segunda-feira, 7 de maio de 2018

Tons de Palavras


“Ah essa coisa de tá querendo dizer isso Eu não tô querendo dizer nada rapaz Eu tô fazendo um negócio com a palavra Que... que seria como você escutar música”


Manoel Barros

Tons
Adriana Calcanhotto
 
Roxos
Todos
Pretos
Partes
Pratas
Andrades
Azuis
Azares
Amarras
Amar
Elos
Amargores
Calipsos
Cortesias
Cortes
Cores e
rancores
Luzes
Milagres
Lilases
Rosas
Guimarães...

Mulatos
Dourados
Rubores
Castigos
Castanhos
Castores
Havanas
Avanços e
brancos
Cobranças
Cinzentos
Cimentos
Crianças
nas sarjetas
Nojentas
Imagens
Violeta
Magentas
Laranjas
Matizes
Cremes
Crimes
Cobaltos
Assaltos
Turquesas
Pérolas
aos hipócritas
Ocres
Terras
Telhas
Gelos
Gemas
Composição: Adriana Calcanhoto Para Iberê Camargo



“Poesia não é para descrever É para descobrir”



Só dez por cento é mentira

Senhas
Adriana Calcanhotto



Eu não gosto do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto (2x)

Eu aguento até rigores
Eu não tenho pena dos traídos
Eu hospedo infratores e banidos
Eu respeito conveniências
Eu não ligo pra conchavos
Eu suporto aparências
Eu não gosto de maus tratos

Mas o que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu aguento até os modernos
E seus segundos cadernos
Eu aguento até os caretas
E suas verdades perfeitas

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu aguento até os estetas
Eu não julgo competência
Eu não ligo pra etiqueta
Eu aplaudo rebeldias
Eu respeito tiranias
E compreendo piedades
Eu não condeno mentiras
Eu não condeno vaidades

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Não, não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu gosto dos que têm fome
Dos que morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem (2x)

Eu gosto dos que têm fome
E morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem (5x)



Fernando Pessoa: Azul ou verde ou roxo



Azul, ou verde, ou roxo quando o sol
O doura falsamente de vermelho,
O mar é áspero (?), casual (?) ou mol(e),
É uma vez abismo e outra espelho.
Evoco porque sinto velho
O que em mim quereria mais que o mar
Já que nada ali há por desvendar.





 MONÓLOGO NAS TREVAS
FERNANDO PESSOA
Portugal
13 Jun 1888 // 30 Nov 1935
Poeta 
V ato

Sou mais real que o mundo.
Por isso odeio-lhe a existência enorme,
O seu amontoar de coisas vistas.
Como um santo devoto
Odeio o mundo, porque o que eu sou
E que não sei sentir que sou, conhece-o.



Referências

https://youtu.be/vyL8gjvjQHw
https://youtu.be/9_qm9AqLxcs
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRFowH8kz-L8X1rRPbJGie1ujK-QYDOUYm5W282vf7oo7arV4Y-Dw
http://gilvanmelo.blogspot.com.br/2018/05/fernando-pessoa-azul-ou-verde-ou-roxo.html?m=1
http://institut-geopoetique.org/pt/cadernos-de-geopoetica/138-paisagens-de-fernando-pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário