segunda-feira, 30 de julho de 2018

Tribunais de Ruas da Lapa


Aqui



“Estou aqui na Rua Pio XI, na Lapa, onde aconteceu a chacina da Lapa no dia 16 de dezembro de 1976 quando dirigentes do Partido Comunista do Brasil, o PC do B, estavam reunidos aqui, era uma casa modesta, essa região toda aqui foi cercada pelo DOPS e pelo DOI-CODI. Forças civis e militares metralharam a casa e aqui foram assassinados o Pedro Pomar e o Ângelo Arroyo. Eu escrevi a biografia do Pedro Pomar e conto em detalhe como foi a fuzilaria aqui. Estou aqui visitando pela primeira vez esse local, essa região, mostrando aqui onde aconteceu esta fuzilaria com armamento pesado que durou em torno de 20 minutos. A casa foi totalmente metralhada. Isso aqui tudo foi cercado na madrugada. A fuzilaria começou por volta das seis e vinte da manhã e toda aqui a região foi evacuada, esvaziada, e os dirigentes do PC do B foram surpreendidos aqui e metralhados impiedosamente. [...]”

“[...] Fica aqui portanto esse registro histórico nesta data: 24 de junho de 2017, um sábado no começo da tarde. Muito obrigado!”

Osvaldo Bertolino - O outro lado da notícia
Publicado em 24 de jun. de 2017





Eu Busco Ao Senhor
Santa Geração




Eu tenho comido do melhor desta terra
Eu tenho bebido do leite e do mel
Eu tenho vestido do melhor desta terra
Eu tenho vestido melhor do que os lírios
Mas, o interessante disso tudo
Mas, o interessante disso tudo
É que eu não busco estas coisas, eu busco ao Senhor!
Quem busca riqueza perde a alma,
Perde a calma, se perde totalmente.
Quem busca ao Senhor encontra riqueza,
paz e pureza, se encontra eternamente





Tribunal de Rua
O Rappa



A viatura foi chegando devagar
E de repente, de repente resolveu me parar
Um dos caras saiu de lá de dentro
Já dizendo, ai compadre, você perdeu
Se eu tiver que procurar você ta fudido
Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo
No início eram três, depois vieram mais quatro
Agora eram sete samurais da extorsão
Vasculhando meu carro
Metendo a mão no meu bolso
Cheirando a minha mão.

De geração em geração
Todos no bairro já conhecem essa lição
Eu ainda tentei argumentar
Mas tapa na cara pra me desmoralizar.

Tapa na cara pra mostrar quem é que manda
Pois os cavalos corredores ainda estão na banca
Nesta cruzada de noite encruzilhada
Arriscando a palavra democrata
Como um santo graal
Na mão errada dos homens
Carregada de devoção.

De geração em geração
Todos no bairro já conhecem essa lição.

O cano do fuzil, refletiu o lado ruim do Brasil
Nos olhos de quem quer
E me viu o único civil rodeado de soldados
Como seu eu fosse o culpado
No fundo querendo estar
A margem do seu pesadelo
Estar acima do biótipo suspeito
Mesmo que seja dentro de um carro importado
Com um salário suspeito
Endossando a impunidade a procura de respeito.

Mas nesta hora só tem sangue quente
E quem tem costa quente
Pois nem sempre é inteligente
Peitar um fardado alucinado
Que te agride e ofende para te
Levar alguns trocados
Era só mais uma dura
Resquício de ditadura
Mostrando a mentalidade
De quem se sente autoridade
Nesse tribunal de rua.








Lapa recebe o 'Festival Lula Livre'
Manifestação nos Arcos reuniu artistas e ativistas em defesa do ex-presidente
Por Aline Cavalcante
Publicado às 18h17 de 28/07/2018 - Atualizado às 22h28 de 28/07/2018



Boneco de Lula foi proibido - Foto de leitor
Rio - Os Arcos da Lapa, na região central do Rio, foi o palco neste sábado do "Festival Lula Livre". A manifestação, segundo os organizadores, reuniu artistas e ativistas em "ato cultural e político em defesa da democracia e contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva". No evento, nomes da música brasileira como Chico Buarque, Gilberto Gil, Beth Carvalho, Jards Macalé, Chico César, Noca da Portela, Nelson Sargento e Odair José marcaram presença. Um boneco do ex-presidente foi inflado, mas acabou retirado do local por fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
"Os fiscais levaram (o boneco) e disseram que usá-lo era proibido porque fazia referência ao Lula como presidente. Estão tentando nos calar, mas nós enfrentaremos, vamos continuar. Nós não vamos no calar, quanto mais tentarem contra nós, mas força ganhamos", disse Alexandre Cesar Rodrigues, 59, criador do boneco, que foi obrigado a guardá-lo. 
Em defesa de Lula, a ativista Anita Rodrigues espalhou pela cidade, em 14 outdoors, mensagens pedindo a soltura de Lula.
Além dos shows, o festival reuniu oficinas e atividades culturais. Por volta das 18h, a atriz Lucélia Santos discursou na Praça dos Arcos da Lapa, no palco principal. Ela defendeu a soltura de Lula.
"É um gesto de exigência que se faça justiça e que se faça valer a democracia. Todo o julgamento de Lula foi um erro. Não se trata de opinião, mas de constatação. Queremos a liberdade dele".
No meio do público, máscaras com o rosto do ex-presidente se multiplicavam. O público entoava gritos de ordem. Antes de se apresentar, o cantor e compositor Chico César também defendeu o movimento. Além dos shows, o festival também reuniu oficinas e atividades culturais.
O ex-presidente está preso desde abril, quando se entregou à Polícia Federal de Curitiba, capital paranaense. Após o juiz Sérgio Moro expedir mandado de prisão, Lula chegou a ficar dois dias na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). Ele foi condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP). A pena estipulada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 




Galeria de Fotos

Festival reuniu milhares de manifestantes no Centro do Rio. Lula está preso desde abril deste ano
DANIEL CASTELO BRANCO







Lapinha
Elis Regina




Quando eu morrer me enterre na Lapinha,
Quando eu morrer me enterre na Lapinha
Calça, culote, palitó almofadinha
Calça, culote, palitó almofadinha
Vai meu lamento vai contar
Toda tristeza de viver
Ai a verdade sempre trai
E às vezes traz um mal a mais
Ai só me fez dilacerar
Ver tanta gente se entregar
Mas não me conformei
Indo contra lei
Sei que não me arrependi
Tenho um pedido só
Último talvez, antes de partir
Quando eu morrer me enterre na Lapinha,
Quando eu morrer me enterre na Lapinha
Calça, culote, palitó almofadinha
Calça, culote, palitó almofadinha
Sai minha mágoa
Sai de mim
Há tanto coração ruim
Ai é tão desesperador
O amor perder do desamor
Ah tanto erro eu vi, lutei
E como perdedor gritei
Que eu sou um homem só
Sem saber mudar
Nunca mais vou lastimar
Tenho um pedido só
Último talvez, antes de partir
Quando eu morrer me enterre na Lapinha,
Quando eu morrer me enterre na Lapinha
Calça, culote, palitó almofadinha
Calça, culote, palitó almofadinha
Adeus Bahia, zum-zum-zum
Cordão de ouro
Eu vou partir porque mataram meu besouro
Composição: Baden Powell / Paulo César Pinheiro



Referências


https://youtu.be/Hevb2U6gXd0
https://www.youtube.com/watch?v=Hevb2U6gXd0
https://youtu.be/fjo5R5tvNXs
https://www.letras.mus.br/santa-geracao/1471608/
https://youtu.be/lTKq4c7DQ4g
https://www.vagalume.com.br/o-rappa/tribunal-de-rua.html
https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2018/07/28/700x470/1_lula_boneco1-7500551.jpg?20180728222846
ps://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2018/07/28/lula_boneco1-7500551.jpg
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2018/07/5561981-lapa-recebe-o-festival-lula-livre.html#foto=1
https://youtu.be/z1cqpGoKPVQ
https://www.letras.mus.br/elis-regina/91020/

Nenhum comentário:

Postar um comentário