sábado, 9 de setembro de 2017

Populista, feitiço malsão brasileiro da selva

3. Que tem más intenções. = MALDOSO, MAL-INTENCIONADO ≠ BEM-INTENCIONADO
"malsão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa


DORA KRAMER

ESTÚPIDO CARISMA
Tudo de que o Brasil menos precisa é mais um populista

Feitiço malsão lançado sobre um Brasil

“APESAR DO IMENSO pesar que governantes populistas causaram ao país na figura de carismáticos presidentes e/ou govenadores ao longo do século passado e início deste agora XXI, a praga ainda nos ronda, ameaçando nova ofensiva na próxima eleição presidencial. Conspira para isso o ambiente de desgosto geral, terreno fértil para a ideia de que um herói há de surgir a fim de quebrar o que parece ser um feitiço malsão lançado sobre um Brasil de mandatos interrompidos (por morte morrida ou por morte matada) e corrupção endêmica.”

O líder de verdade inspira a sociedade, enquanto o carismático busca usá-la como massa de manobra.

“A lógica do conflito permanente sustenta suas ações e discursos porque eles precisam de um contraponto (devidamente desqualificado) a fim de que pareçam indispensáveis. Dos aliados exigem fidelidade cega e os tratam como subalternos, Imprensa, estudioso ou qualquer segmento cuja produção factual, cultural, intelectual, científica forneça um relato da realidade diferente do enredo escrito pelo populista são tratados com menosprezo nos casos mais amenos e, em situações agudas, com violência. O conteúdo é esse e a forma, enfeitada com a fantasia estúpida do carisma. O líder de verdade inspira a sociedade, enquanto o carismático busca usá-la como massa de manobra.”
VEJA, 13 de setembro de 2017





Moeda de vinte réis emitida no reinado de D. Carlos I. Na face, figura a efígie do monarca - adulterada posteriormente, como sinal de iniciação na Carbonária, com um cunho que o faz ostentar um barrete frígio na cabeça; e a inscrição «CARLOS I REI DE PORTUGAL 1891». Na face-valor, uma coroa feita com ramos de oliveira e carvalho. 1891. (Ø 3 cm).


Erro estúpido que me enerva: "carisma"

“Há pessoas com obrigação de ter alguma cultura e que escrevem (ou dizem em público) carisma em vez de cariz. Por exemplo, "este é um evento de `carisma´ cultural". Lindo. Maravilhoso. E o pior nem é querer usar palavras caras e enfiar um barrete (podiam perfeitamente empregar "carácter" e ficavam muito bem servidos). É que por vezes, os yes men que os rodeiam não apontam a gaffe: ou por medo de desagradar, ou porque eles próprios não sabem a diferença. Ora vamos lá ver se o Priberam nos tira deste aperto:”


carisma
(grego khárisma, -atos, graça, favor) 
s. m.
1. [Antropologia]  Autoridade de um chefe fundada em certos dons sobrenaturais.
2. Grande prestígio de uma personalidade excepcional, ascendente que exerce sobre outrem.
3. [Religião]  Conjunto dos dons espirituais extraordinários (profecias, milagres, etc.) outorgados por Deus a indivíduos ou a grupos.


“É a cara de um, a cauda do outro...Mais disparatado, só os jornalistas que confundem luxo com luxúria. Está certo que o português é uma língua cheia de truques e subtilezas, mas custa alguma coisa verificar antes de atirar palavras por aí, ao esmo?”

Disponível em: < http://jessi-aleal.blogspot.com.br/2012/11/erro-estupido-que-me-enerva-carisma.html>

Acesso em: 9/9/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário