cuidam, desvelados, da solução de todos os problemas do dia ou da ocasião, sem permitir que suas edificações individuais se processem, longe das bases cristãs imprescindíveis.
4 Em todos os serviços, o concurso da palavra é sagrado e indispensável, mas aprendiz algum deverá esquecer o sublime valor do silêncio, a seu tempo, na obra superior do aperfeiçoamento de si mesmo, a fim de que a ponderação se faça ouvida, dentro da própria alma, norteando-lhe os destinos.
Emmanuel
Texto extraído da 1ª edição desse livro.
9
Homens de fé
_________________________________________________________________________________________________________
-----------
-----------
EM SANTA MARIA
"Na sexta-feira da paixão do ano de 1904, Eurípedes convida seu amigo José Martins Borges para irem assistir a uma sessão espírita, em Santa Maria.
(...)
Ao final da luminosa exposição, a Entidade assinala sua identidade com o selo vibrante da fraterna saudação:
------------
_________________________________________________________________________________________________________
Paz! João, o Evangelista (29)
_________________________________________________________________________________________________________
----------
O moço compreendia, finalmente, o mais perfeito código de consolações, que ao mundo fora dado receber.
Encerrava-se com a tangente de ouro pela qual caíram-lhe todas as dúvidas: a comunicabilidade dos Espíritos é um fato que não se pode opor objeções."
Corina Novelino
Eurípedes - o Homem e a Missão
pp. 80-84
_________________________________________________________________________________________________________
---------
-----------
Verdadeira pureza. Mãos não lavadas.
8. Então os escribas e os fariseus, que tinham vindo de Jerusalém, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Por que violam os teus discípulos a tradição dos antigos, uma vez que não lavam as mãos quando fazem suas refeições?”
Jesus lhes respondeu: “Por que violais vós outros o mandamento de Deus, para seguir a vossa tradição? Porque Deus pôs este mandamento: Honrai a vosso pai e a vossa mãe; e este outro: Seja punido de morte aquele que disser a seu pai ou a sua mãe palavras ultrajantes; e vós outros, no entanto, dizeis: Aquele que haja dito a seu pai ou a sua mãe: — Toda oferenda que faço a Deus vos é proveitosa, satisfaz à lei — ainda que depois não honre, nem assista a seu pai ou a sua mãe. Tornam assim inútil o mandamento de Deus, pela vossa tradição.
Hipócritas, bem profetizou de vós Isaías, quando disse: Este povo me honra de lábios, mas conserva longe de mim o coração; é em vão que me honram ensinando máximas e ordenações humanas.”
Depois, tendo chamado o povo, disse: “Escutai e compreendei bem isto: – Não é o que entra na boca que macula o homem; o que sai da boca do homem é que o macula. — O que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem; — porquanto do coração é que partem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as fornicações, os latrocínios, os falsos-testemunhos, as blasfêmias e as maledicências. – Essas são as coisas que tornam impuro o homem; o comer sem haver lavado as mãos não é o que o torna impuro.”
Então, aproximando-se dele, disseram-lhe seus discípulos: “Sabeis que, ouvindo o que acabais de dizer, os fariseus se escandalizaram?” – Ele, porém, respondeu: “Arrancada será toda planta que meu Pai celestial não plantou. — Deixai-os, são cegos que conduzem cegos; se um cego conduz outro, caem ambos no fosso.” (S. Mateus, 15:1 a 20.)
9. Enquanto ele falava, um fariseu lhe pediu que fosse jantar em sua companhia. Jesus foi e sentou-se à mesa. — O fariseu entrou então a dizer consigo mesmo: “Por que não lavou ele as mãos antes de jantar?” Disse-lhe, porém, o Senhor: “Vós outros, fariseus, pondes grande cuidado em limpar o exterior do copo e do prato; entretanto, o interior dos vossos corações está cheio de rapinas e de iniquidades. Insensatos que sois! aquele que fez o exterior não é o que faz também o interior?” (S. Lucas, 11:37 a 40.)
10. Os judeus haviam desprezado os verdadeiros mandamentos de Deus para se aferrarem à prática dos regulamentos que os homens tinham estatuído e da rígida observância desses regulamentos faziam casos de consciência. A substância, muito simples, acabara por desaparecer debaixo da complicação da forma. Como fosse muito mais fácil praticar atos exteriores, do que se reformar moralmente, lavar as mãos do que expurgar o coração iludiram-se a si próprios os homens, tendo-se como quites para com Deus, por se conformarem com aquelas práticas, conservando-se tais quais eram, visto se lhes ter ensinado que Deus não exigia mais do que isso. Daí o haver dito o profeta: É em vão que este povo me honra de lábios, ensinando máximas e ordenações humanas.
Verificou-se o mesmo com a doutrina moral do Cristo, que acabou por ser atirada para segundo plano, donde resulta que muitos cristãos, a exemplo dos antigos judeus, consideram mais garantida a salvação por meio das práticas exteriores, do que pelas da moral. É a essas adições, feitas pelos homens à lei de Deus, que Jesus alude, quando diz: Arrancada será toda planta que meu Pai celestial não plantou.
O objetivo da religião é conduzir a Deus o homem. Ora, este não chega a Deus senão quando se torna perfeito. Logo, toda religião que não torna melhor o homem, não alcança o seu objetivo. Toda aquela em que o homem julgue poder apoiar-se para fazer o mal, ou é falsa, ou está falseada em seu princípio. Tal o resultado que dão as em que a forma sobreleva ao fundo. Nula é a crença na eficácia dos sinais exteriores, se não obsta a que se cometam assassínios, adultérios, espoliações, que se levantem calúnias, que se causem danos ao próximo, seja no que for. Semelhantes religiões fazem supersticiosos, hipócritas, fanáticos; não, porém, homens de bem.
Não basta se tenham as aparências da pureza; acima de tudo, é preciso ter a do coração.
https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/887/o-evangelho-segundooespiritismo/2061/capitulo-viii-bem-aventurados-os-que-tem-coracao-puro
_________________________________________________________________________________________________________
-----------
----------
CARMINHO & CAETANO VELOSO - Os Argonautas (OFFICIAL VIDEO)
------------
Conheça o bom da vida.
Não meça esforços para navegar
no oceano de felicidade que há
dentro de você.
_________________________________________________________________________________________________________
-----------
-------------
Viveremos um colapso civilizatório? Pondé responde
------------
Jornalismo TV Cultura
5 de dez. de 2024 #TVCultura #LinhasCruzadas #Civilização
Luiz Felipe Pondé reflete sobre a possível crise de nossa civilização. Questionado por Andresa Boni, ele afirma que ainda é cedo para prever um colapso e analisa os fatores que influenciam esse cenário.
Pondé explora como o modelo capitalista, com foco no crescimento do PIB, impacta as dinâmicas sociais e econômicas. Apesar de suas vantagens, ele aponta os desafios e limitações que esse sistema impõe no desenvolvimento humano e nas relações entre países.
Ao discutir um mundo cada vez mais armado, Pondé aborda o medo de crises iminentes e como a violência global aumenta a ansiedade coletiva.
Assista ao programa na íntegra:
#TVCultura #LinhasCruzadas #Civilização #Polarização #Política #LuizFelipePondé
_________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário