Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
O Que É, o Que É?
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MEU GURUFIM - CLÁUDIO CAMUNGUELO - Sim, é Samba!
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Sim, é Samba!
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— Henri Carton, caricaturista e artista crítico da sociedade, famoso por sua capacidade de capturar a ironia e a crítica política de forma brilhante.
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sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
O recado de Camunguelo aos aliados de Lula – Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense
Sem Lula à frente das negociações com a própria base governista, as propostas do governo encalharam na Câmara, e a oposição aproveitou para aprovar sua própria agenda
O sambista e compositor Claudio Lopes dos Santos, mais conhecido como Cláudio Camunguelo, morreu aos 61 anos, vítima de complicações causadas por diabetes na véspera de Natal de 2007. Era uma segunda-feira, dia da semana em que normalmente passava na Travessa dos Poetas de Calçada, um beco de 60 metros que liga a rua Treze de Maio com a Senador Dantas, no centro do Rio de Janeiro, antes de rumar para o Samba do Trabalhador, no Renascença Clube, no Andaraí, reduto histórico do movimento negro do Rio de Janeiro.
Estivador por profissão, Camunguelo era excelente flautista e grande partideiro, além de excelente cantor e dançarino. Parceiro de Zeca Pagodinho em Sinuca de Bico e Amarguras, é o autor do antológico samba Meu Gurufim, que sempre cantava nas rodas de samba: "Eu vou fingir que morri/Pra ver quem vai chorar por mim/ E quem vai ficar gargalhando no meu gurufim/ Quem vai beber minha cachaça/ E tomar do meu café/ E quem vai ficar paquerando a minha mulher".
Na segunda parte, o samba descreve uma situação muito parecida com o contexto político da convalescência de Lula, operado às pressas em São Paulo, na madrugada de terça-feira, depois de sentir muitas dores de cabeça e ser diagnosticado com um sangramento no crânio: "Quando o caixão chegar/ Eu me levanto da mesa/ E vou logo apagar/ As quatro velas acesas/ E vou dizer pra minha mãe/ Não chora/ Amigo a gente vê é nessa hora".
Lula passou por um segundo procedimento intracraniano, nesta quinta-feira, para conter o sangramento e evitar que isso ocorra novamente. Segundo a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, onde está internado, o presidente passa bem e sua alta está prevista para a próxima semana.
A primeira-dama Janja da Silva fez uma postagem nas suas redes sociais onde anuncia: "A equipe médica nos atualiza e tranquiliza a todo instante, e eu sigo ao lado do meu amor a cada hora de sua recuperação".
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que mantém Lula informado sobre a situação política. "Sei que está todo mundo querendo saber do presidente @LulaOficial. Recebi há pouco uma ligação dele, sempre muito focado e animado, pedindo atualizações do dia e de como está a pauta do governo no Congresso", escreveu Rui Costa no X, antigo Twitter.
Esta não foi uma semana boa para o governo no Congresso. Sem Lula à frente das negociações com a própria base governista, as propostas do Executivo encalharam na Câmara, e a oposição aproveitou para aprovar sua própria agenda.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), insatisfeito com a regulamentação das emendas parlamentares pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deu prioridade às pautas das bancadas evangélica, do boi e da bala, ou seja, criou muitos problemas para o governo.
Oposição aproveita
O projeto que libera a compra de armas para quem está sob investigação em inquérito policial ou criminal, por exemplo, foi aprovado no plenário da Câmara. Outro projeto anistia quem tem armas ilegais. Um terceiro determina a castração química de condenados por crimes sexuais.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou as propostas de recontagem de votos nas eleições no país, obrigando que seja criado um sistema de voto impresso logo após a votação eletrônica, e a que dá aos produtores rurais o poder de acionar a polícia para retirar invasores de suas terras sem uma decisão judicial.
Entretanto, o Senado finalmente aprovou a regulamentação da reforma tributária, por 49 votos favoráveis a 19 contra. O projeto detalha regras para a cobrança dos três novos impostos sobre o consumo criados pela reforma tributária, promulgada em 2023. Entre 2026 e 2033, cinco tributos — ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins — serão unificados.
A cobrança será dividida em dois níveis: federal (com a Contribuição sobre Bens e Serviços, ou CBS); e estadual/municipal (com o Imposto sobre Bens e Serviços, ou IBS). Como sofreu modificações, entretanto, voltará para votação na Câmara dos Deputados, que terá a palavra final. Dificilmente a reforma será concluída neste ano.
Sem Lula no comando do governo, tudo ficou mais difícil neste final de ano. Entretanto, o mercado financeiro agora pressiona Lira e as bancadas do Centrão para aprovar o ajuste fiscal. E Lula deve mesmo voltar para Brasília na próxima semana.
Mesmo que não tenha condições de reassumir suas funções plenamente, tem o Natal e o ano-novo para descansar, e o recesso parlamentar alivia a pressão sobre o governo. Além disso, a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, hoje, venceriam as eleições, em segundo turno, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em terceiro lugar viria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, seguido do influenciador Pablo Marçal ou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Ou seja, Lula e Haddad se mantêm com força eleitoral em 2026. A pesquisa neutraliza um pouco as especulações sobre as condições de saúde em que Lula chegaria ao pleito e a eventual necessidade de ser substituído por Haddad. Às vezes, a expectativa de poder é mais importante do que o próprio poder para manter a lealdade dos aliados.
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Dino defende STF e dá recado ao Congresso: "Democracia do piti" | SBT Brasil (12/12/24)
SBT News
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Rolando Lero Como morreu João Pessoa
Baú do Flashback
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Título:
Democracia do Piti: Reflexões Irônicas sobre o Cenário Político Brasileiro e os Embates Entre os Poderes
Epígrafe:
"A democracia é o regime da discussão, da divergência e, muitas vezes, da gargalhada irônica que desafia a seriedade do poder."
– Autor desconhecido
Pensamento Filosófico:
A democracia, ao longo da história, tem sido um terreno fértil para a liberdade de expressão e o confronto de ideias. No entanto, é na crítica e na ironia que muitas vezes se revela a verdadeira face das tensões políticas. A democracia do “piti” pode ser entendida como uma ironia sobre os excessos e exageros no campo do debate público, quando, em vez de buscar soluções, o que se encontra são reações emocionais e espetacularizadas, que obscurecem o real significado da política e da soberania popular.
Música Tema ao Contexto:
"O Que É, O Que É?" – Gonzaguinha
Esta música reflete sobre as incertezas e dificuldades da vida, e pode ser vista como uma metáfora para a crise política brasileira, onde, em vez de buscar respostas racionais e construtivas, há uma constante busca por respostas fáceis e emocionais.
Resumo:
Este artigo reflete sobre a recente fala do ministro Flávio Dino, que em meio à crise sobre as emendas parlamentares, introduziu o conceito de “democracia do piti” para criticar as reações exageradas e emocionais de determinados setores políticos, que frequentemente eclipsam a razão e o diálogo democrático. A expressão, acompanhada de uma crítica ao comportamento da política brasileira, é analisada sob a perspectiva da ironia e do sarcasmo, ressaltando as fragilidades do atual cenário político. A crítica ao "piti" não é apenas uma análise sobre o comportamento dos políticos, mas também sobre a falta de um debate construtivo e profundo.
Introdução – Apresentação:
Em tempos de polarização política e tensões entre os Poderes, o Brasil vive um momento em que as emoções muitas vezes falam mais alto que os argumentos. Recentemente, durante o evento "STF em Ação", o ministro Flávio Dino fez uma afirmação curiosa e irônica sobre a “democracia do piti”. Esse conceito se refere a uma reação exagerada e emocional aos acontecimentos políticos, algo que tem se tornado cada vez mais comum na sociedade brasileira. Mas o que significa, de fato, viver em uma democracia marcada pelo “piti”? E como essa expressão reflete a crise de diálogo e entendimento entre os Poderes no Brasil? Este artigo propõe-se a explorar essas questões e oferecer uma reflexão crítica sobre o uso da ironia no debate político atual.
Democracia do PT: Uma Ironia sobre os Exageros Políticos
"Democracia do PT (Pi Ti, com sotaque britânico ou austro-americano, a gosto do freguês). Sem desprezar, por óbvio, ‘the accent’ da velha de guerra, da Guiana Inglesa, cortada por fronteira com o norte do País e a Região do emissor da mensagem, alto e bom som: pelas ondas do SBT para o Mundo 🌎."
Essa frase, que soa como uma provocação irônica, não apenas critica o comportamento político de determinados setores do Partido dos Trabalhadores (PT), mas também aponta para a exacerbação emocional que, muitas vezes, toma o lugar de uma análise séria e construtiva. O "sotaque" britânico ou austro-americano faz uma alusão jocosa, sugerindo que as discussões políticas no Brasil muitas vezes são tratadas como um espetáculo, em que os adversários fazem "escândalos" em vez de discutirem de maneira substancial as questões nacionais.
A expressão "democracia do piti" se encaixa perfeitamente nesse contexto, pois, ao invocar a ideia de um "piti", está se referindo a uma reação desmedida, que dificulta o debate e enfraquece a democracia. Ao invés de promover o diálogo e a construção coletiva, muitos optam pelo "grito" ou pela "reação emocional", o que, como alertado por Dino, é algo que prejudica a democracia. A democracia, para ser eficaz, não pode ser reduzida a momentos de escândalo e dramatização.
Considerações Finais:
A democracia do "piti", com sua ironia afiada, revela uma realidade dolorosa no Brasil atual. Em vez de um debate político fundamentado e racional, muitas vezes o que se vê são gritos emocionais e ataques impulsivos, que distorcem a verdadeira essência da política. A frase de Flávio Dino e a crítica que ela carrega refletem uma crítica à superficialidade do debate público, no qual o "piti" se sobrepõe à razão e à reflexão. Para que a democracia se fortaleça, é preciso que o Brasil adote uma postura mais reflexiva, com mais diálogo e menos escândalos.
Conclusões:
A "democracia do piti" é uma metáfora irônica que denuncia os excessos emocionais e as reações desproporcionais que estão se tornando comuns na política brasileira. Este comportamento não contribui para a construção de um país mais justo e democrático, mas, ao contrário, enfraquece a confiança nas instituições e nos processos democráticos. A política precisa de mais diálogo, reflexão e menos escândalos. O Brasil deve buscar um espaço onde as discussões se baseiem na racionalidade, na construção de soluções coletivas e no respeito mútuo, para que a verdadeira democracia seja promovida.
Referências:
Artigo sobre Flávio Dino, Dino fala em "democracia do piti" em meio à crise sobre emendas parlamentares. [Fonte: Andressa Anholete/SCO/STF, 12/12/2024]
Gonzaguinha, O Que É, O Que É?. [Música tema]
Flávio Dino, Declaração no evento STF em Ação, 12/12/2024.
Epitáfio:
"A política, quando bem feita, é como uma boa piada: só funciona se tiver a dose certa de crítica e bom humor."
— Henri Carton, caricaturista e artista crítico da sociedade, famoso por sua capacidade de capturar a ironia e a crítica política de forma brilhante.
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Na Figura 4, vemos a Monarquia acorrentada entre o partido conservador e o partido liberal, com os pés enraizados, contendo a palavra “clero”. Parece estar sendo enforcada pelas pontas da bandeira acima de sua cabeça. A haste da bandeira sustenta um pássaro prestes a voar (a mocidade) e a jovem República segurando o progresso, apontando para longe. Na lateral esquerda há um recado: “Para defender o governo, só o Fígaro. Cada um sabe onde o sapato lhe aperta”.
Essas duas caricaturas permitem pensar sobre as representações como uma arena de disputas simbólicas que constituem e são constituídas nas práticas sociais e nos discursos políticos veiculados pela imprensa.
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Na charge “As três idades do Brasil” (Figura 2), crítica e nostalgia fundem-se no olhar sobre a situação brasileira. A Idade de Ouro (1500) é marcada pela presença do índio. Forte, altivo, musculoso, procurando algo no horizonte, sugere um guerreiro em prontidão, armado com seu arco e suas flechas, tentando avistar o que vem de longe. Configura-se uma sensação de perda. O índio volta-se para a esquerda (o passado?), para o início da história oficial do país, assim como outros elementos da imagem apontam a mesma direção: o braço do personagem central (Brasil), o cavalo, a personagem mascarada/instrução. Ao fundo, insinua-se a paisagem, em traços rápidos, lembrando a exuberância da natureza, as plantas icônicas na identificação das terras brasileiras. A frase “a liberdade é a vida” parece reiterar a busca do momento ideal. Constrói-se a noção da liberdade como existente apenas antes da vinda dos portugueses e o índio como o verdadeiro representante do povo brasileiro.
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Dossiê
Humor e política nas caricaturas de Aluísio Azevedo
Humor and politics in the caricatures by Aluísio Azevedo
Marilda Lopes Pinheiro Queluz pqueluz@gmail.com
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Humor e política nas caricaturas de Aluísio Azevedo
Revista Tempo e Argumento, vol. 8, núm. 18, pp. 134-156, 2016
Universidade do Estado de Santa Catarina
Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-NãoDerivados 3.0 Internacional.
Recepção: 30 Junho 2016
Aprovação: 26 Agosto 2016
DOI: https://doi.org/https://dx.doi.org/10.5965/2175180308182016134
Resumo:
O objetivo deste artigo é refletir sobre as caricaturas políticas de Aluísio Azevedo (1857-1913), publicadas em O Fígaro, em 1876, e em O Mequetrefe, em 1877. Nesses desenhos, o humor gráfico e a influência positivista e anticlerical da imprensa do final do século XIX dão o tom das estratégias visuais contra a monarquia e em defesa da república. Entre a busca de um paraíso perdido e a consolidação de um futuro republicano e nacionalista, desenha-se a tentativa de estabelecer a soberania de um povo caracterizado em suas diferentes faces. As representações do Brasil e do povo brasileiro assumem um olhar romântico e idealizado na figura heroica do índio e do mártir crucificado, pluralizando as críticas sobre o império, sobre a história e o próprio papel da arte.
Palavras-chave:
AZEVEDO, Caricatura, Humor gráfico.
Abstract:
This article aims to think through the political caricatures by Aluísio Azevedo (1857-1913), published in O Fígaro, in 1876, and in O Mequetrefe, in 1877. In these drawings, graphic humor and positivist and anticlerical influence of the press in late 19th century set the tone of visual strategies against the monarchy and in defense of the republic. Between the search for a paradise lost and the consolidation of a republican and nationalist future, the attempt to establish the sovereignty of a population characterized by its various faces is drawn. The representations of Brazil and the Brazilian people take a romantic and idealized look through the heroic figure of an Indian and a crucified martyr, pluralizing pieces of criticism on the empire, history, and the very role of art.
Keywords:
AZEVEDO, Aluísio, 1857-1913, Caricature, Graphic Humor.
Introdução
O objetivo deste artigo é refletir sobre as estratégias visuais construídas nas paródias sobre a monarquia e a república, presentes nas caricaturas de Aluísio Azevedo. Para isso, delimitou-se o foco em uma charge publicada em O Fígaro, de 1876, e quatro charges de O Mequetrefe, de 1877, que são emblemáticas e são frequentemente citadas em estudos sobre os desenhos desse caricaturista (MÉRIAN, 1988; MAGNO, 2012). Na tentativa de perceber como a caricatura dialoga e, ao mesmo tempo, ajuda a construir o imaginário político do final do século XIX, este artigo analisa o modo como as representações do país e do povo pluralizam o olhar sobre o império, sobre a história e sobre o próprio papel da arte.
As estratégias da caricatura
Considerando a mais antiga tradição da caricatura impressa, humor e política sempre caminharam lado a lado, convivendo intimamente nas litografias soltas e nas revistas ilustradas. Foi especialmente na Europa setecentista que se fortaleceu, a cada página, a vocação combativa e militante da charge. Em 1789, na França, já se comentava o grande poder de influência que os desenhos e as gravuras possuíam sobre os corações humanos: “eram vistos como tendo esse forte impacto porque eram percebidos como algo que falava diretamente aos sentidos e às emoções do povo” (GOLDSTEIN, 1989, p. 2).
Segundo Gombrich (2007), a caricatura, tal como a conhecemos hoje, teria surgido no século XVII, no ateliê dos irmãos Carracci, pela experimentação estética e a pesquisa do grotesco, retratando tipos populares e personalidades. Para o autor, “a invenção da caricatura-retrato pressupõe a descoberta teórica da diferença entre semelhança e equivalência” (GOMBRICH, 2007, p. 290). Caminha-se, assim, por outra via do conhecimento, que “se dá pela capacidade de avizinhar elementos descontínuos no tempo sobre um mesmo espaço. Nesse sentido, rir é um modo de relacionar o que está em contraste, mas que ainda não tínhamos conseguido pôr em relação” (PINHEIRO, 1994, p. 38).
As associações e substituições entre formas e traços exagerados criam relações de semelhança envolvendo aspectos psicológicos, valores sociais e culturais, aproximando diferentes contextos históricos. Talvez aí esteja a potência expressiva da caricatura como estratégia e arma de combate, além de crítica à política e seus representantes. Exemplos emblemáticos do desenvolvimento da caricatura política encontram-se na Inglaterra do século XVIII, como as gravuras de Hogarth (1697-1764), e nas lutas revolucionárias francesas, do final do século XVIII e início do século XIX, como os trabalhos de Daumier (1808-1879). “Em épocas de grande insegurança e temor, as formas de linguagem capazes de mobilizar a comicidade e o humor tornam-se particularmente atraentes, pois o riso ajuda a libertar o medo” (MOTTA, 2006, p. 13).
Junto com esse amadurecimento da caricatura, intensificam-se os mecanismos de censura e perseguição. De acordo com Kenneth Rivers (1991), a caricatura é sempre subversiva, na medida em que oferece ao leitor textos “deformados”, que requerem interpretação criativa, acabando por afastá-lo do hábito de ler passivamente. Para o autor, os “leitores que experimentam a interação com a caricatura estão menos inclinados a aceitar um texto de forma inquestionável. Daí porque os políticos odeiam as caricaturas [...] Um público que pode ler entre as linhas não é facilmente oprimido” (RIVERS, 1991, p. 230).
Ainda que nem sempre o riso provocado seja o da desordem e da transgressão, o humor gráfico propõe deslocamentos, aborda outros pontos de reflexão.
O surgimento do desenho de humor permitiu maior aproximação das classes subalternas em relação à política. A caricatura ajuda a traduzir os eventos, conflitos e grandes personagens políticos para a linguagem popular, tornando tais temas mais palatáveis para indivíduos iletrados e/ou socialmente excluídos (MOTTA, 2006, p. 18).
Desse modo, abre-se espaço para a opinião do leitor e sua consequente coautoria na interpretação dos fatos, na reconstrução dos significados. Trata-se de uma “convivência estabelecida entre o enunciador” do discurso e o “leitor capaz de transcender a literalidade para vislumbrar, justamente por meio das marcas aí instauradas, as significações ao mesmo tempo sugeridas e escondidas por esse espaço significante” (BRAIT, 1996, p. 31).
Na releitura dos fatos jornalísticos e das notícias, a caricatura apresenta inversões nas quais os acontecimentos são revistos como uma afirmação e uma negação da história a um só tempo, constituindo-se, a cada leitura, como “uma arma ao alcance de todos [...] ele destrói ou desfaz os simulacros, desconfigura ou reconfigura às avessas as imagens” (LANDOWSKI, 1995, p. 66).
Os caricaturistas são, antes de tudo, leitores de jornais e revistas, leitores da política. O processo criativo dá-se a partir das notícias, de um fato ou de um contexto discursivo imediato para manter o diálogo com seus traços e seus enunciados verbais, como um discurso sobre outro discurso, traduzindo a linguagem jornalística para uma crônica visual, estabelecendo uma opinião e um modo de reler as realidades que circulam pelas mídias.
Os desenhos satíricos, com traços exagerados e deformados, provocam o estranhamento, o riso, e funcionam como uma maneira de enfraquecer o adversário político. Essa estratégia de utilizar o traço caricato para zombar, ironizar o outro, tanto pode estar a serviço da revolução, do progresso, da liberdade, como pode reiterar o status quo, com um tom conservador, moralista, autoritário. Trata-se de um recurso que tem sido usado tanto pela imprensa de direita quanto pela de esquerda (MOTTA, 2006, p. 21).
A caricatura trabalha com figuras de linguagem como metáforas, metonímias, símbolos de poder para representar o Estado, a luta política. Vale-se de um repertório de imagens clássicas, mitológicas e religiosas para fazer alusão aos acontecimentos contemporâneos. Busca alegorias do passado para traduzir o presente. A presença do povo constitui-se entre generalizações, tipos característicos e estereótipos. Para simular uma linguagem mais abrangente e criar aproximação com um maior número de leitores, os desenhistas apropriam-se e colocam em diálogo temas e linguagens vindos de outras formas de expressão artísticas e culturais, como o teatro, a música popular, a literatura, a poesia, a pintura.
Aluísio Azevedo e a imprensa do final do século XIX
O Segundo Império investiu na imagem de um Brasil progressista, transformado pela paisagem técnica em meio à exuberância da natureza, guiado pelos conhecimentos e novos artefatos vindos de países vistos como civilizados, ainda que tensionado pelas contradições sociais: “o imperador correspondia-se com a fina flor da civilização europeia, interessava-se pela fotografia, observava as estrelas com os mais modernos instrumentos óticos [...] e governava um dos últimos países a manter a escravidão legal no Ocidente” (NEVES, 1991, p. 33).
Em 1860, o café representava a metade do valor dos produtos importados (CHALHOUB, 2012) e trouxe várias mudanças como a introdução do trabalho livre e a vinda dos imigrantes. A produção cafeeira financiou a modernização da infraestrutura econômica e urbana, a organização e a participação do país em exposições universais. Havia uma dependência externa acentuada, principalmente do capital e dos produtos ingleses.
As construções públicas e simbólicas (fotos, exposições) traduzem a euforia com o progresso, enfatizando os aspectos tecnológicos dos empreendimentos públicos de cunho modernizador, como estradas de ferro, mapeamento do território e das riquezas do subsolo, edificações urbanas etc. (TURAZZI, 1995).
Nesse contexto de transformações técnicas, em 1858, foi inaugurada a primeira estrada de ferro no Rio de Janeiro; em 1861, foi construída a Estrada de Rodagem União Indústria, entre Juiz de Fora e Petrópolis; em 1872, tivemos a primeira linha de telégrafo; entre 1872 e 1874, instalou-se o cabo submarino ligando o Brasil à Europa; em 1880, iniciou-se a telefonia; a primeira usina hidrelétrica é de 1888; entre 1872 e 1895, definiu-se o tráfego das principais capitais, ampliaram-se as cidades, com iluminação a gás, transporte urbano a tração animal, serviços de água e esgoto (PAULA, 2012).
No universo dos periódicos ilustrados, o humor se destacou e contribuiu para a originalidade gráfica do gênero. Carlos Costa (2012) considera o período de 1860 a 1875 o momento em que os caricaturistas se apoderam das revistas semanais ilustradas, chegando ao auge de 1876 a 1878. Destacaram-se importantes periódicos, como Semana Ilustrada (1860-1876), de Henrique Fleiuss, Revista Ilustrada (1876-1898), de Angelo Agostini, O Mosquito (1869-1877), Ba-Ta-Clan (1867-1871), O Fígaro (1876-1878), O Mequetrefe (1875-1893), entre muitos outros. A caricatura dessa época experimentava o desenho acadêmico na rapidez do lápis litográfico, criando justaposições que questionavam as normas de representação, satirizando o conceito de arte como imitação da natureza, ampliando as fronteiras do real na pintura. Paródias e inversões de significados se delineavam nas críticas e interpretações dos acontecimentos oitocentistas.
No Segundo Reinado, porém, a introdução da técnica litográfica como processo de reprodução permitiu a atualização técnica, aumentando a escala de reprodução da página impressa, mas, sobretudo, facilitando a integração entre texto e imagem na composição gráfica, o que constituía um dos maiores desafios para a empresa gráfica da época. Além disso, a imprensa ilustrada também começou a publicar imagens baseadas em fotografias, lançando as bases documentais da informação, próprias do fotojornalismo (KNAUSS, 2011, p. 12).
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo, mais conhecido por clássicos do naturalismo brasileiro, como O Mulato (1881) e O Cortiço (1890), “empunhou na juventude o lápis de desenhista e se consagrou como um dos mais promissores da nossa caricatura oitocentista” (MAGNO, 2012, p. 326). Nascido em São Luís, filho do vice-cônsul de Portugal no Maranhão, mudou-se aos 19 anos para o Rio de Janeiro, onde o irmão mais velho, Artur Azevedo, já era um famoso autor de comédias. Estudou na Academia Imperial de Belas Artes e deve ter tido contato com os traços algozes do português Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e dos italianos Ângelo Agostini (1843-1910) e Luigi Borgomainerio (1835-1876), os três grandes expoentes da caricatura da época. Com a morte súbita de Borgomainerio, em 1876, houve uma chance para Aluísio Azevedo começar a trabalhar em O Fígaro[1]. Em seus desenhos, sente-se a forte influência de Bordalo Pinheiro, tanto nas soluções plásticas como nas temáticas. Ilustrou apenas 4 exemplares. Colaborou com O Mequetrefe[2] de 19 de março de 1877 a 7 de setembro de 1877, e com a Comédia Popular de 6 de abril a 1º de junho de 1878 (MÉRIAN, 1988).
O Rio de Janeiro que Aluísio Azevedo encontrou oscilava entre a capital que se queria elegante como Paris, racional como Londres e aquela pintada nas cores de uma palheta tropical, com fortes tons de exclusão e marginalidade:
A alta sociedade vivia à moda europeia. A vida social girava em torno da rua do Ouvidor e das ruas adjacentes, verdadeiro centro nevrálgico do Rio de Janeiro. Os dignatários do regime e os ricos comerciantes viviam nos palacetes de Santa Teresa e Botafogo [...] Mas essa sociedade representava a minoria da população do Rio de Janeiro. Seu poder, riqueza, modo de vida dependiam da exploração dos escravos e dos brancos pobres [...] Em 1874, entre uma população total de 300.000 habitantes, menos de 15.000 crianças cursavam as escolas e colégios públicos e privados. Os estudantes (medicina-farmácia-politécnica) não eram mais de mil [...] Quanto às moças, que representavam cerca de um terço dos alunos dos colégios e escolas, havia umas mil nas escolas privadas francesas e inglesas, e estavam ausentes das universidades (MÉRIAN, 1988, p. 98-99).
De acordo com o censo de 1872, da população livre, 81,4% não sabiam ler e escrever. “Ao decompor os dados entre os sexos, via-se que 76,5% dos homens eram analfabetos; entre as mulheres a cifra subia para 86,5%” (CHALHOUB, 2012, p. 44-46). Entre a população escrava, a taxa de alfabetização era de 0,08%.
Com as consequências sociais e econômicas da proibição do tráfico negreiro, em 1850, e da Guerra do Paraguai (1865-1870), D. Pedro II passou a enfrentar uma crise da monarquia. A partir de 1870, crescem as influências do positivismo de Auguste Comte (1798-1857), do evolucionismo de Herbert Spencer (1820-1903) e do determinismo racial de Arthur de Gobineau (1816-1882), que iriam repercutir nos debates sobre nação e república. Em 1870, foi criado o Partido Republicano no Rio de Janeiro e, em 1873, foi fundado o Partido Republicano em São Paulo.
Os jornais e as revistas ilustradas tinham páginas repletas de severas críticas ao regime monárquico e à sociedade escravocrata, como campanhas pela abolição e por uma república que seria democrática e federativa, que foram fortalecidas pelas questões religiosas, militares e pelos ecos da Guerra do Paraguai. Mérian (1988, p. 109) ressalta que “a impressão geral transmitida pelas caricaturas é de que o Imperador não governa, deixando o país na anarquia, vítima das ambições dos partidos políticos, dos credos ingleses, de uma igreja corrupta”.
Com a morte do pai, em 1878, Aluísio precisou voltar para o Maranhão e iniciou sua carreira como escritor, encontrando
[...] no jornalismo uma das principais trincheiras de suas lutas contra a escravidão, o clero e o Império, defendendo o modelo republicano de governo. Em São Luís, o jovem Aluízio lança também os jornais de combate A Pacotilha e O Pensador, anticlericais e abolicionistas, enquanto o romancista se dedica à construção do painel naturalista (MAGNO, 2012, p. 329).
Em 1881, regressou ao Rio, vivendo profissionalmente como escritor de folhetins. Em 1896, abraçou a carreira diplomática e, em 1897, ajudou a criar a Academia Brasileira de Letras (ABL). Morreu em janeiro de 1913, em Buenos Aires.
As representações do Brasil e do povo brasileiro
Aluísio Azevedo tornou-se mais um dos que nutriam uma forte decepção com os rumos do país, com o regime imperial, preocupado em denunciar problemas como a fome, a febre amarela, os cortiços, a saúde pública, os abusos da polícia, a violência. Esse desencanto era alimentado pelo positivismo e pelo anticlericalismo que permearam a “batalha de símbolos e alegorias, parte integrante de batalhas ideológicas e políticas” (CARVALHO, 1990, p. 10). O ideal positivista condenava a monarquia em nome do progresso e considerava a república um modelo ideal de organização da pátria. Pregava a separação entre a igreja e o Estado, além de propor a garantia da ordem como condição para o progresso (CARVALHO, 1990).
A repercussão da Questão Religiosa (1873-1875)[3] também gerou uma forte campanha anticlerical na imprensa. A Igreja era vista como um vício propagado pelo obscurantismo e fanatismo dos padres. Os artistas e intelectuais preferiam enaltecer a instrução, a ciência, o progresso e a higiene.
ALUÍSIO AZEVEDO
(1857-1913). “A propósito dos Trinta Botões”.
Figura 1
ALUÍSIO AZEVEDO (1857-1913). “A propósito dos Trinta Botões”.
Fonte: O Fígaro, n. 20 - 13/05/1876. Acervo digital da Biblioteca Nacional.
Mérian (1988, p. 115) afirma que a charge da Figura 1 refere-se à peça de Eduardo Garrido, “O Manuel Trinta Botões”, que seria montada no Teatro São Pedro na mesma época. Por outro lado, Bordalo Pinheiro, já em 1875, havia criado a figura do “Manoel Trinta Botões”, chegando mesmo a circular pelas ruas com um paletó com trinta botões para ironizar o modo como os portugueses bem-sucedidos se vestiam no Brasil (ARAUJO, 1996, p. 32).
Na Figura 1 há o que Mérian (1988, p. 116) chamou de “uma alegoria ao neocolonialismo português”. No título “A propósito dos Trinta Botões”, ressalta-se a maneira pejorativa como eram vistos os emigrantes portugueses, especialmente os que enriqueciam e viviam falando mal dos brasileiros. A área central da imagem é ocupada por uma construção, uma espécie de máquina/caldeira, com detalhes de rigor técnico, movida a lenha, utilizando a força humana. Criam-se tensões entre ideais de civilização e natureza, na associação do índio com a paisagem urbana, fabril. Infere-se que ciência e tecnologia dependem do trabalho braçal, do esforço do habitante brasileiro. O índio é representado com uma altura maior que os demais personagens, musculoso e exercendo força, com o rosto marcado por traços grotescos, aproximando-se do estereótipo do selvagem, da expressão de máscara ritual ou animalesca. Sua presença se contrapõe aos pequeninos portugueses, à esquerda, que, ao entrar na máquina, transformam-se em gordos burgueses, com trajes e adereços que denotam riqueza, elegância, com poses e gestos – como o nariz empinado – que demonstram segurança e um ar de superioridade.
Mesmo que sua força esteja a serviço dos interesses portugueses, o índio não se curva, não abaixa a cabeça, mas os encara bravamente. O índio alimenta/mantém aceso o fogo e o imaginário do final do império. Há uma tentativa de sintetizar a história do país marcada pela exploração estrangeira e pela sobreposição dinâmica de dimensões espaço-temporais – natureza/civilização, passado/presente, pobreza/riqueza. A legenda reitera a passagem temporal, localizando como os portugueses chegam (antes) e como ficam alguns anos depois. As ambiguidades da caricatura tornam possível pensar a nação como a máquina ou uma fábrica que alimenta/engorda/enriquece os portugueses ou o índio como o povo do Brasil que produz energia e faz movimentar a riqueza sem se beneficiar dela.
Estudando os rótulos oitocentistas, Lívia Rezende (2005, p. 56-57) afirma que “era conveniente ao Império idealizar o índio como senhor das terras no passado e colocar-se como seu sucessor”, construindo equivalências entre a raça branca europeia e o índio alegórico. Este se torna uma chave de leitura que associa as cidades tropicais ao ideal urbano europeu.
Se, por um lado, “encontrar a civilização europeia” constitui-se em objetivo manifesto do romantismo latino-americano, a mestiçagem, por outro, é pensada como fundamento de a América Latina se diferenciar em relação à Europa, na criação de uma quase “civilização nos trópicos”. No programa de mestiçagem, pensado pelos românticos, em particular, o brasileiro, o negro, o escravo, fica em geral de fora, enquanto o índio, juntamente com a natureza, ambos são tomados como símbolos nacionais (AZEVEDO, 2010, p. 16).
O imperador passa a fomentar um projeto para promover a memória do país, escrever uma história heroica e assegurar a cultura brasileira, com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), em 1838, por exemplo. Nesse sentido, o romantismo se apresentava
[...] como o caminho favorável à expressão própria da nação recém-fundada, pois fornecia concepções que permitiam afirmar a universalidade, mas também o particularismo, e portanto a identidade, em contraste com a metrópole, mais associada nesse contexto à tradição clássica. O gênero vinha ao encontro, dessa maneira, do desejo de manifestar na literatura uma especificidade do jovem país, em oposição aos cânones legados pela mãe-pátria, sem deixar de lado a feição oficial e palaciana do movimento (SCHWARCZ, 1998, p. 128).
Na busca de uma identidade brasileira, de um símbolo nacional, o índio parecia ser o modelo ideal de pureza, de coragem, de honra a ser resgatado. Segundo Schwarcz (1998, p. 136), foi nos decênios de 1850 e 1860 que o romantismo se consagrou e o indianismo alcançou o momento de maior prestígio, tornando-se presente não só na poesia e no romance, mas na música e na pintura.
A inspiração indígena invadiu as propagandas, os reclames, a iconografia política, as cerimônias oficiais, ao lado de elementos clássicos. As revistas de humor também se apropriaram desse símbolo, ora de maneira mais idealizada, como em Aluísio Azevedo, ora mais crítica e angustiada, como em Agostini e Bordalo Pinheiro. Apesar das marcas profundas da escravidão negra, o índio foi preferido como herói e representante do povo brasileiro, o verdadeiro “bom selvagem” de Rousseau, pelo menos nesse momento específico. Portanto,
[...] o romantismo no Brasil não foi apenas um projeto estético, mas também um movimento cultural e político, profundamente ligado ao nacionalismo […] Fazendo da literatura um exercício de patriotismo, esse gênero ganhava lugar nos planos do Estado. A valorização do pitoresco da paisagem e das gentes, do típico em vez do genérico, encontrava no indígena o símbolo privilegiado. Representando a imagem ideal, o indígena encarnava não só o mais autêntico como o mais “nobre”, no sentido de se construir um passado honroso. Por oposição ao negro, que lembrava a escravidão, o indígena permitia indicar uma origem mítica e unificadora […] A natureza brasileira também cumpriu função paralela. Se não tínhamos castelos medievais, templos da Antiguidade ou batalhas heroicas para lembrar, possuíamos o maior dos rios, a mais bela vegetação. Entre palmeiras, abacaxis e outras frutas, apareciam caracterizados o monarca e a nação, destacando-se a exuberância de uma nação sem igual (SCHWARCZ, 1998, p. 140).
Essa tendência, esse desejo de se buscar a síntese, a pretensão de encontrar a “identidade” brasileira perseguiria ainda as gerações posteriores de caricaturistas, especialmente durante as primeiras décadas da República.
ALUÍSIO AZEVEDO (1857-1913). “As três idades
do Brasil”.
Figura 2
ALUÍSIO AZEVEDO (1857-1913). “As três idades do Brasil”.
Fonte: O Mequetrefe, n.94 - 19/03/1877 Acervo digital da Biblioteca Nacional.
Na charge “As três idades do Brasil” (Figura 2), crítica e nostalgia fundem-se no olhar sobre a situação brasileira. A Idade de Ouro (1500) é marcada pela presença do índio. Forte, altivo, musculoso, procurando algo no horizonte, sugere um guerreiro em prontidão, armado com seu arco e suas flechas, tentando avistar o que vem de longe. Configura-se uma sensação de perda. O índio volta-se para a esquerda (o passado?), para o início da história oficial do país, assim como outros elementos da imagem apontam a mesma direção: o braço do personagem central (Brasil), o cavalo, a personagem mascarada/instrução. Ao fundo, insinua-se a paisagem, em traços rápidos, lembrando a exuberância da natureza, as plantas icônicas na identificação das terras brasileiras. A frase “a liberdade é a vida” parece reiterar a busca do momento ideal. Constrói-se a noção da liberdade como existente apenas antes da vinda dos portugueses e o índio como o verdadeiro representante do povo brasileiro.
A imagem central remete ao presente, o ano de 1877, denominada Idade da Folha de Flandry [4]. A opulência da política e da igreja (representada pela caricatura do cônego José Gonçalves Ferreira, diretor de O Apóstolo, um influente periódico católico), ressalta a magreza do homem em cuja roupa elegante e na moda lê-se “Brasil”. A política, representada como uma prostituta, jovem e bem nutrida, sinuosa e sensual, adornada apenas por um crucifixo, serve ao “Brasil” mais uma taça, em um gesto simultâneo ao do padre. A postura do país é forçada, toda torta, em ângulos, vergada. Trata-se de uma trindade em festa, animada, bem ao gosto do traço anticlerical. O enunciado verbal “A civilização no Brasil é o vício” reforça não apenas a imagem, mas reitera a ideia romântica da “idade anterior”, de que os brasileiros só seriam livres no mundo idealizado dos nativos, longe da civilização europeia.
A “Idade do Bronze” nos traz o ano de 1822, identificado pelo momento da independência, o famoso suposto gesto de D. Pedro que se tornou apenas uma estátua, um monumento[5] para ser contemplado. O povo é representado por uma figura amarrada, sob as patas do cavalo, sem possibilidade de ação. Abaixo há uma cena onde uma mulher mascarada – a instrução – reconta a história à “mocidade” como uma farsa, reafirmada na frase “A independência é uma mentira”. Ambos estão acorrentados, presos a uma liberdade meramente encenada. Aluísio parece colocar em questão o fato de que as manifestações artísticas mais diversas (escultura, desenho, pintura, teatro, literatura) ajudam a construir os grandes mitos e as farsas sobre o passado. Tem-se, assim, uma história do Brasil escrita em linhas tortuosas, com o presente cercado pelo passado, de forma não linear, conjugando tempos de modo a criar uma escala de valores, uma hierarquia em que a atualidade é o declínio da nação e a decadência do povo heroico.
A preocupação com os rumos da nação e o futuro da monarquia provocou muitos debates na imprensa e as caricaturas tentavam traduzir visualmente as críticas e os ideais republicanos, resultando em batalhas de representações, atravessadas pelas ambiguidades e contradições do próprio período. Luciano Magno (2012, p. 328) aponta um bom exemplo disso ao lembrar a resposta de O Mequetrefe a uma caricatura publicada em O Fígaro.
Antonio Bernardes Pereira
Neto ( - 1907)
Figura 3
Antonio Bernardes Pereira Neto ( - 1907)
Fonte: O Fígaro, n.83 – 28/07/1877 “A República e a Monarquia” Acervo digital da Biblioteca Nacional.
A alegoria feminina da República[6] era muito frequente nas charges brasileiras do final do século XIX, com a presença do barrete frígio sobre a cabeça da figura feminina ou isolado. Na edição de O Fígaro, de 28 de julho de 1877, Antonio Bernardes Pereira Neto[7] publica o desenho “República e Monarquia” (Figura 3), em que compara as duas formas de governo. À esquerda, vemos a República representada por uma mulher mais velha, bastante enrugada, despenteada, identificada pelo barrete frígio (símbolo dos libertos na Roma antiga), com um olhar desconfiado, uma expressão sisuda. A página é composta de alguns elementos simbólicos (caveiras, jacaré, coruja), elementos com conotação de agressividade (tesoura, faca), cenas de violência (uma pessoa sendo atacada, alguém enforcado, um índio morto por uma cruz), padres, um homem parado, fumando. Já a Monarquia é representada por uma jovem muito bem arrumada, elegante, ligeiramente de lado, com uma rica coroa, cercada por flores, pássaros, um anjo, um ninho com ovos, um trem, navios, homens com o que parece ser uma enxada ou alguma ferramenta para trabalhar a terra. Entre as duas há um velho, um anjo, que se volta para a Monarquia e lembra a figura de D. Pedro II. Trata-se de uma representação bem complexa que dá margem para refletir sobre a coexistência de visões distintas sobre os caminhos da nação, contrapondo conquistas e lutas do passado e do presente com uma expectativa de um futuro já definhando.
Aluísio rebate essa imagem com uma versão mais agressiva na crítica à Monarquia.
ALUÍSIO AZEVEDO (1857-1913).
Figura 4
ALUÍSIO AZEVEDO (1857-1913).
Fonte: O Mequetrefe, n.108 – 06/08/1877. “Resposta ao Fígaro”. Acervo digital da Biblioteca Nacional.
Na Figura 4, vemos a Monarquia acorrentada entre o partido conservador e o partido liberal, com os pés enraizados, contendo a palavra “clero”. Parece estar sendo enforcada pelas pontas da bandeira acima de sua cabeça. A haste da bandeira sustenta um pássaro prestes a voar (a mocidade) e a jovem República segurando o progresso, apontando para longe. Na lateral esquerda há um recado: “Para defender o governo, só o Fígaro. Cada um sabe onde o sapato lhe aperta”.
Essas duas caricaturas permitem pensar sobre as representações como uma arena de disputas simbólicas que constituem e são constituídas nas práticas sociais e nos discursos políticos veiculados pela imprensa.
ALUÍSIO AZEVEDO (1857-1913).
Figura 5
ALUÍSIO AZEVEDO (1857-1913).
Fonte: O Mequetrefe, n.97 – 10/04/1877. “E o povo... o povo também é rei, e rei como Jesus! Para beber o fel, para morrer na cruz”. Acervo digital da Biblioteca Nacional.
Além de usar a figura do índio, Aluísio também representou o povo brasileiro como o Cristo crucificado (Figura 5), revisitando uma cena bíblica para criticar o império. Aliás, esta metáfora era bastante recorrente nas caricaturas políticas. A imagem do povo é caracterizada pelo sacrifício, pelo sofrimento: ser brasileiro é morrer na cruz, tornar-se mártir, dar a vida. Mas é uma visão que se dá pela ambiguidade, pois, ao mesmo tempo, salienta que é rei, soberano, está acima de todos: dá a tônica à composição da página, delimita os espaços, divide a cena. É um corpo gigante que se ergue, embora cabisbaixo. Aluísio critica a política, os militares e a igreja simultaneamente. À esquerda, o imperador joga dados com o cônego José Gonçalves Ferreira, definido por duas circunferências (corpo e cabeça), sintetizado pela gordura. O imperador também é traçado em linhas simples e curvas. Ambos estão mais distantes, em proporções bem reduzidas. À direita, Duque de Caxias (1803-1880) aparece como o soldado que fere o povo. Os dois soldados são os únicos de olhos abertos e entreolham-se. O gesto forçado, brusco, meio estático de ambos contrapõe-se à espontaneidade do grupo à esquerda. De um lado curvas, de outro, retas – verticais e a diagonal; de um lado descontração, de outro, rigidez. Uma possibilidade de interpretação é a de que o povo está entre a indiferença, a sorte disputada na displicência do rei e do católico, e o autoritarismo e rigor dos militares. O enunciado verbal retoma a ambiguidade, afirmando que quem é rei é o povo, ainda que para ele só reste o fel e a cruz. O povo está muito mais próximo de Deus, sendo mais digno de ocupar o lugar de Cristo do que os padres.
ALUÍSIO AZEVEDO (1857-1913)– “A Sagrada
Família – Paródia de Rubens”.
Figura 6
ALUÍSIO AZEVEDO (1857-1913)– “A Sagrada Família – Paródia de Rubens”.
Fonte: O Mequetrefe, n.99 – 25/04/1877. Acervo digital da Biblioteca Nacional.
Outra imagem que estabelece um trânsito entre o sagrado e o profano é apresentada como uma “paródia de Rubens”. Aluísio Azevedo ironiza simultaneamente o império, a família imperial, as cenas bíblicas, a igreja e a própria arte. Inspira-se em uma cena de Rubens para questionar o espaço do sagrado e, ao mesmo tempo, criticar as várias fotografias da família real que circulavam no segundo império. “Como crônica visual, a caricatura também faz uso de imagens correntes na cultura visual estabelecida, colocando imagens conhecidas em diálogo” (KNAUSS, 2011, p. 11).
Aluísio parece sintetizar em um mesmo desenho todos os anseios de inverter a ordem, desestabilizar os conceitos dados como inabaláveis – política, religião, arte. Era tentador romper com o mito em torno do rei, com o ritual e os simbolismos que o acompanhavam. A caricatura, aliada a outras práticas culturais, nos ajuda a
[...] entender não apenas a articulação das imagens da realeza e sua manipulação, mas principalmente como os enunciados são incorporados pelos súditos, que alteram, valorizam, reduzem, selecionam, omitem os discursos veiculados (SCHWARCZ, 1998, p. 31).
A princesa Isabel, seu marido, o Conde D’Eu, e D. Pedro II recebem a inspiração do Cônego José Gonçalves Ferreira, representado como a pomba, símbolo do Espírito Santo, o suposto vértice de uma composição que não se enquadra na pirâmide clássica, no triângulo, mas é tumultuada, barroca, com muitos elementos. A expressão facial e o olhar desviado para cima dão o tom de zombaria que se reforça na figura de Caxias, mostrado como boi de presépio, muito sério, quase zangado. A criança, no centro da composição, pode ser associada à nação, ao futuro do país, mas, também, ao povo, inocente e indefeso. Aluísio propõe uma alegoria com personagens contemporâneos, bem conhecidos pelas mídias impressas. Religião e política são colocadas em um mesmo plano, aproximando seus valores mais enraizados. Ocorre uma dessacralização baseada na ironia quanto aos dogmas da igreja e aos ideários políticos, subvertendo crenças e propostas, papéis historicamente reconhecidos, anarquizando, retirando o poder do lugar habitual. A charge reelabora cenas presentes no imaginário popular. Religião e política são desenhadas como faces da mesma moeda, do mesmo discurso pelo poder.
Considerações finais
As charges, já no império, serviam “para compor uma certa ‘dialética da ordem e da desordem’, exprimindo a vasta acomodação geral que dissolvia os extremos ou, pelo menos, ajudava a diluir o significado da lei e da ordem, numa sociedade extremamente hierarquizada” (SALIBA, 1998, p. 306-307).
Os desenhos estavam contaminados pelos ideais positivistas e pelo anticlericalismo. O movimento anticlerical
[...] alimentou-se não só da filosofia positivista, mas também do jacobinismo; não somente do livre-pensamento, mas da maçonaria e do anarquismo; não somente da literatura universal, como o naturalismo, mas do simbolismo; não somente do desejo de construir o país, mas a região e a cidade (MARCHETTE, 1999, p. 90).
As caricaturas de Aluísio Azevedo, mais do que criticar o regime imperial, o papel da Igreja ou enaltecer a figura do índio e sublinhar o sofrimento do povo, propõem novos significados para os fatos, recontam a história pelo seu avesso, com os embates simbólicos e as interações do imaginário popular. Procuravam combater os dogmas, o despotismo, o colonialismo, o escravismo e o militarismo, mas, especialmente, o catolicismo. Natureza e civilização eram discutidas pela ironia e pela paródia, parecendo buscar uma estética que desse conta de conjugar o sublime e o grotesco.
A política é retratada como sedutora, perigosa, capaz de corromper e viciar as pessoas. As caricaturas ironizam o presente monárquico e apontam a República, jovem e promissora, como o caminho para o progresso e a liberdade. Entre a busca de um paraíso perdido e a consolidação de um futuro republicano e nacionalista, desenha-se a luta pela soberania de um povo caracterizado nas suas diferentes faces: o índio selvagem e feroz, escravizado pelos portugueses; o índio herói, o bravo guerreiro forjado nos padrões da escultura clássica grega, livre e corajoso, mas pertencente ao passado; o homem acorrentado ao pé da estátua equestre de D. Pedro I, sem conhecer a independência de seu país; o homem rico, elegante, frágil e facilmente dominado pela igreja e pela política; um pássaro pronto para voar; o jovem crucificado; a criança... Mesmo em uma visão romântica e idealizada, os traços de Aluísio Azevedo deixam entrever as contradições, as complexidades, os silêncios e as omissões sobre homens negros e mulheres negras, pobres, que faziam parte desse cenário, mas ficavam muito distantes do primeiro plano.
Referências
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KNAUSS, Paulo. A festa da imagem: a afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX. 19&20, Rio de Janeiro, v. 5, n. 4, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/obras/pknauss.htm.
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MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Jango e o golpe de 1964 na caricatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006
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TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos. A fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1889). Petrópolis: Funarte/Ed. Rocco, 1995.
Notas
[1] A folha ilustrada O Fígaro foi lançada em 1876, como uma espécie de continuação de A Vida Fluminense. Era impressa na Typographia Acadêmica e litografada na Litographia a Vapor de Angelo & Robin. Teve a participação de desenhistas como Joseph Mill, Cândido Aragonez Faria e Pereira Neto. A última edição circulou em abril de 1878 (COSTA, 2012).
[2] O Mequetrefe, de propriedade de E. J. Correa e Pedro Lima, foi lançado em 1875, pela Nova Typographia de J. Paulo Hildebrandt. Em seus dezoito anos de existência, publicou desenhos de Cândido Aragonez Faria, Pereira Neto, Joseph Mill. A redação contou com colaboradores como Artur Azevedo, Olavo Bilac, entre outos. O periódico propunha-se a criticar e satirizar os políticos e o clero (COSTA, 2012).
[3] José Murilo de Carvalho explica que a Questão Religiosa, também chamada de Questão dos Bispos, refere-se ao episódio em que o bispo do Pará e o bispo de Olinda iniciaram uma “luta contra a interferência da maçonaria nas confrarias e ordens terceiras e contra a atividade de leigos maçons nas irmandades” (CARVALHO, 2012, p. 115). Em 1874, os dois foram processados e condenados à prisão pelo Supremo Tribunal de Justiça. Mesmo com a anistia dos bispos no ano seguinte, esse caso abalou ainda mais as bases da monarquia, que perdeu o apoio da Igreja.
[4] Folha de ferro ou aço, batido ou laminado, de pouca espessura, banhada em estanho, com grande resistência ao tempo e aos agentes corrosivos. Muito usada para a fabricação de latas; é um metal mais barato, inferior. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Folha_de_flandres, acesso em 21/06/2016.
[5] Provável referência ao monumento em homenagem à proclamação da independência, encomendado por D. Pedro II. O projeto foi do artista brasileiro João Maximiano Mafra, com esculturas em bronze que foram executadas e fundidas em Paris por Louis Rochet. Foi inaugurado em 1862. A estátua equestre de D. Pedro I encontra-se sobre um pedestal ladeado por quatro alegorias/índios que simbolizam grandes rios brasileiros: São Francisco, Madeira, Amazonas e Paraná (KNAUSS, 2010).
[6] Sobre o uso da alegoria feminina para representar a República, ver CARVALHO, José Murilo de. A formação das Almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
[7] Antonio Bernardes Pereira Neto ( – 1907) era considerado um excelente portrait-chargista e retratista. Iniciou sua carreira em O Fígaro, em 1877, indo, em seguida para a Lanterna e O Mequetrefe, em 1878. Colaborou com desenhos em vários periódicos, como A Vespa, em 1885, e O Gryphus, em 1886. Ao final de 1888, substituiu Angelo Agostini na Revista Ilustrada, permanecendo ali por quase dez anos (MAGNO, 2012).
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Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva se apresenta em evento da Câmara
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JFTV Câmara - Câmara Municipal de Juiz de Fora
9 de nov. de 2016
"Câmara Celebra Zumbi Dandara: Consciência Negra e Resistência" será no domingo, dia 20 de novembro, na rua Halfeld, em frente ao prédio do Legislativo, em Juiz de Fora.
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