Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
ENTRE ESPELHOS E INTERFERÊNCIAS
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Música | Heitor Villa Lobos - Rasga o coração Choros Nº10
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HEDDA GABLER DISCUTE A TRANSFORMAÇÃO HUMANA
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Observatório da TV
21 de jul. de 2024 #teatro #heddagabler #masp
O Observatório do Teatro foi conferir os bastidores de Hedda Gabler, espetáculo em cartaz no Auditório do MASP, estrelado por Karen Coelho sob a direção de Clara Carvalho. A montagem tem como foco a discussão do papel feminino nas sociedades e o interior da raça humana.
https://www.youtube.com/watch?v=ta4xAsWIFoo
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Hedda Gabler
Providence College
11 de mar. de 2011
Providence College Department of Theatre, Dance, and Film presents Hedda Gabler
by Henrik Ibsen.
Performance held in Angell Blackfriars Theatre on October 29-31 and November 5-7, 2010.
Música
5 músicas
All Blues
Miles Davis
Kind of Blue (My Jazz Collection)
Trane's Slo Blues
John Coltrane
Bags & Trane
Curtains Aside
Tord Gustavsen Trio
The Ground
Dreams
Brandi Carlile
Give Up The Ghost
Emerging Angles-Prolific Arts Music
Prolific Arts Music
Prolific Arts Music
Música
Transcrição
Acompanhe usando a transcrição.
Mostrar transcrição
Providence College
https://www.youtube.com/watch?v=8MeecjFkaaU
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Interferência em Espelho de Fresnel
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"Em compensação, traduzimos “Hedda Gabler”, que não só foi logo encenada em São Paulo, como nos fez ganhar, com justo orgulho profissional,
o prêmio da melhor tradução do ano. Uma medalha, meu Deus!"
Clarice Lispector
Traduzir procurando não trair
Clarice Lispector10
ENTRE ESPELHOS E INTERFERÊNCIAS:
A PROBLEMÁTICA DA TRADUÇÃO
PARA CLARICE LISPECTOR
André Luís Gomes
Universidade de São Paulo
[Ao se traduzir, corre-se] o risco de não parar nunca: quanto mais se
revê, mais se tem que mexer e remexer nos diálogos1.
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1 LISPECTOR, Clarice. “Traduzir procurando não trair”. Revista Jóia, n. 177, Rio de Janeiro,
maio de 1968. Todas as citações referentes a esta crônica dar-se-ão a partir dessa edição. Ao
final deste texto, transcrevemos a referida crônica.
10 Texto publicado na Revista Jóia, Rio de Janeiro, n. 177, maio de 1968
file:///C:/Users/User/Downloads/fcarelli,+via07_04.pdf
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A dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha - Ciência & Letras
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Canal Saúde Oficial
14 de fev. de 2019
Ciência & Letras - A dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha: na segunda edição do Ciência & Letras com o ator e diretor de teatro Aderbal Freire Filho, ele e o apresentador Renato Farias conversam sobre o legado do dramaturgo, ator e diretor de teatro e televisão, Oduvaldo Vianna Filho (1936 – 1974), também conhecido como Vianinha, cuja obra marcou época no teatro brasileiro.
Programa exibido em 12 de fevereiro de 2019.
Apresentador: Renato Farias
O Ciência e Letras é um programa criado em uma parceria entre a Editora Fiocruz e o Canal Saúde, destinado a amantes de livros em geral. Ele é o resultado de um encontro entre o que se escreve na academia com temas de outros saberes.
E não se esqueça de:
Conhecer nosso site:
http://www.canalsaude.fiocruz.br
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Aqui está a imagem do cenário descrito no primeiro ato. Ela reflete a riqueza de detalhes mencionada no texto, com os elementos principais da ambientação fielmente representados.
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Personagens
Jørgen Tesman, acadêmico bolsista de história da civilização.
Senhora Hedda Tesman, sua esposa.
Senhorita Juliane Tesman, sua tia.
Senhora Elvsted.
Juiz Brack.
Ejlert Løvborg.
Berte, criada dos Tesman.
A ação transcorre na mansão dos Tesman, na parte ocidental da cidade.
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Segue a transcrição do texto da imagem:
Primeiro ato
Um salão amplo, ricamente decorado em cores sóbrias. Na parede dos fundos, as portas abertas deixam entrever um aposento menor no mesmo estilo da sala de estar. Na parede à direita, uma porta basculante conduz à antecâmara. Na parede oposta, à esquerda, vê-se uma porta envidraçada, também com as cortinas abertas. Através das vidraças, avista-se parte da pérgola do alpendre e do colorido outonal das folhas das árvores. Em primeiro plano está a mesa de jantar coberta por uma toalha e rodeada por cadeiras. Sobressai na parede à direita uma larga lareira junto à qual estão uma poltrona de espaldar alto, um apoio para os pés e dois...
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TRANSCREVER O TEXTO DA FOTO
Aqui está a transcrição do texto da imagem:
tamboretes. No canto à direita, um sofá e uma pequena mesa redonda. Adiante, à esquerda, um pouco afastado da parede, outro sofá. Mais ao fundo, além da porta envidraçada, um piano. Em ambos os lados do vão da porta, ao fundo, há estantes decoradas com peças de terracota e maiólica. Junto à parede de trás do aposento menor, vê-se mais um sofá, uma mesa e um par de cadeiras. Sobre esse sofá está o retrato de um elegante cavalheiro num fardão de general. Acima da mesa pende um lustre de opalina. Espalhados pela sala inteira, há alguns buquês de flores dispostos em vasos e mesmo alguns arranjos largados sobre as mesas. O assoalho em ambos os aposentos é forrado por espessos tapetes. Luz da manhã. Os raios do sol devassam a porta de vidro.
A senhorita Juliane Tesman, de chapéu e sombrinha, entra pela antecâmara, escoltada por Berte, que traz nas mãos um ramalhete de flores envolto em papel. A senhorita Tesman, por volta dos seus 65 anos, tem uma expressão simpática e bem-humorada. Veste roupa de passeio simples, mas de bom caimento. Berte é uma criada mais velha e tem a fisionomia bonachona de quem veio do interior.
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Aqui está a imagem do cenário descrito no primeiro ato. Ela reflete a riqueza de detalhes mencionada no texto, com os elementos principais da ambientação fielmente representados.
Apresentação de Hedda Gabler
Peça em Quatro Atos (1890)
Henrik Ibsen
Introdução
Hedda Gabler é uma das obras mais emblemáticas de Henrik Ibsen, considerada uma peça de intensa profundidade psicológica e complexidade dramática. Estreada em 1890, a obra explora temas como ambição, manipulação, as normas da sociedade burguesa e as pressões exercidas sobre as mulheres de sua época.
No primeiro ato, o ambiente e os personagens são meticulosamente apresentados, estabelecendo a atmosfera que sustenta o desenvolvimento das intrigas e conflitos da narrativa. A ação ocorre na mansão recém-adquirida por Jørgen Tesman, acadêmico dedicado à história da civilização, e sua esposa, a fascinante e enigmática Hedda Tesman.
Cenário do Primeiro Ato
A mansão dos Tesman, situada na parte ocidental da cidade, é descrita em detalhes ricos e elaborados. O cenário reflete a aspiração dos personagens por prestígio e estabilidade, com um toque de opulência discreta.
Descrição do Ambiente:
Um salão amplo, decorado em cores sóbrias, exibe uma sofisticação elegante.
Na parede dos fundos, portas abertas revelam um aposento menor decorado no mesmo estilo.
À direita, uma porta basculante leva à antecâmara; à esquerda, uma porta envidraçada com cortinas abertas dá vista para o alpendre e o colorido outonal das árvores.
Elementos de decoração, como um lustre de opalina, flores em buquês espalhados em vasos e móveis sofisticados, contribuem à atmosfera refinada.
O ambiente é completado por tapetes espessos, um piano, estantes de terracota e maiólica, e um retrato de um cavalheiro em uniforme de general, símbolo de status familiar.
Personagens em Cena no Primeiro Ato
Jørgen Tesman: Um acadêmico dedicado, marido de Hedda. Sua bolsa de estudos e a compra da mansão refletem suas ambições, mas ele demonstra ingenuidade quanto às complexidades emocionais da esposa.
Hedda Tesman: Uma mulher complexa, de personalidade fascinante e manipuladora, que ainda não se adaptou à sua nova vida conjugal.
Senhorita Juliane Tesman: Tia de Jørgen, uma mulher idosa, simpática e maternal, que se preocupa com o bem-estar do sobrinho e de Hedda.
Berte: Criada da família, representa a classe trabalhadora, com um perfil humilde e dedicado.
Dinâmica Inicial do Primeiro Ato
A peça inicia com a chegada da senhorita Juliane Tesman, que entra na mansão trazendo um ramalhete de flores, acompanhada pela criada Berte. A interação entre os personagens no salão principal é marcada pela expectativa de Juliane em relação ao futuro brilhante de Jørgen e pelo comportamento frio e reservado de Hedda. O ambiente cuidadosamente montado pela descrição reforça o contraste entre o espaço luxuoso e as tensões internas e psicológicas que começarão a emergir.
Hedda Gabler utiliza o espaço físico como um reflexo das ambições e tensões emocionais dos personagens. A mansão dos Tesman, apesar de sua opulência, é um cenário onde os desejos reprimidos e as contradições começam a se manifestar, criando o pano de fundo para os conflitos que irão se desdobrar nos atos seguintes.
Hedda Gabler
Peça em Quatro Atos (1890)
Henrik Ibsen
Sobre a Peça
Hedda Gabler é uma das obras-primas do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, escrita em 1890. A peça é um retrato incisivo da sociedade burguesa e uma análise profunda da condição feminina e dos conflitos internos de seus personagens. Hedda Gabler, a protagonista, é uma das figuras mais complexas da literatura teatral, representando ao mesmo tempo força e vulnerabilidade, ambição e frustração.
A peça aborda temas como:
O papel das mulheres na sociedade do século XIX.
As limitações impostas pelo casamento e pelas convenções sociais.
O desejo de liberdade, controle e a busca de significado em um mundo opressor.
Primeiro Ato
O primeiro ato de Hedda Gabler é fundamental para estabelecer a atmosfera da peça e introduzir os principais personagens e suas dinâmicas. A ação transcorre na mansão dos Tesman, um espaço que simboliza tanto as conquistas materiais quanto as tensões psicológicas latentes.
Cenário
A mansão está ricamente decorada, com cores sóbrias e uma mistura de opulência e conforto que reflete as aspirações dos Tesman. Os detalhes meticulosos do cenário incluem:
Um salão amplo: Decorado com móveis elegantes, um piano, estantes de terracota e maiólica, e um lustre de opalina.
Portas abertas: Uma para o alpendre com vista para uma pérgola de outono, outra para um aposento menor.
Peças decorativas: Um retrato de um general e buquês de flores espalhados.
Elementos de conforto: Tapetes espessos, sofás, cadeiras e uma lareira com poltrona e apoio para os pés.
O cenário prepara o palco para o contraste entre a aparência de ordem e as tensões emocionais que começam a emergir.
Personagens Introduzidos no Primeiro Ato
Jørgen Tesman: Um acadêmico obcecado por sua carreira, otimista e ingênuo. Ele é o marido dedicado de Hedda, mas cego às suas insatisfações.
Hedda Tesman (nascida Gabler): A protagonista, uma mulher fascinante, inteligente e manipuladora. Ela está insatisfeita com sua vida e usa seu charme e influência para controlar aqueles ao seu redor.
Senhorita Juliane Tesman: A tia de Jørgen, que se dedica ao sobrinho com afeto maternal, preocupando-se com seu futuro.
Berte: A criada fiel, responsável por manter a ordem no lar, uma figura secundária mas importante.
Dinâmica e Clima Inicial
O ato começa com a chegada da senhorita Juliane Tesman, acompanhada por Berte. Jørgen demonstra entusiasmo com sua pesquisa acadêmica e seu novo lar, enquanto Hedda mantém uma postura distante e indiferente, deixando transparecer seu desdém pelo estilo de vida burguês. A interação inicial entre os personagens estabelece as bases para os conflitos futuros, destacando as diferenças de personalidade e os desejos ocultos.
Significado do Primeiro Ato
O primeiro ato é uma introdução ao mundo de Hedda Gabler e uma preparação para o desdobramento dos eventos. A casa dos Tesman, com sua riqueza material, contrasta com a pobreza emocional que permeia os relacionamentos. Os personagens são apresentados de forma que suas motivações e contradições comecem a emergir, criando uma tensão que sustenta a peça.
Hedda Gabler continua sendo uma obra atemporal, explorando os limites da liberdade humana em um mundo de convenções e restrições sociais. A riqueza do texto e a complexidade dos personagens fazem dela uma das maiores contribuições de Ibsen ao teatro moderno.
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Entrevista histórica com Leonel Brizola
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IREETV
27 de ago. de 2024
Na virada do ano 2000, Florestan Fernandes Júnior e Alberto Dines foram convidados por Max Alvim, na época um dos donos da produtora FRANMI, e pela jornalista e diretora de tevê, Nelma Salomão, para participar de uma série de TV que contaria a história da República no século XX por meio de personagens que participaram ativamente da história política do Brasil, desde a República Velha, até a chamada Nova República, instituída em 1985, já no final da ditadura militar.
Entre eles, se destaca Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Vale conferir a entrevista de Brizola na íntegra, onde ele revela suas inspirações, sua formação e sua ativa participação nos mais importantes eventos da nossa história política, da qual foi um dos personagens mais ilustres.
Gravada originalmente em fita Betacam, pequenos trechos da entrevista foram exibidos em canais de TV pública. Mas, desde então, ela ficou guardada com seus produtores. Em memória à figura histórica de Leonel Brizola, o IREE realizou um trabalho de digitalização e edição do vídeo, que agora é disponibilizado ao público, na íntegra, pela primeira vez.
A série de entrevistas deu origem ao livro Histórias do Poder, um importante documento da história política do Brasil, publicado em três volumes, em 2000, pela Editora 34.
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https://www.youtube.com/watch?v=1QOIH8VRBxw
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