sábado, 26 de setembro de 2026

Per questo canto e canto te

Gota d'água Bibi Ferreira Já lhe dei meu corpo, minha alegria Já estanquei meu sangue quando fervia Olha a voz que me resta Olha a veia que salta Olha a gota que falta pro desfecho da festa Por favor Deixe em paz meu coração Que ele é um pote até aqui de mágoa E qualquer desatenção, faça não Pode ser a gota dágua
sábado, 26 de setembro de 2026 A falta que faz uma causa comum, por Marco Aurélio Nogueira* O Estado de S. Paulo O País está pedindo uma macrorreforma institucional, tema que não surge em nenhuma das campanhas A oito dias das eleições, o quadro da disputa está congelado. A eleição será, mais uma vez, decidida no photochart, com Lula e Flávio Bolsonaro batendo cabeça na reta final. Atordoado com tantos escândalos e tanta falta de sinalização, o eleitorado não sabe para onde o País irá. Desaprova o governo de Lula, mas não aprova Bolsonaro com ênfase. Tende a rejeitar quem mais o assusta ou incomoda. Voto defensivo, não programático, o que rebaixa a qualidade da disputa. Faltando ideias e propostas claras, sobram manobras eleitoreiras e jogos de cena. Bolsonaro é impulsionado pelo antipetismo, Lula pela “economia do afeto”, como fala o historiador Alberto Aggio. Há medo do continuísmo esgotado de Lula e medo do autoritarismo perverso e mal organizado do bolsonarismo. Os candidatos são completamente diferentes entre si. O governo Lula não é bem avaliado. Sua campanha pela reeleição é pífia, inexpressiva. Mas ele tem conseguido olhar para os mais pobres e resistir ao autoritarismo, sem transigir com a democracia. Já Bolsonaro surge inclinado para a extrema direita, “patriótica” para uns, “entreguista” para outros, sempre com tintas autoritárias e poucas ideias. Fala em “acabar com o sistema”, mas sua meta é aprisionar e desnervar a democracia. Se a escolha é defensiva, o que mais importa é defender a democracia. A que existe por aqui está sendo sabotada pelas manobras de um Legislativo incapaz de conter seus excessos e de um Executivo incapaz de ordenar o sistema de benefícios que corrói as finanças públicas. Tais benefícios, dirigidos às grandes maiorias pobres, tornaram-se com o tempo objeto de cobiça e disputa, chegando até a pessoas que a eles não fazem jus. O Estado brasileiro está emparedado pelo patrimonialismo histórico, pelo corporativismo e pela baixa densidade do republicanismo. Agentes privados, articulados por cima (na política) e por baixo (nos interesses particulares e familiares) aproveitam-se da dispersão e da desatenção da população para impulsionar a criação de inúmeras brechas na gestão pública e orçamentária. Abusam de gastos mal justificados, embolsam parte deles, multiplicam beneficiários de programas sociais, exploram até o osso a falta de consciência cívica da população e o atrito entre os Poderes do Estado. A polarização política e ideológica dá sua contribuição, ao esvaziar a possibilidade de melhores debates e negociações. Ela também funciona por cima e por baixo, produzindo desentendimentos paralisantes, por vezes artificiais. Quando há excesso de “afetos”, também surgem muitos “desafetos”: pessoas que não se sentem incluídas ou que invejam os incluídos. Além disso, benefícios institucionalizados viram direitos, passam a pesar menos nas decisões eleitorais. A polarização se infiltra nesse ambiente. A crise do Supremo Tribunal Federal (STF) deixou evidente que a cultura baseada no favor e nas relações pessoais atingiu o âmago do Estado, escancarando-o para a venalidade e a corrupção. Hoje, a Corte se degradou. Mas, a rigor, tudo o que está instituído claudica e bloqueia qualquer avanço. O sistema não está mais funcionando a contento. O País está pedindo uma macrorreforma institucional, tema que não surge em nenhuma das campanhas. O assunto não é eleitoralmente rentável, mas deveria estar na pauta. Bolsonaro se diz de oposição, mas nada fala a respeito de reformas. Joga atabalhoadamente no ataque. Lula deveria “despetizar” e ampliar sua campanha, de modo a torná-la declaradamente plural e firmemente embebida de saber técnico e científico. O PT está disposto a entregar seus anéis? Chegou a hora de exigirmos uma reforma ampla e profunda, algo que mexa com os arranjos cômodos que se instalaram entre nós. Precisamos de uma causa comum. Não bastará eleger um presidente que proteja a democracia, pois ele governará comendo o pão que o diabo amassou, arando um terreno onde todos os ratos são pardos. E terá pela frente uma sociedade desorganizada, encharcada de uma indignação passiva, de informações contraditórias e de desigualdades, sem lideranças com envergadura política e apoio social. Os venenos da polarização viraram matéria gasosa, estão na corrente sanguínea da sociedade. Continuarão a nos intoxicar mesmo depois de fechadas as urnas. Reformas são processuais. Demandam tempo, ideias, consensos, negociações. O atual sistema está com a língua de fora, mas os interesses que o corroem podem mantêlo vivo por aparelhos. Precisará ser pressionado e confrontado com uma nova e vigorosa ideia de país. Crises e fins de ciclos também abrem janelas de oportunidades. Onde estarão as frestas pelas quais descortinaremos um novo futuro? Necessitamos de normas universais, instituições zelosas de suas funções, equalização dos poderes, contenção dos interesses e dos beneficiários de apoios estatais não sustentáveis. Ainda não temos o combustível necessário para projetar uma reforma desse porte. Carecemos de articulações democráticas, lideranças consistentes e uma causa comum como guia. *Professor titular de teoria política da Unesp
html

O Eco dos Festivais: Entre o Desencanto de 1968 e a Apatia de 2026


O ano de 1968 inscreveu-se na memória global como o epicentro de uma fratura geracional e política. Enquanto as ruas de Paris, Praga e Rio de Janeiro ferviam sob o signo da contestação e do confronto direto com as estruturas de poder, a Itália vivia o seu próprio Sessantotto — um período de intensas greves operárias, ocupações universitárias e questionamento radical dos valores burgueses. Ironicamente, foi nesse mesmo ano de convulsão que a melancolia intimista de "Canzone Per Te", interpretada por Sergio Endrigo e Roberto Carlos, sagrou-se vencedora do prestigiado Festival de Sanremo. Em vez dos hinos de marcha ou do tom panfletário que ditavam o espírito da época, a canção triunfou ao traduzir o luto de um fim, o isolamento afetivo e a dolorosa constatação de que "a festa mal começou e já terminou". Havia, por trás do lirismo amoroso, a captura sutil de um desencanto coletivo: a percepção de que as grandes promessas de modernidade e comunhão pareciam claudicar diante da realidade.

Quase seis décadas depois, o Brasil de 2026 projeta um reflexo invertido, mas igualmente melancólico, daquela atmosfera. Às vésperas de uma eleição presidencial crucial, o país não experimenta a efervescência utópica de 1968, mas o seu exato oposto: uma apatia generalizada e um profundo esvaziamento do debate público. O paralelo histórico não se dá pelo excesso de paixão das massas, mas pela institucionalização do silêncio e pela mercantilização da política de rua. Se em 1968 a música popular servia de refúgio lírico contra a saturação do ruído ideológico, em 2026 o lirismo melancólico de Endrigo ressoa como metáfora de um sistema representativo exaurido. As calçadas coloridas por bandeiras pagas e a polarização movida pelo medo, e não por projetos de futuro, evidenciam que a mística democrática nacional transformou-se em pura engrenagem processual — uma festa que parece ter terminado antes mesmo que o cidadão comum pudesse nela se reconhecer.

O Vazio por Trás das Bandeiras: A Fantasia da Plausibilidade e o Esvaziamento do Voto

Entre a propaganda totalitária de Arendt, a apatia mercadológica das ruas e a urgência de uma causa comum nas Eleições 2026.


A poucos dias do pleito de outubro, a paisagem urbana das cidades brasileiras ganhou uma profusão de cores artificiais trazida pelos abanadores de bandeiras assalariados. A análise do cientista político Jairo Nicolau no blog Política & Dados expõe uma realidade intrigante: em um pleito marcado pelo silêncio, pelo desinteresse generalizado e pelo desânimo do eleitorado, a rua se faz notar quase que exclusivamente por meio de uma força de trabalho contratada com recursos do Fundo Eleitoral. O antigo engajamento voluntário e ideológico cedeu espaço a uma engrenagem pragmática de subsistência econômica, sintetizada no lema popularizado pelos próprios cabos eleitorais: "é melhor pingar do que faltar".

Essa onipresença das bandeiras nas esquinas e sinais de trânsito não reflete o convencimento de ideias, mas uma estratégia de sinalização de sobrevivência. Diante de um calendário eleitoral oficial encurtado, os candidatos recorrem às bandeiras como os últimos recursos visuais disponíveis para fixar seus números na memória do eleitor. Esse cenário conecta-se diretamente ao diagnóstico severo de Marco Aurélio Nogueira sobre o impasse institucional brasileiro. A polarização defensiva — onde o eleitor vota para rejeitar quem o assusta em vez de apoiar um projeto — blinda as mazelas históricas do Estado, como o patrimonialismo e o corporativismo. Sem a costura de uma causa comum que uma a sociedade civil, o país corre o risco de sair das urnas mantendo o sistema operando "por aparelhos", intoxicado pelos gases de uma polarização que promete persistir muito além da apuração dos votos.

Esse esvaziamento do debate é o terreno fértil para dinâmicas históricas mais profundas. Como advertiu Hannah Arendt em sua obra seminal Origens do Totalitarismo, a engrenagem da dominação política não se inicia com a violência explícita, mas com a conquista das massas pela propaganda. Antes de isolar por completo uma sociedade sob o jugo do autoritarismo, os movimentos ideológicos buscam "parecer plausíveis" aos olhos de um público que ainda tem acesso a outras fontes de informação. Quando a política de rua se transforma em pura coreografia mecânica mercantilizada e o eleitorado abdica do pensamento crítico em prol do afeto ou do medo, a linha que separa a propaganda democrática da manipulação totalitária torna-se perigosamente tênue.

A ilusão das calçadas coloridas mascara a melancolia de um sistema que se esvaziou de sentido próprio. "A festa mal começou e já terminou", como se a mística democrática tivesse perdido o brilho, restando apenas o automatismo do processo. Diante desse ciclo que claudica, o ato de insistir na reflexão escrita e na vigilância cívica torna-se o nosso próprio manifesto particular: "per questo canto e canto te" — um registro de resistência e afeto pelo que resta de republicanismo, cultivando a consciência crítica como uma flor na solidão dos tempos áridos, na esperança de que um novo sonho, finalmente, nos pegue pela mão.

Opúsculo, à Guisa de Conclusão: Macunaíma no Poder


O diagnóstico sombrio sobre as engrenagens que movem a política e a sociedade encontra o seu desfecho analítico na tese do sociólogo José de Souza Martins. Ao evocar o clássico personagem de Mário de Andrade, o autor demonstra que os representantes políticos brasileiros, historicamente, operam como representantes de si mesmos, organizados em uma estrutura partidária fluida e sem compromisso programático — um verdadeiro "partido nacional macunaímico".

Não se trata de uma ausência de ideologia, mas da consolidação de uma deformação estrutural: o Brasil acabou por criar um "capitalismo anticapitalista", cuja dinâmica principal reside no lucro privado baseado no prejuízo coletivo. A coreografia vazia das ruas, a manipulação retórica das propagandas e o impasse institucional que paralisa o Estado são apenas os sintomas superficiais desse capitalismo do herói sem nenhum caráter. Sem que se confronte essa matriz patrimonialista e predatória, qualquer alternância de poder corre o risco de perpetuar uma sociabilidade do faz de conta, mantendo a sociedade civil alienada do verdadeiro pacto republicano.

Assista à apresentação histórica da música vencedora do Festival de Sanremo de 1968, ano profundamente simbólico para a história política ocidental, e acompanhe o lirismo melancólico que ecoa os impasses da nossa própria atualidade: Sergio Endrigo – Canzone per te (Festival di Sanremo del 1968) - live Sanremo and more 24 de out. de 2024 Sergio Endrigo – Canzone per te (Festival di Sanremo del 1968 la seconda e la terza serata) - live, stereo. Presenters - Pippo Baudo and Luisa Rivelli. Written-By – Sergio Bardotti, Sergio Endrigo. Directed By [Orchestra] – Giancarlo Chiaramello. "Canzone per te" ("A song for you"), written by Italian composer Sergio Endrigo and sung by Brazilian singer Roberto Carlos, was the Italian entrant to and winner of the 1968 edition of the Sanremo Music Festival. On the night of the contest, held in Sanremo, Italy, the song was performed by both Endrigo and Carlos. Construction from permitted video fragments, restoring by Vladimir Mastica (VM).

Use o código com cuidado.*Você também pode conferir e ler a composição poética completa acessando a Letra de Canzone Per Te no Letras.mus.br. O artigo está formatado e pronto para o ambiente de produção do seu blog. Se precisar de ajuda com as **tags/marcadores de indexação** (Ex: *Eleições 2026, Teoria Política, Cultura*) ou com a criação de uma **chamada curta** para divulgar o link nos seus canais, me avise!

Per questo canto e canto te PER SE MODUS FACIENDI html

DOCUMENTO HISTÓRICO AUDIOVISUAL

Estádio do Jornal da Noite: A Entrevista de Gilmar Mendes por Renata Lo Prete


(Som de fundo: o burburinho tenso das grandes decisões. Entra no ar a voz cadenciada, musical e inconfundível do mestre Waldir Amaral, direto do Estádio do Jornal da Noite...)

WALDIR AMARAL: Deixa eu ver... o relógio corre! No gramado iluminado dos estúdios da Globo, o decano da Corte Suprema, o camisa 10 Gilmar Mendes, avança com a bola no pé. Mas atenção, amigos! Na cobertura, colada nele, vem a zagueira de ferro Renata Lo Prete, com uma marcação cerradíssima, sem dar espaço para o atacante respirar! Ela aperta o cerco, estica o microfone e lança o bote: "Ministro, esse inquérito não virou uma ferramenta política?"

É o momento da verdade no Estádio da Notícia! Gilmar domina no peito... e o que é que ele faz? Olha para o tempo... O atacante estuda o lance, puxa a bola para a perna esquerda e começa o contra-ataque:

— "Eu... eu tenho a impressão... de que o inquérito... continua necessário."

E agora Gilmar faz aquela paradinha de Pelé! Ele amortece a bola, deixa a zagueira na saudade e solta uma bomba:

— "...E... ele vai acabar... quando terminar!"

Renata Lo Prete dá um leve sorriso de canto, aquele tique jornalístico de quem diz "estou de olho na jogada", e ameaça interromper. Mas Gilmar Mendes é raposa felpuda! Ele percebe o movimento da marcadora e emenda em alto e bom som, sem dar o rebote:

— "...E é preciso que isso seja dito... em alto e bom som. [Suspiro rápido] E o tribunal... o tribunal tem sido... vilipendiado."

Que categoria! Que frieza do camisa 10! Deixa eu pedir o comentário rápido de quem entende de tática... Fala daí, meu garoto, João Saldanha! O Gilmar passou pela marcação ou o inquérito tá em impedimento?

JOÃO SALDANHA: Olha, Waldir... o Gilmar é malandro, joga com o regulamento debaixo do braço! A Renata foi muito bem na marcação, apertou ali na lateral do campo perguntando da longevidade de um inquérito que já dura anos. Qualquer garoto novo ali espanava e chutava a bola para o mato. Mas o decano não. Ele usou a experiência, segurou o jogo com essas paradinhas e jogou a pressão de volta para a torcida. Só que a Renata não se entrega, Waldir! Veja que ela já está se posicionando para fechar o ângulo dele de novo!

WALDIR AMARAL: Tem toda razão, João! O jogo é lá e cá! Gilmar Mendes sente o cansaço, dá uma respirada profunda... e o ritmo cai. Ele baixa o tom de voz, esconde a jogada, quase num cochicho tático para enganar a marcação de Lo Prete, que só observa a linha de impedimento:

— "...Sem se fazer alarde disso. [Mudança brusca de direção] A questão... a questão aí... é o modus faciendi."

Renata Lo Prete ergue uma sobrancelha! Ela tenta o bote por baixo, quer saber quem manda na área do tribunal se o clima é de crise. Mas Gilmar dá um drible de corpo espetacular, divide as responsabilidades e solta a tese do jogo coletivo:

— "O presidente... o presidente não decide. [Outra paradinha de Pelé... ele olha bem nos olhos da zagueira] Aqui... aqui rege um parlamentarismo. [O silêncio ecoa no estádio] Presidente... não decide per se."

Fim de jogo na grande área jurídica! O atacante usou todo o repertório de pausas para prender a bola no ataque! Mas para selar essa transmissão com chave de ouro, o apito final é dele! O homem que já comandou clássicos e não esconde nada de ninguém. O nosso analista de arbitragem, o ex-juiz Mario Vianna! Com a palavra, o mestre do apito!

MARIO VIANNA:
(Voz rascante, enérgica, batendo na mesa)

"O JUIZ ERROU!!! O JUIZ ERROU, WALDIR!!!"

O Gilmar Mendes quis apitar o jogo sozinho e inventar uma regra que não tá no livro da Constituição! Inventou uma 'paradinha' no meio do tribunal! Na minha época, se o presidente do Supremo não decide nada sozinho e o tribunal é um parlamentarismo, então o juiz da partida perdeu o controle do jogo! Não pode ter dois pesos e duas medidas! A Renata Lo Prete foi na bola, foi legítima, cobrou o tempo de jogo e o Gilmar saiu de campo jogando bonito com o latim, mas sem resolver a encrenca do inquérito! O JUIZ ERROU!!!


Documento otimizado para plataformas Blogger/Blogspot. Formatação preservada de forma perene.

Use o código com cuidado. Aqui está o texto formatado em sua versão final, aplicando a correção formal das aspas e mantendo o conteúdo e a digitação exatamente iguais ao original: "Eu tenho a impressão de que o inquérito continua necessário. E ele vai acabar quando terminar. E é preciso que isso seja dito em alto e bom som. E o tribunal tem sido vilipendiado. Sem se fazer alarde disso. A questão é o modus faciendi. O presidente não decide. Aqui rege um parlamentarismo. Presidente não decide per se." Deseja que eu formate este texto em algum padrão específico, como bloco de citação (itálico) ou em um arquivo para download?
sábado, 26 de setembro de 2026 Opinião do dia – Hannah Arendt* (A propaganda totalitária) › “Somente a ralé e a elite podem ser atraídas pelo ímpeto do totalitarismo, as massas têm que ser conquistadas por meio da propaganda. Sob um... O que a mídia pensa | Editoriais / Opiniões › O fim das bets e a campanha eleitoral Por O Povo (CE) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, emitiu medida provisóri... A falta que faz uma causa comum, por Marco Aurélio Nogueira* › O Estado de S. Paulo O País está pedindo uma macrorreforma institucional, tema que não surge em nenhuma das campanhas A oito dias das el... O governo Lula acerta ao proibir as bets no Brasil? Sim, por Ione Amorim › Folha de S. Paulo Rentabilidade se alimenta do risco, e apenas a regulação não acompanharia a escalada de danos Jogo fica disponível 24 ... 2 comentários: Flávio Bolsonaro dá dinheiro aos 'peixes' da milícia, por Alvaro Costa e Silva › Folha de S. Paulo Espanta a naturalidade com que o miliciano se refere ao filho 01: nosso senador Casos de desvio de emendas estão ligad... Um comentário: A ciranda não explicada do candidato Flávio Bolsonaro, por Adriana Fernandes › Folha de S. Paulo Fatos têm desmontado versões apresentadas pelo candidato do PL sobre a sua relação com Vorcaro e o filme 'Dark Horse... Um comentário: Pai de Vorcaro deve explicações, por Hélio Schwartsman › Folha de S. Paulo Profusão de 'irmãos' de ex-banqueiro é resultado de parentesco fictício Fenômeno é universal, mas, no Ocidente... A aposta de Lula pode dar em nada, por Thaís Oyama › O Globo Embora a ideia da extinção seja bem recebida, não chega a empolgar a ponto de definir um voto ‘Estou chocado! Chocado ao descobr... Um comentário: Viveremos do legado democrático de Zuenir Ventura, por Flávia Oliveira › O Globo Democracia e Zuenir são substantivos que não apenas cabem na mesma frase. São sinônimos Zuenir Ventura formou gerações — sim, no... As eleições e o risco de desmonte na Cultura, por Juliana Diniz › O Povo (CE) A proposta de Ciro Gomes é bem coerente com o perfil mais à direita que incorporou nestas eleições. O eleitor conservador vê o... Desafios na era digital, por Pedro Serrano › CartaCapital As profundas mudanças causadas pelas novas formas de comunicação exigem mecanismos mais eficazes para salvaguardar o Estado D... De Tocqueville às big techs, por Luiz Gonzaga Belluzzo › CartaCapital As plataformas digitais solapam os ideais de igualdade nos Estados Unidos celebrados pelo chanceler francês As turbulências... Democracia em perigo, por Leonardo Avritzer e Carmen Leitão* › CartaCapital Entre a erosão interna e a coerção externa Desde o pós-Guerra, os Estados Unidos reivindicaram um papel central na defesa i... Sinais trocados e país dividido, por Murillo de Aragão › Revista Veja Pesquisas indicam espaço para novo movimento por voto útil A dez dias da eleição, os institutos parecem discutir entre si. ... Desalento, por José Casado › Revista Veja No segundo turno, talvez o eleitor descubra o que governo e oposição querem fazer com o país Pedro Paulo Soares Pereira é u... Precisamos conversar sobre o STF, por Marcus Pestana › É inacreditável o que está ocorrendo. Nossa Suprema Corte, o STF, virou assunto de botequim. Inconcebível que o impeachment de ministros do ... Um comentário: Sertão e mar, por Ivan Alves Filho* › O Brasil sempre balançou entre o mar e o sertão, isto é, a sua dimensão atlântica no bojo do processo de colonização – envolvendo Europa, Áf... Poesia | O analfabeto político, de Bertolt Brecht › Música | Boca Livre - O Trenzinho do Caipira com poema de Ferreira Gullar › Um comentário: sexta-feira, 25 de setembro de 2026 O que a mídia pensa | Editoriais / Opiniões › Caso Master lança suspeita sobre origem de precatórios Por Folha de S. Paulo Vorcaro investiu R$ 14,3 bi em ações contra o poder público... Macunaíma no poder, por José de Souza Martins › Valor Econômico O Brasil “inventou” o capitalismo anticapitalista, o do lucro privado baseado no prejuízo coletivo, contra o país. O capit... Fé e disputa pelas periferias. Igreja Católica entra na eleição, por Luiz Carlos Azedo › Correio Braziliense O presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler, também defendeu a formação da consciência dos eleitores. O alto clero ca... 2 comentários: Pesquisa reforça cenário de definição no segundo turno, por César Felício › Valor Econômico O que é possível apostar é que tanto Lula quanto Flávio devem crescer no dia das eleições para percentuais acima de 40% ... A mão que lavou dinheiro do 'Dark Horse' lavou também o do PCC, por Maria Cristina Fernandes › Valor Econômico Operação Carbono Oculto avança sobre investigação de relação entre facções, setor de combustíveis e fintechs A terceira ... 3 comentários: A sorte de Flávio Bolsonaro, por Bernardo Mello Franco › O Globo Pego na mentira mais uma vez, candidato conta com tolerância de seguidores do pai Aconteceu em 1993, na CPI dos Anões do Orçamen... Um comentário: Debate pode tirar a eleição do escuro, por Vera Magalhães › O Globo Primeiro e único confronto entre Lula e Flávio Bolsonaro pode ocorrer dois dias antes do pleito e lançar luz sobre propostas e com... Carta ao Flamengo, por Pablo Ortellado › O Globo O dinheiro das bets é volumoso e permite contratar jogadores, mas o benefício não compensa o mal que faz às famílias Querido Clu... Disputa pode ser a mais acirrada, por Raquel Landim › O Estado de S. Paulo Diferença do porcentual de votos entre Lula e Flávio é ainda menor do que a da eleição de 2022 A disputa entre o pr... Flávio sai da zona de conforto, por Eliane Cantanhêde › O Estado de S. Paulo Depois de represadas, revelações sobre Flávio Bolsonaro e a ‘Turma do KN’ saem aos borbotões Quando se pensa que já... Um comentário: Adeus Supremo, alô Supremo, por Fernando Gabeira › O Estado de S. Paulo Temos diante de nós uma Corte Suprema que perdeu a credibilidade e não será possível restabelecê-la se continuar como... Lula tem 47% das intenções e Flávio Bolsonaro, 45%, no segundo turno, aponta pesquisa Datafolha, por Pedro Augusto Figueiredo › O Estado de S. Paulo Segundo levantamento, petista e senador do PL estão tecnicamente empatados na disputa presidencial O presidente Lui... Datafolha: Lula tem 40% e Flávio Bolsonaro, 36% em 1º turno; rivais empatam em 2º turno, por Igor Gielow › Folha de S. Paulo Cury (5%), Caiado (4%) e Renan (3%) seguem abaixo, fazendo líderes pregarem voto útil em seu favor Na segunda rodada, ... A eleição e o Brasil que vira lixo da festa dos quengos de tribunais, finança e política, por Vinicius Torres Freire › Folha de S. Paulo Maré de lama pega tanta gente e já é tão confusa que pode parar de afetar votos No Datafolha, Flávio para de subir; av... Um comentário: Guerras intestinas, por Hélio Schwartsman › Folha de S. Paulo Polarização e empate virtual colocaram campanhas em modo vale-tudo Moderação deixou de ser virtude, mas eleitor centri... Suplentes sem voto evocam herança da ditadura no Senado, por Dora Kramer › Folha de S. Paulo Legislativo é o único dos Poderes cuja composição depende 100% das escolhas da sociedade Exceção são os senadores rese... Longe do bafo do povo, por Ruy Castro › Folha de S. Paulo Bocas-livres, putas, surubas, charutos, uísques, jatinhos, comissões e contratos Só provincianos, cafonas e deslumbrad... Um comentário: https://gilvanmelo.blogspot.com/
O artigo de Marcus Pestana analisa a grave crise de credibilidade enfrentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a polarização em torno da Corte no debate político atual. Para solucionar o desgaste institucional e resgatar a legitimidade do Judiciário, o texto propõe medidas como mandatos de dez anos, o fim de decisões monocráticas e a aprovação de um Código de Ética. Você pode ler o artigo completo no texto original de Marcus Pestana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário