sábado, 15 de outubro de 2016

“PT”, acrônimo multifacetado

Da nomenclatura ao acrônimo


Ou de nomenclar a acronimar


Blecaute do General da Banda


Operação Acrônimo



Operação Acrônimo: PF investiga Vox Populi e JHSF


Publicado em 16 de ago de 2016
PF vasculha instituto de pesquisas Vox Populi e investiga repasses do BNDES para construtora JHSF.
Categoria
Notícias e política
Licença
Licença padrão do YouTube








Institui o Código Brasileiro de Telecomunicações





16/08/2016 08h23 - Atualizado em 17/08/2016 13h40
Operação investiga suposto esquema de lavagem de dinheiro.
Fase deflagrada nesta terça cumpre mandados em Minas e São Paulo.
Camila Bomfim
Da TV Globo, em Brasília, e do G1 MG


   


Edição do dia 16/08/2016
16/08/2016 21h25 - Atualizado em 16/08/2016 21h25
Operação Acrônimo entra na sexta fase. Secretário-geral da Governadoria do governo de Minas Gerais foi levado para depor.








Edição do dia 16/08/2016
16/08/2016 21h25 - Atualizado em 16/08/2016 21h25
Operação Acrônimo entra na sexta fase. Secretário-geral da Governadoria do governo de Minas Gerais foi levado para depor.


A Polícia Federal fez nesta terça-feira (16) a sexta fase da Operação Acrônimo. As investigações apuram a lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais e suspeitas sobre a concessão de empréstimos do BNDES.
Policiais buscaram provas em São Paulo e em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, o secretário-geral da Governadoria do governo de Minas Gerais, Eduardo Serrano, foi levado para depor na Polícia Federal.
Em São Paulo, a Polícia Federal fez buscas na sede da construtora JHSF, responsável pelo aeroporto Catarina, em São Roque, no interior de São Paulo. Dirigentes da empresa também foram levados para depor.
Em delação premiada, o empresário Benedito Oliveira Neto, o Bené, apontado como operador do governador de Minas, Fernando Pimentel, do PT, falou em pagamento de propina pelo grupo JHSF.
Segundo as investigações, em 2012, quando Pimentel era ministro do Desenvolvimento, ele e Bené discutiram como intermediar empréstimo do BNDES - que é vinculado ao ministério - para a JHSF, a pedido da empresa. Bené disse que o governador cobrou R$ 5 milhões para que o grupo pudesse operar no aeroporto.
Bené contou também que a JHSF pagou caixa dois de campanha para Pimentel em 2014, simulando um contrato com o Instituto de Pesquisas Vox Populi. O valor: R$ 750 mil.
Por causa das acusações feitas na delação, o Vox Populi foi alvo da operação desta terça, em Belo Horizonte. Policiais cumpriram mandado de busca autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça. Desde maio de 2015, a Operação Acrônimo investiga um esquema de lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais.
Agora falta o STJ decidir se vai abrir ação penal contra Fernando Pimentel. Apesar de ser o tribunal responsável por julgar governadores, a defesa diz que ele só pode ser alvo de processo com autorização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No início de agosto, o STJ adiou mais uma vez o julgamento desse recurso, que ainda não tem data para ser analisado.
A JHSF declarou que não está envolvida em ilícitos, que sempre obedeceu à legislação vigente e reafirmou a disposição de colaborar com as investigações.
A Vox Populi declarou que disponibilizou a documentação solicitada nesta terça e que continua pronta para atender a outras solicitações das autoridades.
A defesa do governador de Minas declarou que a operação desta terça é um factoide criado para influenciar o julgamento do recurso de Pimentel no STJ.
O advogado de Eduardo Serrano declarou que ainda não teve acesso ao inquérito.
O advogado de Benedito Oliveira, Roberto Palhiuso, preferiu não se manifestar, em respeito ao sigilo do caso.
O BNDES declarou que o governador Fernando Pimentel, quando era ministro do Desenvolvimento, ocupou a presidência do Conselho de Administração do Banco e que o conselho não participa de decisões sobre as operações do banco. O BNDES acrescentou ainda que seus financiamentos seguem todos os critérios impessoais de análise, com a participação de dezenas de técnicos concursados e órgãos colegiados, além da exigência de garantias sólidas.





Certa vez, num vestibular, muita gente confundiu a necessidade humana de descansar, o lazer, com uma tecnologia que então se popularizava, o laser, que é um acrônimo
por Pasquale Cipro Neto publicado 04/04/2013 12:22, última modificação 10/09/2009 12:29


Pasquale Cipro Neto é professor de Língua Portuguesa, idealizador e apresentador do programa Nossa Língua Portuguesa, da TV Cultura




a·crô·ni·mo
(acro- + .-ônimo)
substantivo masculino
[Linguística]  Palavra formada com as letras ou sílabas iniciais de uma .sequência de palavras, pronunciada sem soletração das letras que a compõem (ex.: OVNI por .objeto voador não identificado, PALOP por país africano de língua oficial portuguesa, etc.).
Confrontar: sigla.

Ver também dúvida linguística: plural de siglas, acrónimos, abreviaturas e símbolos.

• Grafia em Portugal: acrónimo.

"acrónimo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/acr%C3%B3nimo [consultado em 14-10-2016].





no·men·cla·tu·ra 1
(latim nomenclatura, -ae, lista de nomes)
substantivo feminino
1. Lista de nomes de pessoas.
2. Relação de .objetos, termos ou elementos. = CATÁLOGO, LISTA
3. Conjunto dos termos técnicos de uma arte, ciência ou .atividade. = TERMINOLOGIA
4. Método de classificação desses termos.
5. [Linguística]  Conjunto das entradas definidas ou a definir num dicionário, num glossário ou numa enciclopédia. = NOMINATA
Palavras relacionadas: 

no·men·cla·tu·ra 2
(russo nomenklatura)
substantivo feminino
1. [Política]  Grupo de pessoas que, na antiga União Soviética, beneficiavam de privilégios devido aos cargos políticos que desempenhavam.
2. Grupo de pessoas que usufruem de privilégios especiais.
Palavras relacionadas: 

no·men·cla·tu·rar - Conjugar
(nomenclatura + -ar)
verbo transitivo
Fazer a nomenclatura de. = NOMENCLAR
Palavras relacionadas: 

"nomenclatura", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/nomenclatura [consultado em 14-10-2016].




TRT-6 - RECURSO ORDINARIO RO 237200301006006 PE 2003.010.06.00.6 (TRT-6)



Data de publicação: 19/06/2004
Ementa: - DIREITO DO TRABALHO. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. HORAS EXTRAS. PROVAS ORAL E DOCUMENTAL. FOLHAS DE PONTO. ONUS PROBANDI. EQUIPARAÇÃO SALARIAL. 1. Não logrou o autor êxito a provar o fato constitutivo de seu direito. Na espécie, inexistem elementos a corroborar a assertiva de labor em sobrejornada. 2. Equiparação salarial. É pelo conteúdo da função que se define a igualdade. E não tomada a nomenclatura do cargo. A seu turno, a hipótese não revela similaridade das funções exercidas. Acenando, pois, diferentes encargos. O que autoriza o empregador a remunerá-los diferentemente. A exigência de salário igual para o mesmo trabalho baseia-se no princípio da isonomia ou da não-discriminação. De modo não o ofende atribuir-se salário diverso a funções díspares, embora igual a titulação. 3. Recurso ao qual se nega provimento.Vistos. Recorre WALDÍVIA BATISTA GOMES DUCLA (CNPF n.º 867.299....





Maria Candelária
Blecaute
 
Maria candelária
É alta funcionária
Saltou de paraquedas
Caiu na letra ó,ó,ó
Começa ao meio dia
Coitada da Maria
Trabalha, trabalha
Trabalha de fazer dó

À  uma vai ao dentista
Às duas vai ao café
Às três vai à modista
Às quatro assina o ponto e dá no pé
Que grande vigarista que ela é





General da banda
Blecaute
 
Chegou o general da banda, he he
Chegou o general da banda, he a, he a
Chegou o general da banda, he he
Chegou o general da banda, he a, he a
Mourão mourão
Vara madura que não cai
Mourão,mourão,mourão
Catuca por baixo que ele vai
Mourão mourão
Vara madura que não cai
mourão,mourão,mourão
Catuca pro baixo que ele vai
Chegou o general da banda, he he
Chegou o general da banda, he a
General, general
Chegou o general da banda, he he
Chegou o general da banda, he a
General,general
Mourão mourão
Vara madura que não cai
Mourão Mourão
Catuca por baixo que ele vai
Mourão Mourão
Vara madura que não cai
Mourão,mourão,mourão
Catuca bor baixo que ele vai
Chegou o general da banda, he ha
Deixa amanhecer
Chegou o general da banda, he he a
General general

Composição: Tancredo Silva/José Alcides/Satiro de Melo




Nenhum comentário:

Postar um comentário