Ab ovo
(usque) ad mala
"Você é a arma mais poderosa que a educação
pode usar para mudar o mundo" - Jovem
Nelson Mandela
“Acredito
na libertação como educação” – Jovem Renato Janine Ribeiro
Não podemos mais saber como o velho Mandela reagiria se
deparasse com a irreverência de um jovem Mandelazinha, mesmo sendo fiel às suas
velhas palavras, resolvendo, arbitrariamente, com a irresponsabilidade e
voluntarismo próprios da tenra idade, mudar criticamente apenas a ordem de suas
mesmas palavras.
E que tal com o velho Janine frente à similar estrepolia
de jovem Janinezinho da tropa de choque do jovem bad boy Mandelazinha?
O jovem Marx, na falta de um velho Marx, confrontou-se
ele mesmo com seu contemporâneo Proudhon, levando às últimas consequências sua juvenil
impertinência de fazê-lo na língua de seu oponente.
Parece que esse último jovem além de
agitador e propagandista político tinha veleidades revolucionárias que
influenciariam futuras gerações jovens de velhos ou passadas gerações velhas de
jovens; tudo ao gosto do freguês ou do cliente nestes novos tempos antigos de
pós pós ... pós modernismos do marketing
filosófico-político.
Voltando aos telúricos confrontos entre o velho e o
novo nos campos das misérias, das filosofias, das educações, das libertações e
do ser social
Nelson Mandela MANDELA,
N. Lighting your way to a better future. Planetarium. University of the
Witwatersrand, Johannesburg, South Africa. 16th July 2003.
Nota: Trecho do discurso
proferido no lançamento do Mindset Network
- Nelson Mandela (1918 – 2013)
“Acredito na educação como libertação”,
afirma novo Ministro Renato Janine Ribeiro
06
de Abril de 2015
–
Renato Janine Ribeiro (Araçatuba, 9 de dezembro de 1949)
No Prefácio
Para a Crítica da Economia Política, de Janeiro de 1859, Karl Marx, então com 60 anos de
idade, menciona o que considera os pontos decisivos da sua maneira de ver,
juntamente com a de Engels, referindo cientificamente, ainda que de forma
polêmica, em seu escrito editado em 1847, ele agora com 29 anos e Engels com
27, o texto dirigido contra Proudhon, Misere de la
philosophie, etc.
Karl Marx (1818 – 1883)
Réponse
à la Philosophie de la misère de Proudhon
Un document produit
en version numérique par Jean-Marie Tremblay, professeur de sociologie au Cégep
de Chicoutimi (sociologue@videotron.ca) à partir de l’édition de 1968 des
Editions Sociales. Une
collection développée en collaboration avec la Bibliothèque Paul-Émile-Boulet
de l'Université du Québec à Chicoutimi ()
Reproduction de l’édition de Paris : Librairie
internationale, 1872.
Misère de la philosophie. Réponse à La Philosophie de la misère, de Proudhon (1896)
Misère de la philosophie. Réponse à La Philosophie de la misère, de Proudhon (1896)
Do ovo até as maçãs (falando das antigas refeições
romanas); ou sopa à sobremesa. Para não dizer que não falamos de ovo, maçãs,
sopa ou sobremesa.
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