terça-feira, 8 de maio de 2018

Sem poder, sem mulher, sem Teogonia








(Crédito: Reprodução)

Sem poder, mulher de presidente atira-se ao lago para salvar seu cachorro.

Sem mulher, ex-presidente atira-se em pântano tentando se salvar.

E agora José?



Marina - a Flor do Pântano - perdera a mãe que se suicidou após atirar-se a uma vida desregrada e inconseqüente. Marina passa a viver um mundo de mentiras e traições e, mesmo assim, sem se deixar envolver pela vida mundana que a cercava, luta pela felicidade. O autor é especialista em narrar dramas familiares e amorosos e o leitor se encantará com o romance.



SEGURANÇA ESTÁ CERTA
Uma agente do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) foi deslocada de sua função depois de não ter ajudado a primeira-dama, Marcela Temer, a salvar seu cachorro, que mergulhou no Lago Paranoá durante um passeio no Palácio da Alvorada.



Fez sucesso de público a atitude da primeira-dama Marcela Temer, jogando-se no lago do Alvorada, de roupa e tudo, para salvar seu cão. Mas a segurança não pode ser punida por permanecer imóvel. Ela é segurança de autoridade e não funcionária para toda obra.




Aliados de Lula contam com nova derrota no STF
A despeito dos maus presságios, o preso disse ao amigo Leonardo Boff, que o visitou, que é “candidatíssimo”. Absteve-se de explicar como se livrará da tranca e do título de ficha-suja.



LULA JÁ PERDE POR 2 A 0
O voto virtual do ministro Dias Toffoli contra a soltura de Lula sinaliza decisão unânime ou por larga margem na 2ª Turma do STF. Até agora, com o ministro relator Fachin, já está 2x0. São cinco votos no total.




E agora José - Carlos Drummond de Andrade

Teogonia de Hesíodo
Por Ana Paula de Araújo
Ouça este conteúdo0:0004:29Audima

Contemporâneo de Homero, Hesíodo foi um grande poeta grego que viveu no século 8 a.C. Sua obra mais conhecida é a Teogonia, que nos conta como o mundo surgiu a partir dos primeiros deuses, seus amores e suas lutas. Teogonia significa "o nascimento dos deuses". Ela constituía, com os poemas de Homero, a cartilha na qual os gregos aprendiam a ler, a pensar, a entender o mundo e a reverenciar o poder dos deuses. De certa forma, a Teogonia é o mais antigo tratado de mitologia grega que chegou até nós.

Hesíodo descreve a criação do mundo e a seguir relaciona, cronologicamente, cada uma das gerações divinas.

Após um hino às Musas, Hesíodo relata como as deusas inspiraram seu canto ao cuidar de ovelhas perto do Monte Hélicon. As musas então deram a ele um conhecimento sobrenatural capaz de conhecer as coisas presentes, passadas e futuras e ensinaram-no a cantar, para que ele cantando celebrasse os deuses imortais, as façanhas dos homens antigos e também a elas próprias no começo e no fim das canções.

Segue-se, daí, a narração a origem dos primeiros deuses, que personificavam os elementos primordiais do Universo: Caos, o vazio primitivo; Gaia, a terra; Eros, a atração amorosa.

Os descendentes imediatos são também relacionados: Hemêra, o dia; Nix, a noite; Urano, o céu; Ponto, a água primordial.

Há três grandes linhagens divinas: a descendência do Caos, a do Mar e a do Céu. Do Caos provêm todos os males que atormentam a vida humana; os mais importantes deles são os terríveis filhos da deusa Noite. Na família do deus Mar há monstros de estranhas formas, que habitam as águas marinhas e as regiões subterrâneas. Na família do Céu há a sucessão dos reis divinos Cronos e Zeus.

Depois, o poeta descreve como Cronos assumiu o poder e inadvertidamente deu origem a Afrodite, deusa do amor sensual; relaciona os descendentes de Nix, entre eles Tânato, a morte, Hipno, o sono, e Morfeu, o sonho.

Os descendentes de Ponto, entre eles Nereu, o mais antigo deus do mar e pai das nereidas e Fórcis, progenitor de monstros como as Górgonas, Equidna, com tronco de mulher e cauda de serpente, e a Esfinge.
Os descendentes de Oceanos, entre eles os rios e fontes, as ninfas da terra firme, os ventos, Métis, a sabedoria, e Hélio, o sol; os descendentes de Ceos, especialmente Hécate, a dádiva.

Uma profecia da Terra e do Céu avisara de que era destino de Cronos ser destronado por um filho e ele engolindo-os prevenia-se.

Quando Réia, sua esposa, devia dar à luz Zeus, ela suplicou a seus pais, Terra e Céu, que lhe aconselhassem um refúgio para que ela pudesse salvar esse filho. Eles atenderam ao seu pedido e, encoberta pela noite, Réia escondeu seu filho em uma gruta em Creta, confiando-o à deusa Terra, para que ela o nutrisse e criasse. Seguindo as instruções de seus pais, Réia envolveu uma grande pedra em um pano e entregou-a a Cronos. O deus, implacável, engoliu-a, sem desconfiar de nada.

Zeus cresceu rapidamente, libertou das prisões subterrâneas os seus tios paternos Ciclopes e Centímanos, e aliando-se a eles travou contra seu pai Cronos a luta pelo poder. Vencido, o velho deus Cronos vomitou primeiro a pedra por último engolida. Zeus a cravou em Delfos, para que os homens mortais aí a admirassem.

Após a vitória sobre seus inimigos, Zeus é aclamado por seus aliados rei dos deuses e dos homens. Assim fez a partilha dos bens e fixou os privilégios de cada deus. É a terceira fase do mundo, a atual e a mais perfeita de todas.  Com uma série de casamentos, que eram verdadeiras alianças políticas, Zeus organizou o seu reinado e tornou o seu poder inabalável.

A primeira tradução completa da Teogonia para o português é a de JAA Torrano (1981), recentemente reeditada (Iluminuras, 1991). Mais recentemente ainda, o texto foi traduzido por Pinheiro e Ferreira (2005).

Fonte:
JAA Torrano. O sentido de Zeus. O Mito do mundo e o modo mítico de ser no mundo.
A.E. Pinheiro & J.R. Ferreira, Hesíodo. Teogonia / Trabalhos e Dias, Lisboa, Imprensa Nacional, 2005.
Arquivado em: Mitologia Grega





Chão de estrelas, Cauby Peixoto - Sr. Brasil 02/06/2013

Sr. Brasil
Publicado em 18 de jun de 2013
Cauby Peixoto (São Paulo- SP) canta "Chão de Estrelas" (Silvio Caldas/ Orestes Barbosa). Músico acompanhante: Ronaldo Rayol (violão)


As três lágrimas, Conceição e De volta pro aconchego, por Cauby Peixoto - Sr. Brasil 02/06/

Sr. Brasil
Publicado em 18 de jun de 2013

Cauby Peixoto (São Paulo- SP) canta "As três lágrimas" (Ary Barroso), "Conceição" (Jair Amorim/ Dunga) e "De volta pro aconchego" (Dominguinhos/ Nando Cordel). Músico acompanhante: Ronaldo Rayol (violão).




Referências

https://image.slidesharecdn.com/teogonia-1197735251350630-5/95/teogonia-1-728.jpg?cb=1197706452 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMWFfiy33DtdPv2q0y8YkglHdKZpsoBvm0XR3HdMmTT1FLnJB1uV34BbgJ-STqCgusxX8Ov5PFMbbiig_i9rZaAG2ek2VzXIlxDcF5Nz8q_4SHdMKBZTQY7snb-w0HkeJVuIp8h3EzVsv_/s1600/Teogonia+de+Hes%25C3%25ADodo+-+%25C3%2581rvore.jpg 
http://www.tnh1.com.br/typo3temp/_processed_/csm_15257131860421_destaquemarcelaa_6d154dac87.jpg
https://candeia.vteximg.com.br/arquivos/ids/191957-400-400/3980.png?v=635844996037770000
https://www.candeia.com/flor-do-pantano-a/p
http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/geral/seguranca-de-marcela-e-afastada-apos-primeira-dama-entrar-no-lago-para-salvar-cao/?cHash=7f8a11bd06dc2bdf962002661d41411c
http://www.diariodopoder.com.br/coluna.php?i=66555381770
https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2018/05/08/aliados-de-lula-contam-com-nova-derrota-no-stf/
http://www.diariodopoder.com.br/coluna.php?i=66553826992
https://youtu.be/CaexXJ6UFnw
https://www.infoescola.com/mitologia-grega/teogonia-de-hesiodo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário