quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Ah, se todo mundo soubesse


“Não dava mole à tua pessoa”


“O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.”
Santo Agostinho




DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE

Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.



Se Eu Soubesse (part. Thais Gulin)
Chico Buarque



Ah, se eu soubesse não andava na rua
Perigos não corria
Não tinha amigos, não bebia, já não ria à toa
Não ia enfim
Cruzar contigo jamais

Ah, se eu pudesse te diria, na boa
Não sou mais uma das tais
Não vivo com a cabeça na lua
Nem cantarei: eu te amo demais
Casava com outro, se fosse capaz

Mas acontece que eu saí por aí
E aí, larari, lairiri

Ah, se eu soubesse nem olhava a lagoa
Não ia mais à praia
De noite não gingava a saia, não dormia nua
Pobre de mim
Sonhar contigo, jamais

Ah, se eu pudesse não caía na tua
Conversa mole, outra vez
Não dava mole à tua pessoa
Te abandonava prostrado a meus pés
Fugia nos braços de um outro rapaz

Mas acontece que eu sorri para ti
E aí, larari, lairiri
Pom, pom, pom..

Ah, se eu soubesse nem olhava a lagoa
Não ia mais à praia
De noite não gingava a saia, não dormia nua
Pobre de mim
Sonhar contigo, jamais

Ah, se eu pudesse não caía na tua
Conversa mole, outra vez
Não dava mole à tua pessoa
Te abandonava prostrado a meus pés
Fugia nos braços de um outro rapaz

Mas acontece que eu sorri para ti
E aí, larari, lairiri
Composição: Chico Buarque


“Se a gente grande soubesse
o que consegue a voz mansa
como ela cai feito prece
e vira flor, num coração de criança.”


“Todo mundo” x “Todo o mundo”?
JUNHO 29, 2016 / ADMIN
 


Todo o mundo

“Segundo Domingos Paschoal Cegalla, no Dicionário de dificuldades da língua portuguesa (link para outro site), as duas formas são corretas e têm o mesmo significado, mas que é preferível utilizar “todo o mundo”.
Isso ocorre, porque o uso do artigo definido “o” dá a ideia de inteireza e totalidade.
ex: Todo o mundo = O mundo inteiro.

Já a expressão sem artigo, passa a impressão de conjunto, de grupo.
ex: Todo mundo = Vários mundos.

Então, o melhor caminho, na minha opinião, é utilizar a expressão “todo o mundo”.

Artigo definido
O artigo tem um função essencial de indicar se estamos falando de algo preciso ou de algo genérico. No primeiro caso, utilizamos o artigo definido. Já no segundo, o indefinido ou não usamos artigo algum.”


Se a Gente Grande Soubesse
Billy Blanco


SE A GENTE GRANDE SOUBESSE - PEQUENOS CANTORES DE BELO HORIZONTE


Se a gente grande soubesse
o que consegue a voz mansa
como ela cai feito prece
e vira flor,num coração de criança.
A gente grande, que tira
o meu brinquedo da mão
tirou de um músico a lira
interrompeu a canção.
De tanto não que eu escuto
o não eu vivo a dizer
eu não sossego um minuto
é natural
eu não parei de viver.
A gente apenas repete
tudo que escuta e que vê
Pois gente grande eu queria
ser um dia todo igualzinho a você.
Se a gente grande soubesse (quanta paz,)
o que consegue a voz mansa, (o bem que faz,)
como ela cai feito prece
e vira flor,
num coração de criança.
A gente grande, que tira (sem pensar,)
o meu brinquedo da mão, (me faz chorar)
tirou de um músico a lira, (sem saber,)
interrompeu a canção.
De tanto não que eu escuto (Não e não,)
o não eu vivo a dizer, (que confusão,)
eu não sossego um minuto
é natural
eu não parei de viver.
A gente apenas repete (tal e qual,)
tudo que escuta e que vê, (não leve a mal,)
Pois gente grande eu queria
ser um dia
todo igualzinho a você.

Se a gente grande soubesse
o que consegue a voz mansa
como ela cai feito prece
e vira flor,num coração de criança.
A gente grande, que tira
o meu brinquedo da mão
tirou de um músico a lira
interrompeu a canção.
De tanto não que eu escuto
o não eu vivo a dizer
eu não sossego um minuto
é natural
eu não parei de viver.
A gente apenas repete
tudo que escuta e que vê
Pois gente grande eu queria
ser um dia todo igualzinho a você.
Se a gente grande soubesse (quanta paz,)
o que consegue a voz mansa, (o bem que faz,)
como ela cai feito prece
e vira flor,
num coração de criança.
A gente grande, que tira (sem pensar,)
o meu brinquedo da mão, (me faz chorar)
tirou de um músico a lira, (sem saber,)
interrompeu a canção.
De tanto não que eu escuto (Não e não,)
o não eu vivo a dizer, (que confusão,)
eu não sossego um minuto
é natural
eu não parei de viver.
A gente apenas repete (tal e qual,)
tudo que escuta e que vê, (não leve a mal,)
Pois gente grande eu queria
ser um dia
todo igualzinho a você.

SE A GENTE GRANDE SOUBESSE - QUARTETO EM CY

Referências 
https://www.pensador.com/autor/santo_agostinho/
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/l10406.htm
https://youtu.be/M7Ej1bSIMzs
https://www.letras.mus.br/chico-buarque/1925832/
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiw21-NTkLzAt9yco1c1Upem4cfdGrFsKF058DVBwb68bEXC_sv5x-jk_vMwwYGi7Ub4LlVA8-UU7QontbeyDeDFCG9o70fgSf7sip0ygt3-0uW7N0_o5Hb8WdNGc98R9JdyCWU9kCooPU/s640/asteroide.jpg
https://clubedoportugues.com.br/todo-mundo-x-todo-o-mundo/https://youtu.be/-25pOfNFtU0
https://www.cifraclub.com.br/billy-blanco/608621/letra/
https://youtu.be/ftg8C0Q0O_0

Nenhum comentário:

Postar um comentário