sexta-feira, 20 de julho de 2018

Imprevistos, acasos e sortilégios


Singular Ocorrência



- Então por que desceria naquela noite?
- Era um homem que ela supunha separado, por um abismo, de todas as suas relações pessoais; daí a confiança. Mas o acaso, que é um deus e um diabo ao mesmo tempo... Enfim, coisas!
(Machado de Assis)





“[...] O acaso tem seus sortilégios, a necessidade não. Para que um amor seja inesquecível, é preciso que os acasos se encontrem nele desde o primeiro instante como os pássaros nos ombros de São Francisco de Assis. [...]” (Kundera, 2017, p. 57)




Q677309

Assinale a opção que apresenta a frase machadiana em que o vocábulo mesmo/mesma/mesmos/mesmas tem valor semântico diferente dos demais.

a) “Nem tudo é lealdade, nem tudo é resistência na mesma família.”
b) “Sem ter passado pelas provas da experiência, é muito raro dizer coisa com coisa a respeito do que apenas se vê em outros que não são da mesma espécie.”
c) “Não é preciso ter as mesmas ideias para dançar a mesma quadrilha.” 
d) “O acaso é um deus e um diabo ao mesmo tempo.”
e) “Não será difícil achar a semelhança entre uma eleição e uma mágica: destacam-se em ambas as mesmas tramoias.” 

Ano: 2016
Banca: FGV
Órgão: Prefeitura de Paulínia - SP
Prova: Procurador




“[...] Conte com as circunstâncias, que também são fadas. Conte mais com o imprevisto. O imprevisto é uma espécie de deus avulso, ao qual é preciso dar algumas ações de graças; pode ter voto decisivo na assembléia dos acontecimentos. [...]” (Aires in Esaú e Jacó) Machado de Assis Capítulo CXV Troca de Opiniões



O que é Sortilégio:
Sortilégio é um substantivo na língua portuguesa que se refere ao ato ou ação de enfeitiçar, encantar ou seduzir, através de atributos naturais ou artificiais. 
Etimologicamente, o termo "sortilégio" se originou do latim sortilegium, que significa "adivinhação". Na definição tradicional da palavra, sortilégio está relacionado com praticas consideras ocultas, como a feitiçaria, a bruxaria ou a invocação de espíritos malígnos com o intuito de conquistar algum objetivo pessoal. 
Durante a Idade Média, por exemplo, várias pessoas, principalmente mulheres, foram condenadas à Fogueira da Inquisição pela Igreja Católica que, de acordo com as acusações, utilizavam sortilégios (feitiços e encantamentos, teoricamente sobrenaturais) em prol de vontades do demônio. 
Saiba mais sobre o significado de Heresia. 
A palavra sortilégio ainda pode ter o sentido de maquinação, combinação ou conspiração, normalmente com a intenção de obter algo, um desejo pessoal, egoísta ou que é considerado imoral ou anti-ético, na maioria das vezes. 
De forma geral, o sortilégio pode ser um conjunto de características de sedução, naturais ou artificiais, que um indivíduo pode ter e utilizar para conquistar algo em seu benefício próprio. 
Exemplo: "Ele utilizou de seus sortilégios para conquistar a amizade do rapaz"
No Brasil, a telenovela mexicana "Sortilégio" foi exibida pela rede de televisão SBT, entre os meses de outubro de 2014 e fevereiro de 2015. No México, esta novela foi ao ar no ano de 2009, com 90 capítulos. 




Referências


KUNDERA, Milan, A insustentável leveza do ser. – São Paulo: COMPANHIA DAS LETRAS, 2017.

YOUTU.be Disponível em: < https://books.google.com.br/books?id=hN4Dg3Ek6Q8C&pg=PA331&lpg=PA331&dq=O+acaso...+%C3%A9+um+Deus+e+um+diabo+ao+mesmo+tempo.&source=bl&ots=vxK0ojrRn3&sig=phfy_kQMic-_6oaLcobtXWfCHlk&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisyOaD7a3cAhWHhJAKHdxcAoMQ6AEIZDAN#v=onepage&q=O%20acaso...%20%C3%A9%20um%20Deus%20e%20um%20diabo%20ao%20mesmo%20tempo.&f=false> Acesso em: 20 jul. 2018.

YOUTU.be Disponível em: < https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/a5311f3d-63> Acesso em: 20 jul. 2018.

YOUTU.be Disponível em: <http://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2015/01/conte-mais-com-o-imprevisto-o.html> Acesso em: 20 jul. 2018.

YOUTU.be Disponível em: < https://www.significados.com.br/sortilegio/
> Acesso em: 20 jul. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário