Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos.
As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sábado, 6 de dezembro de 2025
Trabalhemos também
Trabalhemos Também
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Saigon Then & Now
“Eu julgara que permaneceria apenas uma semana ausente de Saigon, mas decorreram quase três semanas antes que eu voltasse.”
Dresden – Memória e Ruína
Dresden, vista parcial do centro destruído após a guerra, do outro lado do Rio Elba até o bairro de Neustadt. No centro, a praça Neumarkt e as ruínas da Frauenkirche.
Fonte: Bundesarchiv.
“E dizendo: — Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões.” — (ATOS, 14.15)
Em resumo, a frase expressa humildade e a distinção fundamental entre Criador e criatura.
Reflexões de Emmanuel
(Texto da 1ª edição – Capítulo 33)
1. O grito de Paulo e Barnabé ainda repercute entre os aprendizes fiéis.
2. A família cristã, muitas vezes, desejou perpetuar a ilusão dos habitantes de Listra.
3. Os missionários da Revelação não possuem privilégios perante o espírito de testemunho pessoal no serviço.
4. As realizações que julgamos “graça” ou “prerrogativa especial” exprimem apenas o esforço próprio para aprender e aplicar com Jesus.
5. O Cristo não fundou um sistema de deuses e devotos; criou um organismo vivo de transformação espiritual destinado a todos os corações sedentos de luz.
6. No Evangelho, vemos Madalena em enganos, Paulo perseguindo, Pedro negando, Marcos hesitando — e todos eles se transformando.
7. O Cristianismo é fonte bendita de restauração da alma para Deus.
8. Muitos aprendizes caem na idolatria dos expoentes da fé, esquecendo que o Pai oferece a todos a energia necessária à vitória.
9. Devemos amor e respeito aos grandes vultos, mas não esquecer que evoluíram das fraquezas humanas para os dons celestiais.
Emmanuel
Pão Nosso – Capítulo 33: Trabalhemos Também
Pão Nosso #033 – Trabalhemos Também
NEPE Paulo de Tarso – Estudo com Artur Valadares. Transmitido em 14/06/2022.
Eurípedes – O Homem e a Missão
O livro Eurípedes, o Homem e a Missão narra sua trajetória espiritual.
O panfleto “Accordo e Synthese da polemica religiosa catholico-espirita” é um documento histórico de sua defesa pública da fé espírita.
Caridade Material e Caridade Moral
9. — Irmã Rosália (Paris, 1860)
Trecho clássico sobre a caridade:
A caridade moral é “suportarem-se as criaturas umas às outras”.
Calar-se diante do tolo, ser surdo ao sarcasmo, não ver o desdém — isso é caridade.
Ajudar sem repelir, sem humilhar.
“Quando repelirdes um pobre, talvez afasteis um espírito querido que agora se encontra em posição inferior.”
10. — Um Espírito Protetor (Lião, 1860)
A caridade se faz por pensamentos, palavras e ações.
Uma prece sincera, um conselho, uma palavra às crianças — tudo é caridade.
Deus nos vê como vemos os grãos de areia de uma montanha.
“Amai-vos uns aos outros”: eis a bandeira do Cristo.
“Um gato que deseja se tornar um leão deve perder o apetite por ratos.” — Provérbio Africano
A força interior bem usada é progresso certo.
Renúncia e Grandeza – Reflexão
Se um gato deseja tornar-se leão, não pode continuar buscando ratos.
Grandes conquistas exigem abandonar velhos hábitos, medos e zonas de conforto.
O leão não desperdiça energia em pequenas presas; ele sabe para o que nasceu.
Assim também nós: para alcançar nossos sonhos, precisamos renunciar ao que nos mantém pequenos.
Aspectos Espirituais da Recusa ao Diálogo
A atitude de rejeitar qualquer ponderação que não confirme crenças pessoais pode ser entendida como:
Fanatismo religioso
Ortodoxia rígida
Arrogância espiritual
Coração endurecido
Miopia espiritual
Falta de discernimento
A espiritualidade saudável exige:
humildade, mente aberta e compaixão.
Saigon – Emílio Santiago
Letra completa da canção “Saigon”, composta por Carlão, Paulo César Feital e Claudio Cartier.
(Mantida integralmente conforme original.)
Composição
Carlão / Paulo César Feital / Claudio Cartier
S
Trabalhemos tambémSaigon Then & Now"Eu julgara que permaneceria apenas uma semana ausente de Saigon, mas decorreram quase três semanas antes que eu voltasse."
Dresden, vista parcial do centro da cidade destruído, do outro lado do Rio Elba, até o bairro de Neustadt. No centro da imagem, estão a praça Neumarkt e as ruínas da Frauenkirche – Fonte – Bundesarchiv.
“E dizendo: — Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões.” — (ATOS, 14.15)Em resumo, a frase expressa humildade e a ênfase na distinção fundamental entre o Criador e a criatura.1 O grito de Paulo e Barnabé ainda repercute entre os aprendizes fiéis.
2 A família cristã muita vez há desejado perpetuar a ilusão dos habitantes de Listra.
3 Os missionários da Revelação não possuem privilégios ante o espírito de testemunho pessoal no serviço. 4 As realizações que poderíamos apontar por graça ou prerrogativa especial, nada mais exprimem senão o profundo esforço deles mesmos, no sentido de aprender e aplicar com Jesus.
5 O Cristo não fundou com a sua doutrina um sistema de deuses e devotos, separados entre si; criou vigoroso organismo de transformação espiritual para o bem supremo, destinado a todos os corações sedentos de luz, amor e verdade.
6 No Evangelho, vemos Madalena arrastando dolorosos enganos, Paulo perseguindo ideais salvadores, Pedro negando o Divino Amigo, Marcos em luta com as próprias hesitações; entretanto, ainda aí, contemplamos a filha de Magdala, renovada no caminho redentor, o grande perseguidor convertido em arauto da Boa Nova, o discípulo frágil conduzido à glória espiritual e o companheiro vacilante transformado em evangelista da Humanidade inteira.
7 O Cristianismo é fonte bendita de restauração da alma para Deus.
8 O mal de muitos aprendizes procede da idolatria a que se entregam, em derredor dos valorosos expoentes da fé viva, que aceitam no sacrifício a verdadeira fórmula de elevação; imaginam-nos em tronos de fantasia e rojam-se-lhes aos pés, sentindo-se confundidos, inaptos e miseráveis, esquecendo que o Pai concede a todos os filhos as energias necessárias à vitória.
9 Naturalmente, todos devemos amor e respeito aos grandes vultos do caminho cristão; todavia, por isto mesmo, não podemos olvidar que Paulo e Pedro, como tantos outros, saíram das fraquezas humanas para os dons celestiais e que o Planeta Terreno é uma escola de iluminação, poder e triunfo, sempre que buscamos entender-lhe a grandiosa missão.
EmmanuelTexto extraído da 1ª edição desse livro.33Trabalhemos tambémPão Nosso #033 - Trabalhemos tambémNEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
Transmitido ao vivo em 14 de jun. de 2022
Série de estudos, com Artur Valadares, da obra "Pão Nosso", de Emmanuel/Chico Xavier.Transcrição
"Eurípedes, o Homem e a Missão" é a biografia que narra a trajetória e o cumprimento de seus deveres, enquanto "Accordo e Synthese" é um documento específico que reflete um momento crucial dessa missão: a defesa pública de suas crenças e práticas. Você pode encontrar mais informações sobre a biografia na Estante Virtual.
O Panfleto "Accordo e Synthese"
Os termos "Accordo" e "Synthese" (grafia da época) referem-se especificamente a um panfleto intitulado "Accordo e Synthese da polemica religiosa catholico-espirita".
Existem diferenças em importância da caridade moral e material? Jorge ElarratA caridade material e a caridade moral9. “Amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que quereríamos nos fizessem eles.” Toda a religião, toda a moral se acham encerradas nestes dois preceitos. Se fossem observados nesse mundo, todos seríeis felizes: não mais aí ódios, nem ressentimentos. Direi ainda: não mais pobreza, porquanto, do supérfluo da mesa de cada rico, muitos pobres se alimentariam e não mais veríeis, nos quarteirões sombrios onde habitei durante a minha última encarnação, pobres mulheres arrastando consigo miseráveis crianças a quem tudo faltava.
Ricos! pensai nisto um pouco. Auxiliai os infelizes o melhor que puderdes. Dai, para que Deus, um dia, vos retribua o bem que houverdes feito, para que tenhais, ao sairdes do vosso invólucro terreno, um cortejo de Espíritos agradecidos, a receber-vos no limiar de um mundo mais ditoso.
Se pudésseis saber da alegria que experimentei ao encontrar no Além aqueles a quem, na minha última existência, me fora dado servir!...
Amai, portanto, o vosso próximo; amai-o como a vós mesmos, pois já sabeis, agora, que, repelindo um desgraçado, estareis, quiçá, afastando de vós um irmão, um pai, um amigo vosso de outrora. Se assim for, de que desespero não vos sentireis presa, ao reconhecê-lo no mundo dos Espíritos!
Desejo compreendais bem o que seja a caridade moral, que todos podem praticar, que nada custa, materialmente falando, porém, que é a mais difícil de exercer-se.
A caridade moral consiste em se suportarem umas às outras as criaturas e é o que menos fazeis nesse mundo inferior, onde vos achais, por agora, encarnados. Grande mérito há, crede-me, em um homem saber calar-se, deixando fale outro mais tolo do que ele. É um gênero de caridade isso. Saber ser surdo quando uma palavra zombeteira se escapa de uma boca habituada a escarnecer; não ver o sorriso de desdém com que vos recebem pessoas que, muitas vezes erradamente, se supõem acima de vós, quando na vida espírita, a única real, estão, não raro, muito abaixo, constitui merecimento, não do ponto de vista da humildade, mas do da caridade, porquanto não dar atenção ao mau proceder de outrem é caridade moral.
Essa caridade, no entanto, não deve obstar à outra. Tende, porém, cuidado, principalmente em não tratar com desprezo o vosso semelhante. Lembrai-vos de tudo o que já vos tenho dito: Tende presente sempre que, repelindo um pobre, talvez repilais um Espírito que vos foi caro e que, no momento, se encontra em posição inferior à vossa. Encontrei aqui um dos pobres da Terra, a quem, por felicidade, eu pudera auxiliar algumas vezes, e ao qual, a meu turno, tenho agora de implorar auxílio.
Lembrai-vos de que Jesus disse que todos somos irmãos e pensai sempre nisso, antes de repelirdes o leproso ou o mendigo. Adeus: pensai nos que sofrem e orai. – Irmã Rosália. (Paris, 1860.)
10. Meus amigos, a muitos dentre vós tenho ouvido dizer: Como hei de fazer caridade, se amiúde nem mesmo do necessário disponho?
Amigos, de mil maneiras se faz a caridade. Podeis fazê-la por pensamentos, por palavras e por ações. Por pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem se acharem sequer em condições de ver a luz. Uma prece feita de coração os alivia. Por palavras, dando aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos, dizendo aos que o desespero, as privações azedaram o ânimo e levaram a blasfemar do nome do Altíssimo: “Eu era como sois; sofria, sentia-me desgraçado, mas acreditei no Espiritismo e, vede, agora, sou feliz.” Aos velhos que vos disserem: “É inútil; estou no fim da minha jornada; morrerei como vivi”, dizei: “Deus usa de justiça igual para com todos nós; lembrai-vos dos obreiros da última hora.” Às crianças já viciadas pelas companhias de que se cercaram e que vão pelo mundo, prestes a sucumbir às más tentações, dizei: “Deus vos vê, meus caros pequenos”, e não vos canseis de lhes repetir essas brandas palavras. Elas acabarão por lhes germinar nas inteligências infantis e, em vez de vagabundos, fareis deles homens. Também isso é caridade.
Dizem, outros dentre vós: “Ora! somos tão numerosos na Terra, que Deus não nos pode ver a todos.” Escutai bem isto, meus amigos: Quando estais no cume da montanha, não abrangeis com o olhar os bilhões de grãos de areia que a cobrem? Pois bem: do mesmo modo vos vê Deus. Ele vos deixa usar do vosso livre-arbítrio, como vós deixais que esses grãos de areia se movam ao sabor do vento que os dispersa. Apenas, Deus, em sua misericórdia infinita, vos pôs no fundo do coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Escutai-a, que somente bons conselhos ela vos dará. Às vezes, conseguis entorpecê-la, opondo-lhe o espírito do mal. Ela, então, se cala. Mas, ficai certos de que a pobre escorraçada se fará ouvir, logo que lhe deixardes aperceber-se da sombra do remorso. Ouvi-a, interrogai-a e com freqüência vos achareis consolados com o conselho que dela houverdes recebido.
Meus amigos, a cada regimento novo o general entrega um estandarte. Eu vos dou por divisa esta máxima do Cristo: “Amai-vos uns aos outros.” Observai esse preceito, reuni-vos todos em torno dessa bandeira e tereis ventura e consolação. – Um Espírito protetor. (Lião, 1860.)
Um gato que deseja se tornar um leão deve perder o apetite por ratos. Significado: Para alcançar grandeza, você deve abandonar velhos hábitos que impedem o seu progresso. — Provérbio AfricanoA força interior bem usada
é progresso na certa.Tem um provérbio africano que diz?
Se um gato deseja se tornar um leão, ele precisa abandonar o apetite por ratos. Esse provérbio africano nos ensina que a grandeza exige renúncia. Não se pode alcançar algo grandioso enquanto se está preso a hábitos pequenos.
Muitas vezes, nos apegamos a velhos costumes, a comodidades que nos dão conforto momentâneo, mas que nos impedem de crescer. O leão não desperdiça sua força em pequenas presas, pois sabe que nasceu para algo maior.
Se queremos conquistar nossos sonhos, precisamos abrir mão do que nos limita. O medo, a dúvida e a zona de conforto são os ratos que nos mantêm pequenos. Para sermos leões, devemos aprender a desejar algo maior, com coragem e visão.
ESPIRITUALMENTE
A nível espiritual ou religioso, a atitude de recusar deliberadamente a ouvir ou enxergar ponderações que não validem as próprias crenças pode ser vista de várias maneiras, dependendo da tradição ou do sistema de crenças em questão.
Algumas classificações espirituais ou conceituais incluem:
Fanatismo Religioso: Talvez a classificação mais direta. O fanatismo é uma devoção cega, fervorosa e, muitas vezes, intolerante a uma causa ou crença religiosa. O fanático rejeita qualquer interpretação alternativa, crítica ou diálogo inter-religioso.
Dogma e Ortodoxia Rígida: Em muitas religiões, existe uma "ortodoxia" (a crença correta) e "dogmas" (princípios inquestionáveis). Quando essa adesão se torna a recusa de qualquer iluminação ou revelação contínua, ou a recusa do amor e da compaixão em favor da "lei" ou da "doutrina", isso pode ser visto como uma falha espiritual.
Arrogância Espiritual: Algumas tradições consideram essa atitude um tipo de orgulho espiritual ou arrogância. A pessoa acredita que detém a verdade absoluta e completa, fechando-se à humildade necessária para reconhecer que o conhecimento ou a compreensão da divindade/verdade pode ser limitado ou multifacetado.
Coração Endurecido: Na tradição judaico-cristã, a expressão "coração endurecido" é frequentemente usada para descrever a recusa obstinada em responder à vontade de Deus, aos sinais ou à sabedoria, preferindo seguir o próprio caminho ou entendimento limitado.
Miopia Espiritual: Uma incapacidade de ver além da própria experiência ou interpretação imediata, resultando em uma visão estreita da realidade espiritual ou da natureza da existência.
Falta de Discernimento (em algumas correntes): Pode ser interpretado como a incapacidade de discernir a verdade ou a sabedoria que pode vir de fontes inesperadas ou diferentes daquelas que a pessoa já aceita.
Em muitas filosofias espirituais ou religiosas, a humildade, a mente aberta e a compaixão (incluindo a compaixão pelo ponto de vista alheio, mesmo discordando dele) são vistas como virtudes essenciais. A atitude descrita seria, portanto, vista como um obstáculo ao crescimento espiritual, à iluminação ou à verdadeira comunhão com o próximo e com o divino.
SaigonEmílio Santiago
Tantas palavras, meias-palavras
Nosso apartamento, um pedaço de Saigon
Me disse adeus no espelho com baton
Vai, minha estrela iluminando
Toda essa cidade como um céu de luz néon
Seu brilho silencia todo som
As vezes você anda por ai
Brinca de se entregar, sonha pra não dormir
E quase sempre eu penso em te deixar
E é só você chegar pra eu esquecer de mim
Anoiteceu
Olho pro céu e vejo como é bom
Ter as estrelas na escuridão
Espero você voltar pra Saigon
Anoiteceu
Olho pro céu e vejo como é bom
Ter as estrelas na escuridão
Espero você voltar pra Saigon
Tantas palavras, meias-palavras
Nosso apartamento, um pedaço de Saigon
Me disse adeus no espelho com baton
Vai, minha estrela iluminando
Toda essa cidade como um céu de luz néon
Seu brilho silencia todo som
As vezes você anda por ai
Brinca de se entregar, sonha pra não dormir
E quase sempre eu penso em te deixar
E é só você chegar pra eu esquecer de mim
Anoiteceu
Olho pro céu e vejo como é bom
Ter as estrelas na escuridão
Espero você voltar pra Saigon
Anoiteceu
Olho pro céu e vejo como é bom
Ter as estrelas na escuridão
Espero você voltar pra Saigon
Composição: Carlão / Paulo César Feital / Claudio Cartier.
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