...charlatanismo mesmo?
“Nenhum
servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou
se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”
Lucas 16:13
Lucas 16:13
“Da
política maniqueísta do PT surgem dois Brasis antagônicos. Os petistas
construíram a ideia de que o povo brasileiro é separado por ricos e poderosos
que desde sempre exploram o povo, de um lado, e por uma massa de pobres e
oprimidos, de outro. Os opressores são todos aqueles que não são petistas.
Trata-se de uma visão simplista do país. Prova disso é que muitos integrantes
da elite, alguns dos quais estão entre os mais ricos do Brasil, são
visceralmente ligados ao PT, como ficou comprovado nas investigações de
corrupção na Petrobras.” O PT do Poder – Entrevista com José de Souza Martins –Revista Veja
“No
caso brasileiro, a ruptura teve início antes da queda do muro de Berlim, em
1989, com a crise da ditadura, ela própria um dos produtos da Guerra Fria. E,
também, com manifestações das oposições ao regime em favor de uma nova ordem
política, que culminaria com o fim da ditadura militar em 1985.
“O
surgimento do PT, em 1980, ainda no quadro da polarização ideológica
capitalismo-comunismo, já expressava, no entanto, o advento da nova ordem
mundial, ainda que nos quadros mentais da cultura da polarização dicotômica
entre direita e esquerda.
“A
nova realidade política pautada não por novas categorias interpretativas, mas
por aquelas da realidade que perecia.
“Um
caso de falsa consciência e mesmo de demora cultural, como diziam antigamente
os antropólogos para situar e explicar as mudanças sociais não compreendidas
por seus próprios agentes.
“É
por aí que se entende que o PT tenha inventado sua própria “direita” para
continuar decifrando a política no marco obsoleto da guerra fria,
historicamente superada: definiu como “de direita” todos os partidos e todas as
pessoas que não estivessem alinhados com o petismo.
“Autoproclamou-se
“a esquerda” sem sê-lo, aglutinação e síntese que veio a ser de diferentes
grupos políticos, em boa parte, no passado, eram pela esquerda definidos como
de direita.” José de Souza Martins, Sociólogo, 77 anos. ‘Do PT das lutas sociais ao PT do poder’, p. 12. Editora Contexto,
São Paulo, 2016.
24/06/2002 - 16h27
Leia íntegra da carta de Lula para
acalmar o mercado financeiro
da Folha
Online
O
candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, leu no
sábado passado (22), durante encontro sobre o programa de governo do partido,
uma carta na qual culpa a política econômica do governo federal pela crise
financeira.
Lula
se disse disposto a discutir com o presidente Fernando Henrique Cardoso uma
agenda de resposta à crise.
Abaixo, a íntegra da carta:
"Carta
ao povo brasileiro
O
Brasil quer mudar. Mudar para crescer, incluir, pacificar. Mudar para
conquistar o desenvolvimento econômico que hoje não temos e a justiça social
que tanto almejamos. Há em nosso país uma poderosa vontade popular de encerrar
o atual ciclo econômico e político.
Se
em algum momento, ao longo dos anos 90, o atual modelo conseguiu despertar
esperanças de progresso econômico e social, hoje a decepção com os seus
resultados é enorme. Oito anos depois, o povo brasileiro faz o balanço e
verifica que as promessas fundamentais foram descumpridas e as esperanças
frustradas.
Nosso
povo constata com pesar e indignação que a economia não cresceu e está muito
mais vulnerável, a soberania do país ficou em grande parte comprometida, a
corrupção continua alta e, principalmente, a crise social e a insegurança
tornaram-se assustadoras.
O
sentimento predominante em todas as classes e em todas as regiões é o de que o
atual modelo esgotou-se. Por isso, o país não pode insistir nesse caminho, sob
pena de ficar numa estagnação crônica ou até mesmo de sofrer, mais cedo ou mais
tarde, um colapso econômico, social e moral.
O
mais importante, no entanto, é que essa percepção aguda do fracasso do atual
modelo não está conduzindo ao desânimo, ao negativismo, nem ao protesto
destrutivo.
Ao
contrário: apesar de todo o sofrimento injusto e desnecessário que é obrigada a
suportar, a população está esperançosa, acredita nas possibilidades do país,
mostra-se disposta a apoiar e a sustentar um projeto nacional alternativo, que
faça o Brasil voltar a crescer, a gerar empregos, a reduzir a criminalidade, a
resgatar nossa presença soberana e respeitada no mundo.
A
sociedade está convencida de que o Brasil continua vulnerável e de que a
verdadeira estabilidade precisa ser construída por meio de corajosas e
cuidadosas mudanças que os responsáveis pelo atual modelo não querem
absolutamente fazer.
A
nítida preferência popular pelos candidatos de oposição que têm esse conteúdo
de superação do impasse histórico nacional em que caímos, de correção dos rumos
do país.
A
crescente adesão à nossa candidatura assume cada vez mais o caráter de um movimento
em defesa do Brasil, de nossos direitos e anseios fundamentais enquanto nação
independente.
Lideranças
populares, intelectuais, artistas e religiosos dos mais variados matizes
ideológicos declaram espontaneamente seu apoio a um projeto de mudança do
Brasil.
Prefeitos
e parlamentares de partidos não coligados com o PT anunciam seu apoio. Parcelas
significativas do empresariado vêm somar-se ao nosso projeto. Trata-se de uma
vasta coalizão, em muitos aspectos suprapartidária, que busca abrir novos horizontes
para o país.
O
povo brasileiro quer mudar para valer. Recusa qualquer forma de continuísmo,
seja ele assumido ou mascarado. Quer trilhar o caminho da redução de nossa
vulnerabilidade externa pelo esforço conjugado de exportar mais e de criar um
amplo mercado interno de consumo de massas.
Quer
abrir o caminho de combinar o incremento da atividade econômica com políticas
sociais consistentes e criativas. O caminho das reformas estruturais que de
fato democratizem e modernizem o país, tornando-o mais justo, eficiente e, ao
mesmo tempo, mais competitivo no mercado internacional.
O
caminho da reforma tributária, que desonere a produção. Da reforma agrária que
assegure a paz no campo. Da redução de nossas carências energéticas e de nosso
déficit habitacional. Da reforma previdenciária, da reforma trabalhista e de
programas prioritários contra a fome e a insegurança pública.
O
PT e seus parceiros têm plena consciência de que a superação do atual modelo,
reclamada enfaticamente pela sociedade, não se fará num passe de mágica, de um
dia par ao outro. Não há milagres na vida de um povo e de um país.
Será
necessária uma lúcida e criteriosa transição entre o que temos hoje e aquilo
que a sociedade reivindica. O que se desfez ou se deixou de fazer em oito anos
não será compensado em oito dias.
O
novo modelo não poderá ser produto de decisões unilaterais do governo, tal como
ocorre hoje, nem será implementado por decreto, de modo voluntarista. Será
fruto de uma ampla negociação nacional, que deve conduzir a uma autêntica
aliança pelo país, a um novo contrato social, capaz de assegurar o crescimento
com estabilidade.
Premissa
dessa transição será naturalmente o respeito aos contratos e obrigações do
país. As recentes turbulências do mercado financeiro devem ser compreendidas
nesse contexto de fragilidade do atual modelo e de clamor popular pela sua
superação.
À
parte manobras puramente especulativas, que sem dúvida existem, o que há é uma
forte preocupação do mercado financeiro com o mau desempenho da economia e com
sua fragilidade atual, gerando temores relativos à capacidade de o país
administrar sua dívida interna e externa. É o enorme endividamento público
acumulado no governo Fernando Henrique Cardoso que preocupa os investidores.
Trata-se
de uma crise de confiança na situação econômica do país, cuja responsabilidade
primeira é do atual governo. Por mais que o governo insista, o nervosismo dos
mercados e a especulação dos últimos dias não nascem das eleições.
Nascem,
sim, da graves vulnerabilidades estruturais da economia apresentadas pelo
governo, de modo totalitário, como o único caminho possível para o Brasil. Na
verdade, há diversos países estáveis e competitivos no mundo que adotaram
outras alternativas.
Não
importa a quem a crise beneficia ou prejudica eleitoralmente, pois ela
prejudica o Brasil. O que importa é que ela precisa ser evitada, pois causará
sofrimento irreparável para a maioria da população. Para evitá-la, é preciso
compreender que a margem de manobra da política econômica no curto prazo é
pequena.
O
Banco Central acumulou um conjunto de equívocos que trouxeram perdas às
aplicações financeiras de inúmeras famílias. Investidores não especulativos,
que precisam de horizontes claros, ficaram intranquilos. E os especuladores
saíram à luz do dia, para pescar em águas turvas.
Que
segurança o governo tem oferecido à sociedade brasileira? Tentou aproveitar-se
da crise para ganhar alguns votos e, mais uma vez, desqualificar as oposições,
num momento em que é necessário tranquilidade e compromisso com o Brasil.
Como
todos os brasileiros, quero a verdade completa. Acredito que o atual governo
colocou o país novamente em um impasse. Lembrem-se todos: em 1998, o governo,
para não admitir o fracasso do seu populismo cambial, escondeu uma informação
decisiva. A de que o real estava artificialmente valorizado e de que o país
estava sujeito a um ataque especulativo de proporções inéditas.
Estamos
de novo atravessando um cenário semelhante. Substituímos o populismo cambial
pela vulnerabilidade da âncora fiscal. O caminho para superar a fragilidade das
finanças públicas é aumentar e melhorar a qualidade das exportações e promover
uma substituição competitiva de importações no curto prazo.
Aqui
ganha toda a sua dimensão de uma política dirigida a valorizar o agronegócio e
a agricultura familiar. A reforma tributária, a política alfandegária, os
investimentos em infra-estrutura e as fontes de financiamento públicas devem
ser canalizadas com absoluta prioridade para gerar divisas.
Nossa
política externa deve ser reorientada para esse imenso desafio de promover
nossos interesses comerciais e remover graves obstáculos impostos pelos países
mais ricos às nações em desenvolvimento.
Estamos
conscientes da gravidade da crise econômica. Para resolvê-la, o PT está
disposto a dialogar com todos os segmentos da sociedade e com o próprio
governo, de modo a evitar que a crise se agrave e traga mais aflição ao povo
brasileiro.
Superando
a nossa vulnerabilidade externa, poderemos reduzir de forma sustentada a taxa de
juros. Poderemos recuperar a capacidade de investimento público tão importante
para alavancar o crescimento econômico.
Esse
é o melhor caminho para que os contratos sejam honrados e o país recupere a
liberdade de sua política econômica orientada para o desenvolvimento
sustentável.
Ninguém
precisa me ensinar a importância do controle da inflação. Iniciei minha vida
sindical indignado com o processo de corrosão do poder de comprar dos salários
dos trabalhadores.
Quero
agora reafirmar esse compromisso histórico com o combate à inflação, mas
acompanhado do crescimento, da geração de empregos e da distribuição de renda,
construindo um Brasil mais solidário e fraterno, um Brasil de todos.
A
volta do crescimento é o único remédio para impedir que se perpetue um círculo
vicioso entre metas de inflação baixas, juro alto, oscilação cambial brusca e
aumento da dívida pública.
O
atual governo estabeleceu um equilíbrio fiscal precário no país, criando
dificuldades para a retomada do crescimento. Com a política de sobrevalorização
artificial de nossa moeda no primeiro mandato e com a ausência de políticas
industriais de estímulo à capacidade produtiva, o governo não trabalhou como
podia para aumentar a competitividade da economia.
Exemplo
maior foi o fracasso na construção e aprovação de uma reforma tributária que
banisse o caráter regressivo e cumulativo dos impostos, fardo insuportável para
o setor produtivo e para a exportação brasileira.
A
questão de fundo é que, para nós, o equilíbrio fiscal não é um fim, mas um
meio. Queremos equilíbrio fiscal para crescer e não apenas para prestar contas
aos nossos credores.
Vamos
preservar o superávit primário o quanto for necessário para impedir que a
dívida interna aumente e destrua a confiança na capacidade do governo de honrar
os seus compromissos.
Mas
é preciso insistir: só a volta do crescimento pode levar o país a contar com um
equilíbrio fiscal consistente e duradouro. A estabilidade, o controle das
contas públicas e da inflação são hoje um patrimônio de todos os brasileiros.
Não são um bem exclusivo do atual governo, pois foram obtidos com uma grande
carga de sacrifícios, especialmente dos mais necessitados.
O
desenvolvimento de nosso imenso mercado pode revitalizar e impulsionar o
conjunto da economia, ampliando de forma decisiva o espaço da pequena e da
microempresa, oferecendo ainda bases sólidas par ampliar as exportações.
Para
esse fim, é fundamentar a criação de uma Secretaria Extraordinária de Comércio
Exterior, diretamente vinculada à Presidência da República.
Há
outro caminho possível. É o caminho do crescimento econômico com estabilidade e
responsabilidade social. As mudanças que forem necessárias serão feitas
democraticamente, dentro dos marcos institucionais.
Vamos
ordenar as contas públicas e mantê-las sob controle. Mas, acima de tudo, vamos
fazer um compromisso pela produção, pelo emprego e por justiça social.
O
que nos move é a certeza de que o Brasil é bem maior que todas as crises. O
país não suporta mais conviver com a idéia de uma terceira década perdidas.
O
Brasil precisa navegar no mar aberto do desenvolvimento econômico e social. É
com essa convicção que chamo todos os que querem o bem do Brasil a se unirem em
torno de um programa de mudanças corajosas e responsáveis.
Luiz
Inácio Lula da Silva
São
Paulo, 22 de junho de 2002"
Jesus
utilizou histórias do dia-a-dia para ensinar lições espirituais. Já que as
pessoas entendem bem as coisas materiais, fica mais fácil para elas entenderem
princípios do reino do céu através da comparação. Uma destas parábolas mais
interessantes, e talvez a mais chocante, é a registrada em Lucas 16:1-13. Este
relato utiliza uma pessoa mundana e corrupta para ensinar aplicações aos
discípulos cristãos.
A
História
"Jesus
disse aos seus discípulos: ‘O administrador de um homem rico foi acusado de
estar desperdiçando os seus bens. Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é
isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração,
porque você não pode continuar sendo o administrador’" (Lucas
16:1-2). Este homem foi acusado de ter administrado mal os bens do seu senhor e
ia ser demitido logo. Por isso, ele teria que entregar um relatório das contas,
das dívidas, etc. Ele estava enfrentando um problema sério, que analisou da
seguinte forma:
"O
administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei?
Para cavar não tenho força e tenho vergonha de mendigar... Já sei o que vou
fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas
casas’. Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao
primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor?’ ‘Cem potes de azeite’, respondeu
ele. O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva
cinqüenta’. A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve?’ ‘Cem
tonéis de trigo’, respondeu ele. Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva
oitenta’" (Lucas 16:3-7). Depois de refletir, este administrador
inventou um plano para reduzir as dívidas que as pessoas tinham com o patrão.
Ele usou o pouco tempo que restava antes de entregar as contas para arrumar
acordos com cada um dos devedores. Deste modo, depois de perder o emprego,
várias pessoas ficariam devendo alguma coisa a ele e dariam do que ele
precisasse durante a época de seu desemprego. Ele aproveitou o presente, embora
de modo desonesto, para providenciar pelo seu futuro.
As
Aplicações Principais
A
principal lição que Jesus tirou desta história é chocante. "O senhor
elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos
deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz" (Lucas
16:8). É evidente que Jesus não apoia desonestidade por parte dos seus servos,
mas ele observa como o mundo está melhor servido por seus servos, do que Cristo
pelos dele. As metas são totalmente opostas, mas os mundanos são mais diligentes
em cuidar de seus corpos do que os cristãos em cuidar das suas almas. Esta
comparação é bem interessante e edificante.
Previsão
Este
administrador desonesto refletiu bem em como seria o futuro depois de perder o
emprego atual. Pessoas do mundo sempre planejam o futuro valendo-se de seguros,
investimentos, escola, previsões do mercado, etc. Será que os cristãos estão
igualmente atentos ao futuro? Vamos perder nossa posição nesta vida e
precisamos nos preparar bem para o futuro. O problema que cristãos enfrentam,
às vezes, é visão curta. Pensamos demais no imediato, mas é imperativo que
usemos as oportunidades atuais para conseguir amigos depois desta vida. Não nos
deixemos ficar distraídos pelas preocupações e interesses de hoje, mas
focalizemos sempre no lar eterno que almejamos.
Realismo
O
administrador infiel percebeu a seriedade da sua situação. Ele não chorou, nem
se lamentou, mas encarou as realidades e começou a se preparar. Nós, às vezes,
queixamo-nos da dificuldade dos mandamentos do Senhor e das frustrações com
nossas situações, mas precisamos enfrentar os fatos de modo corajoso e
decisivo. Não temos como mudar os fatos. Quer gostemos, quer não, vamos lidar
com a verdade dos eventos vindouros. O mundo celestial não tem lugar para
chorões.
Prontidão
Este
servo agiu na hora. Ele foi bem decisivo aproveitando o pouco tempo que restava
sem demorar para nada. Ele utilizou as oportunidades que estavam na mão para
preparar casas futuras. Nosso problema muitas vezes é que adiamos demais as
coisas que devemos fazer. Sempre temos boas intenções e pretendemos mudar um
dia, mas esse dia nunca chega. Este supervisor entendeu que logo perderia seu
emprego e por isso não demorou nenhum minuto. Se soubéssemos com certeza que
nossa vida findaria daqui a um ano, mudaríamos alguma coisa? De fato, Cristo é
capaz de voltar em menos de um ano, ou poderíamos morrer antes disso. Se
estivermos pretendendo fazer mudanças um dia, esse dia chegou; mudemos agora.
Zelo
Este
administrador chamou não alguns, mas todos os devedores do seu senhor. Ele
queria garantir bem seu futuro. No mundo, as pessoas trabalham sem cansaço para
ganhar mais dinheiro ou posições mais altas. Elas sempre querem ganhar mais um
real, e nunca pensam que têm o bastante. Do mesmo modo atletas se esforçam ao
máximo em perseguir suas metas. Eles nunca decidem que não querem ganhar mais
campeonatos. Devemos nos esforçar mais ainda, visto que nossa meta é bem mais
importante e atraente. É chocante observar que os mundanos se esforçam mais
para ganhar o mundo do que os discípulos para ganhar o céu. Que lástima! É
insensato perseguir as metas cristãs pelo meio termo.
glos.sá.rio
sm (lat glossariu) 1 Livro ou vocabulário em que se dá a explicação de palavras obscuras ou desusadas. 2 Dicionário de termos técnicos de uma arte ou ciência.3 Resenha alfabética.
sm (lat glossariu) 1 Livro ou vocabulário em que se dá a explicação de palavras obscuras ou desusadas. 2 Dicionário de termos técnicos de uma arte ou ciência.3 Resenha alfabética.
Desonestidade
de.so.nes.ti.da.de
sf (desonesto+dade) 1 Falta de honestidade. 2 Impudicícia, obscenidade. 3Ação ou palavra que ofende a moral.
sf (desonesto+dade) 1 Falta de honestidade. 2 Impudicícia, obscenidade. 3Ação ou palavra que ofende a moral.
Oportunismo
o.por.tu.nis.mo
sm (oportuno+ismo) 1 Polít Tendência a sacrificar os princípios, para transigir com as circunstâncias e acomodar-se a elas. 2 Habilidade em procurar ocasiões oportunas para bons lances, em certos jogos esportivos.
sm (oportuno+ismo) 1 Polít Tendência a sacrificar os princípios, para transigir com as circunstâncias e acomodar-se a elas. 2 Habilidade em procurar ocasiões oportunas para bons lances, em certos jogos esportivos.
Cinismo
ci.nis.mo
sm (gr kynismós) 1 Sistema filosófico dos cínicos. 2 Descaramento, desfaçatez, desvergonha, impudência. Antôns (acepção 2): candura, reserva, pudor.
sm (gr kynismós) 1 Sistema filosófico dos cínicos. 2 Descaramento, desfaçatez, desvergonha, impudência. Antôns (acepção 2): candura, reserva, pudor.
Ou
ou
conj (lat aut) 1 Une palavras ou orações que exprimem ideias alternadas: Ou vai, ou fica sem dinheiro. 2 Nas interrogações exprime um estado de hesitação ou incerteza: Deverei prestar exame, ou não? 3 Conjunção explicativa: equivalente a de outra maneira, isto é, por outra forma ou modo: Edificar, ou construir, uma casa.
conj (lat aut) 1 Une palavras ou orações que exprimem ideias alternadas: Ou vai, ou fica sem dinheiro. 2 Nas interrogações exprime um estado de hesitação ou incerteza: Deverei prestar exame, ou não? 3 Conjunção explicativa: equivalente a de outra maneira, isto é, por outra forma ou modo: Edificar, ou construir, uma casa.
Charlatanismo
char.la.ta.nis.mo
sm (charlatão+ismo) 1 Charlatanaria, impostura. 2 Dir Crime que consiste em inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível.
sm (charlatão+ismo) 1 Charlatanaria, impostura. 2 Dir Crime que consiste em inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível.
Mesmo
mes.mo
adj e pron (lat vulg *met ipsimu) 1 Não outro, o próprio. 2 Exatamente igual.3 Análogo, parecido, semelhante. 4 Que não apresenta mudança; não alterado, invariável. sm 1 A mesma coisa: Conosco aconteceu o mesmo. 2 Aquilo que não importa ou que é indiferente: Chova ou faça sol, para mim é o mesmo. 3Indivíduo que não apresenta mudança no caráter ou na aparência: Estás sempre o mesmo. 4 Ligando duas orações com o verbo ser, significa simultaneidade: "Era o mesmo ver a um destes e entrar logo em sanha" (Gonçalves Dias, ap Laudelino Freire). adv 1 Exatamente, justamente: Partiu mesmo neste instante. 2 Ainda, até: Mesmo os santos tiveram suas fraquezas. Assim mesmo: ainda assim; entretanto.
adj e pron (lat vulg *met ipsimu) 1 Não outro, o próprio. 2 Exatamente igual.3 Análogo, parecido, semelhante. 4 Que não apresenta mudança; não alterado, invariável. sm 1 A mesma coisa: Conosco aconteceu o mesmo. 2 Aquilo que não importa ou que é indiferente: Chova ou faça sol, para mim é o mesmo. 3Indivíduo que não apresenta mudança no caráter ou na aparência: Estás sempre o mesmo. 4 Ligando duas orações com o verbo ser, significa simultaneidade: "Era o mesmo ver a um destes e entrar logo em sanha" (Gonçalves Dias, ap Laudelino Freire). adv 1 Exatamente, justamente: Partiu mesmo neste instante. 2 Ainda, até: Mesmo os santos tiveram suas fraquezas. Assim mesmo: ainda assim; entretanto.
?
Nenhuma
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Futuro
fu.tu.ro
adj (lat futuru) 1 Que há de vir a ser. 2 Que está para ser ou acontecer. sm 1O que há de suceder depois do presente. 2 Gram Tempo dos verbos que designa uma ação que está por vir. 3 Noivo, homem que está para se casar (com referência à noiva). 4 Destino, fado. 5 Posteridade. 6 Bem-estar: Cuidar do futuro dos filhos. 7 Probabilidade ou possibilidade de progredir: Homem sem futuro. De futuro: de ora em diante. Ter futuro: ser prometedor, ter probabilidade de progresso.
adj (lat futuru) 1 Que há de vir a ser. 2 Que está para ser ou acontecer. sm 1O que há de suceder depois do presente. 2 Gram Tempo dos verbos que designa uma ação que está por vir. 3 Noivo, homem que está para se casar (com referência à noiva). 4 Destino, fado. 5 Posteridade. 6 Bem-estar: Cuidar do futuro dos filhos. 7 Probabilidade ou possibilidade de progredir: Homem sem futuro. De futuro: de ora em diante. Ter futuro: ser prometedor, ter probabilidade de progresso.
Retomada
re.to.ma.da
sf 1 Ação de retomar. 2 Reconquista. 3 Reaquisição.
sf 1 Ação de retomar. 2 Reconquista. 3 Reaquisição.
Mudança
mu.dan.ça
sf (mudar+ança) 1 Ação ou efeito de mudar. 2 Ação ou efeito de fazer passar ou transportar alguém ou alguma coisa de um lugar para outro. 3 Os móveis que se mudam. 4 Variação das coisas de um estado para outro. 5 Modificação ou alteração de sentimentos ou atitudes. 6 Alteração, modificação, variação. 7Substituição. 8 Mec O mesmo que câmbio de velocidade. sf pl LingTransformações que se verificaram numa língua ao longo do tempo e constituem a sua história. M. de estado: passagem de uma substância de um estado físico (sólido, líquido, gasoso) a outro. M. de velocidade: a) o mesmo que câmbio de velocidade; b) alteração da velocidade mediante o câmbio de velocidade.
sf (mudar+ança) 1 Ação ou efeito de mudar. 2 Ação ou efeito de fazer passar ou transportar alguém ou alguma coisa de um lugar para outro. 3 Os móveis que se mudam. 4 Variação das coisas de um estado para outro. 5 Modificação ou alteração de sentimentos ou atitudes. 6 Alteração, modificação, variação. 7Substituição. 8 Mec O mesmo que câmbio de velocidade. sf pl LingTransformações que se verificaram numa língua ao longo do tempo e constituem a sua história. M. de estado: passagem de uma substância de um estado físico (sólido, líquido, gasoso) a outro. M. de velocidade: a) o mesmo que câmbio de velocidade; b) alteração da velocidade mediante o câmbio de velocidade.
Palavras, Plural
pa.la.vra
sf (gr parabolé, pelo lat) 1 Conjunto de sons articulados, de uma ou mais sílabas, com uma significação. Considerada em seu aspecto material, tem por sinônimo vocábulo; quanto à significação, termo. Col: dicionário, elucidário, léxico, vocabulário (dispostas ordenadamente e explicadas). 2 Vocábulo representado graficamente. 3 Frase ou grupo de palavras. 4 Faculdade de expressar as ideias por meio da voz. 5 Afirmação, asserto, doutrina. 6 Permissão de falar: Sr. Presidente, peço a palavra! 7 Discurso, oração. 8 Promessa verbal: Ele me deu a palavra de que viria. O capitão ficou preso sob palavra. 9 Promessas vagas (no plural): Isso são palavras! Palavra! (interj):afirmação enfática. P. ativa, Inform: palavra, num texto exibido na tela, que ativa alguma função quando o cursor se move sobre ela, ou quando é selecionada. Geralmente é mostrada em cores diferentes, e usada para definir palavras complexas ou ligar um texto a outro. P. cabeluda: obscenidade. P.-chave: a) palavra que resume o significado global de um texto no qual aparece; b) palavra que serve para identificação em um índice. Pl: palavras-chaves epalavras-chave. P. composta, Gram: a formada pela união de dois ou mais elementos. P. de Deus: a Bíblia, as Sagradas Escrituras e as pregações que se fazem para explicá-las. P. de honra! (interj): protesto verbal com que se garante o cumprimento de uma promessa ou a veracidade de alguma coisa. P. de passe: na maçonaria, espécie de ordem que o neófito recebe à entrada do templo antes do início dos trabalhos e que deve transmitir ao ouvido do irmão vigilante. P. de rei: promessa de cujo cumprimento se tem certeza; afirmação incontestável. P. derivada, Gram: a que é formada de outra, que lhe serve de raiz: pedreira (de pedra). P. divina: V palavra de Deus. P. expletiva, Gram: a que, empregada para dar energia, força ou graça à expressão, pode ser suprimida sem que se altere o sentido da frase. P. híbrida, Gram: a formada por elementos provindos de diferentes línguas; por exemplo, sociologia (sócio,do latim, e logia, do grego). P. interrogativa, Gram: a que na oração indica haver interrogação. P. invariável, Gram: a que não admite flexão de gênero, número, grau, modo, tempo ou pessoa. P. primitiva: a que serve de raiz e da qual outra ou muitas outras se derivam: pedra (pedraria, pedreiro, Pedroetc.). P. secreta: na maçonaria, palavra que se impõe aos adeptos e que é enunciada letra por letra; o que é interrogado dá a primeira letra, o que interroga, a segunda, e assim por diante. P. simples, Gram: aquela em cuja formação entra somente um vocábulo. P. variável, Gram: a que exige flexão de acordo com sua relação gramatical: gênero, número, grau, tempo e modo.Cortar a palavra: impedir que continue a falar. Dar a palavra: permitir que fale (presidente de uma assembleia). De palavra: a) puramente verbal; b) que cumpre o que promete. Medir as palavras: tomar cuidado no que diz, falar com prudência e circunspecção. Não dizer palavra: guardar silêncio. Não ter senão uma palavra: ser constante no que ajustou, combinou ou prometeu, haja o que houver. Pedir a palavra: solicitar permissão para falar numa assembleia. Pesar as palavras: o mesmo que medir as palavras. Ter palavra: cumprir o que promete. Ter a palavra: a) frase com que o presidente de uma assembleia declara que chegou a vez de alguém falar; b) convite para alguém tratar de um assunto. Ter a palavra de: haver recebido o compromisso de. Tirar a palavra da boca de alguém: antecipar-se a manifestar o que esta pessoa ia dizer. Usar da palavra: falar numa reunião depois de lhe ter sido dada a palavra pelo presidente.
sf (gr parabolé, pelo lat) 1 Conjunto de sons articulados, de uma ou mais sílabas, com uma significação. Considerada em seu aspecto material, tem por sinônimo vocábulo; quanto à significação, termo. Col: dicionário, elucidário, léxico, vocabulário (dispostas ordenadamente e explicadas). 2 Vocábulo representado graficamente. 3 Frase ou grupo de palavras. 4 Faculdade de expressar as ideias por meio da voz. 5 Afirmação, asserto, doutrina. 6 Permissão de falar: Sr. Presidente, peço a palavra! 7 Discurso, oração. 8 Promessa verbal: Ele me deu a palavra de que viria. O capitão ficou preso sob palavra. 9 Promessas vagas (no plural): Isso são palavras! Palavra! (interj):afirmação enfática. P. ativa, Inform: palavra, num texto exibido na tela, que ativa alguma função quando o cursor se move sobre ela, ou quando é selecionada. Geralmente é mostrada em cores diferentes, e usada para definir palavras complexas ou ligar um texto a outro. P. cabeluda: obscenidade. P.-chave: a) palavra que resume o significado global de um texto no qual aparece; b) palavra que serve para identificação em um índice. Pl: palavras-chaves epalavras-chave. P. composta, Gram: a formada pela união de dois ou mais elementos. P. de Deus: a Bíblia, as Sagradas Escrituras e as pregações que se fazem para explicá-las. P. de honra! (interj): protesto verbal com que se garante o cumprimento de uma promessa ou a veracidade de alguma coisa. P. de passe: na maçonaria, espécie de ordem que o neófito recebe à entrada do templo antes do início dos trabalhos e que deve transmitir ao ouvido do irmão vigilante. P. de rei: promessa de cujo cumprimento se tem certeza; afirmação incontestável. P. derivada, Gram: a que é formada de outra, que lhe serve de raiz: pedreira (de pedra). P. divina: V palavra de Deus. P. expletiva, Gram: a que, empregada para dar energia, força ou graça à expressão, pode ser suprimida sem que se altere o sentido da frase. P. híbrida, Gram: a formada por elementos provindos de diferentes línguas; por exemplo, sociologia (sócio,do latim, e logia, do grego). P. interrogativa, Gram: a que na oração indica haver interrogação. P. invariável, Gram: a que não admite flexão de gênero, número, grau, modo, tempo ou pessoa. P. primitiva: a que serve de raiz e da qual outra ou muitas outras se derivam: pedra (pedraria, pedreiro, Pedroetc.). P. secreta: na maçonaria, palavra que se impõe aos adeptos e que é enunciada letra por letra; o que é interrogado dá a primeira letra, o que interroga, a segunda, e assim por diante. P. simples, Gram: aquela em cuja formação entra somente um vocábulo. P. variável, Gram: a que exige flexão de acordo com sua relação gramatical: gênero, número, grau, tempo e modo.Cortar a palavra: impedir que continue a falar. Dar a palavra: permitir que fale (presidente de uma assembleia). De palavra: a) puramente verbal; b) que cumpre o que promete. Medir as palavras: tomar cuidado no que diz, falar com prudência e circunspecção. Não dizer palavra: guardar silêncio. Não ter senão uma palavra: ser constante no que ajustou, combinou ou prometeu, haja o que houver. Pedir a palavra: solicitar permissão para falar numa assembleia. Pesar as palavras: o mesmo que medir as palavras. Ter palavra: cumprir o que promete. Ter a palavra: a) frase com que o presidente de uma assembleia declara que chegou a vez de alguém falar; b) convite para alguém tratar de um assunto. Ter a palavra de: haver recebido o compromisso de. Tirar a palavra da boca de alguém: antecipar-se a manifestar o que esta pessoa ia dizer. Usar da palavra: falar numa reunião depois de lhe ter sido dada a palavra pelo presidente.
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