sexta-feira, 20 de agosto de 2021

TIMONEIRO

O ministro Petrônio Portela proclamava, realista, não ter o costume de agredir os fatos. ***
*** ALGUNS ministros parecem não ter aprendido a lição de sabedoria política legada por um de seus antecessores na Justiça. O ministro Petrônio Portela proclamava, realista, não ter o costume de agredir os fatos. Coluna do Castello sexta-feira, 7/2/86 Política JORNAL DO BRASIL *** Grandes Personagens Petrônio Portela (1925-1980) Em apenas 54 anos de vida, Petrônio Portela foi deputado estadual, prefeito, governador, senador, presidente do Congresso e ministro da Justiça. Presidiu o Congresso por duas vezes e recebeu, em 1977, a missão de promover consenso e abrir caminho para o estado democrático. *** *** Grandes Personagens - Petrônio Portela (1925-1980) - Bloco 1 16 de jul. de 2014 TV Senado Em apenas 54 anos de vida, Petrônio Portela foi deputado estadual, prefeito, governador, senador, presidente do Congresso e ministro da Justiça. Este Grande Personagem foi presidente do Congresso por duas vezes e recebeu, no segundo destes mandatos, em 1977, a missão de promover consenso e abrir caminho para o estado democrático. Publicado na internet em 09/07/2010 *** *** https://www.youtube.com/watch?v=ggxmCauc4z8 *** *** *** Como funcionam os amortecedores do carro? ***
*** Tem pequenos orifícios por onde passa um fluido hidráulico – o que faz com que ele desloque em movimentos suaves. O excesso do fluido hidráulico vai para o cilindro de reserva e a válvula – na parte de baixo do tubo pressurizado, controla a quantidade de fluido entre o tubo de pressão e o cilindro de reserva. *** *** https://www.jacareautopecas.com.br/como-funcionam-os-amortecedores *** *** *** MÍRIAM LEITÃO - O GLOBO Como um amortecedor sozinho não garante a suspensão, Ciro não vai segurar os ataques de Bolsonaro MÍRIAM LEITÃO AUGUST 19, 2021 Ciro Nogueira ***
*** Ciro Nogueira *** O ministro Ciro Nogueira foi conversar com o presidente do STF, Luiz Fux, querendo mostrar que ele remarque a reunião entre os poderes. Mesmo se for realizada não vai resolver nada porque o presidente vai continuar atacando. Bolsonaro participa do jogo de cena e depois cria novo atrito. Neste dois anos de governo, o presidente Bolsonaro fala que vai recuar, participa de uma cena destas e depois ataca novamente. Ciro Nogueira se intitula o 'amortecedor do governo'. Das ruas, da prática diária, vem um paralelo perfeito com este atual momento. Perguntei para o José, o taxista que me levou à Rede Globo hoje cedo, se o amortecedor funciona se o carro não tiver mola. Ele disse que não. E mais alertou que precisa de toda uma engrenagem para esse molejo, a suspensão do carro. Do contrário, o amortecedor dura pouco tempo, ele explicou. Quando um não quer, dois não brigam, se diz sempre. Mas também quando um não quer, três não fazem as pazes. *** *** “o perdão também cansa de perdoar” ***
*** Regra Três Toquinho E Paulinho Da Viola *** *** Tantas você fez Que ela cansou Porque, você rapaz Abusou da regra três Onde menos vale mais Na primeira vez ela chorou Mas resolveu ficar É que os momentos felizes Tinham deixado raízes no seu penar Depois perdeu a esperança Porque o perdão também cansa de perdoar Tem sempre um dia em que a casa cai Pois vai curtir seu deserto vai Mas deixa a lâmpada acesa Se algum dia a tristeza quiser entrar E uma bebida por perto Porque você pode estar certo que vai chorar Tantas você fez Que ela cansou Porque, você rapaz Abusou da regra três Onde menos vale mais Na primeira vez ela chorou Mas resolveu ficar É que os momentos felizes Tinham deixado raízes no seu penar Depois perdeu a esperança Porque o perdão também cansa de perdoar Não sou eu quem me navega Quem me navega é o mar Não sou eu quem me navega Quem me navega é o mar É ele quem me carrega Como nem fosse levar É ele quem me carrega Como nem fosse levar [2x] E quanto mais remo mais rezo Pra nunca mais se acabar Essa viagem que faz O mar em torno do mar Meu velho um dia falou Com seu jeito de avisar: 'Olha, o mar não tem cabelos Que a gente possa agarrar' Não sou eu quem me navega Quem me navega é o mar Não sou eu quem me navega Quem me navega é o mar É ele quem me carrega Como nem fosse levar É ele quem me carrega Como nem fosse levar Timoneiro nunca fui Que eu não sou de velejar E o leme da minha vida Deus é quem faz governar E quando alguém me pergunta Como se faz pra nadar Explico que eu não navego Quem me navega é o mar Não sou eu quem me navega Quem me navega é o mar Não sou eu quem me navega Quem me navega é o mar É ele quem me carrega Como nem fosse levar É ele quem me carrega Como nem fosse levar A rede do meu destino Parece a de um pescador Quando retorna vazia Vem carregada de dor Vivo num redemoinho Deus bem sabe o que ele faz A onda que me carrega Ela mesma é quem me traz Não sou eu quem me navega Quem me navega é o mar Não sou eu quem me navega Quem me navega é o mar É ele quem me carrega Como nem fosse levar É ele quem me carrega Como nem fosse levar É ele quem me carrega Como nem fosse levar [2x] compositores: ANTONIO PECCI FILHO, VINICIUS DE MELLO MORAES ***
*** quinta-feira, 19 de agosto de 2021 Carlos Melo* - A credibilidade e o jogo do presidente do Senado O Estado de S. Paulo Ainda que o senso comum não acredite e os políticos façam o impossível para desacreditarem-se, a confiança é a base da relação política. Nos bastidores, honrar a palavra e cumprir acordos é importante ativo: perdem-se batalhas, mas não a plausibilidade e o respeito. Haverá sempre amanhã. Por outro lado, por mais tolerantes que sejam os atores e excepcionais as circunstâncias, a impostura e a fanfarrice, repetidas e continuadas, cansam e corroem o capital político. A credibilidade é algo que se perde irremediavelmente. Jair Bolsonaro esqueceu que “o perdão também cansa de perdoar”. Parte do sistema político e parcelas relevantes das instituições cansaram do ziguezaguear de seu humor e da inconsistência de suas promessas. A condescendência, quando abusada, morre abandonada. Como apontam as pesquisas, também a sociedade parece exausta de conflitos e ameaças. Bolsonaro tem abusado. E isso só tem lhe piorado a situação. Foram inúmeras as tentativas de conciliação, pactos, desmentidos. Dezenas de reuniões e convescotes para celebrar acordos que não se efetivaram. A indisposição dos ministros do STF foi lenta, gradual, mas aparentemente sem volta. Até Dias Toffoli e Luiz Fux indicam terem chegado ao limite. À exceção de Kássio Marques, para os demais, as malas de Bolsonaro estão no corredor. “Amortecedores da República”, Ciro Nogueira e o Centrão são tolerantes por conveniência, não por amor: drenam recursos do presidente isolado alimentando-lhe as fantasias de poder, mas o diálogo que oferecem à Praça dos Três Poderes é antes a construção de uma ponte para que possam atravessar, mais adiante. Já Rodrigo Pacheco joga de líbero: atrás da zaga, pega “a sobra”, dá “chutão”. Mas, a depender das circunstâncias, avança como um Franz Beckenbauer. Conciliador assertivo, visa a confiança a partir dele próprio. Habilita-se como opção ao fraco time do capitão e aos temores em relação a Lula. Pacheco tem nome de torcedor, mas quer mostrar que joga bola. Dizem que Gilberto Kassab o tem treinado. *Cientista Político e professor do Insper *** *** https://gilvanmelo.blogspot.com/2021/08/carlos-melo-credibilidade-e-o-jogo-do.html *** ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário