sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

De Volta aos Alfarrábios




É ele, o senhor Ayres, que está de volta!




Nome: Machado de Assis
Data de Inauguração: Jun/1929
Autor: Humberto Cozzo
Fundição/Atelier:
Propriedade: Pública
Tombamento:
Ano (tombamento):





Aterrando antes do enterro


1 – CALMA

Dominar as emoções visando à realização eficaz.


2 – FÚRIA

Reação a situações concretas justas ou injustas


3 – COMIDA

Meio de sobrevivência do ser.


4 – SONO

Repouso da matéria para o trabalho do espírito.


5 – ESPORTE

Atividade humana de socialização, competição ou simplesmente lazer.


Fonte: Oficina de Música - ALT



 "Ele é bom senhor, eles bons escravos", assegura Fidélia ao conselheiro, ...


o artifício desafia o leitor em toda linha: ensina-o a pensar com a própria cabeça; a discutir não apenas os assuntos, mas também sua apresentação; a considerar com distância os narradores e as autoridades, que são sempre parte interessada, mesmo quando bem-falantes; a duvidar do compromisso civilizador e nacional dos privilegiados, em particular nos países novos, onde essa pretensão tem grande papel44.






O ATERRAMENTO
O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor não se altera, diferentemente do neutro. Dessa forma, ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostática acumulada neles é descarregada para a terra (é daí que surgiu seu nome).

O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.






Você já deve ter notado que o plug que liga o computador à tomada tem três pinos, ou pelo menos deveria ter. Pois bem, o terceiro pino é chamado de “terra” e, muitas vezes, é retirado pelas pessoas para que o plug encaixe em tomadas mais simples.

É possível que sua residência já possua um sistema de aterramento, porém, o fio não está conectado ao equipamento. Verifique as tomadas e os plugs de conexão para ter certeza que está tudo em ordem. Caso sua casa não possua um sistema de aterramento, procure um eletricista predial para efetuar a instalação.


Alfarrábios


Alfarrábios: cronicas dos tempos coloniaes é uma trilogia de romances históricos do escritor brasileiro José de Alencar. Publicada em 1873, Alencar reuniu três histórias em dois volumes, dedicadas à vida no período colonial. No primeiro, veio O Garatuja romancete baseado num episódio narrado por Baltasar da Silva Lisboa, nos Anais do Rio de Janeiro; no segundo, duas novelas escritas ainda no tempo de estudante, A alma de Lázaro e O ermitão da Glória. O perfil e a história dos textos vêm descritos no texto de apresentação da coletânea, intitulado Cavaco.[1]



José de Alencar – Largo do Machado





Referências


http://gestor.inventariodosmonumentosrj.com.br/arquivos/2016-02/site%20machado%20de%20assis%201.jpg
http://www.inventariodosmonumentosrj.com.br/?iMENU=catalogo&iiCOD=61&iMONU=Machado%20de%20Assis
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000300010
https://img.ibxk.com.br/materias/339138086.JPG?w=704
https://henrique32.files.wordpress.com/2010/12/alencar1.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfarr%C3%A1bios

Nenhum comentário:

Postar um comentário