domingo, 14 de janeiro de 2018

JF TEM JEITO?

“Contra o pessimismo da razão, o otimismo da prática.”


“Juiz de Fora tem jeito. Mas tem grandes desafios pela frente. Nesta luta, é fundamental que educação e cultura caminhem juntas. A ignorância é a fonte de todo tipo de violência. Creio que é preciso uma maior conscientização de todos nesse sentido, desde o Poder Público até o cidadão comum. Estamos muito, muito longe de vencermos esta batalha. Mas temos que acreditar e trabalhar para isso.”
Márcia Falabella
Atriz, diretora do Forum da Cultura e professora da UFJF

“A resposta imediata é investir em educação, e o saldo positivo que vamos ter é a longo prazo. Defendo também a autonomia administrativa e financeira para as próprias polícias. Isso permitiria escolher os chefes e coordenar os orçamentos anuais de forma que seja aplicado nos setores que de fato necessitam, a fim de melhorar os mecanismos de atuação da polícia, buscando maior efetividade.”
Rodrigo Rolli
Titular da Delegacia Especializada de Homicídios

Na última reportagem da série, a Tribuna faz um mapeamento dos homicídios ocorridos desde 2012 no município, quando teve início a escalada da violência. A dor de quem perdeu familiares para o crime é lembrada. Especialistas fazem análises do quadro preocupante e apontam alternativas que vão além da repressão, que não tem sido capaz de arrefecer os números
Por Sandra Zanella e Marcos Araújo (colaborou Pedro Capetti, estagiário sob supervisão da editora Marise Baesso)
14/01/2018 às 07h00

“Se Juiz de Fora já sucumbiu à lógica dos grandes centros urbanos, é preciso começar, agora, a pensar alternativas de resgatar o título de município onde a segurança pública era um dos fatores que aumentava a qualidade de vida. Para finalizar nossa série de reportagens, propusemos o questionamento no que diz respeito à violência para personalidades de várias áreas: JF tem jeito? A maioria se mostra otimista.”


OTIMISMO e PESSIMISMO – do Latim “OPTIMUS” e “PESSIMUS” = o melhor, o pior.


“...este Mundo é o melhor dos Mundos possíveis”.
Leibniz (1646/1716, Alemanha)

“O Mundo como Vontade e Representação”
Schopenhauer (1788/1860, Alemanha)


"Dentro desse quadro, caminha o Homem limitado pelas suas circunstâncias, como bem disse Gasset y Ortega. Espera-se que no caminho possa encontrar motivos para ser menos pessimista e mais genuinamente otimista."
Fabio Renato Villela

Referências

https://www.pensador.com/frases_de_antonio_gramsci/
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/14-01-2018/violencia-se-descortina-nas-801-vidas-perdidas-em-seis-anos.html
https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/2227232

Nenhum comentário:

Postar um comentário