sábado, 4 de agosto de 2018

Gosto que me enrosco



Amélia é ‘empoderamento’

Quem não tem Maquiavel se enrosca com principavel.


MARIO REIS - GOSTO QUE ME ENROSCO

Samuel Machado Filho2 anos atrás
Samba clássico de Sinhô, cuja autoria era reivindicada por Heitor dos Prazeres. em um dos mais célebres escândalos da MPB. Surgiu em 1926, com o nome de "Cassino maxixe", na revista teatral "Sorte grande", que inaugurou o Teatro Cassino, no Rio. Coim letra de Bastos Tigre e o subtítulo "A maçã proibida", foi gravado pouco depois por Francisco Alves. Apesar da boa aceitação, Sinhô não teria gostado da letra, escrevendo novos versos e mudando o título para "Gosto que me enrosco". A nova versão surgiu em 1928, na revista "Cachorro quente", encenada no Teatro Recreio, e nela interpretada pela atriz Luiza Fonseca. Mário Reis gravou o samba logo depois, com grande sucesso, e faria novos registros posteriormente. Eis aqui um deles, extraído de seu terceiro e último LP, sem título (Odeon SMOFB-3690, 1971).




GOSTO QUE ME ENROSCO
SINHÔ - 1928






Cabo Dacioclo oficializa candidatura

O Patriota confirmou hoje em convenção nacional do partido a candidatura de Cabo Dacioclo à Presidência da República, registra o G1.
A pedagoga Suelene Balduino Nascimento foi confirmada como vice na chapa.




Alckmin fala ao eleitorado feminino: “Ana Amélia é a vice dos sonhos”
Brasil 04.08.18 14:05
Por Claudio Dantas

Geraldo Alckmin iniciou seu discurso tecendo elogios a Lu Alckmin, pelo “companheirismo” de 39 anos de casamento.

Em seguida, ainda mirando o eleitorado feminino, falou de Ana Amélia, “a vice dos sonhos”. “Mereci a benção. Ana Amélia é ‘empoderamento’ e representa o verdadeiro novo.”




A volta por cima
Brasil 04.08.18 12:29
Por Diego Amorim

Na convenção da Rede, José Luiz Penna, presidente do PV, ataca “o compadrio” dos grandes partidos e diz que “eles estão proporcionando um estrangulamento” da política.

Mas a população já percebeu isso, acrescentou ele.

“Nós vamos dar a volta por cima.”

O PV emplacou Eduardo Jorge, o rei dos memes nas eleições de 2014, como vice de Marina Silva.




JANAINA DIZ QUE NÃO SERÁ VICE DE BOLSONARO
Brasil 04.08.18 11:20

Janaina Paschoal foi ao Twitter anunciar que não será vice de Jair Bolsonaro.

“Conversei com o Dep. Bolsonaro e com o Pres. do PSL, Dr. Gustavo Bebianno, e cheguei à conclusão de que, neste momento, não tenho como concorrer à Vice-Presidência. Por questões familiares, por ora, eu não posso me mudar para Brasília. A minha família não me acompanharia.”




Janaina Paschoal@JanainaDoBrasil


2) Eu tentei todas as composições possíveis. Peço desculpas ao Brasil e prometo, esteja onde estiver, com ou sem cargo, continuar lutando por um país livre. Acima de tudo, um país de mentes livres. Essa tem sido minha luta, desde que nasci. Acho até que nasci para isso!
11:20 - 4 de ago de 2018

Janaina também elogiou o candidato do PSL:
“Sou testemunha de que Bolsonaro não é machista. Ele me tratou de igual para igual, desde o primeiro momento. Sou testemunha de que ele não é autoritário, cedeu em muitos pontos. Todos puderam constatar a sua tolerância com os meus posicionamentos.”

Como antecipamos, o príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança deverá ser o candidato a vice na chapa de Bolsonaro:

O capitão e o princípe
O Antagonista apurou que está praticamente certo: o príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança será o candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro…
https://www.oantagonista.com/brasil/janaina-diz-que-nao-sera-vice-de-bolsonaro/

Quem não tem Maquiavel se enrosca com principavel

Gosto Que Me Enrosco
Zeca Pagodinho


Zeca Pagodinho, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda - Gosto Que Me Enrosco

Não se deve amar sem ser amado
É melhor morrer crucificado
Deus nos livre
Das mulheres de hoje em dia
Desprezam o homem
Só por causa da orgia

Gosto que me enrosco
De ouvir dizer
Que a parte mais fraca
É a mulher
Mas o homem
Com toda fortaleza
Desce da nobreza
E faz o que ela quer

Dizem que a mulher é “a parte fraca” (o sexo frágil)
Nisto é que eu não posso acreditar
Entre beijos e abraços e carinhos
O homem não tendo
É até capaz de roubar

Gosto que me enrosco...
Composição: Sabe quem é o compositor?


Gosto Que Me Enrosco
Mário Reis




Não se deve amar sem ser amado
É melhor morrer crucificado
Deus nos livre das mulheres que hoje em dia
Desprezam o homem só por causa da orgia
Gosto que me enrosco de ouvir dizer
Que a parte mais fraca é a mulher
Mas o homem, com toda a fortaleza
Desce da nobreza e faz o que ela quer
Dizem que a mulher é a parte fraca
Nisto é que eu não posso acreditar
Entre beijos e abraços e carinhos
O homem não tendo é bem capaz de roubar
Composição:




1928
Data de lançamento


Obra musical

Histórico
A canção Gosto que Me Enrosco é gravada pela primeira vez, com esse título, em 1928, por Mário Reis (1907-1981). Ela alcança ampla divulgação no Carnaval do ano seguinte e torna-se umas das músicas mais conhecidas de Sinhô (1888-1930). Contudo, ela tem um trajetória um tanto tortuosa e controversa. Na verdade, sua melodia aparece pela primeira vez na peça musicada Sorte Grande, encenada no Teatro Cassino, em 1926, com o título de Cassino Maxixee subtítulo A Maçã Proibida, já que a letra, do jornalista, humorista e poeta Bastos Tigre (1882-1957), faz alusão satírica às relações amorosas entre homem e mulher:

A maça melhor é a proibida
Que entre Adão e Eva é repartida
Ela morde tal fruto saboroso
E a oferece ao homem que o aceita pressuroso
Ai, que fruta boa
A tal do amor...
Põe água na boca da pessoa
Quem a come encontra tal sabor
Que quanto mais come
Mais lhe cresce a fome
Mas comendo a fruta proibida
O homem feliz sorri da vida
Entretanto a mulher às vezes sente
Desta aflição com o estômago doente.

No ano seguinte, ela é registrada com esse mesmo nome na gravadora Odeon, sem menção ao autor da letra, com a interpretação de Francisco Alves(1898-1952). Sem alcançar sucesso, Sinhô readapta a canção com nova letra e lança, como costumeiramente fazia, em nova peça musicada, originando a nova canção Gosto que Me Enrosco. A letra continua a fazer referência às relações entre homem e mulher, mas com outros atributos, e passa a incluir um tema recorrente no período: a malandragem, neste caso, a boemia e a orgia:

Não se deve amar sem ser amado
É melhor morrer crucificado
Deus nos livre das mulheres de hoje em dia
Desprezam o homem só por causa da orgia
Gosto que me enrosco de ouvir dizer
Que a parte mais fraca é a mulher
Mas o homem com toda a fortaleza
Desce da nobreza
E faz o que ela quer
Dizem que a mulher é parte fraca
Nisto é que não posso acreditar
Entre beijos e abraços e carinhos
O homem não tendo é bem capaz de ir roubar.

Todavia, a nova canção gera grande polêmica, pois o compositor e pintor Heitor dos Prazeres (1898-1966) reivindica o primeiro trecho como sendo seu. Como o universo profissional do entretenimento musical nesta época é muito precário, a autoria das canções gerava várias discussões. Talvez o entrevero mais conhecido seja o ocorrido em torno do samba Pelo Telefone, de Donga (1890-1974), em 1917. Sinhô se envolve em vários desses embates, ao ponto de alegar que canções eram “como passarinho; de quem pegar primeiro...”. Na verdade, a afirmativa irônica revela que a questão autoral era um problema presente à época, em que criações coletivas, quadras folclóricas e improvisações circulavam livremente na capital da República e as permutas e trocas de todos os tipos entre autores eram normais. Além de Gosto que Me Enrosco, Heitor dos Prazeres reivindica também parte de Ora Vejam Só e, por isso, compõe em parceria com Ignacio G. Loyola um samba criticando a atitude de Sinhô com o sugestivo título Rei dos Meus Sambas, gravado em 1929. O compositor carioca reconhece indiretamente a participação de Heitor dos Prazeres na melodia ao se comprometer a pagar os direitos pelo trecho, sem, no entanto, nunca tê-lo feito.

Do ponto de vista musical, Gosto que Me Enrosco revela um momento importante de transição da canção popular. Seu ritmo saltitante e sua letra jocosa apresentam um perfil “amaxixado”, muito comum nas canções destinadas ao teatro musicado. Mas, a primeira gravação de Mário Reis, em 1928, acompanhada apenas por dois violões, é mais contida, e seu canto falado aproxima-se do samba moderno. Inclusive a indicação do gênero no selo do disco procura identificá-la com o samba. Porém, na segunda gravação do cantor, realizada em 1951, com arranjo de Radamés Gnatalli (1906-1988), retoma-se o perfil “amaxixado”, com forte presença de metais e uma interpretação vigorosa.

Estes “sambas amaxixados” dos quais Sinhô é um dos principais compositores funcionaram como uma espécie de filtragem da produção musical do período e foram importantes para a decantação do que ficaria conhecido como marchinha e samba carnavalesco. De acordo com a historiografia da música popular, canções como Gosto que Me Enrosco, apesar de algumas formulações um pouco mais modernas, correspondem ainda à fase precursora do samba urbano, apresentando um estilo antigo de compor, mais próximo do maxixe. As formas modernas de samba se instituem somente a partir da década de 1930, e se revelam principalmente nas canções de Noel Rosa (1910-1937) e da turma de músicos do bairro Estácio de Sá.

Além dos registros citados, a canção é gravada por Ivon Curi (1928-1995), K-Ximbinho (1917-1980), Carlos Galhardo (1913-1985), Roberto Silva (1920-2012), Paulinho Nogueira (1929-2002), Gilberto Alves (1915-1992), Roberto Fioravante, Altamiro Carrilho (1924-2012), Paulo Tapajós (1913-1990), Turma da Pilantragem, Silvio Santos e Seus Colegas de Trabalho e Beto Barbosa (1955).

GOSTO que Me Enrosco. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra43830/gosto-que-me-enrosco>. Acesso em: 04 de Ago. 2018. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7



Estamos Esperando
Mário Reis




Estamos esperando
Vem logo escutar
O samba que fizemos pra te dar
A rua adormeceu
E nós vamos cantar
Aquilo que é só teu
Que nos faz penar

Da tua voz tirei a melodia
E a harmonia eu fiz com teu olhar
Já estava perdendo a paciência
Quando roubei a cadência
Do teu modo de pisar
(Chega à janela...)

E este samba que fiz de parceria
Depois de feito não é dele nem é meu
Escuta o violão que está gemendo
Tuas cordas vão dizendo
Que este samba é só teu
(Até amanhã...)
Composição: Noel Rosa



Esquina da Vida
Mário Reis




É na esquina da vida
Que assisto à descida
De quem subiu...

Faço o confronto
Entre o malandro pronto
E o otário
Que nasceu pra milionário

E na esquina da vida
Observo o valor
Que o homem dá à mulher e ao amor
E é por isso que ela
Em qualquer situação
Zomba da gente, sempre cheia de razão

É na esquina da vida
Que espero ver você
Estendendo a mão
E implorando
Já desiludida
O meu perdão
Para eu dizer que não
Composição: Francisco De Queirós 1933 / Noel Rosa



Referências

https://youtu.be/rQtuZjmvZ3w
https://www.youtube.com/watch?v=rQtuZjmvZ3w
https://youtu.be/bFkgLyfRxqs
https://www.oantagonista.com/brasil/cabo-dacioclo-oficializa-candidatura/
https://www.oantagonista.com/brasil/alckmin-fala-ao-eleitorado-feminino-ana-amelia-e-vice-dos-sonhos/
https://www.oantagonista.com/brasil/volta-por-cima/
https://pbs.twimg.com/profile_images/759021393270931456/WYXH4uJU_bigger.jpg
https://www.oantagonista.com/brasil/janaina-diz-que-nao-sera-vice-de-bolsonaro/
https://youtu.be/QcQ3v1JrSwQ
https://www.letras.mus.br/zeca-pagodinho/gosto-que-me-enrosco/
https://youtu.be/2xPatwDRlPY
https://www.letras.mus.br/mario-reis/1127091/
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra43830/gosto-que-me-enrosco>. Acesso em: 04 de Ago. 2018. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
https://youtu.be/cZNFvdL4xXc
https://www.letras.mus.br/mario-reis/1242291/#radio:mario-reis
https://youtu.be/y-e7fWaA3uU
https://www.letras.mus.br/mario-reis/1242290/#radio:mario-reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário