sábado, 19 de dezembro de 2015

Mineirinhos

Nossa História


Mineirinho é campeão mundial de surfe





‘A pranchinha já estava bem usada e deteriorada’, lembra Angelo de Souza

por Lauro Neto
19/12/2015 11:01 / Atualizado 19/12/2015 11:18

SÃO PAULO - Filho de uma empregada doméstica e de um estivador aposentados, Mineirinho cresceu numa favela na periferia do Guarujá, a 40 minutos da praia. Foi do irmão Angelo de Souza que herdou o apelido no diminutivo e ganhou a primeira prancha, aos 7 anos, de segunda mão.

— No início, levava ele para surfar com a minha prancha, que era muito grande e pesada. Ele era muito pequeno e não tinha força para surfar com ela. Quando percebi que estava se desenvolvendo e tinha vontade de continuar, ele apareceu com uma pranchinha para comprar de um conhecido na praia. Já estava bem usada, deteriorada. Como éramos muito humildes e tínhamos pouca grana, pesou um pouco, mas decidimos investir R$ 30 para poder auxiliar a trajetória dele — recorda Angelo.

Policial ambiental, Angelo, de 40 anos, tinha 19 na época e estava servindo ao Exército quando usou parte do seu salário para comprar a prancha. Na quinta-feira, estava trabalhando durante a conquista do irmão em Pipeline e não conseguiu assistir ao vivo à dedicatória que Mineirinho fez a ele:

— Estava no policiamento embarcado, soltando jacaré. Durante o serviço, minha esposa e os amigos me mantinham informado pelo Whatsapp. Assim foi até a final. Esse título é o resultado de muito trabalho, não só dele, mas também da família. Veio coroar a trajetória dele e nosso esforço também.

Angelo, que ganhou o apelido de Mineiro na adolescência por ser quieto e falar pouco, continua a pegar onda no Guarujá por lazer nos fins de semana e já surfou em Pipeline a convite do irmão, bem como em outros picos na França e na Espanha. Se Mineirinho se emocionou ao agradecer pelos R$ 30 para a compra da primeira prancha, seu irmão também é muito grato:

— Se algum dia fizemos algo por ele, ele retribuiu cinco vezes mais.


Quinta-feira histórica para Adriano de Souza e Gabriel Medina











MINEIRINHO VIVO OU MORTO 

FILME (Completo 1979)



Nenhum comentário:

Postar um comentário