sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Lobo Solitário


"alvo sem rosto"


Agressor de Bolsonaro será transferido para presídio federal
Audiência de custódia de Adelio Bispo de Oliveira foi realizada na tarde desta sexta-feira (7) em Juiz de Fora.
Por G1 Zona da Mata
07/09/2018 17h47 


Adelio Bispo de Oliveira foi preso na quinta-feira (6) (Foto: Reprodução/GloboNews)

Adelio Bispo de Oliveira, 40 anos, preso por esfaquear o candidato à presidência pelo PSL Jair Bolsonaro, será transferido para um presídio federal. A decisão foi tomada pela Justiça Federal durante a audiência de custódia na tarde desta sexta-feira (7). No entanto, a unidade para qual ele irá ainda não foi definida. A audiência foi acompanhada pelo Ministério Público Federal (MPF). A informação foi confirmada pela secretaria da Vara de Plantão da Justiça Federal em Juiz de Fora.
Até a definição de qual unidade irá recebê-lo, Adelio voltará para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora.
Adelio foi indiciado pela Polícia Federal (PF) pelo crime de "atentado pessoal por inconformismo político" com base no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional. Por essa acusação, ele pode ser condenado a uma pena de 3 a 10 anos de prisão. A legislação prevê ainda que se a agressão resultar em lesão corporal grave, a pena pode ser até mesmo dobrada. A PF pode indiciá-lo no início da investigação porque ele foi preso em flagrante, o que permitiu o indiciamento imediato.
O deputado federal Delegado Francischini, líder do PSL na Câmara dos Deputados, está em Juiz de Fora e acompanha os desdobramentos do caso. Em entrevista antes da audiência, ele informou que o partido havia requerido à Polícia Federal a transferência de Adelio para um presídio federal de segurança máxima. O deputado pede ainda que as investigações prossigam para identificar se há outras pessoas envolvidas.
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que a Polícia Federal (PF) trabalha com a hipótese de que o agressor agiu sozinho, como "lobo solitário". Ele ainda disse que três pessoas são investigadas.





Polícia Federal trabalha com hipótese de que agressor de Bolsonaro agiu como 'lobo solitário', diz ministro
Atentado contra Bolsonaro ocorreu na tarde desta quinta-feira (6) enquanto o candidato fazia uma caminhada com simpatizantes em Juiz de Fora (MG). Três pessoas são investigadas pela PF.
Por Luiz Felipe Barbiéri, Laís Lis e Flávia Foreque, G1 e TV Globo, Brasília
07/09/2018 12h17  





Lobo solitário
Daniel Almeida de Macedo

O brutal ataque que resultou na morte de 50 pessoas na boate Pulse, na cidade de Orlando, estado da Flórida, já é considerado um dos maiores massacres da história dos Estados Unidos. Levando-se em conta o número de mortos, o atentado em Orlando não supera apenas os acontecimentos de 11 de setembro de 2001. O poder de ataque do fuzil AR-15 usado pelo assassino, combinado com as condições do local do atentado, isto é, um estabelecimento fechado, escuro e com som em alto volume potencializaram a ação do homicida. Afortunadamente não há registro de brasileiros entre as vítimas desta tragédia.

Há uma discussão acerca de qual teria sido a real motivação do atirador. "Foi um ato de terror e de ódio", declarou o próprio presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Mas ódio contra quem? O massacre poderia ter ocorrido em qualquer comunidade dos Estados Unidos ou foi direcionado à comunidade LGBT? O governador da Flórida, Rick Scott, afirmou que não é possível determinar com certeza a causa do ataque, se é um crime de ódio, um incidente de terrorismo ou mesmo um crime violento cometido por um indivíduo em profunda crise de identidade sexual. Mas seja qual for o resultado das investigações quanto as motivações do atentado, o assassino está sendo considerado pelas autoridades policiais como um lobo solitário.

O lobo solitário representa hoje uma das principais ameaças para a segurança da sociedade e do Estado. Trata-se de um tipo moderno de terrorista, também é chamado de "alvo sem rosto" pelos profissionais da inteligência brasileira. O Lobo solitário é uma classe de terrorista que atua de maneira independente, é o indivíduo que se seduziu ou se sensibilizou com um ideário extremista e que resolve ser protagonista de um evento que cause grande comoção social, como um atentado terrorista.

O grande desafio que os lobos solitários impõem aos serviços de inteligência é a sua forma de atuação independente e isolada para cometer atos extremistas. Como identificar e monitorar um potencial extremista que não deixa vestígios de sua intenção de cometer um ato de terror? Atentados perpetrados por grupos terroristas, como o realizado pela Al Quaeda contra as Torres Gêmeas em 2001, exigem um planejamento sofisticado e envolve a coordenação de vários elementos que se comunicam entre si para realizar o ato. Esta forma de agir enseja para os serviços de inteligência a oportunidade de rastrear e identificar os criminosos, pois em alguma etapa do planejamento, a comunicação pode ser interceptada ou algum ato preparatório percebido pelas autoridades públicas.Refere-se a um modo de agir mais propício a deixar brechas, por meio das quais as forças policiais conseguem identificar e neutralizar a consecução do plano. O lobo solitário age quase sozinho. Os vestígios que deixa são enigmáticos ou pouco conclusivos, como mensagens postadas nas redes sociais.

A ação de lobos solitários é conhecida no Brasil. Em 2011 um homem de 23 anos entrou em uma escola municipal localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro,portando dois revólveres calibre 38e atirou contra alunos em salas de aula lotadas. Posteriormente foi atingido por um policial e então cometeu suicídio, mas antes ceifou a vida de 11 crianças com idades entre 12 e 14 anos.Há dúvidas se o atirador de Orlando morto a tiros pela polícia, identificado como Omar Mateen, era um fanático que agiu inspirado na ideologia islâmica radical ou um assassino homofóbico. Mas seja qual for o rótulo que receba, parece tratar-se de mais um lobo solitário, uma das maiores ameaças de terrorismo da atualidade.

Daniel Almeida de Macedo é Mestre em Direito Internacional pela Universidade do Chile e pesquisador na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.



LSN - Lei nº 7.170 de 14 de Dezembro de 1983
Define os crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, estabelece seu processo e julgamento e dá outras providências.
Art. 20 - Devastar, saquear, extorquir, roubar, seqüestrar, manter em cárcere privado, incendiar, depredar, provocar explosão, praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas clandestinas ou subversivas.
Pena: reclusão, de 3 a 10 anos.
Parágrafo único - Se do fato resulta lesão corporal grave, a pena aumenta-se até o dobro; se resulta morte, aumenta-se até o triplo.


Violência gera violência
Facada, tiro, grito e pancada não servem à linguagem democrática

Que ambiente o desta eleição em que um candidato é esfaqueado em pleno ato de campanha. Não resta dúvida de quem são as vítimas no ataque sofrido por Bolsonaro em Juiz de Fora: o candidato, a civilidade, a sanidade, o embate democrático e o que mais de possa listar como consequência da opção à barbárie.



Referências

https://s2.glbimg.com/9lEAu6Hc1QnqHb1GyMWVyj0vJRE=/0x0:1693x1053/1280x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/L/i/uAYBh7Qu29T5JooBLZ3A/suspeito-bolsonaro-ok.png
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2018/09/07/agressor-de-bolsonaro-sera-transferido-para-presidio-federal.ghtml
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/09/07/policia-federal-trabalha-com-hipotese-de-que-agressor-de-bolsonaro-agiu-como-lobo-solitario-diz-ministro.ghtml
http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/60/materia/482189/t/lobo-solitario
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11318515/artigo-20-da-lei-n-7170-de-06-de-dezembro-de-1837


http://gilvanmelo.blogspot.com/2018/09/dora-kramer-de-pernas-longas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário