terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

As palavras democracia e demônio têm algo em comum?

As semelhanças que Paulo aponta entre as palavras democracia, demônio e demonstrar existem apenas na superfície. São casuais, meras coincidências, sem nenhuma sustentação etimológica. Vamos dar uma olhada na origem de cada um desses vocábulos. *** Democracia, como pouca gente ignora, é um termo nascido no grego demokratía pela junção de demos (“povo”) e kratía (“força, poder”). Antes de desembarcar no português fez uma escala no latim tardio democratia e, provavelmente, também no francês démocratie, palavra existente desde o século XIV (o primeiro registro da nossa data de 1671). A raiz das palavras demo e demônio, dois dos muitos nomes do diabo, também deve ser buscada na Grécia, mas o termo em questão aqui não é demos e sim daimon (“divindade, gênio”). Seu sentido entre os gregos antigos, bem diferente do atual, era o de espírito que atuava como mensageiro entre deuses e homens. A acepção de “espírito do mal, diabo” colou-se à palavra latina daemon na era cristã. Já no verbo demonstrar, que o português foi buscar no latim demonstrare (“fazer ver, dar a conhecer, indicar, comprovar”), o caráter fortuito da semelhança com os termos democracia e demônio fica evidente quando se sabe que foi formado pela junção da preposição de com o verbo monstrare, de onde tiramos nosso “mostrar”, que aliás é seu sinônimo. O prefixo neste caso apenas reforça o sentido original, indicando o ato de mostrar de forma cabal, decisiva. Quanto à acepção política de “protestar publicamente” que Paulo encontrou no alemão, e que também está presente no inglês demonstrate, trata-se de uma extensão de sentido tardia (ocorrida em inglês em meados do século XIX) baseada na ideia de “fazer ver, dar a conhecer” ao público o apoio que tem uma ideia: demonstration, nesse caso, é aquilo que por um processo de evolução semântica praticamente idêntico nós chamamos de manifestação. O fato de ser necessária alguma participação do povo (demo) para haver uma verdadeira demonstration não passa de coincidência. * *** Por Sérgio Rodrigues Atualizado em 31 jul 2020, 06h17 - Publicado em 9 Maio 2013, 16h58 https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/as-palavras-democracia-e-demonio-tem-algo-em-comum/ *** *** "Pois esse diabo sambando é mais mulher"
*** Dorival Caymmi *** Lá vem a bahiana *** *** Intro: A13 D6/9 La vem a baiana de saia rodada sandalia bordada Em7 Em7/9 G6/B vem me convidar para sambar mas eu nao vou A7/9 la vem a baiana coberta de contas pisando nas pontas A7/4 A7 D6/9 dizendo que eu sou o seu ioio mas eu nao vou D7/9 la vem a baiana mostrando os encantos falando nos santos B7 Em7/9 G6/B dizendo que è filha do Senhor do bonfin D6/9 A7/9 mas pra cima de mim Em7/9 pode jogar seu quebranto que eu nao vou Gm7 pode invocar o seu santo que eu nao vou A7/4/9 Gm7 D6/9 pode esperar sentada baiana que eu nao vou B7 Em7/9 G6/B A13 A7/5+ nao vou porque nao posso resistir a tentaçao se ela sambar D6/9 B7/9m Em7/9 G6/B eu vou sofrer e mesmo esse diabo sambando è mais mulher Gm7 D6/9 A7/9 e se eu deixar ela faz o que bem quer D6/9 B7 Em7/9 G#° A13 nao vou nao vou nao vou nem amarrado porque sei se ela sambar A7/9 D6/9 hum hum hum hum... hum hum hum hum *** https://www.cifras.com.br/cifra/dorival-caymmi/la-vem-a-bahiana *** *** Lá Vem A Baiana *** João Gilberto *** Live At Umbria Jazz *** *** Lá vem a baiana De saia rendada, sandália enfeitada Vem me convidar para sambar Mas eu não vou Lá vem a baiana Coberta de contas, pisando nas pontas Achando que eu sou o seu ioiô Mas eu não sou Lá vem a baiana Mostrando os encantos, falando dos santos Dizendo que é filha do Senhor do Bonfim Mas pra cima de mim *** Pode jogar seu quebranto que eu não vou Pode invocar o seu santo que eu não vou Pode esperar sentada, baiana, que eu não vou Não vou porque não posso resistir a tentação Se ela sambar, eu vou sofrer Pois esse diabo sambando é mais mulher E se eu deixar ela faz o que bem quer Não vou, não vou, não vou Nem amarrado, porque sei Se ela sambar, eu vou sofrer *** https://www.vagalume.com.br/joao-gilberto/la-vem-a-baiana.html *** ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário